Projetos de extensão / Unilasalle
6 registro(s) encontrado(s)
Clube e Olimpíada de Matemática
Competição para formação de clube de estudos com estudantes de educação básica da rede de Canoas e região.
É uma competição dedicada aos alunos regularmente matriculados, e com frequência efetiva, em escolas públicas ou privadas em Canoas ou na região metropolitana de Porto Alegre, cursando 9º ano do Ensino Fundamental, 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou com Ensino Médio Completo. Após realizar a prova da Olimpíada de Matemática, que contém 20 questões objetivas, os 50 alunos mais bem classificados de cada nível, são convidados a participar do Clube de Matemática. Serão realizados dois encontros mensais de três horas de duração nos meses de setembro a novembro.
Exames de Proficiência em Língua Estrangeira
Exames de Proficiência em em Espanhol e/ou Inglês para candidatos a Cursos de Mestrado ou Doutorado.
O exame de proficiência destina-se a avaliar habilidades de leitura e compreensão de textos escritos em Língua Estrangeira mediante a aferição de requisitos como “compreensão global do texto e do tema em questão”, “compreensão de detalhes do texto e/ou de informações específicas” e “reconhecimento da estrutura retórica do texto e dos mecanismos usados pelo autor na exposição das ideias”. As provas constituem-se de dois textos cada uma. Os textos abordam temas de cunho geral ou específico. As questões são elaboradas de maneira que permitam avaliar habilidades de leitura e compreensão em Língua Estrangeira.
LA SALLE EDUTEC
Oportunizar uma educação e formação continuada alinhada a estas inovações, através do La Salle EduTec, Projeto responsável por todo o assessoramento digital a alunos, colaboradores e comunidade, em um trabalho de introdução gradativa das metodologias
Contribuir para a utilização e ressignificação, no contexto da Educação Básica e Superior, de metodologias criativas dentro e fora da sala de aula por meio do uso de diferentes Tecnologias Digitais com ênfase na plataforma Google for Education.
Professor do Amanhã - Letras
Concessão de 50 bolsas para o curso de Licenciatura em Letras - Português, voltadas à formação de professores para a rede pública de educação básica do Estado do Rio Grande do Sul.
SOBRE O PROGRAMA PROFESSOR DO AMANHÃ
O programa foi instituído pela Lei Nº 16.001, de 4 de outubro de 2023, através de uma ação estadual que adquire vagas em cursos de graduação em licenciatura oferecidos por instituições comunitárias de educação superior (ICES) e concede bolsas de estudo aos alunos selecionados. Essas bolsas abrangem isenção de taxas, matrículas e mensalidades, providas pela ICES, e bolsa de permanência no valor de R$ 800 financiada pelo Estado.
Quem pode participar:
As bolsas serão concedidas a alunos que tenham concluído o ensino médio, preferencialmente em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas; ou que sejam professores efetivos da rede pública estadual, com no mínimo três anos de experiência, e não possuam diploma de graduação. Além disso, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo obtido, no mínimo, 400 (quatrocentos) pontos.
Os beneficiários das bolsas devem comprometer-se a realizar 300 horas de prática de ensino na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, no mínimo 1.920 horas de atividades docentes também na rede pública estadual. Após a formatura, serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias, indicando a Coordenadoria Regional de Educação de preferência.
O Programa Professor do Amanhã é coordenado por um Conselho Gestor, presidido pelo vice-governador do Estado, Gabriel Souza e composto por representantes das secretarias de Educação, Inovação, Ciência e Tecnologia, Casa Civil, Planejamento, Governança e Gestão, e Fazenda. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) é responsável pela operacionalização e execução do programa.
Restauração (PEI): controle de espécies vegetais exóticas invasoras e manejo da vegetação nativa
Este projeto visa a restauração de duas grandes áreas do Parque Estadual de Itapuã (PEI), atualmente invadidas pelo Pinus elliottii, uma espécie exótica que causa impactos ambientais negativos.
A Unilasalle, comprometida com demandas socioambientais, tem atuado em projetos voltados à sustentabilidade e restauração ecológica. No contexto da Década da Restauração Ecológica (2021-2030), a instituição desenvolve ações dentro do projeto RestaurAPA, focado na recuperação da vegetação nativa do Pampa impactada por espécies exóticas invasoras (EEI).
Este projeto visa a restauração de duas grandes áreas do Parque Estadual de Itapuã (PEI), atualmente invadidas pelo Pinus elliottii, uma espécie exótica que causa impactos ambientais negativos. As ações incluem mapeamento, controle populacional, monitoramento da regeneração natural e manejo adaptativo da vegetação. Além disso, será implantado um viveiro para produção de mudas e promovidas ações de Educação Ambiental com a comunidade local.
A equipe contará com profissionais da Unilasalle e especialistas externos, além da contratação de serviços terceirizados. O projeto tem um orçamento de R$ 2.514.518,08 e será executado ao longo de 36 meses, entregando diversos produtos ao longo de sua implementação.
Universidade La Salle inclui: apoio aos imigrantes
O projeto visa integrar imigrantes em Canoas/RS, oferecendo capacitação em língua portuguesa, cidadania e assistência jurídica e psicológica, além de valorizar sua cultura e promover a troca de saberes.
OBJETIVOS
Fornecer a imigrantes que residam em Canoas/RS subsídios para que conquistem seus direitos como cidadãos e que desenvolvam habilidades e obtenham conhecimentos específicos em algumas áreas do conhecimento para que possam inserir-se no mercado de trabalho e que tenham uma melhor vida em comunidade.
a) Proporcionar um ambiente de escuta das narrativas de vida;
b) Incluir os imigrantes no cotidiano da cidade de Canoas;
c) Capacitar os imigrantes para que compreendam e falem a língua portuguesa;
d) Valorizar a cultura do imigrante como forma de preservação e troca de saberes;
e) Documentar as histórias dos imigrantes buscando dialogar com as culturas;
f) Oferecer oficinas de reforço à cidadania;
g) Oferecer atendimento jurídico e psicológico;Atividades Propostas:
a)Fazer diagnóstico do número de haitianos na cidade (Como vivem? Onde? Como chegam? Como estão sendo assistidos?)
b)Oficinas de alfabetização, letramento e melhor compreensão na língua portuguesa;
c)Oficinas sobre as políticas públicas de inclusão, direitos, deveres e cidadania;
d)Roda de conversa para produção dos livros individuais (cadernos/diários) na língua própria e em português;
e)Passeio turístico com o intuito de apresentar a cidade de Canoas e a cultura local (história da cidade, pontos turísticos, parques etc.);
f) CEADIP O Centro de Estudos Aplicados em Direito e Política (CEADIP) da Universidade La Salle é um espaço inovador destinado aos alunos dos cursos de Direito e Relações Internacionais e também à comunidade local.
O Centro possui o propósito de integrar conhecimentos teóricos e práticos, por meio de atividades variadas sobre temas atuais e relevantes na contemporaneidade. Dentre outras atividades, o Centro conta com um espaço destinado ao Núcleo de Assistência Jurídica (NAJUR), no qual os alunos do curso de Direito, com a supervisão de professores, à população local carente. A proposta deste projeto é utilizar o espaço do CEADIP para mobilizar alunos e professores dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Serviço Social e Psicologia para atuar em diversas frentes em prol da pessoa migrante. O curso de Direito, por meio do NAJUR, oferecerá orientação jurídica e, eventualmente, assistência jurídica em âmbito administrativo e/ou jurídico, aos migrantes em questões relativas à situação da pessoa migrante no país. O serviço será voltado para atender às necessidades dos migrantes vinculadas à emissão de documentação (de registro civil e trabalho) e esclarecimentos em relação à legislação nacional em matérias diversas (direitos de cidadania, direito do consumidor, violência de gênero, direitos do trabalho, etc.). O Centro também poderá desempenhar um papel educativo e na prevenção de conflitos, por meio da promoção de Oficinas de temas variados. Tais oficinas serão organizadas por professores e alunos dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Assistência Social e Psicologia e protagonizadas por alunos voluntários desses cursos. Os temas gerais propostos são: apresentação da lei nacional e internacional relativa a refugiados e imigrantes;questões subjetivas decorrentes do afastamento da pessoa migrante de suas redes sociais e afetivas; questões de cunho prático que atinentes ao cotidiano da pessoa migrante (transporte público, serviços públicos, acesso ao mercado de trabalho, idioma, etc.)