Projetos de extensão / UNICRUZ
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A Contribuição da Unicruz ao Banco de Alimentos
A renovação do projeto, justifica-se devido à grande importância que as atividades que estão sendo desenvolvida pela Unicruz para o Banco de Alimentos das ações educativas para a melhoria da qualidade da alimentação e nutrição da população carente.
Os professores da Universidade juntamente com acadêmicos dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação tem contribuído com o desenvolvimento das atividades nas entidades. Neste ano como algumas atividades ainda estão ocorrendo de forma remota, foram feitas palestras com a participação de alunos do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural falando sobre hortas, o tema foi solicitado pela nova nutricionista do Banco de Alimentos que assumiu neste ano. O bolsista também auxiliou nas atividades realizadas durante a vacinação com a arrecadação de alimentos para posterior distribuição para as diferentes entidades. Outras áreas do conhecimento têm se agregado ao projeto, a Unicruz que tem desenvolvido ações envolvendo temas como educação, direitos humanos e justiça, comunicação, saúde, promovendo a inovação social das pessoas. As atividades realizadas, são discutidas previamente com as entidades para identificarmos a necessidade de diferentes públicos de forma remota. A Unicruz mobiliza esforços e recursos que contribuem para a superação da pobreza e a melhoria da qualidade de vida de crianças, adultos e idosos que recebem alimentos doados pelo Banco. Essa parceria entre a Universidade de Cruz Alta e o Banco de Alimentos mobiliza esforços e recursos que contribuam para uma melhor alimentação da população carente. Nesta perspectiva o objetivo da proposta da UNICRUZ é possibilitar aos alunos e docentes a vivência em situações humanitárias que envolvem a vulnerabilidade econômico-social em que vivem os beneficiados do Banco de Alimentos, através da colaboração no planejamento, monitoramento e avaliação das atividades do Banco de Alimentos de Cruz Alta, a fim de minimizar os efeitos da fome através do combate ao desperdício de alimentos e promoção de cidadania. A solicitação de renovação da bolsa PIBEX do referido projeto deve-se a abrangência e importância que a inserção da Universidade de Cruz Alta tem no delineamento das atividades e na participação dos bolsistas em serem os ministrantes de cursos ou oficinas às pessoas cadastradas nas entidades socioeducativas. Destaca-se a sua importância devido a articulação entre atividades acadêmicas de formação e, além disso, possibilita ao acadêmico uma formação cidadã em um projeto de caráter comunitário, onde ser cidadão não é apenas cumprir com seus deveres perante o estado, mas também participar ativamente dos meios que possibilitam a construção de um projeto de sociedade mais justo, onde os direitos mais básicos e a dignidade sejam preservados. Nossos acadêmicos tanto de graduação como de pós-graduação tem a oportunidade de acompanhar de forma muito próxima a realidade de cada entidade, identificando seus problemas e sugerindo alternativas para melhorias. O número de entidades atendidas pelo banco também é muito importante, o caráter comunitário das ações e pela atuação de nossos professores e alunos nas discussões sobre a segurança alimentar em nosso município vem atender a expectativa de um projeto de interesse social. Sendo assim, solicitação de renovação do referido projeto deve-se a abrangência e importância que a inserção da Universidade de Cruz Alta tem no delineamento das atividades implanta das pelos professores e bolsistas da UNICRUZ no Banco de Alimentos de Cruz Alta.
ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS
Dois terços das mortes mundial por cânceres estão localizados em países subdesenvolvidos. Essa taxa de mortalidade elevada ocorre devido à demora no diagnóstico e também pelas dificuldades de acesso ao tratamento.
No Brasil, a estimativa de ocorrência de câncer é de 600 mil novos casos, para cada ano, essas estimativas refletem o aspecto de um país que possui os cânceres de próstata, pulmão, mama feminina, cólon e reto entre os mais incidentes, entretanto o país também apresenta altas taxas para os cânceres do colo do útero, estômago e esôfago. A terapêutica do paciente oncológico requer tratamento combinado, é essencial a realização do acompanhamento de foram individuais, atendendo todas as necessidades. Aquimioterapia é o tratamento mais comum no controle do câncer, e requer por vezes, longos períodos de hospitalização. Os efeitos e complicações da quimioterapia podem reduzir a qualidade de vida a ponto de deprimir os pacientes causando a suspenção das suas atividades rotineiras. A administração oral de agentes quimioterápicos ganhou destaque nos últimos anos já que possibilita um menor risco de extravasamento em comparação ao acesso venoso além de, permitir maior autonomia do paciente em relação à tomada de seu medicamento na dose prescrita e no horário adequado. Por outro lado, existe a possibilidade de não adesão ao tratamento, ensinar o paciente a reconhecer a importância da adesão e o manejo dos efeitos adversos na terapia oral é função do farmacêutico que acompanha o paciente com câncer. Além da dispensação o tratamento medicamentoso do paciente oncológico requer a assistência farmacêutica integral para garantir o cuidado e a segurança do paciente, tendo em vista que, os problemas de saúde colaboram para o uso de múltiplos medicamentos que aumentam o risco de interações medicamentosa, com alimentos, reações adversas e ao constante aumento no uso da polifarmácia. Além disso, o tratamento do câncer causa mudanças bruscas na vida do paciente, podendo alterar a qualidade de vida. A qualidade de vida é definida como a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Diante do exposto, esta pesquisa justifica-se pela necessidade da intervenção farmacêutica para a orientação, o manejo clínico e estratégias de prevenção dos Resultados Negativos associados à Medicação (RNM) assim, obtém-se maior efetividade do tratamento quimioterápico. Com isso, o objetivo deste estudo é identificar os RNM através do acompanhamento farmacoterapêutico utilizando o Método Dader e também verificar a qualidade de vida de pacientes em uso de quimioterapia antineoplásica oral em Estratégias de Saúde da Família de Cruz Alta/RS.
APOIO SOCIAL E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS IDOSOS COM ALZHEIMER E SEUS CUIDADORES
Trata-se de um projeto de Extensão que tem como objetivo oportunizar apoio social aos idosos com Alzheimer e seus cuidadores, por meio de atividades interdisciplinares com foco psicossocial que possibilitem promoção, prevenção a reabilitação.
Serão desenvolvidas oficinas para os idosos e também para os cuidadores uma vez na semana, junto o Centro de Convivência do Idoso, com a equipe da UNATI que integra este projeto e com os responsáveis pelo Centro de Convivência do Idoso – CCI, uma vez que este projeto tem o apoio e a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Social de Cruz alta, por meio do CCI.
ATENDIMENTOS ÀS MULHERES EM CONDIÇÕES DE VIOLÊNCIA
Este projeto de extensão visa trabalhar com ações voltadas ao acompanhamento jurídico processual de mulheres nas áreas criminal, de direito de família e civil, via Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ, nos termos da Lei Maria da Penha.
Ainda, realizar ações de prevenção e enfrentamento da violência de gênero, na prevenção à violência em atividades voltadas à informação e à sensibilização da comunidade cruz-altense a respeito da violência de gênero, direitos humanos e fundamentais, com a promoção de encontros e eventos, bem como, trabalhar para o empoderamento e a emancipação feminina. O projeto de extensão será construído para atender aos conflitos oriundos das questões gênero, mais especificamente das mulheres em situação de violência e apoio as mulheres vítimas de violência atendidas pelo Centro de Referência Maria Mulher, mantido pela Prefeitura Municipal. O objetivo principal acerca do desenvolvimento do presente projeto é que as mulheres passaram pela vitimização secundária, uma vez que não possuem orientação nem acompanhamento jurídico processual, somando o cenário de desamparo ao de violência de gênero, especialmente doméstica e familiar. Assim, as vivências, consultas e informações serão prestadas pela professora coordenadora do projeto e por bolsistas, que serão realizadas no Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ, localizado na Rua Procópio Gomes, nº 915, 2º Andar, Centro. O projeto visa contar as parcerias da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Cruz Alta, Delegacia da Mulher, Centro de Referência Maria Mulher. Internamente, os parceiros são: Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ e Balcão do Consumidor.
Ative-se: programa de exercícios físicos para promoção da saúde
Ressaltamos que enquanto instituição social, a universidade possui uma relação intrínseca com o Estado, consequentemente, acompanha as transformações sociais, políticas e econômicas do meio em que está inserida.
Afinal, a universidade “mais do que determinada pela estrutura da sociedade e do Estado seria, antes, um reflexo deles”. Paula (2013) aponta que a extensão seria a dimensão da universidade cuja finalidade é estar além das suas funções primárias: o ensino e a pesquisa. Tendo por base a interdisciplinaridade e o alcance de um público heterogêneo, posto que abarca em si a comunidade intra e a extramuros universitários. Consequentemente, a extensão configura-se como a única das três dimensões universitárias capaz de suprir o caráter social da universidade. Nesse sentido o ATIVE-SE enquanto Programa de extensão amplia a relação extramuros da universidade fortalecendo os laços com o município onde se localiza, contribuindo com as Políticas Públicas de Promoção da Saúde e leva, principalmente a comunidade idosa programas sistematizados de condicionamento físico e orientações de saúde que contribuem para a saúde proporcionando uma melhor qualidade de vida a esta população que vem aumentando de forma rápida na nossa sociedade. Desta forma, e considerando que o ATIVE-SE é um Programa Institucional que vem se fortalecendo cada vez mais na comunidade, estreitando os vínculos entre a universidade e a sociedade com ações que contribuem com a saúde e a qualidade de vida, e que estas ações devem ser um processo contínuo ao longo de toda a vida, justificamos a solicitação de renovação do referido Programa. Destaca-se que o ATIVE-SE já faz parte da vida do grupo (participantes, alunos e professores) e é um motivador para enfrentar as doenças que apresentam, assim como configura-se como um grupo de interesses comuns, onde interagem e enfrentam seus problemas de saúde e de socialização com a ajuda dos outros. Portanto, além de apresentar-se como um Programa de saúde e qualidade de vida ainda tem a característica de um Programa de socialização de idosos na comunidade. Além disto, o Programa apresenta potencial para o desenvolvimento de pesquisa (TCC, iniciação científica, dissertações de mestrado), bem como para o desenvolvimento de estágios na área da saúde e qualidade de vida, aliando o ensino a pesquisa e a extensão.
Link: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2022/09/portfolio-projetos-de-pesquisa-e-extensao-2022.pdf
Balcão do Consumidor, levando o direito do consumidor ao alcance de todos
O Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, conta com o projeto de extensão “Balcão do Consumidor: levando o direito do consumidor ao alcance de todos”. O projeto tem como viés principal oportunizar à comunidade de Cruz Alta.
O Balcão do Consumidor pretende disseminar entre os cidadãos de Cruz Alta, o conhecimento dos direitos do consumidor, facilitando a solução dos conflitos típicos das relações de consumo via mediação consumerista. A operacionalização das situações de controvérsias entre consumidores e fornecedores é realizada na sede do projeto, junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ, que fica, atualmente, na Rua Procópio Gomes, nº 915, 2º Andar, Centro. O Balcão do Consumidor conta com uma equipe de trabalho composta por: Professor Coordenador, Professores colaboradores do projeto (professores da disciplina de estágio curricular supervisionado I), acadêmicos (bolsista e voluntários - preferencialmente aqueles que estiverem cursando a cadeira obrigatória de Direito do Consumidor, do 8º semestre) e eventuais professores voluntários ligados às temáticas vinculadas às relações de consumo. O Projeto conta com uma parceria junto ao Procon Câmara de Cruz Alta, que funciona junto a Câmara de Vereadores. Portanto, o projeto presta atendimento aos consumidores, buscando a solução de conflitos de forma extrajudicial, realizando um serviço gratuito à comunidade de Cruz Alta, prestado por professores e alunos do Curso de Direito da UNICRUZ, bem como, levando o direito do consumidor ao alcance de todos através da realização de ações extensionistas junto a disciplina de direito de consumidor.
Link: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2022/09/PORTFOLIO-PROJETOS-DE-PESQUISA-E-EXTENSAO-2022.pdf
BDR - Banco de Dados Regional
Os dados e informações auxiliam para divulgar a realidade do processo produtivo de uma região, sendo um dos formatos de demonstrar os elementos que são importantes para a definição de políticas públicas e atividades de pesquisa.
Acredita-se que tanto o acesso aos dados como a maneira de tratá-los para a obtenção das informações tem relevância sobre os múltiplos aspectos que influenciam na atividade social e econômica de qualquer região, principalmente dos municípios. Além disso, há a necessidade de fornecer instrumentos capazes de apoiar os gestores públicos e pesquisadores nas suas atividades. Pois, nem sempre, as particularidades de cada local estão disponíveis, muitas vezes, a informação existente é agregada e não específica à determinada região ou localidade. Com este projeto, apresenta-se ao público, e num único local, os dados com um conjunto de informações socioeconômicas, possibilitando a gestores, pesquisadores, universitários e a comunidade em geral, conhecer um pouco mais a realidade da região do Corede Alto Jacuí, acolhendo, assim, uma demanda significativa por informações quantitativas sobre o tema, até então contemplado, muitas vezes, em trabalhos e bases de dados dispersas. Com este propósito, pretende-se continuar divulgando a séries de dados socioeconômicos e enriquecer o acervo estatístico da região em estudo, além de instrumentalizar tanto alunos como governos locais na tarefa de gerir políticas públicas voltadas para os 14 municípios da região do Corede Alto Jacui. Assim, a prorrogação e a manutenção do projeto justificam-se pelo fato de ser uma maneira de continuar aprofundando o conhecimento sobre os fatores das disparidades socioeconômicas da região proposta para a análise, além de contribuir para a elaboração de políticas públicas ajustadas às realidades dos 14 municípios e eficazes na obtenção de resultados sociais e econômicos, gerando subsídios e informações especialmente para a administração pública e pesquisadores. Acredita-se ainda, que a exposição dos dados possa gerar um debate público sobre a situação socioeconômica atual e futura da região do Corede Alto Jacui. Além disso, possibilitará o acompanhamento das principais tendências e dimensões da situação socioeconômica da região, o que facilita a execução de ações planejadas e de maior eficácia, o que permite melhorias na tomada de decisão.
Link: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2022/09/PORTFOLIO-PROJETOS-DE-PESQUISA-E-EXTENSAO-2022.pdf
Centro de Equoterapia Unicruz – CEU
O projeto oferece a equoterapia à comunidade de Cruz Alta e região, tendo em vista a grande demanda de pessoas com necessidades especiais.
A situação problema foi controlada e houve a manutenção e permanência do Centro de Equoterapia UNICRUZ - CEU, com atendimentos semanais para proporcionar uma melhor qualidade de vida e um resgate da autoestima dos seus praticantes. O público-alvo são pessoas com deficiência, pessoas com necessidades especiais, crianças e adultos, com indicação médica dos centros/clínicas de atendimento de saúde e pedagógicas, escolas municipais, estaduais e particulares. Através deste projeto de extensão, procuramos oferecer aos acadêmicos uma formação diferenciada, uma vez que poucos cursos da área da saúde e educação, do Estado, oferecem este tipo de conhecimento e prática acadêmica, demonstrando a preocupação da Universidade na qualificação dos profissionais que está formando; além de desenvolver um trabalho em equipe interdisciplinar, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos praticantes de equoterapia. A viabilidade do CEU proporciona um grande diferencial nos cursos de fisioterapia, veterinária e pedagogia. Esta vivência de acadêmicos e professores leva a uma interação nas diferentes áreas de conhecimento, bem como entre os acadêmicos bolsistas e voluntários, valorizando a extensão universitária, com a implantação de um serviço destinado a comunidade em geral, beneficiando pessoas carentes com necessidades neurológicas, educativas e sociais. Podemos observar a importância destas atividades na qualificação dos acadêmicos, através da vivência de trabalho de pesquisa em equipe multiprofissional, aliando a prática terapêutica à pesquisa, levando à um atendimento humanitário à comunidade. Influencia também na qualificação dos docentes envolvidos, reforçando a necessidade da formação continuada e a oportunidade de atividades de extensão. Com a consolidação das atividades no Centro, desde 2011, passou a fazer parte do estágio curricular obrigatório do Curso de Fisioterapia, no 9º e 10º semestre, onde os acadêmicos passam em torno de nove semanas nas atividades de equoterapia. Buscando o desenvolvimento acadêmico, os alunos são incentivados à realização de pesquisas para trabalhos de conclusão de curso, artigos e resumos para apresentação em seminários de pesquisa, discussão sobre tratamentos e patologias em estágio e aulas práticas. Contribui com a formação dos fisioterapeutas, veterinários e educadores, visando o comprometimento com a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, qualidade de vida, socialização e inclusão social, pensando nas transformações motoras, educacionais e sociais, com o diferencial de uma terapia lúdica, obtendo resultados positivos logo no início de tratamento. O projeto vem contribuir com a formação dos acadêmicos das áreas da saúde e educação. Na área da saúde, no curso de Fisioterapia, formando profissionais comprometidos com os pacientes em sua integralidade, com a prevenção, a promoção e a reabilitação da saúde, qualidade de vida, socialização e inclusão social. No decorrer destes anos atendemos inúmeros pacientes, com as mais diversas patologias, como: paralisia cerebral, síndrome de Down, Doença de Machado Joseph, déficits de atenção, autismo, acidente vascular encefálico, sequelas de traumatismo craniano, transtornos de comportamento, fobias, depressão, entre outras. Temos através da equoterapia atividades lúdicas, com ganhos em um curto espaço de tempo, pois proporciona um ambiente diferenciado, com estímulos visuais, auditivos, proprioceptivos, cinestésicos e motores, devido ao movimento tridimensional e rotacional durante o passo do cavalo, movimentação semelhante à marcha humana, solicitando o sistema nervoso central, periférico e musculoesquelético na sua totalidade. Busca o comprometimento com as transformações biopsicomotoras, educacionais e sociais, entendidos como eixos humanizantes e humanizadores que possibilitem a (re) significação da prática, articulada e efetivada nos contextos comunitários, conforme o Projeto Político Pedagógico dos cursos de fisioterapia, medicina veterinária e pedagogia. Esse tipo de atividade terapêutica facilita e exige a participação do cavaleiro como um todo, contribuindo assim, para o aprimoramento da força muscular, do relaxamento, da conscientização do próprio corpo e do desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação, essenciais a bipedestação do ser humano e de todas as vantagens sociais que a terapia proporciona. Os benefícios da terapia são numerosos: o ato de cavalgar estimula e desafia, pois quando observamos um animal de grande porte e extrema beleza, somos estimulados e desafiados a montar, levando-nos a um aumento da autoconfiança, do autocontrole e da autoestima. É uma recreação com um esporte vital, favorecendo a socialização, através do contato com o cavalo e outras pessoas agindo em equipe. O aprendizado e o desenvolvimento são facilitados pela atenção, concentração, disciplina e responsabilidade exigidas para cuidar e manejar um grande animal a despeito das limitações intelectuais, psicológicas e físicas de indivíduos portadores de necessidades especiais. Durante a equoterapia podemos propor atividades e brincadeiras com o intuito de que o praticante pegue em suas mãos a “rédea” de sua própria vida, trabalhando conflitos, traumas e desorganizações comportamentais por meio da conscientização de suas potencialidades, resgate da autoestima e autoconfiança. Através da equoterapia é possível solucionar dificuldades quanto à assimilação, a memorização ou processo cognitivo do praticante tais como: a autoestima, segurança, afetividade, psicomotricidade, ludicidade, disciplina, raciocínio lógico e perspectivas motoras sensoriais (CUERVO, 2017). Com a vivência de todos os anos de atividades e observando os benefícios junto às comunidades externa (Cruz Alta e região) e comunidade interna (acadêmicos, professores e colaboradores), buscamos arrecadar recursos, através de projetos.
Link: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2022/09/PORTFOLIO-PROJETOS-DE-PESQUISA-E-EXTENSAO-2022.pdf
Comportamento Sustentável dos Povos Indígenas da Região do Alto Jacuí em Relação ao Meio Ambiente
O projeto tem o propósito de desenvolver atividades com os/as Acadêmicos/as do Curso de Direito e do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Universidade de Cruz Alta, no sentido de promover estudos, relacionados à historicidade dos povos.
Os estudos, quanto à situação atual, serão realizados a partir das informações obtidas por dados, gerados pelos Órgãos competentes, como, por exemplo, a Fundação Nacional do Índio - FUNAI, para a identificação de conhecimentos tradicionais de Povos Indígenas, relacionados, por exemplo, ao artesanato, às práticas medicinais, ao comportamento sustentável em relação ao meio ambiente. Partindo-se do pressuposto de que os Povos Indígenas não possuem, atualmente, seus direitos básicos assegurados, vivendo em situação de vulnerabilidade, o que coloca em risco, até mesmo, a manutenção de suas culturas, situação que é derivada, principalmente, pela falta de interesse, conhecimento, e, por decorrência, pela falta de reconhecimento e respeito da sociedade não-indígena, a pretensão é demonstrar que, ante a crise ambiental, vivenciada, atualmente, no mundo, pela exploração demasiadas dos recursos naturais, os conhecimentos tradicionais desses Povos são elementares para a preservação/restauração do meio ambiente, sendo mais um motivo para que sua cultura seja valorizada e seus conhecimentos preservados. O despertar/fortalecimento de uma consciência ecológica e sustentável, em todas as pessoas, é premente, assim como a adoção de comportamentos que estejam de acordo com a preservação dos recursos naturais e culturais, para assegurar que a Terra apresente condições de habitabilidade, nas condições atuais, para as futuras gerações. O conhecimento, pelas sociedades não-indígenas, dos costumes, tradições e práticas das sociedades indígenas, é imprescindível para, além destas terem seus direitos materializados, que seus conhecimentos sejam valorizados, enquanto elemento cultural, caracterizador de cada comunidade indígena, assim como práticas sustentáveis, que devem ser preservadas e, inclusive, que sirvam de referência para a adoção de comportamentos sustentáveis por outras sociedades. Portanto, a pesquisa será uma possibilidade de tratar da importância da Educação Ambiental como uma ferramenta da tutela aos saberes tradicionais dos Povos Indígenas, constituindo-se em um dos pressupostos para a Educação Ambiental, a efetivação do eco desenvolvimento, fomentando a transformação social, o sentimento de responsabilidade coletiva e viabilizando a prática cidadã, a fim de buscar alternativas sustentáveis para se reverter a crise ambiental e assegurar a todos um desenvolvimento num ambiente saudável, com qualidade de vida, para estas e as futuras gerações.
Link: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2022/09/PORTFOLIO-PROJETOS-DE-PESQUISA-E-EXTENSAO-2022.pdf
Educação em Saúde: Ferramenta para a Promoção da Saúde do Trabalhador no Espaço Universitário.
Tem como objetivo promover espaços de educação em saúde com os docentes e colaboradores da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Metodologia da atividade de extensão.
Para o alcance do objetivo serão desenvolvidas ações de educação e saúde com os docentes e colaboradores da Universidade de Cruz Alta – Unicruz. A cada mês será abordada uma temática, a qual terá vinculação com as datas comemorativas do Ministério da Saúde. Além desses assuntos, também serão trabalhados os riscos ocupacionais inerentes a cada função e setor. A educação em saúde ocorrerá de modo presencial nos próprios espaços laborais (adotando-se todos os protocolos relacionados à prevenção da COVID-19) e também de modo remoto com a utilização de plataformas digitais, tendo um tempo estimado de até 30 minutos, sempre desatando o aspecto multi e interdisciplinar. A educação em saúde será facilitada pela entrega de folders aos trabalhadores, exposição de painéis informativos nos corredores da instituição, formação de grupos, palestras e oficinas. As temáticas escolhidas para serem trabalhadas nesta proposta são: Março > Tuberculose e Saúde Renal; Abril > Meningite e Hipertensão arterial; Maio > Saúde digestiva; Junho > Imunizações e Obesidade; Julho > Saúde Ocular e Hepatites virais; Agosto > Colesterol e fumo; Setembro > saúde mental; doação de órgãos e medula óssea; Outubro > saúde da mulher e sífilis; Novembro > Diabetes e saúde do homem; Dezembro > Aids e câncer de pele; Fevereiro > câncer e drogas e alcoolismo. Para avaliação das atividades será aplicado um instrumento ao final de cada semestre a fim de avaliar o desenvolvimento da proposta, planejar as ações subsequentes e aprofundar temáticas emergentes. Esta proposta está ancorada no 30 Objetivo do Desenvolvimento Sustentável que consiste em assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Destaca-se, ainda, que esta proposta se insere entre os temas elencados na Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde (2018), no eixo 8 – gestão do trabalho e educação em saúde. Espera-se que com essa proposta haja maior proximidade entre os docentes, colaboradores e acadêmicos do curso de enfermagem. Espera-se que haja maior qualidade de vida no trabalho dos sujeitos e que possam refletir positivamente no processo educacional.
Link: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2022/09/PORTFOLIO-PROJETOS-DE-PESQUISA-E-EXTENSAO-2022.pdf
Exposição Solar: fotoeducação à população atendida na atenção primária.
Este projeto pretende obter dados sobre a prevalência dos grupos de riscos e dados sociodemográficos sobre o câncer de pele e hábitos de fotoexposição e proteção solar nas ESFs do município de Cruz Alta.
A coleta de dados torna-se difícil no momento atual, devido ao cancelamento dos grupos de pacientes nas ESFs. A coleta de dados tem ocorrido durante as consultas médicas e visitas domiciliares, o que torna o processo mais demorado. Desta forma, foi possível coletar em apenas uma ESF no ano de 2021 e, um dos objetivos do trabalho é ter resultados representativos de todo o município. Além disso, as oficinas de fotoeducação foram possíveis de serem realizadas com os agentes comunitários de saúde, mas não com os pacientes do grupo de risco. Ainda, de forma a trabalhar a prevenção do câncer de pele, há a necessidade da inclusão de ações educativas nas escolas, uma vez que esse processo inicia na infância e se estendo por toda a adolescência. Desta forma, justifica-se a renovação desta proposta, para que seja possível dar continuidade às atividades do projeto de forma mais ampla e completa.
Link: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2022/09/PORTFOLIO-PROJETOS-DE-PESQUISA-E-EXTENSAO-2022.pdf
GEAS - Grupo de Estudo em Animais Silvestres
A clínica médica veterinária de animais silvestres vem crescendo nos últimos anos, levando ao aumento da procura de estudantes de graduação e pós-graduação nesta área.
O sentimento de empatia das espécies silvestres, aliado a falta de informação e o desejo de posse, propiciam que os animais silvestres sejam tratados como animais de estimação. O desejo e a carência de criadouros regulares têm levado à atividade extrativista de espécies silvestres com destino ao mercado pet ilegal e consequente diminuição da diversidade biológica. O médico veterinário além de poder realizar o atendimento clínico das espécies silvestres, pode instruir e revelar a importância dos animais silvestres para o ecossistema, bem como os malefícios de manter de forma ilegal estes animais em cativeiro. Assim, este projeto visa qualificar estudantes de medicina veterinária em relação aos animais silvestres e sensibilizar estudantes do ensino fundamental, quanto as espécies da fauna silvestre que ocorrem na região, bem como a importância de sua proteção.
Link: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2022/09/PORTFOLIO-PROJETOS-DE-PESQUISA-E-EXTENSAO-2022.pdf
Intervalo Ativo: estilo de vida saudável
O projeto Intervalo Ativo, no decorrer do seu desenvolvimento, sempre teve como finalidade levar aos colaboradores, professores e acadêmicos da UNICRUZ a prática regular de atividades físicas e orientações sobre um estilo de vida saudável.
O projeto obteve resultados muito positivos, relacionados as atividades práticas oferecidas, a o número de pessoas que usufruíram das modalidades oferecidas e a relação estabelecida com o ensino e a produção de pesquisas, apresentadas em eventos e publicadas em anais e periódicos, no qual avaliaram o estado de saúde dos colaboradores e os níveis de satisfação em relação a participação nas atividades do projeto, entre outras variáveis , que evidenciaram os resultados do positivos do projeto junto ao seu público alvo. Além dos benefícios diretos aos participantes o projeto proporcionou, durante todos estes anos, aos acadêmicos e professores envolvidos, um laboratório de vivências onde se originaram pesquisas acadêmicas, TCCs e trabalhos de Iniciação Científica. A atividade de Extensão é uma dimensão complementar do universo acadêmico, a qual permite complementar a missão da Universidade. Neste sentido este projeto oportunizou o estímulo e a aprendizagem da importância da adoção de hábitos saudáveis para a saúde e qualidade de vida, possibilitando aos acadêmicos em formação inicial um contato próximo com a realidade, aspecto que subsidia sua futura atuação docente. O caráter formador dessa ação se consubstanciou a partir de experiências teórico práticas envolvendo as dimensões de planejamento, intervenção e avaliação, discutidas e organizadas em grupos de estudos, uma vez que, as relações entre ensino, pesquisa e extensão requerem articulação entre práticas, disciplinas e projetos de intervenção. Iniciando um novo processo no ano de 2020, o projeto Intervalo Ativo enfrentou muitos desafios em virtude do Covid-19 e a restrição das atividades presenciais. Houve necessidade de fazer adequações para manter o atendimento aos colaboradores da UNICRUZ, apresentando uma proposta piloto de atividades de modo remoto, através da plataforma Google Meet. Como resultados, pode-se dizer que passando o período de adaptação ao novo formato, verificou-se a participação de colaboradores de um grupo diferenciado, do que frequentava academia, mas que possuía necessidade de exercícios voltados a reeducação postural e prevenção de lesões, provocadas pela permanência por longo tempo na posição sentado. No mês de outubro de 2020, em virtude da flexibilização das medidas sanitárias, a academia voltou com suas atividades nos aparelhos de musculação, a pedido dos colaboradores, obedecendo o limite de sete pessoas por horário, e que esse ocorresse no intervalo do almoço (11h30min- 12h30min). No ano de 2021, o projeto deu seguimento com sua proposta online, por solicitação de um grupo de colaboradores que se mantem e quer permanecer com essa nova possibilidade de interação, que está relacionada a práticas corporais introspectivas, envolvendo exercícios perceptivos, controle respiratório e de relaxamento, bem como a orientação de uma rotina de exercícios para serem realizados fora do ambiente de trabalho, como prevenção do estresse e ansiedade. No mês de agosto de 2021, iniciou o retorno do programa de atividade física na academia de ginástica e musculação no interturno (17h30min- 18h30min), com o limite de15 colaboradores, considerando as normas de distanciamento e o espaço disponível da academia, onde foram efetuadas avaliações antropométricas dos colaboradores e a prescrição do programa de atividade física. Nesse sentido o Intervalo Ativo enquanto projeto de extensão, manteve suas atividades com o propósito de fortalecer o compromisso social da universidade fortalecendo as ações voltadas a busca de excelência nas relações com seus colaboradores, no cumprimento das Políticas de Promoção da Saúde do Trabalhador, propiciando programas sistematizados de condicionamento físico e orientações na promoção de boas condições de saúde no ambiente de trabalho, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Link: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2022/09/PORTFOLIO-PROJETOS-DE-PESQUISA-E-EXTENSAO-2022.pdf
PROGRAMA DE REABILITAÇÃO FÍSICA, FUNCIONAL E COGNITIVA PARA DOENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIÁLISE
objetivo do estudo será aumentar o nível de atividade física, diminuir o comportamento sedentário, maximizando a aptidão física, a funcionalidade e a função cognitiva visando auxiliar no tratamento hemodialítico de doentes renais crônicos.
Para isso, todos os pacientes da clínica renal do Hospital São Vicente de Paulo serão convidados a participar do projeto de extensão. O programa será constituído de exercícios aeróbios, contra resistência e alongamentos realizados durante a hemodiálise, três vezes/semana, por quatro meses. As avaliações serão o teste de caminhada de seis minutos; o teste de sentar e levantar; Dinamometria; Questionário Brasileiro de Avaliação Funcional Multidimensional (BOMFAQ/OARS); Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ); e o Mini Exame de Estado Mental (MEEM).
Projeto Rondon e o núcleo da Unicruz
Com a implantação do Núcleo, desde 2011, foi possível realizar a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, possibilitando a UNICRUZ consolidar seu papel transformador na comunidade.
O Núcleo prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social. No entanto, vai além quando permite a consolidação do acadêmico ao sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses locais, regionais e nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira. Além de justificar esta importante ação coletiva, o Núcleo do Projeto Rondon contribui na melhoria da qualidade de ensino e formação acadêmica-cidadã, promovendo a socialização de experiências em benefício das comunidades mais necessitadas. Com isto possibilita ao acadêmico estar em constante processo de desenvolvimento, de modo a permitir a ampliação de seus conhecimentos e sua visão crítica, buscando oferecer uma base teórico-prática sólida, que permitirá ao profissional formado na Unicruz enfrentar o mercado de trabalho a partir de uma consciência cidadã e comprometido com os problemas da coletividade. Também, possibilita a participação dos acadêmicos da UNICRUZ em ações do Projeto Rondon coordenadas pelo Ministério da Defesa, que tem por finalidade viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. O Projeto Rondon é uma atividade educacional, um exercício de cidadania, mas mais do que isso, é um plantio de esperanças. Ao levar jovens universitários, elite da juventude do País, para regiões onde a desigualdade social faz-se presente, a fim de conhecerem intimamente uma realidade distante da sua e de descobrirem um Brasil pouco visível aos olhos da sociedade, aposta-se em um futuro, no qual acreditase (BRASIL, 2020). “A extensão universitária proporciona a troca de experiência e de aprendizagem que beneficia não só a comunidade, mas também serve como uma lição de vida e de cidadania para os acadêmicos e professores” (CLEMENTE et al., 2011, p. 173).
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Saúde Mental e Causa Antimanicomial: os aspectos socioculturais e jurídicos
O movimento da Reforma Psiquiátrica é fundamentado, dentre outros pressupostos, no entendimento segundo o qual o indivíduo não tem sua existência reduzida a processos bioquímicos,
Compreende-se que a pessoa se forma pelas interações entre suas dimensões biológica, social, cultural e histórica. Neste sentido, a inclusão da pessoa em sofrimento mental nas dinâmicas da vida social acompanha e requer mudanças mais amplas. Amarante (2003) sustenta que o movimento reformista se desencadeia em quatro dimensões: a) jurídico-política: que enfrenta as tensões de ordem política institucional, em vista da garantia da positivação jurídica dos direitos conquistados em âmbito social; b) sociocultural: que busca por diferentes formas de identificação do indivíduo, seu reposicionamento social, livre do estigma de “doente mental”; c) técnico-assistencial: que trata da elaboração de serviços de cuidado à saúde que substituam o manicômio, dispensando atenção inclusive à formação de profissionais que evitem reproduzir a lógica manicomial; e d) epistemológico: que aborda a ruptura provocada pelo movimento antimanicomial em relação à psiquiatria tradicional, em correspondência com as críticas à racionalidade positivista. Neste projeto, em razão da formação e das aptidões dos atores sociais que visa envolver – discentes e docentes do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, e discentes e docentes do curso de Direito da Universidade de Cruz Alta, em parceria com membros de uma Associação civil (ASSAMPA – Associação de Saúde Mental de Panambi), será dada ênfase às dimensões jurídica e sociocultural no que respeita ao cuidado com a saúde mental. Desse modo, à luz dos pressupostos da Ecologia de Saberes (SANTOS, 2020), o projeto buscará promover a integração da comunidade acadêmica com membros da sociedade civil, a partir de reuniões virtuais, visitas ou sessões de leitura, em prol da qualificação das discussões acerca do sofrimento mental e da Política Nacional de Saúde Mental.
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Unati/Unicruz: universidade aberta à terceira idade.
Este projeto, desenvolvido pelo GIEEH da Universidade de Cruz Alta prioriza a saúde e a qualidade de vida dos idosos e apresenta-se como uma forma de educação permanente para a população idosa.
Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano - GIEEH.
A Unicruz não fica alheia ao envelhecimento populacional e se insere em discussões sobre a qualidade no envelhecimento por meio de seu corpo docente e discente, auxiliando nesta perspectiva. Fortalece as investigações com a população idosa local e desta forma colabora na investigação da saúde dos idosos proporcionando um elo na utilização dos resultados das pesquisas e contribuindo nas ações locais em benefício da pessoa idosa. Portanto os estudos a respeito da pessoa idosa podem e devem render uma discussão acerca de subsidiarem novas ações em saúde e a partir das necessidades dos idosos. Entre as ações que envolvem o fazer universitário, que ratificam o compromisso social institucional, está a preocupação do envelhecimento populacional com uma questão social e da qual a Universidade tem responsabilidade em oferecer espaço de ensino, pesquisa e extensão, visando dar visibilidade a essa temática, além de proporcionar a inserção e valorização do idoso nesse cenário. Uma proposta de Programa na Universidade voltada para pessoas idosas apresenta-se como uma oportunidade de discussão e aprofundamento reflexivo sobre o processo de envelhecimento e todas as questões sociais que envolvem essa complexa temática, entre toda a comunidade acadêmica. O espaço universitário precisa conhecer, compreender, dar visibilidade à temática e ofertar ações que melhorem a qualidade de vida dos idosos, além de enxerga-los como cidadãos participantes de processos políticos, sociais e econômicos. Destaca-se que o Projeto da UNATI desenvolve suas atividades de forma interdisciplinar, promovendo a integração de professores, bolsistas, alunos da graduação, servidores municipais e os próprios idosos, sendo pautado na metodologia de ação com oficinas envolvendo os temas de saúde, educação, cidadania e direitos, inclusão digital e exercício físico. Entre os docentes das atividades é consenso que a extensão universitária está fortalecida com este programa e que é necessária como contribuição ao grupo de pesquisa sobre estudos do envelhecimento humano da instituição, já que permite conhecer a realidade dos idosos, suas particularidades e principalmente ao acesso a uma possibilidade de vida ativa. Percebe-se que a extensão universitária auxilia na formação de profissionais diferenciados, constituindo-se em espaço que fornece subsídios e experiências para o estudo do envelhecimento. O Projeto UNATI tem se consolidado em sua trajetória, pois se mostra eficaz quanto ao seu objetivo para com todos os indivíduos envolvidos, sejam bolsistas, acadêmicos, docentes ou idosos, destacando que as atividades desenvolvidas se constituem em elementos de inserção, inclusão, transformação e qualificação. Destaca-se que o município de Cruz Alta conta atualmente com aproximadamente 60 mil habitantes, sendo que destes, aproximadamente 15.000 são pessoas idosas, com 60 anos ou mais, o que equivale a 25% da população total. Esta característica da população cruz-altense representa uma necessidade de oferta de serviços ( e de políticas públicas) para esta faixa etária, seja em termos de atividades culturais, esportivas e de lazer, seja em termos de educação ou especialmente na área da saúde, pois, em conformidade com as políticas públicas, há necessidade de atividades de promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação visando melhoria das funções físico-funcionais, cognitivas e sócio afetivas para esta população. Nesse sentido, é extremamente importante que a Universidade esteja atenta para atender as necessidades que a sociedade apresenta, pois conforme indicadores do IBGE (2018) até o ano de 2060 ter-se-á aproximadamente 25,5% de pessoas com 65 anos ou mais. Portanto, se faz necessário que sejam oferecidas atividades que contemplem a todos os idosos, independente de sua condição social, econômica, física ou cognitiva, especialmente no sentido de promover a atenção integral à saúde desta população. Em razão da Pandemia de COVID – 19 que de forma coercitiva impôs o afastamento social das pessoas e, especialmente das pessoas idosas fez com que esse desejo de retornar e retomar as atividades de rotina em termos de sociabilidade é um fator motivador para essa continuidade da proposta da UNATI agora em seu retorno presencial. A Universidade, ciente do seu compromisso e responsabilidade social, poderá por meio deste projeto, possibilitar aos idosos do município de Cruz Alta, especialmente aqueles em condições socioeconômicas vulneráveis e sem conhecimento das políticas públicas ofertadas a eles, um espaço de acesso ao conhecimento sobre todos os aspectos e dimensões que envolvem o envelhecimento, mas, especialmente na área da saúde, tecnologias e direitos. Portanto, a continuidade da oferta dessas atividades por meio desse Projeto UNATI, de forma online nesse período de isolamento em função da Pandemia é uma conquista e, mesmo que retomadas as atividades presenciais quando possível acreditamos importante ainda manter esse formato online também.
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