Projetos de extensão / UNISC
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A poesia encontra a Unisc e a educação básica
O projeto conta com a adesão espontânea de escolas e coletivos de leitura na realização de saraus mensais, que ocorrem no Memorial da UNISC, chamados Encontros com a Poesia. O evento aposta no respeito ao protagonismo de cada coletivo, que traz à universidade, no mês escolhido, sua forma de mediação de leitura literária. A princípio são disponibilizadas seleções de poemas, mas a escola participante tem autonomia para incluir textos e para dar ao encontro, tanto do ponto de vista da temática, dos gêneros literários abordados, quanto dos modos de realização, a sua identidade. Com isso, a iniciativa contribui para a formação leitora de professores, alunos e da comunidade, pois envolve curadoria de textos, de temáticas, assim como preparação e concretização de performances. O fato de as escolas manterem-se vinculadas, intensificando a qualidade estética da manifestação que trazem confirma: a) o aprofundamento de iniciativas de mediação leitora nos educandários;b) o reconhecimento da dimensão lúdica da linguagem pelos professores, principais mediadores. Já temos clubes de leitura gestados em virtude do projeto, o que reforça o caráter formativo das experiências de linguagem e o prazer que a leitura imprime à partilha da vida comunitária quando concebida em sua dimensão poética, o que é essencial para a gênese de novos leitores, não só do texto poético.
Ações e cuidado em saúde mental na Unisc
Projeto de extensão que desenvolve ações e estratégias relacionadas a promoção e prevenção à saúde.
O cenário pandêmico trouxe novos enfrentamentos à sociedade como um todo, com grande impacto na saúde física e mental da população. Tendo em vista que a vida das pessoas foi afetada de alguma forma, considera-se fundamental a implementação de ações e de cuidados de saúde mental nos espaços institucionais. Diante de tal contexto, criou-se um projeto de extensão para o desenvolvimento de ações e estratégias relacionadas à promoção e prevenção em saúde mental dentro da Universidade de Santa Cruz do Sul com várias ações realizadas no campus central, mas também com ações pontuais nos demais campi.
Ambulatório de Doenças Infecciosas - SIS/UNISC
Doenças emergentes e reemergentes têm-se constituído em um tema importante para a Saúde Pública.
Esperava-se que a urbanização e o desenvolvimento, associados ao envelhecimento populacional, resultassem na eliminação ou redução expressiva da carga das mesmas. Embora algumas enfermidades tenham sido controladas, outras surgiram por conta de fatores relacionados ao modelo de desenvolvimento econômico, mudanças climáticas, entre outras. Diante disso, este projeto propõe a abertura de um ambulatório de atendimento médico e multiprofissional direcionado às doenças infecciosas e parasitárias no Serviço Integrado de Saúde. Como se sabe, a qualidade da assistência é um determinante no sucesso de programas dirigidos às doenças crônicas, pois além do impacto na mortalidade e na qualidade de vida dos pacientes, uma assistência bem conduzida pode contribuir para o controle de epidemias
Ambulatório Multiprofissional de atenção à saúde da população LGBTTQIA+ - AMBITRANS
Projeto de Extensão que oferece atendimento em saúde para a população LGBTTQIA+.
O Ambulatório multiprofissional de atenção à saúde da população LGBTTQIA+ (AMBITRANS) é um projeto de extensão que oferece atendimento em saúde para a população LGBTTQIA+. Desde a sua criação, em 2019, o projeto tem buscado capacitar equipes de saúde para humanizar o atendimento e diminuir as barreiras de acesso que a população LGBTTQIA+ enfrenta. No entanto, a pandemia da Covid-19 impactou os espaços de convivência que estavam em fase de constituição. No ano de 2023, desde março, o projeto retomou as atividades dando continuidade aos atendimentos à população LGBTTQIA+.
Avaliação Funcional e Educação em Saúde
Este projeto tem como objetivo centralizar ações de promoção da saúde e da comunidade.
Este projeto tem como objetivo centralizar ações de promoção da saúde da comunidade, a partir da realização e análise das avaliações físicas e funcionais, que permitam subsidiar a prescrição e/ou orientação da prática de atividades físicas em diferentes espaços formais e comunitários. Atua em diferentes frentes com vistas a saúde da comunidade, avaliando a aptidão física e orientando a prática de atividades físicas e exercícios físicos. Nessa direção podemos destacar: as ações sociais, com atendimentos a projetos sociais e demandas da comunidade, com caráter filantrópico; avaliações de atletas, com equipes patrocinadas pela Universidade; acompanhamento e auxilio nas avaliações de projetos de pesquisa e extensão; e prestação de serviços para pessoas que desejam avaliar e acompanhar sua aptidão física na prática de diferentes esportes. A partir destas intervenções busca estimular o repensar sobre o estilo de vida e a importância da prática regular de atividades/ exercícios físicos para a promoção e prevenção em saúde.
Conexão Escola
Sua missão é estabelecer e fortalecer conexões entre a UNISC e a comunidade escolar.
O Conexões UNISC desempenha um papel fundamental como setor responsável por atender e articular atividades com as escolas localizadas na região de abrangência da Universidade, atendendo estudantes, professores e gestores. Sua missão é estabelecer e fortalecer conexões entre a UNISC e a comunidade escolar, criando parcerias e promovendo uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências, buscando estabelecer um diálogo constante com as escolas, compreendendo suas necessidades e demandas específicas. A partir dessa interação, são desenvolvidas ações e projetos que visam contribuir para o aprimoramento da educação na região.
Por meio de palestras, oficinas, cursos e visitas guiadas, são criadas oportunidades para que os estudantes ampliem seus horizontes, despertem o interesse por áreas do conhecimento e compreendam a importância da educação superior, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências e a promoção do conhecimento científico, proporcionando uma sociedade mais educada, engajada e preparada para os desafios do futuro.
Diagnóstico Bucal
Lógica de diagnóstico precoce.
O projeto estrutura-se na lógica do diagnóstico precoce e definitivo de lesões de tecido mole/duro dos pacientes de todas as disciplinas práticas do curso de Odontologia. Situações complexas com relação ao processo diagnóstico de pacientes da rede pública de saúde, recebem apoio no PDB, quer seja de forma direta ou indireta, por intermédio de consultas on-line ou presenciais. Campanha educativa sobre a temática do Câncer de boca serão realizadas de forma presencial, organizadas em parceria com setores ou entidades públicoprivadas, que sejam referência para atendimento ambulatorial ou hospitalar.
Diagnóstico das patologias do Solar do Almirante Alexandrino - Rio Pardo/RS
O projeto tem a previsão de ser realizado em quatro etapas.
O Solar do Almirante Alexandrino, localizado na cidade histórica de Rio Pardo e construído no final do século XVIII, é um marco arquitetônico com origem na tradição construtiva vernacular portuguesa e que tem importante significado para a paisagem cultural gaúcha. Trata-se de bem inventariado pelo município de Rio Pardo e que, atualmente, encontra-se em estado de ociosidade com acelerada degradação de suas estruturas físicas. Neste contexto, associado à preocupação com a perda deste patrimônio, a Associação de Amigos do Solar, a Prefeitura Municipal de Rio Pardo e o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC propuseram elaborar o diagnóstico das patologias do sobrado colonial de maneira a poder subsidiar, futuramente, as ações para um plano de reforma e/ou restauro do Solar. O projeto tem a previsão de ser realizado em quatro etapas ao longo das quais desenvolvem-se as atividades de levantamentos da edificação, representação gráfica e visitas técnicas para análise e diagnóstico. Serão realizadas também interações entre a produção técnica e acadêmica, com apresentação dos resultados em seminários ou palestras em salas de aula (módulo de Técnicas Retrospectivas do curso de Arquitetura e Urbanismo). O trabalho final será entregue na forma de relatório técnico com produção textual e gráfica.
Equipes de competição de engenharia
O projeto promove a formação diferenciada e complementar de estudantes dos cursos de Engenharia da UNISC, bem como sua divulgação, através de participações nas competições estudantis de engenharia entre universidades do Brasil e do mundo, organizadas pelas Sociedades dos Engenheiros da Mobilidade (Society of automotive Engineering - SAE). Além de visitas a escolas de ensino médio da região, a UNISC participa com a equipe Baja de Galpão UNISC da categoria Baja SAE. Também propõe motivar e incentivar os alunos das escolas do Vale do Rio Pardo a buscar formação superior em cursos de graduação em Engenharia, entendendo a importância dos mesmos na resolução de problemas reais do cotidiano social.
Escola Inclusiva
Oportunizar às turmas do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Santa Cruz do Sul, uma educação inclusiva com o acompanhamento de estagiários para atender as demandas de estudantes no contexto da escola.
O projeto atende estudantes público-alvo da Educação Especial incluídos no Ensino Fundamental, nas Escolas e Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) do Município de Santa Cruz do Sul, conforme avaliação e diagnóstico da Secretaria Municipal de Educação. Tem como objetivo geral: garantir aos estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), o acompanhamento por estagiário, na Escola de Ensino Fundamental e no Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) do Município de Santa Cruz do Sul. Seus objetivos específicos são: -Oportunizar às turmas do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Santa Cruz do Sul, uma educação inclusiva com o acompanhamento de estagiários para atender as demandas de estudantes no contexto da escola. -Analisar práticas pedagógicas desenvolvidas na educação escolar inclusiva cotidianamente. -Problematizar relações estabelecidas no cenário pedagógico da educação inclusiva. -Discutir a potencialidade da criação de outros modos de pensar a escola a partir da proposição de escola inclusiva.
Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade
O projeto visa a popularização, disseminação e promoção da ciência e o estímulo de vocações científicas e tecnológicas em estudantes da Educação Básica, nos níveis fundamental, médio e técnico, impulsionando a troca de conhecimentos. Também se busca o incentivo da divulgação e à produção de propostas e ideias que contribuam para o desenvolvimento de inovações e a identificação e promoção de grupos interessados em pesquisa. Para isto, atividades científicas que compõem este projeto serão desenvolvidas através da interação com as 6ª CRE, 11ª CRE, 24ª CRE, Secretarias Municipais de Educação, escolas públicas e privadas situadas na região de abrangência da proposta. O evento ocorrerá de forma híbrida, possibilitando a participação de escolas de localidades distantes de forma on-line.
Será oferecido um curso online aos professores com objetivo de capacitá-los para o desenvolvimento de projetos voltados para a Feira de Ciências, um curso para os apresentadores dos trabalhos e um para os avaliadores. Todos os estudantes e professores participantes da feira receberão certificado de participação e os melhores trabalhos serão agraciados com prêmio de projeto destaque, dentre outras premiações. A divulgação da Feira e seus resultados será realizada de diversas formas, em especial por meio eletrônico, buscando abranger um maior número de pessoas. Ao final do evento serão publicados os Anais com o resumo de todos os trabalhos apresentados e um E-book com a publicação dos artigos dos trabalhos destaques
Inserção comunitária
Inserção Comunitária oportuniza aos estudantes da graduação UNISC, dos cursos técnicos do Cepru e Escola Educar-se a efetivação de uma experiência de interação com a realidade social, por intermédio de engajamento em atividades nas entidades parceira
Inserção Comunitária oportuniza aos estudantes da graduação UNISC, dos cursos técnicos do Cepru e Escola Educar-se a efetivação de uma experiência de interação com a realidade social, por intermédio de engajamento em atividades nas entidades parceiras. A experiência proporciona: favorecer a convivência dos estudantes em ambientes que agreguem conhecimentos e os sensibilizem para contextos sociais; aproximar os estudantes das políticas públicas que são realizadas no âmbito dos municípios; contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades tais como: comprometimento, comunicação, criatividade, flexibilidade, foco em resultados, inteligência emocional e liderança.
Internacionalização da pesquisa, do ensino e da extensão da Unisc
O projeto visa fortalecer a internacionalização na UNISC.
O projeto de extensão visa fortalecer a internacionalização na UNISC, focando na avaliação dos resultados institucionais, incluindo dados de graduação, pós-graduação, convênios e intercâmbios. Propõe-se ações para ampliar a internacionalização em casa e do currículo, revisar o contexto institucional e criar diretrizes alinhadas com o PDI da UNISC (2021-2025).
Lendo as mídias na educação básica: Experiências, linguagens, tecnologias
As atividades do projeto debruçam-se sobre o funcionamento do Novo Ensino Médio nas escolas de Santa Cruz do Sul, com a intenção de colaborar com a comunidade nas atividades pedagógicas nessas áreas.
O LendoMídias toma os estudos realizados a partir de três pesquisas, duas anteriores e uma vigente, que buscaram compreender, de um lado, as especificidades das diretrizes para a Educação Básica na área de Linguagens e suas tecnologias através da BNCC e, de outro, as práticas com a leitura das mídias nas escolas. Baseando-se nesse conhecimento prévio, as atividades do projeto debruçam-se sobre o funcionamento do Novo Ensino Médio nas escolas de Santa Cruz do Sul, com a intenção de colaborar com a comunidade nas atividades pedagógicas nessas áreas. O projeto se estende, ainda, aos campos de Experiências da Educação Infantil e de Linguagens, no Ensino Fundamental. Nossa proposta é aprender com essa relação entre pesquisa e extensão, integrando os estudos do Programa de Pós-Graduação em Letras e as práticas escolares, sobretudo do Novo Ensino Médio de Tempo Integral. Para isso, debatemos propostas, chamamos colaboradores, organizamos e colocamos em prática atividades, como oficinas, palestras, cursos de formação de professores, respeitando os conteúdos programáticos das disciplinas, trilhas de aprofundamento e unidades curriculares eletivas da Educação Básica.
Liga Acadêmica de Cariologia
A Liga Acadêmica de Cariologia do Curso de Odontologia da Unisc, tem por objetivo contribuir com a formação acadêmica e às necessidades da população.
A Liga Acadêmica de Cariologia do Curso de Odontologia da UNISC, tem por objetivo contribuir com a formação acadêmica voltada às necessidades da população, através de atividades que atendam os princípios da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Visa enriquecer o processo de aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento científico e acadêmico do estudante, assim como desenvolver atividades junto à comunidade, levando em consideração os determinantes sociais e enfatizando atividades de promoção de saúde
Liga Acadêmica de Fisioterapia - LAFIHO
As Ligas Acadêmicas são sumamente importantes para a formação acadêmica em saúde e para fortalecer a articulação com as necessidades apresentadas pela comunidade local e regional. A Liga Acadêmica de Fisioterapia Hospitalar – LAFIHO visa enriquecer o processo pedagógico numa perspectiva interdisciplinar e interprofissional, atuando como um agente transformador no processo saúde-doença, pautado na prática clínica e nas necessidades da comunidade. A LAFIHO atua no Hospital Santa Cruz, nos âmbitos da UTI adulto e neonatal, pediatria, enfermarias do Sistema Único de Saúde (SUS) e no pronto atendimento, com foco nas ações de educação para a saúde no pósoperatório de cirurgia cardíaca e em outras condições clínicas e pós-operatórias, além de desenvolver ações em benefício dos usuários da referida casa de saúde
Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica e Obesidade - LASMOB
A Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica e Obesidade (LASMOB), foi fundada em junho de 2019 pela primeira turma do curso de biomedicina da Unisc. Com o intuito de informar a sociedade, acadêmicos, profissionais que tenham interesse em relação às morbidades e comorbidades relativas a LASMOB, a mesma é destinada aos alunos da área da saúde que tenham concluído as disciplinas de Fisiologia Humana, Anatomia e Bioquímica Geral. Também dirige-se aos acadêmicos dos demais cursos da universidade, que estejam inseridos em projetos de pesquisa na área de abrangência da liga, independente de ter cursado as disciplinas requeridas
Ligas Acadêmicas de Medicina
As ligas acadêmicas foram criadas por iniciativa dos próprios alunos, com o propósito de estender para a sociedade.
Os acadêmicos atuam na promoção de atividades teórico-práticas de caráter curricular não obrigatório, buscando se aprofundar em temas de uma determinada área, que corroboram, de forma complementar, na formação acadêmica de seus participantes, englobando ensino, pesquisa, extensão e laboratório. As ligas acadêmicas foram criadas por iniciativa dos próprios alunos, com o propósito de estender para a sociedade, serviços decorrentes das atribuições de ensino e pesquisa. Também proporcionar ao aluno de graduação um contato mais próximo com a prática de especialidades de saúde de seu interesse.
Os professores do Curso de Medicina estão envolvidos diretamente em cada Liga, para acompanhar e orientar as metas a serem atendidas. Sendo atualmente composto pelas ligas de Anatomia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Coloproctologia e Cirurgia Digestiva, do Câncer, de Doenças infecciosas, Emergência, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, de Neurologia, de Nefrologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, do Trauma, e LFMSA Brasil Unisc.
Núcleo de apoio contábil e fiscal - NAF
O Projeto NAF é desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as IES.
O projeto NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal como forma de aprimoramento profissional e integração entre a Universidade e Comunidade Regional, é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as IES - Instituições de Ensino Superior, com objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas. Os serviços são de apoio e orientação, e não substituem um escritório de contabilidade. Entre os benefícios e objetivos do projeto, tem-se a disseminação da educação fiscal e a fomentação da responsabilidade social, por meio das capacitações realizadas pela RFB – Receita Federal do Brasil, através do acesso a plataforma NAF-SEBRAE, com isso, as IES formam profissionais com comprometimento social e melhor capacitação para o mercado de trabalho, contemplando ainda, a sociedade, com acesso gratuito a informações básicas de assessoria tributária. Ainda, no decorrer do ano são realizadas oficinas, palestras e plantões tira-dúvidas nas praças, para alunos, profissionais da área e comunidade em geral com orientações sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Essas atividades envolvem vários municípios, como: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sobradinho, Montenegro, entre outros. Cabe ressaltar a participação do NAF na organização das edições anuais do Concurso de Redação, onde participam alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da região, com o objetivo despertar, por meio da reflexão acerca de temas pertinentes à tributação, as noções de ética, cidadania e controle social sobre a aplicação de recursos públicos
Observatório da educação do campo do Vale do Rio Pardo
O Observatório reúne e produz um conjunto de informações sobre educação no/do campo.
Entende-se que o trabalho de observar e de agir acontece a partir da “co-labor-ação”, ou seja, uma ação dialógica entre sujeitos que se encontram e, ainda que tenham papéis e funções distintas de responsabilidades, e confiança. Ao invés da extensão, promove-se comunicação. Trata-se do desenvolvimento da “ação” prevista na pesquisa “Educação, Trabalho e Emancipação: as experiências pedagógicas da Escola Família Agrícolas no Vale do Rio Pardo-RS” (2021-2022).
O Observatório reúne e produz um conjunto de informações sobre educação no/do campo nos 23 municípios que integram o COREDE VRP, tendo como objetivo sistematizar e analisar dados estatísticos educacionais produzidos pelo INEP, apoiar projetos de pesquisas de diferentes níveis (graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado), além de subsidializa-los no âmbito das EFAs, e apoiar pedagógica e politicamente os povos do campo e educadores/as na defesa da escola pública.
Piracema - Natação para Pessoas com Deficiência
O Projeto Piracema - Natação para Pessoas com Deficiência, iniciado em 1985, é resultado de uma parceria entre a UNISC e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Cruz do Sul - RS.
As atividades ocorrem na Piscina Pedagógica da UNISC e tem como enfoque proporcionar exercícios de recreação e bem-estar que possibilitem aumentar o repertório de atitudes e experiências no meio aquático, trabalhando aspectos motores, sócio afetivos e cognitivos.
Prevenção em Endodontia - PE
O Projeto tem enfoque na Endodontia conservadora.
O Projeto de Prevenção em Endodontia (PPE) tem enfoque na Endodontia conservadora que mantém a polpa viva e/ou os tecidos periapicais saudáveis realizando tratamentos na clínica odontológica. Também atua na promoção da saúde orientando escolares, jovens, adultos e idosos sobre higiene bucal e traumatismo alvéolodentário. A participação do estudante neste projeto enriquece o desenvolvimento do acadêmico e gera benefícios à comunidade.
Programa de Doação de Corpos da Unisc
O projeto objetiva receber doações de corpos para o Laboratório de Anatomia Humana da Unisc, afim de prover material didático para as aulas práticas dos cursos da saúde.
A anatomia é a ciência que estuda a estrutura do corpo, antigamente, o conhecimento anatômico se baseava apenas no estudo dos animais. Entretanto, o real entendimento da estrutura e do funcionamento do corpo humano só foi possível após a introdução da técnica de dissecação de corpos humanos.
Com este embasamento, o projeto objetiva receber doações de corpos para o Laboratório de Anatomia Humana da Unisc, afim de prover material didático para as aulas práticas dos cursos da saúde.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos que tenha interesse em doar seu corpo para o Laboratório de Anatomia Humana da UNISC deverá preencher a documentação necessária ou ligar para os telefones abaixo.
Projeto Cestinha
Proporciona para crianças e adolescentes a prática do basquetebol.
Criado em 2011, o Projeto Cestinha proporciona a crianças e adolescentes, entre 8 e 15 anos, a prática de basquetebol, incentivando-os a um processo emancipatório e de cidadania nas áreas da educação, saúde e esporte. Os treinos acontecem no ginásio da Unisc, nas terças e quintas-feiras, no ginásio do Bairro Schultz nas segundas-feiras, e no ginásio do Polo Comunitário Menino Deus nas quartas-feiras. Atualmente o projeto viabiliza uma estrutura para atender 220 alunos nos seus núcleos sociais.
Projeto CINEJUS
Objetiva proporcionar aos alunos do curso de direito, aprendizagens e reciclagem de conhecimentos jurídicos.
O projeto de extensão CINEJUS - cinema e justiça, objetiva proporcionar aos alunos do curso de direito, à comunidade e demais estudantes da Unisc, aprendizagem e reciclagem de conhecimentos jurídicos através de meios alternativos àqueles normalmente desenvolvidos em sala de aula. A proposta prevê a exibição de 06 filmes escolhidos em função de sua temática, que deve acima de tudo estar ligada ao mundo jurídico, de modo que todas as obras apresentadas versarão sobre polêmicas de máxima atualidade, para que assim possa ser desenvolvido o senso crítico dos alunos, através da análise de fatos, acontecimentos ou questões jurídicas. A divulgação dos encontros para debate dos filmes do Cinejus ocorre através das redes sociais do grupo.
Projeto de extensão em mediação
O projeto busca colocar o cidadão no centro do tratamento do conflito.
O Projeto de extensão em “Mediação”, oferece para a comunidade de Santa Cruz e região atendimento humanizado e célere no que tange ao tratamento de conflitos. Em um período onde se identifica a sociedade como sendo hiper-individualista e hiper-conflitante, o que se comprova com base no Relatório Justiça em Números em virtude do alto índice de litígios que adentraram as portas do Judiciário, projetos como esse que buscam colocar o cidadão no centro do tratamento do conflito, propondo o diálogo mediado como melhor solução, devem ser realizados, mantidos e fomentados pela comunidade acadêmica.
Objetiva-se com a sessão de mediação que as partes envolvidas no conflito retomem o diálogo rompido, o que evidencia-se em suma maioria dos casos, onde as partes apresentam-se mais dispostos a ouvir o próximo com base no acolhimento que é feito por parte do mediador, valorizando o sentimento que os levou até a sessão mediativa. No Relatório parcial do Projeto no período compreendido entre 01/04/2023 e 31/10/2023, a taxa de acordos celebrados foi de 69,5%, demonstrando que cumpriu com todos os objetivos propostos. O Projeto é realizado pela comunidade acadêmica para a comunidade regional, evidenciando o trabalho de Universidade Comunitária desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul.
Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis
Este projeto visa promover ações de promoção da alimentação saudável, através de atividades de educação alimentar e nutricional e terapêuticas, individuais e coletivas nos ciclos de vida, atendendo demandas da comunidade local e regional, nos espaços da UNISC e externos, conforme demanda e interface com outros projetos, ações e ensino da universidade e do curso de Nutrição. Suas ações propõem-se a atuar em prol da promoção de saúde, prevenção e aconselhamento no âmbito da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, considerando necessidades e demandas atuais de saúde, comprovação de dados epidemiológicos nacionais, no sentido da necessidade de estratégias de saúde e alimentação para controle da obesidade e suas comorbidades em todas as faixas de idade. Além de contribuir na formação prática dos estudantes do curso de Nutrição, em diferentes espaços e temas relacionados à Nutrição
Promoção do Envelhecimento Saudável e Reabilitação Cardiorrespiratória
Este projeto visa identificar e tratar os idosos fragilizados e suas multimorbidades por meio do exercício físico.
O envelhecimento é um processo de mudanças nos aspectos físicos, psíquicos e sociais, tornando-o mais vulnerável. As alterações metabólicas e funcionais do envelhecimento ocasionam fraqueza muscular, perda de peso, diminuição da resistência, energia e da capacidade funcional, levando a complicações como quedas, imobilização, fraturas, incapacidade de realizar atividade de vida diária e aumento de hospitalizações, tornando-o frágil e restringindo sua participação social. O idoso fica suscetível ao desenvolvimento de multimorbidades crônicas com impacto negativo na sua qualidade de vida. Este projeto visa identificar e tratar os idosos fragilizados e suas multimorbidades por meio do exercício físico, da adoção de um estilo de vida saudável, da educação para saúde, fatores de risco e prevenção de doenças. Visa também reabilitar aqueles acometidos por doenças cardiovasculares, respiratórias e disfunções musculoesqueléticas. Iremos avaliar os idosos de forma multidimensional e propor terapêuticas adequadas e individualizadas. Público-alvo são: Idosos independentes, fragilizados ou portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O Programa de Atendimento prevê: frequência de 2 ou 3 vezes por semana, limitado em 2 meses de tratamento conforme avaliação do caso. Periodicidade: assistência contínua com um intervalo de 15 dias para manutenção/revisão dos equipamentos. As atividades ocorrem no Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (LARECARE), junto ao HSC, conta com equipe e infraestrutura adequada para realização das atividades, composto por 06 salas equipadas e tem convênio com o Conselho Municipal do Idoso. Assim, pretende-se contribuir para um envelhecimento saudável com independência funcional.
PROPET - saúde redes de atenção
Tem como objetivo fortalecer cursos de graduação da área da saúde orientados para formação para o SUS.
O Programa de Reorientação da Formação em Saúde (PRO-SAÚDE) tem como objetivo fortalecer cursos de graduação da área da saúde orientados para formação para o SUS, expandindo as práticas no serviços de saúde na lógica do trabalho em rede, multiprofissional e interdisciplinar, e na incorporação de produção científica no cotidiano do ensino e do serviço; Consolidar a rede de serviços de saúde como um lugar de aprendizagens e produção de conhecimento, nos diferentes níveis de atenção; Promover encontros de Educação Permanente, envolvendo docentes, estudantes, trabalhadores da rede e membros dos conselhos de saúde; Promover a inclusão das temáticas do Pró e PET saúde nos núcleos docentes estruturantes dos cursos; Valorizar e estimular o protagonismo estudantil, fomentando a formação de lideranças alinhadas com os princípios de formação interdisciplinar para o SUS; Consolidar e avançar na reorientação curricular; Desenvolver estratégias para a institucionalização das ações propostas. Nos últimos 5 anos o grupo de extensão tem realizado ações, junto à comunidade de Santa Cruz do Sul e de municípios próximos, nas linhas de Saúde e Beleza, Doenças Infecciosas, Praticas Integrativas e Complementares e Alimentação e Saúde.
Quebrando Barreiras: Prevenir e cuidar das pessoas com tuberculose e hepatite C no sistema prisional
O Projeto visa contribuir para a inclusão social, impactando na implementação e desenvolvimento das políticas públicas de saúde no sistema prisional.
O projeto visa contribuir para a inclusão social, impactando na implementação e desenvolvimento das políticas públicas de saúde no sistema prisional, contribuindo para o controle da tuberculose (TB) e da hepatite C, nas instituições prisionais. As estratégias previstas preveem ações que podem contribuir efetivamente com a eliminação da TB como problema de saúde pública de acordo com metas dos ODS da ONU que compõem a Agenda 2030, com a Declaração Política sobre a Reunião de Alto Nível sobre a Luta Contra a Tuberculose, de setembro de 2023, que traz como premissa avançar a ciência, as finanças e a inovação, e os seus benefícios, para acabar urgentemente com a crise global da epidemia da tuberculose e da hepatite C.
QUEM É MEU PAI? Concretização do direito fundamental à filiação.
Possui como objetivo concretizar o direito fundamental à filiação, por meio do reconhecimento paterno de crianças sem pai registral
O projeto “QUEM É MEU PAI?”, a ser desenvolvido nos municípios de Montenegro e Capão da Canoa – RS, possui como objetivo concretizar o direito fundamental à filiação, por meio do reconhecimento paterno de crianças sem pai registral. Baseado em dados do CNJ, mais de cinco milhões de estudantes no Brasil não têm o nome do pai em seus registros de nascimento. O projeto, em parceria com entidades locais como o Ministério Público, Defensoria Pública e a Secretaria Municipal de Educação, visa identificar essas crianças, em especial aquelas em vulnerabilidade social. As ações incluem conscientizar as mães sobre a importância do reconhecimento, buscar potenciais pais para confirmação voluntária e, em caso de dúvidas, encaminhar para exames de DNA. O projeto enfatiza as consequências jurídicas e psicológicas da ausência do reconhecimento paterno, impactando não apenas na identidade da criança, mas em seu desenvolvimento global e inserção social. Ao garantir a filiação, se busca resguardar direitos fundamentais e fortalecer a integridade da criança no contexto social.
RE_INVENTAR - desenvolvendo habilidades em engenharia
Esse projeto permite a construção de objetos que simulam o mundo real, aguçando o conhecimento e a criatividade.
Este projeto de extensão possui kits de montagens da Fischertechnik compostos por peças diversas, como motores, sensores, e peças de encaixe, que podem ser controlados por computador. Esse projeto permite a construção de objetos que simulam o mundo real, aguçando o conhecimento e a criatividade. Por meio de maquetes funcionais o aluno vai desenvolvendo suas habilidades e conhecendo as tecnologias utilizadas para a construção do mundo que o cerca. Seu objetivo e incentivar o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio pelos conhecimentos em engenharia.
Reabilitando sorrisos em busca de uma melhor qualidade de vida da população
O projeto visa a realização dos tratamentos e retratamentos dos canais radiculares e restaurações com a colocação de pinos intra-radiculares de fibra de vidro.
As triagens acontecem no espaço da Clínica de Odontologia da UNISC, onde os pacientes passam por anamnese, exame físico bucal, exame radiográfico e, posteriormente, procedimentos clínicos. Para a realização dos procedimentos clínicos será utilizado o espaço da Clínica de Odontologia da UNISC, e o professor Coordenador do projeto fará a supervisão da atividade clínica.
Regularização fundiária solidária
O projeto tem o objetivo de efetivar a regularização fundiária para pessoas hipossuficientes.
Trata-se de um projeto que objetiva efetivar a regularização fundiária para pessoas hipossuficientes que não possuem condições e/ou conhecimento sobre o procedimento, através do More Legal, gleba legal e/ou Usucapião. A demanda necessária para efetivar a regularização fundiária do imóvel ou moradia ocorre a partir da demanda informada pelo GAJ e pela Defensoria Pública.
Serviço de reabilitação fisica - SRFis/Unisc
O Objetivo comum é a autonomia e independência do usuário, consequentemente a melhora significativa da qualidade de vida desta população.
O Serviço de Reabilitação Física/SRFis Unisc é referência para rede pública de saúde às pessoas com deficiência física. É um projeto de extensão universitária e, prestação de serviço para Sistema Único de Saúde-SUS. Ressalta-se que muito se produz em termos de conhecimentos, fazeres coletivos e particulares de cada profissão envolvida. Há evidências de que os serviços prestados são qualificados pelo volume de atendimentos/ano e a dispensação de órteses/ próteses/meios auxiliares de locomoção/OPM’s. Destacam-se os serviços prestados: atendimento aos amputados em: pré e pós protetização, treinamento de marcha/equilíbrio; atendimentos individuais de: enfermagem, psicologia, serviço social, traumatologia, terapia ocupacional e fisioterapia; confecção de órtese de mão e ambulatório de feridas implantado em 2018. Se constitui uma rede de serviços de referência/ contra referência para reabilitação física e suas interfaces vislumbrando a qualidade de vida dos usuários, familiares/cuidadores de 25 municípios assistidos pelo SRFis. O objetivo comum é a autonomia e independência do usuário, consequentemente a melhora significativa da qualidade de vida desta população. As ações de intervenção coletiva, as particularizadas nas profissões e o processo formativo dos estudantes e docentes envolvidos, balizam-se pelo conceito de integralidade, equidade, inclusão, tecnologia assistiva, independência e específicos para o aprimoramento do fazer efetivo, resolutivo e interprofissional.
Sorriso especial: atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais
O projeto se propõe ao atendimento odontológico a pessoas com deficiência.
O projeto se propõe ao atendimento odontológico a pessoas com deficiência, pacientes oriundos do Serviço de Reabilitação Física e de outras instituições como APAEs, ASPEDE, AACE, AAA-LUZ, além de suas famílias. Os atendimentos ofertados são de educação e instrução em higiene, controle mecânico da placa, controle químico da placa, tartarectomia, selamento de sulcos dentários, aplicações tópicas de flúor, e remineralizações de manchas brancas do esmalte dentário. Os procedimentos são realizados nas quartas-feiras à noite na Clínica I do Curso de Odontologia da UNISC.
Unisc inclusão digital
O Projeto tem como principal objetivo: Contribuir para o desenvolvimento social, na busca da humanização e do desenvolvimento das capacidades cognitivas em ambientes tecnológicos.
O Projeto UNISC Inclusão Digital conhecido como ‘Projeto UID’ é ofertado desde o ano de 2008. Na época foi intitulado ‘UNISC - Alfabetização Digital’. Em 2010 o projeto passou a ser conhecido com a atual denominação. O Projeto tem como principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento social, na busca da humanização e do desenvolvimento das capacidades cognitivas em ambientes tecnológicos remotos e físicos, oferecidos pela UNISC, incentivando a Inclusão Digital, afirmando a UNISC como espaço de trocas sociais que ampliam as possibilidades de acesso à Informática, à Computação e suas tecnologias. Contribui para a emancipação do cidadão, através do desenvolvimento das capacidades cognitivas e lógico-computacionais, com atividades abertas ao público, compreendendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, considerando a permanente necessidade de adaptação do ser humano em relação às mudanças sociais, ambientais, econômicas e culturais. O Projeto UID é baseado em quatro pilares que vêm sendo considerados desde 2018: conhecimento, comunicação, profissionalização e inovação e propõe Metodologia Qualitativa e Exploratória Bibliográfica. Suas ações oportunizam oficinas de inclusão digital e introdução à Computação gratuitas, abertas ao público. Os resultados ao longo dos anos, têm sido positivos e as ações são divulgadas em meios de comunicação e de publicação científica
Universidade do Adulto Maior - UNIAMA
Tem como objetivo proporcionar a interação das pessoas com idade igual ou superior a 50 anos com a Universidade, por intermédio de atividades, ensino e serviços em prol ao envelhecimento com qualidade de vida.
A Universidade do Adulto Maior - UNIAMA tem como objetivo proporcionar a interação das pessoas com idade igual ou superior a 50 anos com a Universidade, por intermédio de atividades, ensino e serviços em prol ao envelhecimento com qualidade de vida.
A experiência proporciona: • Intensificar as ações desenvolvidas para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida ao idoso assistido pela UNISC; • Oportunizar à pessoa idosa o reingresso e/ ou o acesso a um processo de educação continuada, através de atividades educacionais, socioculturais, organizativas e de ação comunitária; • Oferecer à pessoa idosa suporte para fortalecer sua participação social e política, exercitando plenamente a sua cidadania; • Possibilitar a troca de experiências entre as diversas gerações que convivem no ambiente acadêmico da UNISC.