Núcleos de Inovação Tecnológica
7 registro(s) encontrado(s)
Agência de Projetos
Composta pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da PUCRS
Atua nas atividades de negociação e gestão dos projetos institucionais da Universidade, através da proteção intelectual e da transferência de conhecimento ao setor produtivo (TechTransfer). A partir disso, avalia as criações intelectuais e invenções quanto à viabilidade de proteção, comunica o portfólio de tecnologias e de conhecimento disponíveis na Universidade para empresas, conforme as políticas institucionais, e encaminha a devida proteção junto aos órgãos competentes do país, e do exterior. Fortalecendo e ampliando a inserção da PUCRS na sociedade.
NITT - Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica
Serviços englobam inovação, sensibilização, desenvolvimento, registro e transferênca de propriedade intelectual.
O Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) atua na orientação e assessoria na gestão do conhecimento científico e tecnológico, exercendo atividades concernentes à disseminação da cultura de propriedade intelectual, registro de propriedade intelectual e ao sigilo das informações sensíveis, à proteção do conhecimento e à comercialização das inovações geradas na Universidade La Salle.
FALE CONOSCO
No caso de dúvidas basta entrar em contato através do telefone e e-mail de contato.
Contato
Telefone: (51) 3476-8420
E-mail: escritoriodeprojetos@unilasalle.edu.br
Localização: Av. Victor Barreto, 2288, Sala 161, Prédio 02, Canoas - RS
Núcleo de Inovação e transferência De Tecnologia
A sua empresa tem algum desafio que a nossa comunidade possa solucionar? Traga sua proposta e participe dos nossos programas de incentivo à inovação.
Saiba mais em: https://www.feevale.br/inovacao/nitt
Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NITT
APESC e suas mantidas...
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT, ligado à Pró-Reitoria Acadêmica através da Direção de Inovação e Empreendedorismo, é responsável pela gestão da propriedade intelectual da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC e suas mantidas e pelo apoio a transferência de tecnologias e conhecimento advindos de atividades institucionais nas dimensões ensino, pesquisa, extensão e inovação, entre outras atividades afins.
Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT)
Objetiva incentivar o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para o progresso científico e tecnológico e estimular a cultura inovativa.
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT, com sede e foro do Campus Universitário da Universidade de Cruz Alta, é uma unidade de serviços vinculada à Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia – START e que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para o progresso científico e tecnológico, estimulando a cultura inovativa e a busca pelo desenvolvimento de pesquisas capazes de contribuir com a inovação das mais diversas áreas da ciência.
Núcleo de Inovação Tecnológica
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UPF, representado pelo UPF Parque, gerencia a Política de Inovação da Universidade, promovendo a proteção da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia para o setor produtivo.
Atua na prospecção tecnológica, inteligência competitiva e apoio a pesquisadores na proteção de suas criações. Além disso, incentiva o empreendedorismo e fomenta empresas de base tecnológica e criativa.
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é representado pelo UPF Parque e está estruturado nos moldes preconizados pela Lei de Inovação, sendo o responsável por gerir a Política de Inovação da UPF, estando vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).
São competências do NIT:
i) promover a inovação tecnológica e a transferência de conhecimento da Universidade para o setor produtivo, por meio da proteção da propriedade intelectual e da negociação de contratos de transferência de tecnologia;
ii) elaborar e gerenciar o portfólio de patentes disponíveis para transferência tecnológica;
iii) desenvolver estratégias de transferência de inovação gerada pela Universidade;
iv) realizar estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva, para orientar as ações de inovação da Instituição;
v) acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da Instituição;
vi) negociar os contratos de transferência de tecnologia de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação oriunda da UPF.
Para garantir que a proteção da propriedade intelectual e a transferência de conhecimento gerado na Universidade sejam realizadas de forma adequada, serão estabelecidas resoluções para tratar da matéria. O NIT é responsável pela gestão da propriedade intelectual, auxiliando os pesquisadores e os inventores na proteção de seus direitos e na transferência de conhecimento para a sociedade.
A Política deve levar em consideração a legislação vigente e as práticas éticas de pesquisa, garantindo que os direitos dos criadores sejam preservados e que a transferência de conhecimento seja realizada de forma transparente e justa para todas as partes envolvidas.
Por meio do NIT, a Universidade poderá difundir e estimular a cultura empreendedora, a partir das seguintes ações:
i) incentivar e apoiar o surgimento de empresas de base tecnológica; e
ii) oportunizar, através da incubadora tecnológica, o surgimento de novas empresas de base criativa e tecnológica.
UCSGRAPHENE
Centro de excelência no desenvolvimento de soluções tecnológicas, focando na utilização de materiais avançados para aprimorar produtos e processos industriais
A UCSGRAPHENE se consolidou como um centro de excelência no desenvolvimento de soluções tecnológicas, focando na utilização de materiais avançados para aprimorar produtos e processos industriais. Ela não apenas cria novos produtos, mas também transforma processos industriais, utilizando materiais como o grafeno e outros nanomateriais, sempre com a missão de liderar o avanço da nanotecnologia e da inovação sustentável.
A UCSGRAPHENE é o primeiro e maior centro de desenvolvimento de grafeno em grande escala, instalado por uma universidade na América Latina. Em operação desde março de 2020, reúne a expertise da Universidade de Caxias do Sul conquistada em 20 anos de pesquisa avançada em nanomateriais, resultando em nanoplaquetas grafeno de alta qualidade para a prestação de serviços tecnológicos inovadores a setores estratégicos e portadores de futuro.
A origem acadêmica e a sua forte inserção no ambiente científico são diferenciais da UCSGRAPHENE, assegurados pela multidisciplinaridade do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS e também por acordos de cooperação com universidades nacionais e internacionais para a realização de pesquisas, projetos, serviços tecnológicos e capacitação técnico-científica.
O que fazemos
Além de sua forte atuação no desenvolvimento de novos produtos, a UCSGRAPHENE também se destaca na caracterização e no aprimoramento de processos produtivos. Seu papel vai além da simples aplicação de novos materiais, oferecendo serviços que permitem que empresas inovem em seus processos, garantindo maior eficiência, resistência e sustentabilidade nos produtos finais.
Produção
A UCSGRAPHENE tem capacidade para disponibilizar até 5000 kg/ano, estando apta a atender pesquisas em âmbito nacional e internacional com nanoplaquetas de alta pureza e qualidade.
Caracterização
Os laboratórios de serviços tecnológicos da Universidade de Caxias do Sul são acreditados pela CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação (INMETRO) ou reconhecidos pela Rede Metrológica - RS. Estes laboratórios atendem os requisitos da qualidade segundo a norma NBR ISO/IEC 17025:2017. Têm uma ampla estrutura de caracterização voltada a análises internas e externas de materiais em geral. Como consequência dessa expertise, os laboratórios têm um foco estratégico para grafeno e seus derivados, ou outros nanomateriais.
Aplicações
A participação em projetos inovadores e a transferência de tecnologia em diferentes áreas do conhecimento, desenvolvendo produtos novos ou aprimorando os existentes a partir da incorporação de grafeno, nanomateriais ou outros materiais.
Com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e infraestrutura de ponta, a UCSGRAPHENE é um polo de inovação que conecta academia e indústrias, colaborando diretamente no desenvolvimento de soluções de alto desempenho. Sua atuação abrange uma ampla gama de setores industriais, incluindo automotivo, agrícola, medicina regenerativa, nanotecnologia, compósitos, polímeros, cerâmicos e materiais inteligentes. O objetivo é criar diferenciais competitivos para as empresas, por meio da integração de grafeno ou seus derivados e outros materiais avançados, utilizando a estrutura do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul - TecnoUCS.
UCSGRAPHENE
Coordenadora: Neide Pessin
+55 (54) 3218-2570
atendimento.ucsgraphene@ucs.br
Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Bloco 71 - Caxias do Sul, RS