Institutos de Pesquisas Aplicadas
11 registro(s) encontrado(s)
Fablab - PUCRS ideia
Laboratório de criatividade e prototipagem.
Trata-se de um espaço destinado a alunos, professores e pesquisadores da PUCRS, bem como a startups e empresas, para testarem ideias e validarem conceitos. O local conta com uma variedade de equipamentos de pequeno e médio porte nas áreas de mecânica, computação e maquetaria, além de impressoras 3D e computadores com softwares para modelagem bidimensional e tridimensional de projetos mecânicos, design e testes.
Localizado na Escola Politécnica, o espaço integra o MIT, conectando-se a ambientes de inovação com infraestrutura e serviços voltados à comunidade.
Instituto de Biotecnologia
O Instituto de Biotecnologia da UCS tem por finalidade qualificar o ensino de graduação e pós-graduação oferecido pela Universidade, de avançar na pesquisa científica e tecnológica, estendendo à sociedade os benefícios do conhecimento produzido
O Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul iniciou suas atividades em 1979 e sua atuação ao longo de mais de quatro décadas de existência tem sido no sentido de qualificar o ensino de graduação e pós-graduação oferecido pela Universidade, de avançar na pesquisa científica e tecnológica, estendendo à sociedade os benefícios do conhecimento produzido por seu grupo de pesquisadores.
Um grupo de professores iniciou seus trabalhos de pesquisa na área de Biotecnologia em novembro de 1975 com o projeto de pesquisa, aprovado pela FAPERGS, "Bases para utilização de clones Schizosaccharomyces pombe para o desenvolvimento de uma tecnologia microbiana para controle de acidez málica dos vinhos". Funcionando inicialmente como Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia, em 1979, foi formalizada sua configuração como Instituto, passando a integrar a estrutura organizacional da Universidade.
Em 1981, a partir da realização do Curso de Especialização em Biotecnologia, os professores do Instituto, responsáveis, até então, por disciplinas em cursos de graduação, passaram a responder também pelo ensino de pós-graduação na área. Dessa atuação, resulta, em 1993, a criação do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da UCS. O Mestrado em Biotecnologia introduziu a Universidade de Caxias do Sul no cenário das Instituições de Ensino Superior que investem em pesquisa e pós-graduação, contribuindo para o seu bom posicionamento nos últimos rankings nacionais e internacionais, especialmente nas categorias de Pesquisa e de Inovação.
Em 2004, em decorrência da boa avaliação do curso de Mestrado em Biotecnologia pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi criado o Doutorado em Biotecnologia. Com conceito 5 na avaliação da CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS está entre os melhores Programas avaliados em sua área (Biotecnologia).
Além das atividades de ensino e pesquisa, o Instituto também tem a finalidade de transferir para a sociedade os conhecimentos, tecnologias, produtos e serviços que resultam da ação de seus pesquisadores. Nesse sentido, seus pesquisadores respondem por dezenas de registros de patentes e tecnologias no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que fazem parte do Portfólio de Inovação da UCS. Somente entre 2015 e 2023 foram realizados 48 depósitos de patentes oriundas de pesquisas realizadas no Instituto de Biotecnologia.
Nos laboratórios, onde interagem pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas que se relacionam com a Biotecnologia, realizam-se dezenas de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, muitos deles com a parceria dos setores público e privado, e com suporte de financiamentos das agências de fomento.
Instituto de Biotecnologia - IB
Direção: Joséli Schwambach
Universidade de Caxias do Sul - Campus-Sede - Casarão (Bloco 63)
Telefone: (54) 3218-2149
Instituto de Geriatria e Gerontologia
Unidade da PUCRS que se dedica a diferentes ações interdisciplinares relacionadas à pesquisa na área do envelhecimento.
Pioneiro na América Latina, o IGG é uma unidade acadêmica da PUCRS, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, que se dedica a diferentes ações interdisciplinares relacionadas à pesquisa, ao ensino de pós-graduação, à extensão na área do envelhecimento e assistência. Em parceria com o Hospital São Lucas da PUCRS, mantém o Serviço de Geriatria que presta assistência ambulatorial e hospitalar à população idosa por meio de suas ações e infraestrutura, o IGG proporciona a formação de recursos humanos qualificados e contribui para o envelhecimento ativo e bem-sucedido.
Instituto de Memória Histórica e Cultural
O Instituto Memória Histórica e Cultural, da Universidade de Caxias do Sul, atua em cinco áreas relacionadas com a preservação e o estudo da memória, individual e coletiva, pessoal e institucional, nos diversos campos da cultura. Sua perspectiva é rigorosamente interdisciplinar, tendo como focos principais de pesquisa e de ação o patrimônio cultural, tanto material como imaterial, na sua dinâmica histórico-social.
A atuação do IMHC contempla quatro níveis de trabalho, articulados entre si:
a coleta, organização, processamento e preservação do acervo histórico da Instituição, da Cultura Regional e outros considerados de importância histórica e cultural;
o levantamento e registro de dados e fenômenos de interesses histórico e cultural, constituindo-se, a partir deles, acervos documentais e bancos de dados;
a análise e a interpretação dos dados, em busca de possíveis significados históricos e culturais e atividades de transparência, para a sociedade, do conhecimento produzido e organizado, sob a forma de cursos, consultoria, assessoria e outros serviços contratados mediante assinatura de convênios, para instituições públicas e privadas através das seguintes atividades:
> Prospecção para a criação de museus > Arquivos e memoriais >> Diagnóstico de museus, arquivos e memoriais (com orçamentos) > Organização e gestão de acervos >> Pesquisa e publicações institucionais > Criação de programas de divulgação e de ação educativa > Treinamentos (cursos, oficinas, palestras, etc) para professores e funcionários de museus, centros de documentação e arquivos > Desenvolvimento de atividades de educação patrimonial voltadas para o ensino em suas diversas instâncias, desde o ensino fundamental até a pós-graduação > Caracterização de acervo urbano para processos de planejamento e preservação.
O IMHC compõem-se da seguinte estrutura: o Laboratório de Estudo de Arqueologia - LEPAR, o Programa ECIRS, Programa IRIS, Centro de Documentação da Universidade de Caxias do Sul - CEDOC/ UCS, e o Centro de Memória Regional do Judiciário - CMRJU.
O IMHC é também órgão de apoio e de suporte ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, ao Programa de Pós-Graduação em Educação, ao Programa de Pós-Graduação em História e ao Programa de Pós-Graduação em Turismo, todos no nível de mestrado.
Diretor: Anthony Beux Tessari
O Instituto funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia.
Visitas mediadas, aulas e oficinas no período noturno devem ser agendadas com antecedência através do telefone 3218-2167 ou imhc@ucs.br.
Instituto Memória Histórica e Cultural - Bloco J
Campus Universitário de Caxias do Sul - (+5554) 3218-2167 - E-mail: imhc@ucs.br
Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais
O Instituto de Pesquisas Econômicas Sociais da UCS tem por finalidade fomentar e administrar a realização de estudos e pesquisas na área de Ciências Econômicas e Sociais
O Instituto de Pesquisas Econômicas Sociais - IPES é vinculado ao Centro de Ciências Sociais. Foi criado pela Portaria n° 162, de 21 de maio de 1996, com a finalidade de "fomentar e administrar a realização de estudos e pesquisas na área de Ciências Econômicas e Sociais." Segundo o seu estatuto, aprovado pela Portaria n° 190, de 25 de junho de 1996, desenvolve suas atividades na área de pesquisas econômicas e sociais, com os seguintes objetivos:
Obter e sistematizar dados fidedignos sobre a economia da região;
Propiciar elementos que orientem as decisões dos setores públicos e privados, buscando atingir os seus objetivos específicos;
Identificar oportunidades de investimentos ou de atividades que possam favorecer o desenvolvimento da região;
Promover, sistematicamente, estudos e análises sobre o comportamento da economia regional, de sorte a produzir e aprimorar conhecimentos na área de ciências econômicas;
Estimular intercâmbios entre o IPES e os órgãos de estudo e pesquisas econômicas existentes no País e exterior.
Serviços
O Instituto de Pesquisas Econômicas Sociais desenvolve atividades em três áreas:
No mercado
Pesquisa de mercado
Pesquisa de satisfação de clientes, fornecedores e funcionários
Levantamento de demanda
Análise e planejamento
Diagnóstico situacional
Desenvolvimento de projetos de viabilidade econômica
Análise de aceitação de produto e vendas
Na Universidade
Pesquisas e atividades educacionais e Informações que subsidiam a gestão educacional
Na sociedade
Levantamento do IPC de Caxias do Sul (índices de inflação e preços ao consumidor)
Análise do custo da Cesta Básica
Indicadores de competitividade
Levantamentos sociais
Estudo do mercado de trabalho
Análise do emprego das minorias e da atuação feminina no trabalho
Pesquisas de percepção e satisfação de políticas governamentais
Equipe
Roberto Birch Gonçalves - Diretor
Mosar Leandro Ness - Professor Pesquisador
João Ignacio P Lucas - Professor Pesquisador
Marli Teresinha Giani - Auxiliar de Pesquisa
Contato
Instituto de Pesquisas Econômicas Sociais - IPES
Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Bloco J - Sala 408 - Cidade Universitária - Caxias do Sul
Telefone: (54) 3218-2243
Instituto de Pesquisas em Saúde
O Instituto de Pesquisas em Saúde (IPS) elabora e conduz pesquisas nas áreas laboratorial, epidemiológica e comportamental por meio de parcerias com instituições governamentais, empresas privadas e agências de fomento nacionais e internacionais.
O Instituto de Pesquisas em Saúde (IPS) foi criado a partir da união do Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS (LPHA) e do Instituto de Pesquisas Clínicas para Estudos Multicêntricos (IPCEM), conforme Resolução N° 03/2019 do Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul, com o objetivo de desenvolver e conduzir estudos clínicos em todos os segmentos e especialidades voltados para saúde humana.
Atua no desenvolvimento e condução de pesquisas clínicas em parceria com a indústria farmacêutica e organizações representativas para a pesquisa clínica. Esse trabalho resulta em benefícios diretos à comunidade na promoção do bem-estar e da qualidade de vida, oferecendo acesso a novas terapias, diagnósticos mais precisos e melhores cuidados médicos. O IPS também desenvolve instrumentos para a coleta, armazenamento, análise de dados e inteligência artificial. Junto à comunidade acadêmica, contribui para a formação e capacitação de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais na área da saúde no desenvolvimento e condução de atividades de pesquisa.
Dentre as linhas de atuação, cabe destacar:
Desenvolvimento e condução de pesquisas clínicas (fase I, II, III e IV) em parceria com a indústria farmacêutica e organizações representativas de Pesquisa Clínica (ORPC);
Elaboração e condução de pesquisas nas áreas laboratorial, epidemiológica e comportamental por meio de parcerias com universidades, instituições governamentais, empresas privadas e agências de fomento nacionais e internacionais;
Fornecimento de suporte laboratorial para as atividades de pesquisa desenvolvidas;
Desenvolvimento de instrumentos para a coleta, armazenamento, análise de dados e inteligência artificial;
Treinamento, capacitação e contribuição para a formação de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde no desenvolvimento e condução de atividades de pesquisa.
O Instituto de Pesquisas em Saúde é membro da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS).
A competência e qualidade na realização dos ensaios laboratoriais desde o início de suas atividades resultou na obtenção da acreditação/reconhecimento do Instituto de Pesquisas em Saúde (IPS) de acordo com os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 estabelece critérios para laboratórios que desejam demonstrar sua competência técnica, que possuem um sistema da qualidade efetivo e que são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos. Além disso, estabelece um padrão internacional e único que atesta a competência do instituto na realização de ensaios.
Adicionalmente, o IPS participa de programas de ensaio de proficiência nacionais e internacionais.
Conheça nossa estrutura
Administrativo
Contratos, orçamentos, implementação de projetos, assuntos regulatórios, certificações e gerenciamento das atividades.
Laboratório clínico
Realiza ensaios laboratoriais, gerenciamento de repositório de amostras, definição de logística de amostras, confecção de kits de coleta.
Farmácia
Gerenciamento de medicamentos dos estudos clínicos (solicitação, importação, armazenamento, dispensação, atenção farmacêutica e descarte).
Clínica
Conduz as atividades de acordo com os objetivos do protocolo, incluindo definição de fluxos, recrutamento de pacientes, consultas clínicas.
Ciência dos dados
Elaboração e processamento de formulários de pesquisa, gerenciamento de base de dados, análise de dados, avaliação da qualidade dos dados e inteligência artificial.
Ensino
Promove cursos de extensão de curta-duração, treinamentos e oferece estágios para alunos dos cursos de graduação da UCS.
Instituto de Pesquisas em Saúde – IPS
Direção: Rosa Dea Sperhacke
Universidade de Caxias do Sul – Campus-Sede – Bloco S – Sala 315
Telefone: (54) 3218-2737
Instituto de Saneamento Ambiental
O Instituto de Saneamento Ambiental da UCS tem por finalidade a melhoria da qualidade de vida e ambiental, desenvolvendo ações e projetos nas áreas de gestão e planejamento ambiental, saúde ambiental, recursos hídricos, entre outros
O Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) tem sua atuação voltada para a melhoria da qualidade de vida e ambiental, desenvolvendo ações e projetos nas áreas de gestão e planejamento ambiental, saúde ambiental, recursos hídricos, gerenciamento de resíduos, monitoramento ambiental, educação ambiental, entre outros. Considerando a importância da área ambiental no contexto regional, nacional e internacional o ISAM tem sido um importante catalisador de ações da Universidade de Caxias do Sul nas comunidades da sua região de abrangência, bem como no atendimento a diferentes demandas, tanto do setor público quanto privado.
As áreas de atuação do ISAM estão vinculadas às linhas de pesquisa associadas aos programas de pós-graduação da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais; Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias; Programa de Pós-Graduação em Direito; Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.
A partir de seus projetos de pesquisa, extensão e inovação, o ISAM oportuniza o engajamento de acadêmicos das mais diferentes áreas de formação em atividades de iniciação científica, estágio curricular, mestrado, doutorado, pós-doutorado e extensão, envolvendo ainda alunos de ensino médio e fundamental, caracterizando a transversalidade e a interdisciplinaridade de suas áreas de atuação.
Responsável pelo Programa de Gestão Ambiental da Universidade de Caxias do Sul, o ISAM fornece assessoria técnica em questões ambientais institucionais, como licenciamento de atividades, racionalização do uso de materiais, água e energia, gestão de resíduos e efluentes, recursos hídricos, qualidade da água, paisagismo, entre outros.
Em suas ações na Universidade, o ISAM procura envolver a comunidade acadêmica nas discussões sobre a importância do estabelecimento de práticas de conduta ambientais corretas em todas as atividades ali desenvolvidas, inclusive no Hospital Geral de Caxias do Sul, que é administrado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul.
Considerando que a área ambiental é interdisciplinar por excelência, o ISAM vem criando, gradativamente, condições de integração entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento da Instituição, propiciando o desenvolvimento de uma linha mestra de ação, uniformização de linguagem e de condutas, no sentido de fortalecer a missão ambiental da UCS. Vinculado ao ISAM está o Laboratório de Análises e Pesquisas Ambientais (LAPAM), certificado pela FEPAM e acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE).
O ISAM também articula ações com os diversos laboratórios e unidades da Instituição em demandas de análises ambientais, como águas superficiais e subterrâneas, efluentes, solos, sedimentos e resíduos, responsabilizando-se pelas coletas em campo com o reconhecimento da Rede Metrológica e atendendo às normas técnicas ABNT NBR 15847:2010 - Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de purga.
Além das atividades relacionadas à Universidade, o ISAM presta assessoria e consultoria especializada à comunidade, por meio de convênios de cooperação técnica com governos federal, estaduais e municipais, Ministério Público, universidades, indústrias, e setores do comércio e serviços. Promove, ainda, palestras, cursos e eventos técnico-científicos voltados para a disseminação do conhecimento, educação continuada e formação de recursos humanos.
Objetivos
Promover a gestão ambiental da Instituição, atendendo a todas as unidades universitárias.
Realizar estudos e pesquisas nas áreas da gestão ambiental, recursos hídricos, resíduos, saúde ambiental, educação ambiental, saneamento ambiental, dentre outros, priorizando aqueles voltados para a solução de problemas regionais e nacionais.
Desenvolver, em parceria com organismos públicos e privados, ações com o objetivo de prevenir, minimizar, tratar e dispor adequadamente resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
Promover a qualificação de recursos humanos e a socialização do conhecimento na área ambiental, apoiando os cursos de graduação e pós-graduação e as atividades de extensão oferecidos pela Universidade.
Portfólio
Pesquisa
Gestão e planejamento ambiental.
Gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
Gestão de recursos hídricos.
Saúde e química ambiental.
Saneamento ambiental.
Educação ambiental.
Sistemas de informação.
Geotecnologias.
Consultoria e Assessoria
Monitoramento de sistemas de tratamento e disposição final de resíduos sólidos e líquidos.
Monitoramento da qualidade de águas superficiais e subterrâneas.
Estudos hidrológicos para determinação de vazão de referências de corpos receptores e de determinação e disponibilidade hídrica.
Amostragem e análise de sedimentos.
Planos ambientais municipais, de gestão integrada de resíduos sólidos, saneamento básico e de bacias de captação de água.
Orientação técnica a municípios, principalmente relacionada ao diagnóstico da geração de resíduos sólidos, monitoramento ambiental e saneamento básico.
Elaboração de materiais didáticos e cursos técnicos na modalidade a distância (EaD).
Estudos de impacto ambiental (EIA/RIMA).
Planos de segurança hídrica.
Planos de bacia hidrográfica.
Elaboração de zoneamento ambiental municipal e regional.
Mapeamento de áreas por meio da utilização de veículos aéreos não tripulados (VANT).
Estudos edafoclimáticos e elaboração de mapas temáticos para municípios e regiões (uso e ocupação do solo, solos, riscos e fragilidades ambientais, clinografia, hipsometria, hidrologia, geologia, dentre outros).
Desenvolvimento de sistemas de informações ambientais (SIA).
Produção técnica, científica e tecnológica de divulgação do conhecimento gerado em diferentes atividades de pesquisas, serviços e extensão.
Cursos, seminários, simpósios, palestras, estágios e outras atividades técnico-científicas que objetivam à prestação de serviços, qualificação de recursos humanos e socialização do conhecimento produzido.
Extensão Tecnológica
O ISAM desenvolve atividades de extensão como seminários, cursos e palestras com o objetivo de socializar informações e conhecimentos que contribuam para uma maior sensibilização da sociedade sobre a preservação do meio ambiente.
Como decorrência da sua atuação, o Instituto vem ampliando a assessoria técnica especializada à comunidade, oferecendo suporte laboratorial para as análises de água, águas residuárias e resíduos sólidos e firmando convênios de cooperação técnica com o setor público e privado interessados nestes serviços.
Uma série de cursos de extensão, na modalidade in company, presenciais ou EaD, direcionados a empresas públicas e privadas, são oferecidos pelo ISAM em atendimento as demandas da área ambiental. Tais como:
Elaboração de artigos técnicos.
Planejamento experimental.
Estatística aplicada as ciências humanas e da saúde - Módulo I e Módulo II.
Caracterização de resíduos sólidos.
Análise fitotoxicológica de solos e efluentes.
Coleta e preservação de amostras líquidas e sedimentos.
Coleta de amostras em águas subterrâneas.
Licenciamento ambiental.
Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde.
Elaboração de Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos.
Elaboração de planos de saneamento.
Sensoriamento remoto.
Utilização de VANT para geração e imagens para diagnóstico ambiental.
Saneamento no meio rural.
Educação ambiental.
Monitoramento de corpos hídricos superficiais.
Análise de ciclo de vida.
Logística reversa de resíduos sólidos.
Observação e identificação de fauna .
Observação e identificação de flora .
Laudo de flora.
Caracterização de resíduos poliméricos.
Enriquecimento ambiental para fauna silvestre em cativeiro.
Resíduos da construção civil.
Elaboração de laudo de fauna.
Pegada hídrica na criação animal.
Eficiência energética.
Geoprocessamento e recursos hídricos.
Laudo hidrológico.
Uso racional de água no meio rural.
Saúde ambiental.
Agroquímicos e saúde.
Epidemiologia ambiental.
Qualidade da água e controle de poluição.
Educação ambiental e mobilização social em saneamento.
Operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água.
Águas pluviais e drenagem urbana.
Saneamento ambiental como elemento de sensibilização ambiental.
Estatística para recursos hídricos.
Amostragem, preservação e identificação de fitoplâncton.
Cianobactérias e qualidade da água.
Amostragem, preservação e identificação de zooplâncton.
Geotecnologias aplicadas ao planejamento ambiental.
Instituto de Saneamento Ambiental - ISAM
Direção: Juliano Rodrigues Gimenez
Universidade de Caxias do Sul - Bloco U - Sala 201 - Campus-Sede
Telefone: +55 (54) 3218-2507
Instituto do cérebro
O InsCer é referência no Brasil e no mundo em pesquisa e assistência, com ênfase em neurociências.
Instituto de pesquisa, assistência e inovação em saúde da PUCRS, foi idealizado para colocar a ciência à serviço da vida das pessoas. Busca auxiliar na compreensão, no diagnóstico e tratamento de diversas doenças, especialmente àquelas relacionadas às áreas de neurologia e oncologia. Sendo o unico instituto no Brasil que reúne, em um só lugar, um centro de diagnóstico por imagem com os mais avançados equipamentos de radiologia e medicina nuclear, um centro de pesquisa clínica e pré-clínica com padrão internacional, e um centro de produção de radiofármacos. Atuando de forma integrada para oferecer o melhor em tecnologia e inovação em prol da saúde.
Instituto do Meio Ambiente
Promove projetos de pesquisa e extensão, dedicados a conservação da biodiversidade
O Instituto tem como objetivos apoiar, incentivar e promover atividades relacionadas com o meio ambiente na Universidade e na comunidade, através de estruturas e iniciativas multidisciplinares. Conta com um centro de pesquisas, Pró-Mata, que recebe anualmente centenas de pesquisadores, professores e estudantes de diferentes instituições, brasileiras e internacionais. No espaço são promovidas atividades de ensino, pesquisa e extensão sob a condução do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS.
Instituto do Petróleo e Recursos Naturais (IPR)
Atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de petróleo e derivados.
Instituto de pesquisa que desenvolve soluções de PD&I, serviços e produtos focados em fomentar, dar visibilidade e proporcionar um crescimento sustentado das ações da universidade em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de petróleo e derivados, recursos naturais, energia e meio ambiente. Está localizado na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Parque Canoas de Inovação (PCI)
Essas estruturas refletem o compromisso da Universidade La Salle com a pesquisa aplicada, promovendo a integração entre academia, setor produtivo e sociedade para o desenvolvimento de soluções inovadoras e relevantes.
O PCI é um ambiente que integra ciência, tecnologia, meio ambiente, cultura e lazer, visando ampliar a capacidade de inovação e criar uma marca regional reconhecida nacional e internacionalmente. Embora não seja um instituto de pesquisa formal, o PCI proporciona infraestrutura e suporte para pesquisas aplicadas e desenvolvimento tecnológico, colaborando com a universidade em diversas iniciativas.
Essas estruturas refletem o compromisso da Universidade La Salle com a pesquisa aplicada, promovendo a integração entre academia, setor produtivo e sociedade para o desenvolvimento de soluções inovadoras e relevantes.