Parques Científicos e Tecnológicos
9 registro(s) encontrado(s)
FEEVALE TECHPARK
Com foco na inovação e no empreendedorismo, o Feevale Techpark está integrado à estrutura da Universidade Feevale e possui caráter multicampi e multissetorial, o que contribui para o desenvolvimento local e regional.
O objetivo do Feevale Techpark é promover a aproximação da Universidade com as empresas, incentivando a transferência de tecnologia, a competitividade empresarial e o fomento a novos negócios, produtos, processos e serviços.
O parque tecnológico possui espaços para abrigar empresas de base tecnológica, consolidadas ou iniciantes, além de organizações públicas, privadas ou mistas, focadas no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico, e centros de pesquisa.
O Feevale Techpark é uma referência nacional em termos de cooperação científica e tecnológica. Sua localização é no Vale do Rio dos Sinos, no estado do Rio Grande do Sul, próximo às principais capitais do sul e sudeste do país, em um ponto estratégico do Mercosul. Por isso, é diferenciado em termos de logística e oportunidades de negócios nacionais e internacionais.
Podem ingressar no Feevale Techpark, empresas vinculadas às áreas de atuação abaixo:
- I Tecnologia da Informação e Comunicação
- II Indústria Criativa
- III Materiais e Nanotecnologia
- IV Ciências da Saúde e Biotecnologia
- V Ciências Ambientais e Energias Renováveis
Infraestrutura do Tecnopuc
As diversas organizações localizadas no Tecnopuc possuem acesso a espaços e serviços do campus da PUCRS e da estrutura do Parque em Porto Alegre e em Viamão.
Tecnopuc
- 90 mil m² de área construída
- Áreas de coworking
- Salas individuais
- Ambientes para reuniões e eventos
- Áreas de uso comum
- Espaços de descompressão
- Bicicletário – 40 vagas
- Tour virtual
- Z Café
- Segurança
- Estacionamento
- 3 lugares Porto Alegre, Viamão e Tecnopuc Saúde (INSCER)
- Ambientes de uso compartilhado disponíveis para eventos e reuniões! Conheça todos os espaços e saiba como reservar clicando aqui.
PUCRS
- Living 360
- Rua da cultura
- ATL House
- Parque esportivo
- Centro de eventos
- Hospital São Lucas da PUCRS
- Museu de Ciências e Tecnologia
- Centros de Pesquisa
- PUCRS Carreiras
- Biblioteca Central Irmão José Otão
- Colégio São Marcelino Champagnat
ITEC Park UFN
O ITEC Park UFN tem como principais objetivos fomentar, apoiar e desenvolver atividades relacionadas à ciência, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação, promovendo sinergia entre academia, governo, sociedade e empresas.
O Parque Tecnológico da Universidade Franciscana (ITEC Park UFN) é uma iniciativa da Universidade Franciscana (UFN), contando com o apoio da comunidade da região central doestado do Rio Grande do Sul, entre esses atores, a Prefeitura Municipal de Santa Maria, o SEBRAE/Santa Maria, o Sindicato das Indústrias metalmecânicas e de Materiais Elétricos deSanta Maria (SIMMMAE), e ainda a sociedade que integra as ações para o desenvolvimentoeconômico, social e humano.O ITEC Park UFN tem como principais objetivos fomentar, apoiar e desenvolver atividadesrelacionadas à ciência, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação, promovendo sinergiaentre academia, governo, sociedade e empresas por meio de ações orientadas paradesenvolvimento e o uso intensivo de ciência e tecnologia da informação e comunicação.
Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates
O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari é um ambiente de inovação, de iniciativa da Univates, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Propesq, que conta com o apoio de entidades públicas e privadas. Oferece a pessoas e empresas nacionais e internacionais estrutura para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), principalmente nas áreas de tecnologia de alimentos, tecnologias ambientais e energéticas e tecnologias em saúde e bem-estar, tendo como suporte as tecnologias da informação e da indústria criativa.
Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul - TecnoUCS
O TecnoUCS é um Hub de inovação para realização de projetos e parcerias estratégicas. Espaço para empresas residentes, startups, spinoffs, entidades, associações conviverem e atuarem de forma ativa no ecossistema de inovação.
Programa Hangar
Aproxime a sua caminhada acadêmica do empreendedorismo
Sobre o Hangar
O Hangar é um programa voltado para doutores(as) e doutorandos(as) que estão nos Programas de Pós-Graduação da PUCRS. O propósito é apoiar os pesquisadores(as) a transformar suas pesquisas em produto e/ou negócio, ou despertar o olhar empreendedor em suas áreas de pesquisa e atuação. O programa de capacitação ocorre entre os meses de abril e junho de 2022. As atividades do programa Hangar estão acontecendo em formato híbrido, ou seja, alguns momentos serão presenciais e outros online.
Trilhas
O programa está dividido em trilhas para auxiliar o(a) pesquisador(a) empreendedor(a) na trajetória de desenvolvimento do negócio. As trilhas de desenvolvimento empreendedor são diferentes métodos utilizados durante os níveis de maturidade para a compreensão e integração do projeto de pesquisa no contexto da inovação mercadológica. Dessa forma, o(a) pesquisador(a) conhecerá as possibilidades empreendedoras e aplicá-las na prática por meio da sua pesquisa. Entre os conteúdos que serão trabalhados no programa, estão:
- Inspiração: conteúdos de temas diversos sobre empreendedorismo relacionado à pesquisa, com cases inspiracionais sobre diferentes assuntos (formação do perfil empreendedor). A trilha Inspiração acontece de forma online assíncrona.
- Hands On: aproximar o pesquisador/a ao mercado, através de práticas e preenchimento de canvas para o aprimoramento do projeto (tipagem + análise de mercado). A trilha Hands On acontece de forma online síncrona (conforme programação abaixo)
- Mentorias: encontros agendados com advisors para discussão sobre o projeto e mentorias on-demand (professores da universidade ou profissionais de mercado).
- Conexão: Trilha com encontros presenciais com diferentes temáticas, buscando integrar pesquisadores ao mercado e ampliar conexões.
Em breve, informações da programação para 2023.
TECNOPUC - Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Somos um ecossistema de inovação conectado e global.
O ecossistema envolve empresas públicas e privadas, centros de pesquisa, startups e entidades profissionais e empresariais em uma comunidade articulada que colabora para o desenvolvimento de negócios inovadores. As organizações que compõe o Parque são de diferentes portes, mercados e tecnologias, formando uma comunidade de empresas e pessoas diversa e rica. O ambiente proporciona a aproximação de membros das empresas do Parque e da Universidade, a partir da Rede Inovapucrs.
Tecnosinos - Parque Tecnológico
O objetivo do Parque Tecnológico de São Leopoldo é criar um ambiente que fomente o surgimento e a instalação de empresas de base tecnológica, que impactem no desenvolvimento socioeconômico e ambiental do RS, em especial da região do Vale dos Sinos.
O principal objetivo do Parque Tecnológico de São Leopoldo é criar um ambiente que fomente o surgimento e a instalação de empresas de base tecnológica, que impactem no desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Rio Grande do Sul, em especial da região do Vale dos Sinos.
O parque possui mais de 110 empresas, entre elas 50 startups e 60 consolidadas, gerando mais de 8 mil empregos diretos.
O Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos conta com toda a infra-estrutura necessária para transformar ideias inovadoras em oportunidades. Nosso objetivo é fomentar novas economias da área da tecnologia orientadas pelo empreendedorismo inovador, e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Criado há mais de 20 anos, o Tecnosinos abriga empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias Renováveis e Tecnologias Socioambientais.
Atualmente, são 110 empresas nacionais e internacionais, um faturamento de mais de R$ 2,5 bilhões e 120 registros de propriedade intelectual. Grandes companhias globais se unem a dezenas de startups incubadas e graduadas na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), gerando inovação e movimentando a economia.
Hoje, o parque é responsável pela geração de milhares de empregos, pelo desenvolvimento de uma cultura empreendedora e por colocar o nome do município no mapa mundial.
Atualmente, seis países estão presentes no parque: Brasil, Alemanha, Coreia do Sul, Holanda, Índia, Suécia e Suíça. Além disso, o Tecnosinos tem firmado parcerias com diversos parques tecnológicos do mundo todo, e faz parte da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), que abriga mais de 400 parques tecnológicos no mundo.
UPF Parque
Um ecossistema inovador que conecta pessoas e a Universidade à ideias revolucionárias, transformando a com a comunidade