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APLICATIVO MOBILE
APLICATIVO MOBILE PARA UTILIZAÇÃO DE MAPAS DE ÁREAS DE RISCO DE MOVIMENTAÇÃO DE MASSA E INUNDAÇÃO PARA APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Aplicativo desenvolvido a fim de facilitar a localização do usuário em mapas georreferenciados, que possibilitam identificar se a localização do usuário é uma área de baixo, médio ou alto risco a movimentos de massa ou de inundações. O aplicativo no modo apresentado possibilita a visualização dos mapas para a cidade de Novo Hamburgo/RS, porém a expansão da área de atuação pode ser ampliada facilmente, dependendo apenas da disponibilidade destes mapas no formato adequado.
Saiba mais em https://www.feevale.br/inovacao/nitt
Corrida Gramatical
Programa de computador
É um jogo no estilo runner que tem uma narrativa aderente ao ambiente escolar e incorpora elementos de inclusão. O objetivo do jogo é abordar conteúdos variados no contexto do ensino fundamental. O conteúdo é elaborado pelo próprio professor ou escola, adaptando-o conforme a realidade de cada situação. O cenário do jogo é a própria escola, com seus espaços internos e externos. Como forma de abordar a aceitação à diferença e os aspectos de acessibilidade, os personagens do jogo, um menino e uma menina, são cadeirantes e possuem acoplados às suas cadeiras de rodas um foguete que permite voar. Assim, ao começar o jogo o jogador escolhe um dos personagens que têm a capacidade de “voar“ com sua cadeira. O jogador pode desviar dos obstáculos, coletar itens que pontuam, bem como recolher outros itens que multiplicam os pontos através de perguntas que abrangem conhecimentos abordados. Neste sentido, o jogo trabalha de maneira divertida os vários elementos do ensino fundamental, adaptando-se à necessidade de professores e alunos, sendo esta a sua principal vantagem. O avanço tecnológico está na adaptabiIidade do conteúdo, na narrativa e nos cenários, o que permite explorar o jogo de forma transversal e interdisciplinar, sendo um dos aspectos solicitados pelos parâmetros curriculares nacionais para a educação básica.
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Dose Certa
Programa de computador
O sistema Dose Certa é uma aplicação para o cálculo de regime individualizado com o emprego de modelos computacionais bayesianos. O seu desenvolvimento foi composto por etapas recorrentes, com atividades de programação, avaliação/testes e readequações. Foram desenvolvidas 13 versões do software, que de forma incremental estabeleceram as funcionalidades presentes na versão final.
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Geração Água
Programa de computador
A prática educacional com este jogo pode ser facilmente replicada em todo território nacional, dada a baixa restrição tecnológica e de material para a sua execução, por se tratar de um jogo multimodal, ele está disponível tanto para web quanto para dispositivos móveis. Além disso, a duração da sessão de jogo é de aproximadamente 45 minutos, podendo ser facilmente adaptada a um ou dois períodos de aula. É proposto, com a escola, o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar para trabalhar o tema água a partir do uso dos materiais desenvolvidos.
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Health Simulator
Programa de computador
Simulador de casos clínicos para aprendizagem na área da saúde. O software é dividido em duas partes: o back-end e o front-end. O back-end representa a interface do professor, em que é armazenado o conhecimento da área e os casos de estudo. O front-end é composto da interface do aluno, no formato de um jogo sério. Como diferencial dos existentes, há uma interface completamente intuitiva para o professor sem conhecimentos de informática criar seu material pedagógico e a flexibilidade para qualquer área na saúde, dependendo somente da geração do conhecimento em redes bayesianas. Outra vantagem é o armazenamento de todos os passos do aluno no decorrer da solução do caso, podendo rastrear as suas dificuldades, recomendando materiais extras e/ou outros casos de estudos. O sistema será usado nas aulas de enfermagem neste semestre.
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Navegática
Programa de computador
A proposta deste jogo digital é trabalhar disciplinas e grades escolares específicas com os jogadores. Este jogo deverá ser aplicado em conjunto com a série proposta a ser trabalhada, como uma ferramenta de ensino-aprendizagem voltada às disciplinas das séries do Ensino Fundamental I, II ou Ensino Médio. Sua execução deverá depender da dinâmica proposta pelo pedagogo/educador, que deverá auxiliar o jogador no acesso ao dispositivo e dirimir quaisquer dúvidas relacionadas ao jogo digital.
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Pantanal Escolar
Programa de computador
É um jogo no estilo runner com a temática da fauna brasileira, em especial o Pantanal. Possui personagens como o lobo guará, a onça pintada e o cervo do pantanal. O jogo é voltado a objetivos, no qual ao correr pelo pantanal, o jogador precisa levar o animal a colher os elementos que levam a atingir o objetivo, tais como comida, água etc. Alguns obstáculos abrem questões que o jogador pode responder para aumentar seus pontos. A cada fase, os objetivos e questões são diferentes. O principal diferencial está na temática, bem como na adaptabilidade do conteúdo. Além disso, o jogador pode escolher o personagem animal. Como avanço, destacam-se a narrativa e o layout em 3D, retratando de forma fidedigna a fauna do pantanal, trazendo a temática deste ambiente para o contexto da educação básica de uma forma lúdica.
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Plataforma Mãe-Bebê
Programa de computador
Desenvolvimento de um software para cadastro e acompanhamento de gestantes, puérperas e bebês, desde o nascimento até um ano de idade. Esta plataforma foi desenvolvida para ser usada por diversos profissionais do projeto mãe-bebê. Não existe no mercado solução para este foco específico, gerando um interesse do Telessaúde de Tocantins em sua implementação. As principais vantagens são a eliminação das fichas em papel, o preenchimento de informações in-loco através do celular e a possibilidade de análise e extração de informações, buscando identificar tendências e soluções de problemas similares em gestantes, puérperas e bebês.
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REDE TEIA: REDE SOCIAL EDUCACIONAL GAMIFICADA
Programa de computador
A Rede TEIA pode ser usada tanto pelo usuário individualmente quanto em dinâmicas de grupos escolares. Nesse segundo modelo, o ideal é que essa dinâmica seja planejada e realizada pelo professor da turma, o qual deverá adequar tanto o conteúdo disponível quanto a ferramenta, encontrando meios de integrá-lo às suas necessidades. Nesse sentido, esta rede social educacional é voltada para o público infantil e jovem, ainda em idade escolar. Além disso, essa rede também pode ser utilizada num contexto de inclusão social, através da sua proposta de aprendizagem e pelos jogos que dela fazem parte, e contribuem de maneira inclusiva.
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Software Atlas de Histologia
Registro de aplicativo junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual - INPI.
Objetiva o auxílio nos estudos dos acadêmicos.
Visnode - Ferramenta de ensino de processamento digital de imagens
Programa de computador
Software para ser utilizado nas disciplinas de Processamento Digital de Imagens (PDI) para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, bem como para experimentação de técnicas de processamento digital de imagens. Pode ser utilizado para descoberta de conhecimento em imagens, como exames médicos por imagens, análise de qualidade em processos produtivos, entre outros. O software deve gerar um livro eletrônico, no qual os usuários podem aprender a teoria, algoritmos e testar técnicas de PDI.
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Volley Scout Pro
Programa de computador
Software para acompanhamento por treinadores das jogadas realizadas durante a partida de vôlei. O treinador registra em tempo real no tablet cada jogada e pode acompanhar o desempenho dos atletas. Ao final, ele apresenta um relatório de desempenho durante a partida. O melhor software existente para isso é o Data Volley, um software pago e muito caro, por isso usado somente por grandes equipes e seleções. Este software ainda funciona através de digitação de códigos, diferente do Volley Scout Pro, que funciona através do toque e arrastar na tela. O software foi validado pelo treinador de vôlei da Universidade Feevale e foi disponibilizado para que ele utilizasse no decorrer deste ano. Segundo validação realizada com o treinador e 3 atletas, o software tem como principal avanço o arrastar e tocar na tela e seu uso facilitado ao lado da quadra durante o jogo.
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