CURSOS DE MESTRADO
81 registro(s) encontrado(s)
Administração e Negócios - Mestrado
O Mestrado em Administração e Negócios (MAN) oferece uma orientação profissional e próxima da realidade das empresas, aliada ao conhecimento teórico e à pesquisa científica. Projetado para atender a profissionais graduados, nas várias áreas do conhecimento e que aspiram a um aprofundamento no domínio da Administração de Empresas, o MAN é um programa adequado para candidatos que já desfrutam de experiência em nível empresarial ou docente.
Biologia Celular e Molecular
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular vivenciou consideráveis avanços nos últimos anos, consolidando sua característica de forte produção intelectual qualificada, e desenvolvendo de forma acentuada outros aspectos, como a participação discente nas publicações e a internacionalização de seus grupos de pesquisa. Este processo de melhoria em todos os indicadores se refletiu na evolução do conceito do PPGBCM. O triênio que compreendeu os anos de 2010 a 2012 foi um período de importantes progressos, no qual o PPGBCM demonstrou um considerável crescimento e amadurecimento, tendo resultado na obtenção de conceito 6 na avaliação trienal da Pós-Graduação da CAPES, se posicionando entre os melhores PPGs do país na subarea de Biologia Geral da área de Ciências Biológicas I da CAPES.
Ciência da Computação
Os estudantes do PPGCC são preparados para atuar tanto na academia (ensino/pesquisa) como no desenvolvimento de aplicações de alta complexidade e de conteúdo tecnológico relevantes para grandes organizações. A formação de alta qualidade obtida no PPGCC/PUCRS permite que egressos dos cursos de Mestrado e Doutorado atuem profissionalmente em universidades e corporações nacionais e internacionais de grande relevância.
Ciências Criminais
O Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais vem se distinguindo, desde a criação do Mestrado em 1997, por inovar profundamente na abordagem dos problemas relacionados ao sistema penal e à violência em sentido amplo. Sua vasta produção acadêmica tem como nota distintiva, a marca da integração das Ciências Criminais com diferentes áreas em termos de construção de novos conhecimentos e novas linguagens. Sem descurar de sólida reflexão epistemológica, o Programa se integra às visões contemporâneas de marcantes e rápidas modificações na lógica de produção do saber, no qual novos influxos são criativamente contabilizados no corpus teórico.
A área de concentração originária do programa (Violência), plenamente consolidada, que pautava pesquisas sobre as mais variadas formas de violência na complexidade social contemporânea se reafirma neste momento enfatizando as mais diversas formas de intervenção das agências de punitividade (Sistema Penal). As pesquisas nos campos da criminologia, do direito penal e processual penal, em interação com psiquiatria, antropologia, sociologia e filosofia, agregam problemáticas de real interesse às políticas públicas nacionais, justificando plenamente a proposta do Mestrado.
A área de concentração foi circunscrita pela temática Sistema Penal e Violência, a qual fundamentou os campos básicos de reflexão das Ciências Criminais, contemplando a análise e a compreensão da vida em sociedade em seus aspectos mais fundamentais. O Programa já formou mais de 400 mestres e mais de 30 doutores de todo o Brasil e de Moçambique. Também atua em parceria com a Universidade Pablo de Olavide (Espanha) e Universidade de Coimbra (Portugal) e com instituições nacionais por meio de vários convênios: Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, Magistratura Estadual, Secretaria de Justiça e de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul e outros. Recebe bolsas para o Mestrado da Capes, Ford Foundation e FAPERGS. O Programa possui publicação especializada, que é a Revista de Estudos Criminais, com quatro edições anuais, para além desta publicação, os pesquisadores publicam os resultados das pesquisas em livros e artigos em revistas nacionais e estrangeiras.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais – Mestrado foi criado pelo Conselho Universitário da PUCRS no dia 12/12/1996 (parecer nº. 11/96) e reconhecido pelo Parecer nº. 294/2000 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministro de Estado da Educação e do Desporto (D.O.U, 13/07/2000, Seção I, nº. 134-E).
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais – Doutorado foi reconhecido nos termos do art. 2º da Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995, homologado pelo Ministro de Estado da Educação, sob o Parecer nº 122/2009, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (D.O.U, 19/06/2009 Seção 1, nº 115).
Ciências Sociais
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS funciona desde 2000, quando teve início o mestrado profissional em Ciências Sociais. Em 2005 foi implementado o mestrado acadêmico em Ciências Sociais, visando substituir o profissional, extinto em 2008. Em 2009 a Capes aprovou a proposta de criação do doutorado em Ciências Sociais.
Além de disponibilizar conhecimento acadêmico das Ciências Sociais para profissionais diversos, desde o início, o Programa dedicou-se a produzir conhecimento mediante a elaboração de pesquisas pelos professores pesquisadores associados e à intensificação do intercâmbio entre pesquisadores, técnicos e estudantes das Ciências Sociais em âmbito regional, nacional e internacional.
A consolidação do mestrado em sua modalidade acadêmica levou seu corpo docente a buscar a criação do doutorado em Ciências Sociais, mantendo a mesma área de concentração. O doutorado, cuja primeira seleção ocorreu no segundo semestre de 2009 teve início em março de 2010, o que tem viabilizado parcerias internacionais, intensificado a produtividade docente e discente e permitido maior inserção nacional do Programa.
Comunicação Social
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS oferece formação nos níveis de mestrado, desde 1994, e de doutorado, a partir de 1999. Orientado por uma perspectiva de reflexão e pesquisa sobre as práticas e cultura da comunicação a partir dos imaginários, das tecnologias, do audiovisual, dos poderes e das organizações busca preparar pesquisadores para a transdisciplinariedade no campo comunicacional através do estímulo à reflexão e à pesquisa, que permite um avanço conceitual dos estudos da área.
Ecologia e Evolução da Biodiversidade
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade (PPG-EEB) da PUCRS, originalmente denominado PPG em Zoologia, completou 40 anos em março de 2018. O PPG iniciou suas atividades em 1978 com o nível de Mestrado, sendo o nível de Doutorado implantado em 1992. Ao longo dos seus mais de 40 anos de história, o Programa se consolidou como um dos mais tradicionais do Brasil na área da Zoologia, gradualmente expandindo o seu escopo de atuação para incluir outras áreas de estudo da Biodiversidade, como ecologia, biologia evolutiva, genética, genômica, fisiologia, comportamento animal, paleontologia, parasitologia, ecotoxicologia, entre outras.
Economia do Desenvolvimento
O Programa de Pós-Graduação em Economia surgiu a partir de duas iniciativas: o incentivo da universidade à qualificação do quadro de professores da PUCRS e à criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Economia (NEPE). No início da década de 1990 a PUCRS investiu fortemente na qualificação e na contratação de professores com doutorado e experiência em pós-Graduação. Em 1999, foi organizado NEPE para abrigar professores que atuavam em pesquisas financiadas por agências como CNPq, CAPES, Rede IPEA, Fundação Ford e FAPERGS.
Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul tem como objetivo geral formar pesquisadores de alto nível em Educação, contribuindo para a compreensão crítica da realidade educacional e a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.
Educação nas Ciências
O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. O Programa é credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado.
Engenharia e Tecnologia de Materiais
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia – PGETEMA da PUCRS, com cursos de mestrado e doutorado, tem como principal objetivo a formação de profissionais qualificados e comprometidos com o avanço do conhecimento, na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais, para o exercício das atividades de ensino, de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico.
O curso de mestrado, criado em 2001/02, visa aprofundar a formação básica e desenvolver a capacidade investigativa, proporcionando a atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, com enfoque maior na resolução de problemas científicos e tecnológicos na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais. Constitui-se também numa etapa inicial, para aqueles que apresentam vocação para a pesquisa, para se envolverem em estudos de maior profundidade no curso de doutorado.
Filosofia
Uma relevante tradição dos estudos de Filosofia iniciou-se em Porto Alegre, no ano de 1940, com a criação do Curso de Graduação em Filosofia, o primeiro a ser fundado no Estado. Este Curso constitui-se no berço do que seria posteriormente a PUCRS, e veio a ser o suporte principal para a organização do Curso de Pós-Graduação em Filosofia.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Mestrado, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul foi criado em 1974, tendo como área de concentração Antropologia Filosófica, sendo credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) em 08 de maio de 1978, conforme Parecer no. 1575/78. Constituía na época um dos primeiros Programas de Pós-Graduação em Filosofia no país. Seu objetivo principal era a qualificação dos professores de Filosofia e áreas afins das universidades brasileiras. O Curso de Doutorado em Filosofia, criado em 1995, mereceu recomendação da CAPES, por parecer datado de 27 de maio de 1996 e começou a funcionar no segundo semestre de 1996.
Gerontologia Biomédica
O programa iniciou em junho de 2000 e é credenciado no Sistema Nacional de Pós-Graduação da CAPES na área interdisciplinar. Está em constante desenvolvimento na busca de fortalecer relações produtivas com as mais diversas áreas do conhecimento com vista no desenvolvimento científico e tecnológico da Gerontologia e, primando pela qualidade acadêmica e ética na pesquisa, tem como objetivo geral a realização de estudos avançados e pesquisa em Gerontologia Biomédica, por meio do oferecimento de condições para que os egressos atuem em grupos interdisciplinares de estudos e de ação na comunidade.
História
A Pós-Graduação em História da PUCRS foi a primeira do Estado do Rio Grande do Sul na sua área de conhecimento. O Programa iniciou sua atividade na década de 1970, com o Curso de Mestrado, contando muitas vezes com professores externos à Instituição. Na década de 1980, foi feito um grande investimento no treinamento e na contratação de novos professores titulados, possibilitando assim a criação em 1986 do Doutorado. Finalmente, o Conselho Federal de Educação credenciou o Doutorado e recredenciou o Mestrado, através do Parecer nº 638 de 1993. Desde então, o Mestrado e o Doutorado foram periodicamente recredenciados. De acordo com os critérios de avaliação da CAPES, o Programa de Pós-Graduação em História se inclui no país entre os cursos classificados como de excelência na área.
Letras
O Curso de Mestrado da PUCRS possui três áreas de concentração: Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa. As três áreas têm em comum uma linha de pesquisa – Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem – que dá suporte ao estudo do significado nos textos literários e não literários. Visa ao estudo teórico do campo mais abrangente no qual se inserem as três áreas – a linguagem – e reúne projetos que têm interfaces com a sociedade atual, entre os quais os voltados ao ensino. Essa linha comum proporciona o estabelecimento de estudos interdisciplinares, que trazem resultados positivos à área de Letras.
Medicina e Ciências da Saúde
O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde foi aprovado pelo COCEP e pelo conselho universitário em 1987. Em 1993 recebeu a aprovação do Grupo Técnico Consultivo da CAPES iniciando a primeira turma de mestrado em março de 1994. Em 1999, o curso de doutorado também foi aprovado pela CAPES e iniciou a primeira turma em março de 2000. Em outubro de 2000, passou a denominar-se “Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica e Ciências da Saúde” acolhendo profissionais das áreas biomédicas e biológicas. Em 2003, foi incluída a área de concentração em Clínica Cirúrgica e o Programa passou a denominar-se “Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde”.
O programa é estruturado em quatro áreas de concentração denominadas Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Farmacologia Bioquímica e Molecular e Neurociências. Visando a criação de um programa interdisciplinar, todas as áreas de concentração incluem profissionais de diversas ciências do conhecimento e integram professores Escola de Medicina e outras unidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Mestrado Acadêmico em Administração
O Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS (PPGA) iniciou suas atividades em 2006, com a implantação do Mestrado em Administração, recomendado pela CAPES.
No ano de 2014, foi aprovada pela CAPES a nova área de concentração e as duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS, que ficaram assim definidas:
- Área de Concentração - Estratégia e Inovação.
- Linhas de Pesquisa - Estratégia e Operações e Inovação e Competitividade.
Em 2010, a UCS teve recomendado pela CAPES o Curso de Doutorado em Administração na modalidade de Associação Ampla de Instituições de Ensino Superior e, em dezembro de 2014, a CAPES recomendou o funcionamento do Curso de Doutorado em Administração/UCS. As atividades iniciaram em 2015, tendo como Área de Concentração Estratégia e Inovação. Na última Avaliação Quadrienal, o PPGA-UCS elevou sua Nota para 5, Conceito Muito Bom.
O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração reúne profissionais titulados em instituições de renome internacional, imprimindo ao Programa um caráter internacional, que se traduz na possibilidade de seis idiomas de pesquisa (alemão, espanhol, francês, inglês, português e russo) e na aproximação dos pós-graduandos aos conhecimentos gerados em diversas partes do mundo, dando-lhes a oportunidade de acompanhar a evolução do conhecimento e da pesquisa nas áreas do PPGA-UCS.
Objetivos
- Capacitar recursos humanos para a docência, para a pesquisa e para a extensão na área da Administração.
- Formar recursos humanos para atuar em nível gerencial e de liderança nas organizações.
Mestrado Acadêmico em Administração
O Mestrado Acadêmico em Administração tem como objetivo principal formar mestres qualificados em gestão, com capacidade reflexiva e crítica, capazes de contribuir com a ampliação do conhecimento científico sob a perspectiva da estratégia em organizações, para atuação em instituições de ensino superior e em outros setores da sociedade.
Saiba mais em: https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado-academico-em-administracao
Mestrado Acadêmico em Biotecnologia
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIO) foi implantado em 1993, com o curso de mestrado, como decorrência das pesquisas realizadas no Instituto de Biotecnologia da UCS. Em 2004, o processo natural de amadurecimento das ações realizadas na área de ensino e pesquisa no mestrado, possibilitaram a implantação do curso de doutorado.
Com duas áreas de concentração - Biotecnologia Aplicada à Agroindústria e Biotecnologia Aplicada à Saúde e ao Meio Ambiente -, o Programa já titulou 244 mestres e 76 doutores (dados de março de 2021).
Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde
A Universidade de Caxias do Sul foi pioneira na região nordeste do Rio Grande do Sul na implantação de cursos de graduação na área da Saúde, tendo já uma tradição reconhecida na área da Medicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia. Nos últimos anos, com a abertura de novos cursos de graduação, como Radiologia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária, aliados a uma oferta regular de cursos de especialização e MBA, a Universidade consolidou sua atuação na formação de profissionais para atuar na área da Saúde.
A implantação, em 2016, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com o início das atividades do Mestrado Acadêmico, aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 4, visa dar continuidade ao compromisso da UCS de:
- produzir conhecimento científico e consolidar a pesquisa, por meio da formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade;
- formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade e produzir conhecimento específico da área, de modo a atender às demandas da população e dos cursos de formação profissional da área.
Adicionalmente, o Programa prevê uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação, com o estímulo à cultura do aprendizado e à divulgação do conhecimento, com a ampliação do espectro de relações intra e interinstitucionais, em nível nacional e internacional. Pretende-se assim, desenvolver, no estudante de graduação e pós-graduação, o espírito crítico e reflexivo, e a capacidade para resolver problemas técnico-científicos.
No ano de 2018, o Programa fez sua proposta de implementação do Curso de Doutorado na área junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, recebendo aprovação de tal para vigorar a partir de então.
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
Voltada ao estudo das bases conceituais e metodológicas da pesquisa como instrumento para estudar a fisiopatologia e patogenia das doenças, bem como para investigar a exposição e a resposta molecular e celular às substâncias ativas, agressões, estímulos e biomateriais.
LINHAS DE PESQUISA
- Farmacologia e Biomarcadores.
- Engenharia e Terapia Celular.
- Biomateriais para Aplicações na Área da Saúde - DOUTORADO
CIÊNCIAS CLÍNICAS
Centrada no ensino das bases conceituais dos diferentes tipos de estudos clínicos e epidemiológicos para testar, desenvolver ou aperfeiçoar métodos diagnósticos, procedimentos, instrumentos de medida, educação, informação e sistemas tutoriais inteligentes em saúde.
LINHAS DE PESQUISA
- Investigação Clínica e Epidemiológica.
- Saúde Materno-Infantil.
- Computação Aplicada às Ciências da Saúde - DOUTORADO
Público-Alvo
Graduados em cursos superiores das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Ciências Exatas.
Perfil do Egresso
Ao estabelecer o objetivo de formar mestres qualificados para atuar como docentes e pesquisadores de alto nível, com autonomia de aprendizagem, permitindo o aprimoramento de habilidades. Esta capacitação é necessária para sistematizar, inovar e gerar conhecimentos técnico-científicos na área de pesquisa básica e clínica, para buscar repercussões positivas na qualidade de vida humana.
Ao final do curso de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde o profissional com titulação de Mestre ou Doutor, deverá ser capaz de:
- aprofundar, a partir de seus interesses, a pesquisa sobre a temática central da Saúde, tendo uma sólida base teórica de cunho interdisciplinar;
- apropriar-se do conhecimento científico, que lhe permita avaliar as diferentes situações da atuação profissional e construir estratégias que resultem em melhorias e transformações na saúde da população;
- atuar como agente de mudança social de forma eficiente, capaz de melhor se inserir em suas comunidades, unindo sólidos conhecimentos a uma capacidade de atuação profissional crítica e reflexiva;
- conceber, formular e implementar ações e políticas de saúde, bem como ser capaz de desenvolver pesquisas aplicadas à resolução de problemas concretos nesses diferentes campos, numa perspectiva integradora de conhecimentos, ações, atitudes e procedimentos;
- lidar com as constantes mudanças tecnológicas, explorando a criatividade e o raciocínio crítico no seu desempenho profissional; e
- executar projetos de pesquisa, fundamentados em princípios de ética, metodologia científica, epidemiologia e estatística.
Processo Seletivo
A abertura de processo seletivo para ingresso no Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde será anual e o número de vagas de cada processo será de 12 alunos para o Mestrado e 16 alunos para o ingresso no Doutorado, em conformidade com o edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Critérios para a Obtenção do Título de Mestre
Para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Saúde será exigido um mínimo de 24 créditos, compreendendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em disciplinas eletivas, a proficiência em língua Inglesa, a qualificação, a submissão de artigo a revista científica e a defesa da Dissertação. As disciplinas de conteúdo e carga horária similares, oferecidas neste e em outros programas de pós-graduação stricto sensu, poderão ser compartilhadas. Existe também a possibilidade de aceitar a equivalência de créditos cursados em outras universidades. A proposta de equivalência de disciplinas será avaliada por comissão designada pelo Colegiado do Programa.
Critérios para a Obtenção do Título de Doutor
Para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Saúde será exigido:
(1) um mínimo de 36 créditos, compreendendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 20 créditos em disciplinas eletivas;
(2) a proficiência em duas línguas, sendo uma delas necessariamente a língua Inglesa;
(3) submeter-se ao exame de qualificação da Tese em até 6 (seis) meses antes da defesa da mesma, por meio da apresentação dos resultados parciais de seu trabalho perante a Comissão Examinadora;
(4) apresentar comprovação da submissão de dois artigo para publicação em revista indexada de, no mínimo, na classificação QUALIS de nível A2;
(5) estar matriculado no curso por 2 anos, no mínimo, ou 4,5 anos, no máximo; e
(6) a defesa da Tese.
O artigo científico e seu comprovante de submissão deve estar incluída na Tese. A defesa de Tese será em sessão pública. Os membros da Banca Examinadora serão três professores com titulação de doutor, sendo pelo menos um de outra instituição de ensino superior, não pertencente ao corpo docente do Programa.
O aluno que tiver integralizado os créditos, sem a respectiva defesa da Tese, pode requerer certificado de Especialização, desde que atendidos os requisitos legais pertinentes.
Mestrado Acadêmico em Direito
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR/UCS), que reúne os cursos de Mestrado e Doutorado, tem por escopo a formação de pesquisadores mestres e doutores de alto nível, investigadores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de educação superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa, que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.
A educação, hoje, especialmente no que tange às Ciências Humanas - com peculiar interesse nas Ciências Jurídicas - tem sinalizado no sentido do rompimento com o estudo sacralizado do Direito que venera as verdades absolutas e o mito da certeza jurídica, esteios da vã tentativa de estabilizar as relações sociais. E, no Direito Ambiental, é possível vislumbrar uma importante faceta desse rompimento, pois seu surgimento e desenvolvimento resultam de um afastamento de concepções tradicionais na utilização dos bens naturais.
O Programa de Pós-Graduação em Direito é uma instância de reflexão coletiva crítica sobre as diferentes dimensões da Ciência Social do Direito, em suas múltiplas relações, com sensibilidade para as diversidades, a interdisciplinaridade e com compromisso ético.
O Curso de Mestrado, constituído em 2001, já se encontra consolidado, com sólida pesquisa, produção científica e inserção internacional.
O Curso de Doutorado, por sua vez, foi aprovado pela Capes com conceito 4 em janeiro de 2017, sendo o primeiro no País a ter sua área de concentração no Direito Ambiental.
Objetivos Gerais do Programa (Mestrado e Doutorado)
- Formar mestres e doutores e consolidar a pesquisa científica, buscando estabelecer um eixo teórico na reflexão sobre a relação meio ambiente, Direito e sociedade.
- Desenvolver, em nível de excelência, as atividades de ensino e pesquisa, científica e crítica, sobre temas e problemas relevantes em Direito Ambiental.
- Formar recursos humanos qualificados para o exercício de atividades docentes (ensino, pesquisa e extensão) e/ou intervenção na realidade social.
- Democratizar o conhecimento existente e estimular a crítica e a produção de novos conhecimentos, relevantes teórica e praxeologicamente, sobre Direito Ambiental para a região, o estado e o país.
Área de Concentração
Direito Ambiental e Sociedade.
Linhas de Pesquisa
- Direito Ambiental e Novos Direitos.
- Direito Ambiental, Políticas Públicas e Desenvolvimento Socioeconômico.
Perfil dos Recursos Humanos
O Programa qualifica profissionais capazes de investigar, analisar, avaliar criticamente, ensinar e pesquisar - nas diferentes disciplinas teóricas e dogmáticas do Direito e nos projetos de pesquisa e de extensão em que venham a atuar - o conteúdo, o alcance, as funções, as finalidades e a relevância do direito ambiental; profissionais que sejam capazes de compreender as implicações políticas, sociais e econômicas do direito ambiental e sobre elas atuar.
MESTRADO
Público-Alvo
Graduados em nível superior, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, em Direito ou áreas afins.
Aulas
As aulas concentram-se nas quintas e sextas-feiras, quinzenalmente.
Duração e ingresso
O Curso de Mestrado terá duração de até 24 meses. O ingresso se dará anualmente e as regras serão estabelecidas em edital específico que regulará a seleção.
DOUTORADO
Público-Alvo
Mestres e/ou Doutores em nível superior, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, em Direito ou áreas afins.
Aulas
As aulas concentram-se nas quintas e sextas-feiras, semanalmente.
Duração e ingresso
O Curso de Doutorado terá duração de até 48 meses. O ingresso se dará anualmente e as regras serão estabelecidas em edital específico que regulará a seleção.
Mestrado Acadêmico em Direito
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da URI – Santo Ângelo – Mestrado e Doutorado – foi projetado para tornar-se centro de excelência na área do ensino e da pesquisa do Direito. Para tal, está dotado de uma estrutura acadêmica e administrativa, de recursos de informática e acervo bibliográfico qualificado e atualizado e de área reservada para estudos e pesquisas individuais e em grupos. Sua docência compõe-se de renomados professores pesquisadores com forte influência na teoria inovadora do Direito contemporâneo. O Programa abriga a Cátedra Luis Alberto Warat, composto de todo o acervo cultural e bibliográfico do renomado pensador argentino-brasileiro.
O Programa se apresenta, ao mesmo tempo, como um espaço qualificado de altos estudos e como uma conquista regional comunitária, visando contribuir para a inovação da ciência do Direito e da inserção desta no cotidiano das práticas sociais.
Área de Concentração: Direitos Especiais
Linhas de Pesquisas:
1 - Direito e Multiculturalismo
2 - Políticas de Cidadania e Resolução de Conflitos
Mestrado Acadêmico em Ecologia
Tem por objetivo a formação de recursos humanos, a realização de pesquisas ecológicas e o desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas à gestão ambiental e à conservação da biodiversidade. O curso é destinado a profissionais com formação nas áreas de Ciências Biológicas e áreas afins. A entrada é anual, conforme edital específico.
Área de Concentração: Gestão e Conservação Ambiental
Linhas de Pesquisa:
1 – Ecologia e Conservação da Biodiversidade
2 – Ambiente e Tecnologia
3 – Processos Estruturais, Funcionais e Modelagem Ambiental
Mestrado Acadêmico em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS), recomendado pela CAPES, oferece formação de mestres e doutores em Educação, em duas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educaçãoe Processos educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Tais linhas, ao mesmo tempo em que emergem do compromisso pedagógico e sociopolítico do Programa com as demandas socioeducacionais em nível regional, nacional e internacional, concretizam-no mediante a produção e a socialização de conhecimentos na Área.
A Educação é entendida como prática social e contempla investigações sobre, na e para a práxis educativa. Educação, em concepção ampla, pensada nos processos formativos ao longo da vida, de formação para a humanização, a socialização e a instrução. E, de modo mais específico no Programa estudam-se as dimensões filosóficas da educação, os processos histórico-políticos educacionais, em especial, da Região, potencializando a compreensão da educação na contemporaneidade. Além disso, investiga o cotidiano educacional nas dimensões da diversidade, da linguagem e da cultura digital.
O Programa objetiva à formação de pesquisadores de alto nível, investigadores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de Educação Básica e Superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.
O Curso de Mestrado acolhe candidatos graduados em nível superior em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de pesquisa estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
O Curso de Doutorado acolhe candidatos graduados em nível superior e com mestrado em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de tese estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
- História e Filosofia da Educação
- Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão
Mestrado Acadêmico em Educação
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da URI, têm como objetivo preparar recursos humanos qualificados na área de Educação para pensar e propor novas estratégias de ensino e atuar na pesquisa com a perspectiva do desenvolvimento científico, sociocultural e tecnológico da região e do país.
Por seu caráter inter e transdisciplinar e por sua proposta curricular de formação para a pesquisa, acolhe pesquisadores egressos de diferentes cursos, como os de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogos. Dessa forma, o enfoque da interdisciplinaridade reside na tentativa de extrapolar a mera justaposição das contribuições disciplinares inerentes à formação de cada docente/pesquisador, estabelecendo-se um intercâmbio entre especialistas de diversas áreas do conhecimento, o que favorece a interlocução entre professores e pesquisadores com formação diversa e diversificada.
Mestrado Acadêmico em Engenharia de Alimentos
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos tem por objetivo formar recursos humanos altamente qualificados na área de Engenharia de Alimentos para atuarem em ensino, pesquisas em instituições públicas e privadas e também no setor industrial, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social da região e país.
O curso é destinado a profissionais com formação nas áreas de Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Engenharia Química, Química Industrial, Engenharia de Produção e outras áreas afins. A entrada é anual, conforme edital específico.
Área de Concentração: Engenharia de Alimentos
Linhas de Pesquisa:
1 – Processos Tecnológicos e Biotecnológicos
2 – Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos
Mestrado Acadêmico Em Ensino De Ciências E Matemática
O curso de Mestrado Acadêmico Em Ensino De Ciências E Matemática balizado por suas linhas de pesquisa, têm por finalidade o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e práticas educativas, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. Desenvolve investigações sobre a organização e inovação no ensino de Ciências e Matemática e suas repercussões no currículo escolar dos ensinos fundamental, médio e superior, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Curso.
Mestrado Acadêmico em Filosofia
O lançamento do curso de Mestrado em Filosofia inaugura as atividades do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul. Sua implantação respondeu a um antigo anseio da sociedade regional e da própria Instituição: investir fortemente na formação científica e ética do indivíduo, do cidadão e da coletividade.
Área de Concentração
Ética
Objetivo
Contribuir para a formação de profissionais capazes de compreender e integrar os aspectos éticos em sua ação profissional, em sua atuação como cidadão e em suas atividades de pesquisa e na produção do conhecimento.
Público-Alvo
Profissionais portadores de diploma superior. Os especialistas em Filosofia poderão aprofundar conceitos fundamentais e os especialistas das demais áreas do conhecimento terão a ocasião de articular as questões éticas com as manifestações sociais, culturais e profissionais de sua área de atividade.
Duração
24 meses
Carga Horária
28 créditos, correspondendo cada crédito a 15 horas-aula.
Aulas
Quartas e quintas-feiras (manhã, tarde e vespertino)
MESTRADO ACADÊMICO EM NANOCIÊNCIAS
O princípio norteador do curso está relacionado ao desenvolvimento de conhecimentos pautados em Biociências e Nanomateriais, os quais são considerados temas estratégicos na consolidação tecnológica do País associados à Nanotecnologia. Neste contexto, essas áreas se constituem em uma única nova área interdisciplinar do conhecimento, situada nas fronteiras da Física, Química e Biologia, além de perpassar metodologias que empregam ferramentas matemáticas e computacionais, assim como aquelas da área da saúde. Público-alvo: licenciados ou bacharéis em Biomedicina, Ciência da Computação, Farmácia, Física, Matemática, Química, Engenharias, Sistemas de Informação ou áreas afins.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Curso.
Mestrado Acadêmico em Psicologia
O Mestrado Acadêmico em Psicologia tem como objetivo formar mestres em Psicologia qualificados, com competências científicas e didáticas, com capacidades reflexiva, crítica e criativa, que contribuam para a transformação social em diferentes contextos, aprofundando o conhecimento científico sobre os fenômenos sociais e de saúde mental ao longo dos ciclos de vida.
Saiba mais em: https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado-academico-em-psicologia
Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas
O curso de Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas é vinculado à área de Farmácia da CAPES e desenvolve estudos avançados que visam soluções para problemas relacionados a interação entre substâncias químicas e diferentes organismos, em variados contextos.
Saiba mais em: https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado--academico-em-toxicologia-e-analises-toxicologicas
Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
A implantação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul - PPGTURH significa o reconhecimento de uma trajetória consolidada da UCS na formação acadêmica nessas áreas. Trajetória que se iniciou com a criação do curso de Hotelaria (1978), seguido dos cursos de Turismo em Canela (1994), Bento Gonçalves (2000) e Caxias do Sul (2012), de Eventos, em Canela (2011) e de Gastronomia, em Caxias do Sul (2012), mas nela se destacando, particularmente, o curso de Mestrado em Turismo, criado em 2001. Tendo como área de concentração Desenvolvimento Regional do Turismo, o Mestrado veio atender a necessidades no âmbito do planejamento e da gestão do turismo, como também de formação de profissionais para o ensino superior e para a pesquisa.
Até setembro de 2018, o curso formou 196 mestres, provenientes de várias regiões do país, dos quais mais de 80% atuam no ensino superior, na docência ou em coordenações de cursos. Outros se encontram no setor público diretamente no Executivo ou em órgãos consultivos, como Fundos de Turismo ou equivalentes. Vários deles são consultores ou atuam diretamente no trade turístico. Doze mestres são docentes da Universidade de Caxias do Sul, entre os quais estão coordenadores dos cursos de graduação em Turismo, Hotelaria e Eventos. Entre os mestres, encontra-se também a vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo e a presidente da Associação de Turismólogos e Profissionais do Rio Grande do Sul.
A contribuição de aportes de diferente natureza, vinculados ao Mestrado em Turismo, está presente nesses resultados, dentre os quais: relações interinstitucionais nacionais e estrangeiras (em pesquisa, ensino e intercâmbios docente e discente), possibilitando um contexto acadêmico afinado com o entendimento da UCS de que a melhor forma de promover o desenvolvimento regional é ter os pés na região e os olhos no mundo; sua forte inserção social na região; a efetiva participação de professores e alunos em renomados eventos científicos; a crescente publicação de trabalhos em veículos qualificados; a Revista Rosa dos Ventos: Turismo e Hospitalidade, reunindo pesquisadores de todo o país e do exterior; entre outros.
Esse impacto de âmbito regional e nacional redimensiona-se ainda a maior a considerar o efeito multiplicador da compreensão que o Programa sempre buscou ensejar a seus egressos acerca da imprescindibilidade da pesquisa científica na sustentação do desenvolvimento qualificado do Turismo e da Hospitalidade, quer nos domínios público e privado, quer no desenvolvimento do próprio conhecimento científico nessas áreas, ou mesmo na atuação em salas de aula.
No ano de 2014, foi apresentada à CAPES proposta de que o Programa de Pós-Graduação em Turismo da UCS passasse a ser nomeado Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - PPGTURH.
Os argumentos que fundamentaram a solicitação levaram em conta, entre outros aspectos, os novos contextos acadêmico, científico e social no âmbito do turismo e da hospitalidade; o fato de o Programa situar-se, na UCS, dentro do Programa de Hospitalidade; o perfil do alunado atual e potencial, advindo, historicamente e, de modo particular, dessas diferentes áreas; novas proposições teórico-metodológicas que vêm aportando outras perspectivas e formas de estudá-las e compreendê-las, tendo, na hospitalidade, importante meio para articulá-las. Não se tratava, pois, de uma mera mudança de nome, mas o intento de que isso viesse refletir maior consistência interna da proposta do Programa e, igualmente, melhor consonância dessa com os novos cenários e respectivas demandas.
Mediante OF. CAA 125-27/2014/CAA II/CGAA/DAV, de 9 de julho de 2014, emitido pela Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da CAPES, foi comunicado o acolhimento à solicitação encaminhada. Todo esse percurso de amadurecimento em pesquisa e ensino nessas áreas constituiu-se em solo fértil para a implantação de um Doutorado em Turismo e Hospitalidade. Projeto que recebeu parecer positivo da CAPES em todos os seus itens avaliados (linhas de pesquisa, objetivos, proposta curricular, produtividade docente e infraestrutura), ratificando assim o grande potencial de constituição de um espaço de excelência promotor do desenvolvimento do conhecimento científico em Turismo e Hospitalidade.
Mestrado Acadêmico em Virologia
O Mestrado Acadêmico em Virologia tem como objetivo principal promover a formação de pessoal altamente qualificado na área de Virologia, com uma perspectiva interdisciplinar, no intuito de atender às demandas sociais do âmbito da Saúde Animal, Humana e do Ambiente, considerando os contextos epidemiológicos e sociodemográficos.
Saiba mais em: https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado--academico-em-virologia
Mestrado em Atenção Integral à Saúde
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA VIDA
No curso são promovidos estudos fisiopatológicos, em doenças metabólicas, dentais, neurológicas e comportamentais, assim como pesquisas de educação e atenção integral em saúde. O desenvolvimento, aprimoramento e inovação de práticas, serviços e tecnologias em saúde, empregadas no contexto do processo saúde/doença são realizados por meio de atividades interdisciplinares nos níveis básico, clínico, individual e coletivo em prevenção e tratamento de doenças, com vistas à redução da medicalização e melhoria da qualidade de vida da comunidade. O curso é destinado a graduados em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e áreas afins.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Curso.
Mestrado em Desenvolvimento Regional
O PPGDR/UNIJUÍ é um programa interdisciplinar na área de Planejamento Urbano e Regional da CAPES, criado em 2002, com o Curso de Mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania, alterado em 2005 para Mestrado em Desenvolvimento e a partir de 2016 Mestrado em Desenvolvimento Regional, ofertando sua 20ª turma para 2021, já tendo formado neste período mais de 370 Mestres.
A partir de 2016, passou a ofertar o curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional, com a oferta da 6ª turma para 2021.
O Programa e seus Cursos são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com nota 4 na avaliação quadrienal 2013/2016. Na avaliação do quadriênio 2017/2020 obtendo a nota 5.
Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.
Mestrado em Desenvolvimento Regional
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR - foi criado em 1994 e foi o primeiro programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional do Brasil. Atualmente o Programa têm os cursos de Mestrado e de Doutorado e é avaliado com nota 5 pela CAPES – Ministério de Educação. O PPGDR também oferece a possibilidade de realização de estágio de pós-doutoramento.
O PPGDR pertence à área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES.
O PPGDR promove a formação e a capacitação de profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, docência, assessoria e consultoria, avaliação e planejamento territorial, em instituições públicas e privadas. Ao longo dos mais de vinte e seis anos de existência formou, aproximadamente, 380 mestres e 123 doutores.
Tem sua concepção alicerçada na interdisciplinaridade, através da atividade de pesquisa, debate e reflexão sobre as mudanças econômicas, políticas, sociais, ambientais e culturais no âmbito da esfera estatal, da sociedade civil e da iniciativa privada, suas repercussões no território e no universo material e simbólico das comunidades regionais.
O Programa tem convênios com instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam o Institut für Geografhie, da Universität Innsbruck (Áustria), a Université du Quebéc à Rimouski (Canadá), a Universidade Nova de Lisboa (Portugal), a Universität Tübingen (Alemanha), a Universidade Ca’ Foscari de Veneza (Itália), a Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina) e a Universidad de Los Lagos (Chile).
Realiza a cada dois anos o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, que reúne pesquisadores e pós-graduandos de universidades de todo país, e com convidados internacionais. Por meio do Seminário e de outros eventos como a Escola de Altos Estudos da CAPES, Escola de Inverno o PPGDR recebe a visita de renomados pesquisadores estrangeiros e nacionais, oferecendo a oportunidade para a comunidade acadêmica e regional de realização de oficinas, cursos e conferências sobre temas convergentes no campo interdisciplinar do desenvolvimento regional e do planejamento territorial.
O PPGDR edita há vinte anos a revista Redes, avaliada como B1 pela CAPES na área de Planejamento Urbano e Regional, cujas edições dos últimos dez anos estão disponíveis em plataforma digital e as demais estão sendo digitalizadas e encontram-se no acervo do Programa e na Biblioteca Central da Universidade de Santa Cruz do Sul.
Mestrado em Direito
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) iniciou sua trajetória no ano de 2013, com a aprovação do curso de Mestrado em Direito - área de concentração “direito e sociedade” - que, alcançando a nota 4, pode pleitear junto à CAPES o oferecimento do Doutorado. Em 06 de junho de 2019, a proposta do curso novo foi aprovada. Assim, consolidou-se o Programa de Pós-Graduação em Direito, tendo como fundamentais para pesquisa as seguintes questões: a) a positivação do Direito e seu cumprimento pela sociedade; b) a observação das transformações sociais e a percepção de como influenciam e modificam o Direito; c) o distanciamento entre o texto positivado e a realidade social brasileira.
Mestrado em Direito
O Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UNISC, com Área de Concentração em Direitos Sociais e Políticas Públicas, centra sua preocupação na discussão de questões fundamentais para o Direito, para o Estado e para a Sociedade, a saber: (a) as perspectivas e desafios das demandas sociais cada vez mais complexas e tensionais que se apresentam à cotidianeidade; (b) o comportamento do constitucionalismo contemporâneo em face de tais demandas; (c) as políticas públicas de inclusão social e os processos de gestão dos interesses sociais.
Com os presentes vetores acadêmicos, pretende o Programa oportunizar ao corpo discente a formulação de instrumentos e mecanismos de intervenção social transformadora, com base em princípios e valores democráticos e emancipadores, bem como capacitar ainda mais o operador jurídico à sua prática forense.
Assim, o Programa de Mestrado e Doutorado em Direito visa a propiciar uma formação abrangente - ao mesmo tempo em que pontual - aos seus alunos, como se conclui pela proposta tanto da Área de Concentração como de suas Linhas de Pesquisa, a saber: Constitucionalismo Contemporâneo e Políticas Públicas de Inclusão Social.
Mestrado em Direitos Humanos
O Programa tem como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional.
Mestrado em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem sua trajetória de pesquisa intimamente vinculada à tradição pedagógica tricentenária do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs no mundo e, particularmente, com a secular presença das escolas da Rede La Salle no Brasil. A Universidade La Salle atua há mais de 40 anos na Educação Superior no município gaúcho de Canoas e Região Metropolitana de Porto Alegre. O PPGE privilegia a sua pesquisa através de parcerias com o poder municipal e estadual na formação de professores e na implantação de políticas públicas na área da Educação.
A Universidade La Salle integra a IALU - International Association of Lasallian Universities (http://www.ialu.org/).
O programa, por sua vez, mantém parcerias com pesquisadores de instituições internacionais como: Utah State University e Maryland University – College Park nos Estados Unidos; Universidade Autónoma de Barcelona e Universidade de La Laguna na Espanha; Universidade do Algarve e Universidade de Lisboa em Portugal; Université Lyon 1 na França; Universidad Del Atlántico da Colômbia; e a Universidad de Los Lagos no Chile.
O curso de Mestrado em Educação foi recomendado pela CAPES em 2006 e iniciou suas atividades no ano de 2007, com renovação registrada pela Portaria CAPES nº 656 de 22 de maio de 2017. O curso de Doutorado recomendado e reconhecido pela Portaria CAPES nº 18, de 10 de janeiro de 2017 iniciou suas atividades no ano de 2014. Avaliado pela CAPES com nota 4, o Programa titulou 187 mestres e 25 doutores em Educação, até março de 2019.
O Edital do Processo de Seleção para ingresso no Programa, geralmente, é publicado a partir do mês de setembro de cada ano. Editais para a seleção de bolsistas para o PROSUC da CAPES, bolsas da FAPERGS e bolsas da própria Universidade são publicados sempre que essas bolsas são disponibilizadas.
Mestrado em Educação
O Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação objetiva formar e qualificar pesquisadores da área da Educação e afins, desenvolvendo pesquisas e demais atividades acadêmicas que consagrem o diálogo entre as diversas perspectivas científicas e filosóficas, além de aprofundar os vínculos da reflexão sobre educação com o mundo da vida, formando pesquisadores para atuar na escola e nas mais diversas instâncias educativas da sociedade. Vem constituindo, assim, um campo de estudos e proposições voltado para a problematização de ações e processos educacionais, com especial olhar para as demandas regionais, que guardam vínculos com as nacionais e internacionais.
Mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias (PGEPROTEC) está inserido na área de engenharia da CAPES (Engenharias II). Tem como área de concentração o Desenvolvimento de Processos e Produtos Industriais e estrutura-se em duas Linhas de Pesquisa:
- Processos Químicos e Físicos
- Processos Bioquímicos
[saiba mais]
Com a implantação do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias, o Programa iniciou suas atividades em novembro de 2010 e, em dezembro de 2018, a CAPES aprovou o Doutorado em Engenharia de Processos e Tecnologias, que inicia suas atividades em agosto de 2019, com a finalidade de aprimorar a formação de profissionais para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, produtos e processos menos poluentes, gerando conhecimentos em pesquisa básica e aplicada, que possam contribuir para a independência tecnológica do país.
Objetivos
- Aprimorar a formação de Profissionais capacitando-os a compreender e desenvolver tecnologias inovadoras, produtos e processos menos poluentes.
- Formar pós-graduados aptos a realizar ações interdisciplinares, primando a sustentabilidade nas áreas de conhecimento afins.
- Criar pesquisadores proativos e independentes, capazes de realizar atividades de caráter inédito e com relevância intelectual, social e econômica.
- Fomentar pesquisas nacionais de elevada qualidade que possam suprir demandas de tecnologias latentes.
Público-Alvo
Profissionais graduados em cursos de Engenharia e Tecnologia e em cursos de áreas afins.
Perfil do Egresso
O egresso do Programa de Pós-Graduação em Processos e Tecnologias deverá ter o conhecimento, as habilidades e atitudes necessárias para atuar de forma criativa, eficiente e empreendedora em atividades industriais e acadêmicas, nos setores de projeto, pesquisa, desenvolvimento, consultoria e planejamento na área de produtos e processos, sempre observando o uso de tecnologias limpas, reciclagem e reuso de materiais, a minimização do uso de matérias-primas e dos recursos naturais de água e de energia, preservando a saúde do homem e o meio ambiente.
Duração
Mestrado - Prazo máximo de 24 meses, contados a partir da matrícula inicial e incluindo a defesa de Dissertação.
Doutorado - Prazo máximo de 48 meses, contados a partir da matrícula inicial e incluindo a defesa de Tese.
Processo Seletivo
A seleção dos candidatos para o Mestrado e para o Doutorado é realizada pela Comissão de Seleção do Programa, em conformidade com as regras estabelecidas em edital específico da Universidade.
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
O Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) tem como objetivo geral fomentar a qualificação de engenheiros da computação, engenheiros eletricistas, com formação em eletrônica, e profissionais de áreas afins, formando recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento científico e tecnológico voltado às necessidades das empresas e sociedade. O PGEEC tem como meta básica o desenvolvimento de atividades que permitam a criação e disseminação da ciência e da tecnologia na área de Engenharias IV. Com esse objetivo, pretende-se buscar a melhoria na qualidade de vida da sociedade e a sua sustentabilidade. Nesse contexto, o egresso do PGEEC deve incorporar à sua formação de origem o viés científico e tecnológico, atuando para atender prioritariamente às necessidades de mais alto nível na pesquisa científica acadêmica, bem como ao mercado de trabalho tecnológico avançado.
Objetivos Específicos:
– Implementar e fortalecer as condições de pesquisa na área de Sistemas Eletrônicos e Computacionais em Pelotas e região, sendo importante possibilidade de qualificação para os docentes e técnicos dessa área na região.
– Propiciar aos professores-pesquisadores da UCPel e de outras IES da região a possibilidade de consolidar e ampliar suas pesquisas, através da criação de novos projetos.
– Proporcionar uma efetiva integração entre a graduação e os recursos associados ao programa de Pós-Graduação. Os alunos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação têm a oportunidade de inserção em projetos de iniciação científica, através das suas participações em projetos de investigação das linhas de pesquisa do mestrado.
Coordenação: Profª. Drª. Alexandra Lackmann Zimpeck
Contato: alexandra.zimpeck@ucpel.edu.br
LINHAS DE PESQUISA
- Sistemas Computacionais Embarcados e Distribuídos
Desenvolver pesquisas para atender demandas na área de sistemas embarcados, as quais ganham sinergia com os desafios inerentes a área de sistemas distribuídos. A premissa é explorar aspectos de escalabilidade, desempenho, consumo energético, segurança e ubiquidade. A expectativa é considerar cenários de aplicação que explorem o emprego da IoT e da IIoT no atendimento de necessidades da agricultura, saúde, cidades inteligentes e indústrias em geral.
- Sistemas Eletrônicos Integrados
Desenvolver pesquisas relacionadas à implementação de sistemas digitais com estruturas de hardware dedicado, algoritmos, modelagem, métodos experimentais. Em particular, desenvolver pesquisas relacionadas a filtros digitais, filtros adaptativos, teoria de estimação e de detecção, biomédica, sistemas de comunicação, processamento digital de sinais e imagem e projeto de circuitos integrados.
Mestrado Em Ensino De Humanidades E Linguagens
O Mestrado Em Ensino De Humanidades E Linguagens objetiva formar profissionais comprometidos em ampliar as fronteiras do conhecimento que resultem na inovação, transformação e na dinamização de práticas docentes. Propõe-se a qualificar professores em ensino de humanidades e linguagens para a pesquisa e prática docente, na educação básica e superior, por meio de investigações referentes aos conteúdos e aos processos de ensino e aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, de modo a [re]significar e contribuir para a transformação do ensino em ambientes formais, não formais e informais.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Curso.
Mestrado em Letras
O Programa de Pós-Graduação em Letras tem por objetivo desenvolver pesquisas com foco na Leitura, contribuindo para o avanço do conhecimento e o aperfeiçoamento de profissionais para atuarem na docência, na pesquisa e em atividades relacionadas a Letras, Comunicação Social, Filosofia, Educação e áreas afins.
Mestrado em Memória Social e Bens Culturais
O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPG-MSBC) tem como missão, a promoção da pesquisa, da construção e da socialização de conhecimentos; a formação de recursos humanos com competências e habilidades para o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, a gestão e o desenvolvimento de produtos, de processos e de serviços, nas áreas da memória social e da cultura, visando à melhoria dos índices de desenvolvimento humano e atingindo demandas locais, regionais e do país. Sua visão importa em ser, em 2025, um Programa reconhecido pela excelência na formação de mestres e doutores, com impacto na sociedade e inserção local, regional e nacional, com vistas à internacionalização.
A organização acadêmica do Programa se estrutura por meio de uma área de concentração – Estudos em Memória Social – com os projetos de pesquisa, de extensão e interinstitucionais, bem como produção intelectual, técnica e artística dos seus docentes e discentes, distribuídas por três linhas de pesquisa: Memória, Cultura e Identidade, Memória e Linguagens Culturais e Memória, Cultura e Gestão.
Sua composição dá-se a partir de dois cursos distintos:
a) Um Mestrado Profissional, cujo diploma autoriza o titulado a atuar no Ensino Superior. Sua vantagem em relação a um curso acadêmico é a ênfase no impacto social da pesquisa científica, isto é, para além de uma dissertação, o Mestre Profissional gera uma série de produtos técnicos que repercutem imediatamente na sociedade – em organizações, instituições, empresas, etc. Trata-se, portanto, de um processo de formação que enfatiza a inserção profissional do titulado.
b) Um Doutorado que enfatiza a pesquisa voltada para a esfera acadêmica. Trata-se de uma etapa de formação que leva o titulado tanto a atuar em cursos de Graduação, em Programas de Pós-Graduação no País e no exterior, em organizações, instituições, empresas, etc.
A iniciativa de criação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais resultou das experiências acadêmicas e profissionais de pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, da inserção social e cultural da Unilasalle em âmbito local, regional, nacional e internacional, como também, da determinação de sua Mantenedora e Reitoria, no sentido de expandir a pós-graduação stricto sensu, expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional. Em 2008 a Capes recomendou o Programa o qual teve seu início em março de 2009, com o Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais. O reconhecimento deu-se pela portaria No. 590, de 18 de Junho de 2009/MEC. Em 2014, em virtude da excelência acadêmica do Mestrado Profissional do PPG-MSBC autorizou a criação de um Doutorado Acadêmico, que mantém sua inspiração na ênfase do impacto social da pesquisa de docentes e discentes do Programa. Trata-se de um caso exemplar, no Brasil, de um PPG que faz a ponte entre a Universidade, Governo, Organizações e Sociedade.
O Edital do Processo de Seleção para ingresso no Programa, geralmente, é publicado a partir dos meses de maio e setembro de cada ano. Editais para a seleção de bolsistas para o PROSUC da CAPES, bolsas da FAPERGS e bolsas da própria Universidade são publicados sempre que essas bolsas são disponibilizadas.
Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional
A Modelagem Matemática e Computacional é uma área científica que usa amplamente a Matemática e a Computação Científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais para a elaboração de modelos matemáticos buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Unijuí tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.
Atualmente, a modelagem matemática e computacional é utilizada em diversos problemas aplicados, e diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMMC tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, inteligência artificial, data mining, microeletrônica, entre outros. Maiores informações sobre as temáticas desenvolvidas no PPGMMC podem ser encontradas no site.
O PPGMMC é composto pelos Cursos de Doutorado e Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional.
Mestrado em Política Social e Direitos Humanos
O Programa de Pós-Graduação em Política Social começou a funcionar em março de 2006, oferecendo o curso de mestrado, então vinculado à Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas.No ano de 2008, devido à reestruturação acadêmico-administrativa da Universidade, passou a vincular-se diretamente ao Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais da UCPEL, mantendo a proposta pedagógica.
Está localizado no prédio B do Campus I da UCPEL, dispondo de infraestrutura acadêmica, com salas para aulas, orientação individual de mestrandos, núcleos de pesquisa e reuniões, e administrativa, com espaço para a coordenação do curso, secretaria, e coordenação do periódico científico “Sociedade em Debate”. Dispõe, ainda, de recursos bibliográficos e documentais, e amplo acesso à rede de computação. Mantém intercâmbios de cooperação com outros cursos de pós-graduação nacionais e internacionais.
Coordenadora do Programa: Prof. Dr. Aline Mendonça dos Santos
Contato: aline.santos@ucpel.edu.br
Área de concentração: QUESTÃO SOCIAL, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS SOCIAIS
Entendendo que é impossível analisar a questão social, os direitos e/ou as políticas sociais dissociados do contexto capitalista, o Curso tem como eixo articulador estudos sobre a política social, entendendo-a como resultado das articulações e convergências dos interesses que permeiam a relação Estado-Sociedade, constituindo-se em uma forma atual de exercício de poder usada para o enfrentamento das manifestações da questão social. Dentre o cômputo das demandas apresentadas pela realidade social, onde os serviços de proteção social são precarizados e mediados por relações de dependência e tutela, contrariando os princípios constitucionais, está a necessidade do aprofundamento da análise, numa perspectiva crítica e multidisciplinar, das políticas sociais de forma inter-relacionada com os direitos sociais e humanos, destacando suas características no mundo globalizado, na sociedade brasileira, e seus processos de regionalização mediados por territórios fronteiriços.
► Linhas de pesquisa
Estado, direitos sociais e política social
Estuda, sob um referencial crítico, a Política Social em uma perspectiva multidisciplinar, analisando os processos de formulação e implementação das políticas sociais, destacando os elementos que conferem institucionalidade às mesmas – os processos de gestão, o entramado financeiro, os desenhos e focos avaliativos, o exercício do controle social. Pesquisa, também, sobre os processos de trabalho de diferentes áreas relacionadas com o desenvolvimento de políticas sociais, com ênfase à busca da interdisciplinaridade,intersetorialidade e verificação do impacto sobre a qualidade de vida dos usuários. Contempla estudos comparativos sobre os Sistemas de Proteção Social em Países do Sul da América do Sul, com destaque às particularidades das regiões fronteiriças e Linhas de Fronteira.
Direitos Humanos, Segurança e Acesso à Justiça
Tomando os Direitos Humanos parâmetro transversal em sua agenda de pesquisa, além de objeto de estudo em si, investiga-se, sob referenciais críticos e interdisciplinares, as políticas e práticas vinculadas aos direitos sociais de segurança e acesso à justiça. Nesse sentido abarca também a administração da justiça e as dinâmicas, instâncias e instituições de controle social, estas com ênfase na atuação do sistema de justiça criminal (legislação, Polícia, Judiciário e Prisão). Inclui em seu compromisso de pesquisa os enfoques raciais e de gênero e, no âmbito territorial, dialoga com perspectivas – teóricas e empíricas – latino-americanas, possuindo especial focalização no protagonismo dos municípios perante as políticas públicas de segurança, além das peculiaridades dos contextos de fronteira.
Questão Social ,Trabalho, Sociabilidades e Resistências Políticas
Investiga, sob um referencial crítico e interdisciplinar, as diferentes perspectivas teóricas no contexto das relações e políticas sociais, dando destaque especial à participação nos processos de efetivação dos direitos sociais e humanos. Abarca temas que envolvem a questão social, relação Estado x sociedade civil, as diversas relações de violência e expropriação social e territorial, o espaço dos movimentos sociais contemporâneos, os processos de resistências e lutas sociais, o trabalho e as diferentes formas de produzir e viver expressas em outras economias, os reflexos do colonialismo e do patriarcado como formas de opressão, os conflitos urbanos e ambientais diante o padrão de sociabilidade do capital no contexto periférico.
Mestrado em Promoção da Saúde
Entre os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde estão a promoção da capacitação e qualificação de pesquisadores e profissionais da área da saúde e afins, para produzir e difundir conhecimentos de forma interdisciplinar, no campo da promoção da saúde e bem-estar de indivíduos e populações; o aprofundamento do nível de análise e reflexão sobre as condições de vida e saúde, possibilitando a minimização das desigualdades entre os grupos sociais e regiões, destacando saúde da família, do escolar e do trabalhador, cultura física e vigilância em saúde; além de atender às demandas de egressos de cursos superiores na área da saúde e afins, para a produção de conhecimentos específicos, voltados às necessidades locais, regionais e nacionais.
Mestrado em Saúde e Comportamento
O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento é um espaço universitário avançado de investigação e docência, articulando diferentes disciplinas pertinentes à saúde, promovendo, desse modo, estudos, pesquisas e ações sociais específicas dirigidas ao âmbito acadêmico e profissional.
O Programa, que iniciou em 1994, como Mestrado em Saúde Mental, foi reformulado em 1998, a partir de uma avaliação de seu desenvolvimento interno e de sua comparação com programas já consolidados, tendo, especialmente, como referência os Programas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e em 2000 passou a chamar-se Mestrado em Saúde e Comportamento. Consolidou-se a configuração atual, cuja ênfase é a busca de excelência metodológica do aluno voltado para métodos de pesquisa na área da saúde.
O Programa dispõe de um instrumento formal de auto-avaliação e realiza reuniões semanais sistemáticas do corpo docente e discente, onde são discutidos os aspectos administrativos e acadêmicos requeridos, visando a manutenção e aperfeiçoamento da qualidade de funcionamento.
Com a nova proposta, o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento foi reconhecido em 2001, com o conceito 3 pela CAPES, obtendo posteriormente na avaliação trienal de 2007 o conceito 5, nota máxima para programas somente com mestrado. No início de 2008, após a obtenção da nota 5 do curso de mestrado, foi solicitada a implementação do curso de doutorado, o qual foi aprovado pela CAPES em agosto do corrente ano, igualmente com nota 5.
Coordenador: Profª. Gabriele Cordenonzi Ghisleni
Contato: gabriele.ghisleni@ucpel.edu.br
LINHAS DE PESQUISA
Aspectos Clínicos e Epidemiológicos da Doença Renal
Pesquisa clínica (ensaios clínicos e estudos observacionais) com investigação da doença renal crônica (DRC) pré-dialítica, dialítica (hemodiálise e diálise peritoneal) e após transplante renal, com ênfase nas respostas cardiovasculares a hemodiálise, análises de sobrevida e preditores de desfechos, adequação da diálise, capacidade funcional e qualidade de vida. As diferentes modalidades de exercícios físicos aplicados a pacientes portadores de DRC e seu impacto prognóstico em sobrevida, qualidade de vida, capacidade funcional, marcadores inflamatórios, de estresse oxidativo e hormônios, entre outros desfechos, tem sido especialmente investigadas. A linha contempla também a pesquisa em lesão renal aguda, especialmente em Unidade de Terapia Intensiva, com foco em estado de hidratação e sua mensuração e sobrevida e seus preditores.
Aspectos Epidemiológicos na Saúde
Investigar a ocorrência, a distribuição e os determinantes de doenças, agravos e eventos relacionados à saúde, com foco nas desigualdades sociais em saúde, na nutrição humana, nas doenças crônicas não transmissíveis, na saúde bucal e na COVID-19, e avaliar políticas, programas e serviços de saúde.
Avaliação de Composição Corporal e Nutricional
Uso de ferramentas de avaliação nutricional e composição corporal em estudos populacionais e situações clínicas e suas associações com diversos desfechos
Microscopia Eletrônica
Descrever aspectos ultraestruturais de enfermidades genéticas e inflamatórias cutâneas, bem como de tricoses, com utilização das microscopias eletrônicas de transmissão, com seus resultados bidimensionais e também com os aspectos tridimensionais, fornecidos pela microscopia eletrônica de varredura.
Neurociência
Esta linha possui enfoque no comportamento, neuroendocrinologia, neurofisiologia, neurofarmacologia, neuroquímica, neuroimunologia, considerando aspectos moleculares, genéticos, fisiológicos e patológicos
Saúde Materno-Infantil
Avaliar indicadores de saúde materno-infantil e investigar fatores relacionados à morbi-mortalidade materno e infantil.
Pesquisa Experimental Aplicada à Saúde
Com enfoque nos mecanismos moleculares, celulares e bioquímicos em análises ex vivo e in vitro aplicados a compreensão dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nas patologias.
Psicologia da Saúde
A linha de pesquisa em Psicologia da Saúde é uma área interdisciplinar com o objetivo de compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença.
Transtornos de Humor
Epidemiologia, fisiopatologia e tratamento para transtornos de humor. Tem por objetivo descrever a prevalência e fatores psicossociais e biológicos dos transtornos de humor, bem como, avaliar a eficácia de modelos de intervenção. Além disso, busca por preditores de neuroprogressão no transtorno bipolar.
Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano
A ciência do desenvolvimento humano se propõe a estudar a dinâmica das inter-relações entre sistemas existentes dentro e fora do indivíduo, por interfaces biológicas e sociais a partir de um conjunto de fatores em diversas áreas do conhecimento. O Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano é focado na análise e na compreensão científica dos processos de saúde/doença e suas implicações no desenvolvimento humano. O curso é formado por um corpo docente altamente diversificado e qualificado, e com uma matriz curricular fundamentada em conhecimentos oriundos de estudos biomédicos, educacionais, psicológicos e ambientais.
Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade
O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.
Mestrado em Sistemas e Processos Industriais
O Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais tem por objetivo a geração de novas tecnologias, bem como a formação e qualificação de recursos humanos através da implementação e consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão na área de Controle e Otimização de Processos Industriais.
Mestrado em Tecnologia Ambiental
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado tem por objetivo geral a consolidação da Pesquisa na Área de Tecnologia Ambiental e a qualificação de recursos humanos, influenciando e contribuindo para o desenvolvimento regional. Para isso pretende formar profissionais direcionados à prevenção e/ou à resolução de problemas ambientais que afetam a qualidade ambiental e de vida da sociedade, com habilidades e capacitação tecno-científica. O profissional também deverá ter capacidade de gerar conhecimento e pesquisas básicas para uso nos sistemas de gestão ambiental.
Mestrado Profissional em Administração
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) tem sua concepção focada na área de gestão de negócios e como referencial a necessidade de formação de indivíduos inovadores e capazes de transformar a realidade em que atuam com a criação de alternativas para a solução dos problemas que fazem parte de um contexto organizacional em constante inovação.
Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. O Mestrado Profissional habilita para a docência.
O Curso tem alunos com diferentes formações de nível superior, porém, relacionadas com a área da Administração e afins, no intuito de formar mestres formadores e transformadores em seus domínios específicos de conhecimento. Através de suas atividades, tanto em sala de aula como em pesquisa aplicada, do exercício constante da leitura de textos, exposições didáticas e discussões interativas, o Curso objetiva potencializar uma atitude transformadora, criativa e inovadora e de entendimento do universo da gestão dos negócios.
Em função disso, o Curso pauta-se numa formação que dê condições de o futuro mestre não só ter o entendimento do processo de gestão, mas, a partir daí, ser capaz de formular hipóteses e encontrar alternativas de ação para aumentar a eficiência e contribuir para melhorar a condição do ambiente organizacional e, por conseguinte, da sociedade de forma geral.
A concepção curricular do Curso, juntamente com as áreas de atuação selecionadas, permite delinear este perfil profissional do egresso. As práticas propostas nos diferentes módulos do curso privilegiarão a construção de alternativas e a inovação nas organizações, pautadas na análise de problemas, sólido conhecimento metodológico e rigor científico. Em suma, o egresso do Programa de Pós-Graduação em Administração deve ser um profissional altamente capacitado na gestão de negócios com potencial de tomar decisões, sob a perspectiva do rigor metodológico e capaz de inovar e transformar a realidade em que atua, com a utilização da pesquisa aplicada, condicionado pelo arcabouço estrutural de um mundo de negócios em constante mudança.
Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural
Diminuir as distâncias entre seus projetos de crescimento profissional e a realização deles. O melhor caminho para percorrer nesse sentido é a formação continuada, pois além de possibilitar inúmeras conquistas no mercado de trabalho, promove e fomenta o conhecimento, capaz de transformar realidades. É nessa direção que caminha o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Universidade de Cruz Alta, com a proposta de contribuir com:
- A formação continuada e aprofundada de profissionais, procurando melhorar sua inserção qualificada em diferentes realidades em âmbito regional e/ou local;
- O desenvolvimento do espaço rural, sob diversos enfoques, no sentido de conjugar a análise das diversidades e especificidades dos conhecimentos locais, com as novas tendências mundiais, tanto no que se refere aos novos formatos tecnológicos, quanto às dinâmicas territoriais, num processo interdisciplinar;
- A inovação dos processos da vida na sociedade, o que implica atuação, tanto na base teórica como na prática, para a concretização de novas experiências no uso sustentável de riquezas naturais, na geração de novos empreendimentos, promovendo o redirecionamento da economia regional. Isso significa entender que a pecuária e a agricultura extensiva, tradicionais nos esteios da economia local, têm potencial para aprimorar as cadeias produtivas existentes, como a do leite e soja, mas também têm potencial à diversificação, incorporação de novos arranjos produtivos, agregação de valor aos produtos agropecuários e inserção em nichos de mercado;
- A inserção de novas metodologias e ferramentas tecnológicas computacionais, a fim de dinamizar os sistemas de apoio à decisão, as formas de gestão das cadeias produtivas e das unidades de produção rural, além da capacitação dos gestores para o uso e articulação das tecnologias já disponíveis, à exploração dos recursos existentes; à qualidade, sanidade e certificação dos produtos agrícolas e pecuários; à armazenagem e secagem de grãos e de forrageiras, infraestrutura logística e de transporte da produção;
- As soluções dos problemas relacionados à recuperação ambiental, decorrentes da inadequação no manejo de espécimes da flora e da fauna; e do esgotamento e depauperação exasperada do solo das propriedades; bem como para a análise da questão da biodiversidade, reserva legal e captura de carbono;
- O estudo das políticas públicas de crédito e fomento produtivo, do papel das organizações institucionais e, principalmente, das questões sociais inerentes aos atores sociais inseridos no meio rural.
Secretários:
– Danielle Schenkel Vargas Lopes.
– Claudia Raiara Almeida de Oliveira.
– Marcia Rejane Machado Irigon.
Período Diurno/Noturno.
Contatos:
Centro de Ciências da Saúde e Agrárias: (55) 3321.1631/ mestradorural@unicruz.edu.br
Link:
https://home.unicruz.edu.br/curso/mestradorural/
Mestrado Profissional em Educação Física (em rede)
O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
O Programa visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.Também tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.
Mestrado Profissional em Engenharia de Produção
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção inicia suas atividades no primeiro semestre de 2016 com a implantação do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com enquadramento na área Engenharias III. Tem como finalidade formar mestres capazes de aplicar o método científico na solução de problemas, desenvolvendo, prioritariamente nas organizações inseridas na região de abrangência da UCS, pesquisas científicas aplicadas que estabeleçam práticas transformadoras e solucionem problemas em sistemas de produção.
Área de Concentração
Com área de concentração em Gerência de Qualidade e Produção, o Mestrado tem um escopo de atuação amplo, abordando as questões relacionadas aos sistemas de produção de bens e de serviços, quer em seu aspecto processual (gerenciamento do fluxo do sistema de produção), quer em seu nível decisório (estratégico/tático/operacional), ou ainda em temas relacionados ao valor agregado por esses sistemas (qualidade, eficiência e efetividade).
Linhas de Pesquisa
O Mestrado estrutura-se em duas linhas de pesquisa:
- Modelagem e Análise de Sistemas de Qualidade e Produção - Enfoca a solução de problemas decisórios ou de gestão em nível tático-operacional, por meio de métodos quantitativos ou quali-quantitativos, estáticos ou dinâmicos, uni ou multivariados, determinísticos ou probabilísticos.
- Estratégias de Sistemas de Qualidade e Produção - Concentra interesses relacionados a decisões estratégico-táticas ou de longo prazo, nas quais a incerteza ou as características do escopo superam a capacidade de decisões puramente quantitativas, requerendo outros métodos de decisão e gestão de qualidade e produção.
Perfil do Egresso
Estabelece-se, portanto, o objetivo de formar um perfil de profissional em Engenharia de Produção, capaz de adotar, com propriedade, técnicas e métodos científicos para a modelagem e análise de problemas de qualidade e produção, em condições de tomada de decisão estratégica ou tático-operacional. Esse perfil, multiplicado em ambientes industriais e de serviços, servirá de conexão entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho na implementação de práticas transformadoras, conforme o que preconiza a Portaria Normativa nº7 da CAPES, de 22 de junho de 2009, que regula os mestrados profissionais no país.
Espera-se, portanto, que o egresso esteja apto a:
- articular saberes na análise e compreensão de situações-problema, em distintos níveis de complexidade;
- identificar demandas, equacionar problemas e propor soluções no contexto de gestão de operações e qualidade, a partir de uma prática transformadora da realidade na qual interage;
- estabelecer estratégias sustentáveis em gestão de operações e qualidade nos ambientes intra e interorganizacionais;
- planejar, projetar e gerir processos, produtos e serviços sustentáveis, maximizando resultados financeiros; e
- desenvolver o próprio potencial de capacidade crítica e investigativa, a fim de, permanentemente, ser capaz de aprender a aprender, propondo soluções para os diversos desafios enfrentados.
Processo Seletivo
O ingresso no Mestrado é anual e é realizado mediante processo seletivo regulamentado por edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O número de vagas está condicionado à capacidade de orientação do Programa, comprovada pela existência de orientadores disponíveis, respeitado o limite de 20 vagas anuais e as normas estabelecidas pela Pró-Reitoria. O processo seletivo é classificatório e será conduzido por Comissão de Seleção, nomeada pelo Colegiado do Programa.
O Programa possui:
- 16 mestres formados até agosto de 2019.
- Corpo discente 2019: 27 alunos de mestrado, 90% com algum tipo de financiamento de empresas, além de estudantes de Graduação realizando trabalhos de iniciação científica, e estudantes de cursos de Especialização (lato sensu) desenvolvendo TCC´s orientados às linhas de pesquisa.
Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico
O Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico (PPGEnCT) foi concebido para contribuir com o desenvolvimento regional, com foco prioritário na educação científica e tecnológica, baseado no desenvolvimento do ensino e da pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, tomando os processos de ensino-aprendizagem como seu campo de inserção.
O PPGEnCT, particularmente, prioriza a formação profissional do ingressante para que este possa atuar de forma competente e com qualidade metodológica, didática e técnico-científica, buscando contribuir na formação de docentes/pesquisadores capazes de aprofundar teórica e criticamente as grandes questões que envolvem o ensino científico e tecnológico. O PPGEnCT objetiva promover a produção, atualização e disseminação de conhecimentos, a formação científica continuada, a qualificação de profissionais, em especial, aos da educação. Ademais, pretende desenvolver a capacidade de mobilização de saberes teóricos e práticos em prol da melhoria do ensino, do desempenho profissional, da consciência política e do exercício da cidadania.
Os egressos do Programa deverão conceber a pesquisa científica como etapa necessária no processo de aquisição e difusão de saberes, assumindo que o domínio competente e crítico do conhecimento é indispensável para o bom desempenho profissional. Espera-se, sobretudo, que sejam capazes não apenas de transpor para o seu campo de atuação o conhecimento produzido nos espaços acadêmicos, mas também de construir novos saberes e promover inovações.
Área de Concentração: Ensino de Ciências e Tecnologias
Linhas de Pesquisa:
1 - Formação de Professores e políticas de Educação em Ciências e Tecnologias;
2 - Tecnologias da Informação e da Comunicação e Práticas Educativas no Ensino das Ciências
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Aprovado pela CAPES no primeiro semestre de 2012, o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática resulta de uma longa, profícua e contínua experiência em ensino, pesquisa e extensão gerada nos cursos de licenciatura e bacharelado das áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Engenharias e Tecnologias.
As pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional estão vinculadas ao ambiente profissional dos mestrandos ou aquele onde pretende atuar: escolas, universidades, museus, centros de ciências, planetários, ONGs, entre outros espaços, formais ou não, de ensino e aprendizagem. Os egressos do Mestrado também estão aptos a realizar pesquisas em temas relevantes nas áreas de Ensino e Educação, a prosseguir estudos em nível de doutorado e aptos a docência em nível superior. O Curso confere ao egresso o grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.
Sobre o Mestrado Profissional
Trecho da portaria Nº 60, de 20 de março de 2019, que dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. [Leia mais] Art. 2º São objetivos dos cursos de mestrado e doutorado profissionais:
I - capacitar profissionais qualificados para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia;
II - transferir conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local; [...]
Área de Concentração
Formação de professores em Ciências e Matemática
Linhas de Pesquisa
Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática.
Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática.
[Saiba mais].
Objetivo
O curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática tem como objetivo o aprimoramento de profissionais que atuam, ou estão interessados em atuar, na Educação Básica, Técnica ou Superior, em espaços formais e não formais de educação, a partir do estudo de questões teóricas e metodológicas dos processos de ensinar e de aprender, visando a uma formação interdisciplinar, crítica e autônoma.
Público-Alvo
Profissionais que atuam, ou estão interessados em atuar, nos diferentes espaços e níveis de ensino.
Duração
24 meses
Carga Horária
37 créditos
Aulas Presenciais
Segundas-feiras, à noite.
Processo Seletivo
O ingresso no Mestrado é anual e se efetiva por meio de processo seletivo regulamentado por edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências E Matemática
O Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências E Matemática, balizado por suas linhas de pesquisa, têm por finalidade o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e práticas educativas, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. Desenvolve investigações sobre a organização e inovação no ensino de Ciências e Matemática e suas repercussões no currículo escolar dos ensinos fundamental, médio e superior, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Curso.
Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações
Tem como objetivo básico formar pessoal habilitado para atuar na gestão das organizações, de diferentes dimensões e setores, contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento empresarial. Para isso, sua estrutura curricular está alicerçada em uma área de concentração e em duas linhas de pesquisa: uma destinada à formação do gestor, que necessita compreender, de forma estratégica, a dinâmica da organização; e outra, mais flexível, abriga o aprofundamento em temas ligados ao desenvolvimento local/regional, às inovações e às organizações sociais. Seu público-alvo é constituído preferencialmente por profissionais engajados no mercado de trabalho, que buscam formação técnico-científica para problemas de natureza profissional enfrentados em suas organizações, bem como por graduados no ensino superior, ainda sem vínculos mais efetivos no mercado de trabalho, que pretendam atuar em atividades demandantes de entendimento técnico-científico acerca dos fenômenos administrativos, e/ou em atividades docentes e de pesquisa em administração.
Área de Concentração: Gestão de Organizações e Desenvolvimento
Linhas de Pesquisa:
1 - Estratégias Organizacionais
2 - Inovação, Organização Social e Desenvolvimento
Mestrado Profissional em História
A Pós-Graduação stricto sensu em História, da UCS, oferece os cursos de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional.
Os Programas de pós-graduação stricto sensu Profissionais são mais próximos do mercado de trabalho na área específica. Têm uma maior preocupação com pesquisas aplicadas, sem perder rigor conceitual e analítico. Permite estar preparado tanto para a atuação profissional quanto para a docência em todos os níveis.
O objetivo do Programa é a preparação de recursos humanos de alto nível, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, para atuar em áreas ligadas ao patrimônio histórico, serviços de pesquisa e documentação, organização de informações históricas, consultorias, pareceres históricos, produção de material didático.
O Curso de Mestrado fundado em 2012, tem a recomendação da CAPES. Acolhe candidatos graduados em nível superior em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de pesquisa estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
O Curso de Doutorado aprovado em 2020, acolhe candidatos graduados em nível superior e com mestrado em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de tese estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
Público-Alvo
Profissionais que atuam no ensino de História. Pesquisadores ligados a acervos, museus e a educação patrimonial. Docentes pesquisadores que se voltam à produção de material de divulgação do conhecimento histórico em variadas linguagens.
Mestrado Profissional em Indústria Criativa
A indústria criativa caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual seus principais valores. Sua natureza interdisciplinar exige processos de colaboração e cooperação que articulem habilidades criativas e habilidades de gestão. Busca, assim, novos conceitos, produtos, conteúdos, bem como sua realização em novos e diferentes modelos de negócios melhor adaptados ao mundo contemporâneo. Em seu conjunto de atividades, abrange as artes, os jogos, a comunicação, o design, o audiovisual, a computação, a tecnologia e outras áreas que se estruturam a partir da criatividade. É do equilíbrio entre criatividade, empreendedorismo e gestão que resulta o crescimento de uma indústria que transforma produtos culturais, ideias, conceitos, talento e inovação em valores, apontando novos caminhos para quem deseja descobrir como criar novos espaços profissionais em um mundo em que a capacidade de criar e executar é extremamente valorizada.
Saiba mais em: https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado--profissional-em-industria-criativa
Mestrado Profissional em Psicologia
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI-UCS) - Mestrado Profissional - é recomendado pela CAPES e oferece formação de mestre em Psicologia, em duas linhas de pesquisa:
- Linha 1 - Diagnóstico e Intervenções Clínicas em Contextos Psicossociais
- Linha 2 - Riscos e Recursos Psicossociais em Contextos de Trabalho: Diagnóstico e Intervenção.
Destina-se à formação de pessoal qualificado, com aprofundamento teórico-metodológico na perspectiva da área de estudo, para realizar pesquisas científicas e trabalhos de natureza técnica profissional que sejam socialmente relevantes.
O Mestrado Profissional é uma modalidade de curso de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Objetiva formar profissionais de perfil inovador e empreendedor, de maneira a assegurar suas inserções nas empresas ou instituições, ou no gerenciamento da sua própria atividade profissional.
A proposta do Mestrado Profissional em Psicologia contribui para a construção de novos conhecimentos e aprofunda reflexões para atender demandas em relação a estudos, pesquisas e intervenções que focalizem os aspectos psicossociais contribuindo para a qualificação do profissional e para o desenvolvimento saudável da sociedade.
Sua estrutura curricular foi concebida de forma flexível e aberta a fim de acolher os interesses de pesquisa vinculados às Linhas do Programa, em diferentes abordagens teórico-metodológicas. A proposta quer fortalecer a pesquisa, a técnica profissional e a formação intelectual de alto nível, oferecendo oportunidades de aprofundamento dos estudos teórico-metodológicos em Psicologia, áreas afins e processos psicossociais. A organização curricular contempla questões contemporâneas que promovem inquietações intelectuais e profissionais.
Público-Alvo
- Linha 1 - Graduados em curso superior de Psicologia.
- Linha 2 - Graduados em curso superior de Psicologia e profissionais com ensino superior, com interesse na interface entre psicologia e áreas vinculadas à Saúde, Educação e ao Trabalho.
Perfil do Egresso
Ao final do curso, o profissional com titulação de mestre deverá estar apto a:
- identificar demandas de natureza psicológica e propor alternativas nos diferentes contextos, a partir de práticas sustentáveis, éticas e potencialmente transformadoras da realidade, considerando as ações de diagnosticar, planejar, desenvolver, monitorar, avaliar e redefinir intervenções que contribuam para a preservação da vida saudável.
- diagnosticar fatores protetores e estressores nos contextos sociais dos sujeitos;
- planejar intervenções de natureza psicossocial que potencializem recursos disponíveis dos sujeitos e de organizações, reconhecendo aspectos da cultura e do contexto social, a fim de contribuir para o fortalecimento de ambientes saudáveis, por meio de capacidade crítica e investigativa;
- desenvolver ações no âmbito da prevenção, promoção e intervenção em saúde a partir da psicologia, considerando a realidade de cada contexto psicossocial;
- monitorar sistematicamente as intervenções de natureza psicossocial e seus possíveis desdobramentos/ resultados;
- avaliar os impactos das intervenções a fim de potencializar os recursos saudáveis de sujeitos e de organizações;
- reformular intervenções e implementar ajustes nas práticas quando constatado o não atendimento dos impactos previstos.
Processo Seletivo
O ingresso no Mestrado Profissional em Psicologia é anual e é realizado mediante participação em processo seletivo classificatório, regulamentado por edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O número de vagas estabelecido no edital é definido pelo Colegiado do Curso.
Mestrado Profissional em Psicologia
O programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC objetiva capacitar profissionais da Psicologia, profissionais da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas para a inovação e produção de novas tecnologias no campo da Psicologia. A partir disso, pretende-se a formação de um profissional apto a propor formas criativas para a solução de problemas e enfrentamento dos desafios nos diferentes contextos de trabalho.
O curso reúne alunos com diferentes formações de nível superior e, em uma perspectiva interdisciplinar, visa à articulação de práticas clínicas e sociais, políticas públicas, organizações e cultura com foco na saúde mental. Para tanto, o Mestrado Profissional enfatiza estudos e técnicas voltados ao desempenho de alto nível de qualificação profissional, além de habilitar para a docência.
O profissional a ser formado atenderá às habilidades e competências necessárias para projetar e desenvolver práticas no âmbito da prevenção, promoção e intervenção em saúde mental e suas interfaces com o campo social, político e institucional.
Os acadêmicos do PPGPSI com os projetos de intervenção e pesquisa voltados a realidade regional e as demandas dos serviços, instituições e organizações, possibilitarão a qualificação de suas práticas em saúde mental, ampliando a inserção comunitária.
Desta forma, a própria vocação comunitária da universidade e das ações realizadas pelos docentes da Psicologia da UNISC, justificam a escolha da ÁREA DE CONCENTRAÇÃO do Programa em “SAÚDE MENTAL E PRÁTICAS SOCIAIS”.
Mestrado Profissional em Saúde Animal
A Serra Gaúcha apresenta desafios únicos para a Medicina Veterinária, com a presença de uma variedade de enfermidades distintas de outras regiões do Brasil. Em vista dos desafios regionais para atuação do médico veterinário, surge a necessidade de formação continuada dos profissionais que trabalham com saúde animal e humana.
Com a criação, em 2013, do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, a Universidade de Caxias do Sul passou a oferecer uma formação de ensino superior focada nas exigências sociais e necessidade do desenvolvimento regional e nacional relacionadas à saúde e ao bem-estar animal, à saúde pública, à produção animal, à produção de alimentos saudáveis e seguros e à preservação ambiental.
A implantação, em 2019, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal, com a abertura do Mestrado Profissional, faz parte desse processo voltado para a formação e qualificação de recursos humanos nessa área da Medicina Veterinária.
O Mestrado Profissional é uma modalidade de curso de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Objetiva formar profissionais de perfil inovador e empreendedor, de maneira a assegurar suas inserções nas empresas ou instituições, ou no gerenciamento do seu próprio negócio.
A implantação do Mestrado oferece aos profissionais da Região Nordeste do Rio Grande do Sul o acesso a uma pós-graduação na área da Saúde Animal, com um enfoque em Saúde Única, de modo a contribuir, através da qualificação profissional, para a redução dos riscos resultantes da interface entre animais, humanos e o ecossistema local. Estes profissionais serão capacitados para a solução dos problemas específicos da região, estando aptos a atuar em clínicas, hospitais ou empresas de forma autônoma, crítica, reflexiva e qualificada para uso do método científico.
Com área de concentração em Saúde Animal, o Mestrado está estruturado em duas linhas de pesquisa:
- Clínica, cirurgia e reprodução animal;
- Controle de enfermidades que acometem animais.
Público-Alvo
Graduados em cursos superiores nas áreas das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias.
Perfil do Egresso
Ao final do curso, o profissional com titulação de mestre deverá ser capaz de:
- Desenvolver inovação sobre a temática central da Saúde Animal, tendo uma sólida base teórica de cunho interdisciplinar.
- Ampliar suas ações nas diferentes frentes de atuação profissional, qualificando os serviços oferecidos à sociedade.
- Conceber, formular e implementar ações, a partir de problemas presentes na sua rotina profissional.
- Lidar com as constantes mudanças tecnológicas, explorando a criatividade e o raciocínio crítico no seu desempenho profissional.
- Executar projetos de melhorias em sanidade, fundamentadas em princípios de ética, com base técnica e métodos científicos atuais.
- Construir estratégias que resultem em melhorias e transformações nas atividades nas quais está inserido.
- Compartilhar com os demais membros de seu grupo de trabalho os conhecimentos apreendidos, atuando como líder motivador e gerador de inovação nesse campo profissional.
Processo Seletivo
O ingresso no Mestrado Profissional em Saúde Animal se dará por meio de processo seletivo regulamentado por edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A definição do número de vagas em cada processo seletivo é definida pelo Colegiado do Curso.
Mestrado Profissional Em Saúde Materno Infantil
O Mestrado em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana objetiva capacitar profissionais de saúde e áreas afins a contribuir para a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher, da criança e da família, que garanta acesso, acolhimento e resolutividade por meio de boas práticas de organização, gestão e atenção integral à saúde. O curso é destinado a profissionais de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional ou áreas afins.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Curso.
Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital
Em agosto de 2012, a Universidade Católica de Pelotas foi credenciada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em mais um Mestrado na área de Saúde Coletiva. A conquista é de toda a região, que poderá capacitar seus profissionais da área de saúde, oportunizando que profissionais que atuam na área de possam realizar o Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital.
O Curso
Em seu lançamento, a proposta recebeu a recomendação da Capes de imediato com nota 4 – a nota máxima que pode ser alcançada por programas apenas com mestrados é 5.
O curso tem o foco em uma capacitação em que os saberes científico e tecnológico estão afinados para preparar profissionais preferencialmente já inseridos no sistema de saúde. Por meio do curso, por exemplo, um profissional da área de saúde que atue em uma Unidade Básica de Saúde e que não tenha intenção de tornar-se pesquisador ou professor – mas quer ampliar seu conhecimento – pode optar por essa modalidade.
O Mestrado Profissionalizante traz uma gama de saberes que permitirá aos profissionais identificar, compreender e intervir no processo de saúde-doença, com ênfase nas etapas iniciais do ciclo vital e da saúde mental. A capacitação deverá reverter de forma direta na comunidade atendida por esse profissional. O Mestrado irá fornecer subsídios para usar conhecimento científico a fim de fortalecer ações junto à população.
Durante o curso, o aluno irá apropriar-se de métodos de pesquisa na condução de investigações na área da saúde da mulher, da criança e do adolescente, com enfoque em saúde coletiva; estará subsidiado para identificar temas relevantes e delineamento de pesquisas, além de coletar e analisar dados; estará habilitado para implementar e fortalecer condições de intervenção na área de saúde da mulher, da criança e do adolescente em Pelotas e região; entenderá como proporcionar dados, documentos e projetos que apoiem a prevenção e a intervenção, entre outros objetivos.
LINHAS DE PESQUISA
- Saúde Gestacional e Puerpério
Desenvolver estudos relacionados à temática que envolve a mulher do período gestacional ao pós-parto, afim de proteger o concepto. Além disso, a linha objetiva estudar agravos no período perinatal, bem como, os métodos diagnósticos habitualmente utilizados e estratégias de intervenção.
- Desenvolvimento Infantil
Busca capacitar os profissionais da área na avaliação de aspectos referentes ao desenvolvimento infantil e suas influências psicológicas, genéticas, sociais e culturais.
- Estratégias Preventivas em Saúde do Ciclo Vital
Visa compreender fatores biopsicossociais relacionados à aplicação dos princípios do SUS e à doação de estratégias de prevenção em saúde, bem como no desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados para absorção destas estratégias.
- Estratégias Preventivas em Saúde Mental
Objetiva potencializar esforços dos profissionais da área de saúde na atenção primária aos transtornos mentais. Através da investigação de diferentes contextos clínicos e populacionais, a linha busca contribuir com a elaboração de estratégias de prevenção em saúde mental de acordo com fatores de risco e protetores evidenciados, elaborar mecanismos periódicos de tais estratégias nos diversos pontos da rede de atenção à saúde mental, bem como, promover recursos técnicos de avaliação de tais procedimentos.
- Avaliação Psicodiagnóstica e Intervenções Breves em Saúde Mental
Objetiva capacitar profissionais da área da saúde para identificação precisa de transtornos mentais e aperfeiçoar o tratamento de transtornos mentais no contexto clínico. A linha busca contribuir com a criação e validação de instrumentos psicométricos, elaboração de guidelines para avaliação e encaminhamento de sujeitos na rede de saúde, assim como, promover habilidades que aperfeiçoem a avaliação psicodiagnóstica. Ademais, busca contribuir com a criação e estruturação de protocolos de intenções breves, avaliar a influência de distintos contextos no processo e resultados terapêuticos, assim como, promover habilidades que aumentem a eficácia e eficiência das intervenções em saúde mental do Sistema Único de Saúde.
Neurociência e Desenvolvimento Humano
A aplicabilidade de diferentes métodos científicos para o conhecimento do desenvolvimento humano caracteriza os estudos na área como interdisciplinares. A complexidade que envolve o desenvolvimento cognitivo, comportamental e psicossocial dos indivíduos requer a diversificação e sofisticação das questões de pesquisa, dos métodos científicos e das proposições explicativas. A neurociência é um desses campos científicos. A utilização da neuroimagem como ferramenta para a produção de conhecimento se traduz como uma maneira de investigar a ligação entre cérebro, cognição e comportamento.
Pediatria e Saúde da Criança
O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPG-PSC) iniciou suas atividades em 1995 com o curso de Mestrado em Pediatria. Posteriormente, em 2004, o programa foi ampliado com a abertura do curso de Doutorado, também aprovado e recomendado pela CAPES.
Nestes últimos 27 anos, o PPG-PSC consolidou seu crescimento, conquistando uma posição de destaque entre os cursos de Pós-Graduação em Pediatria de nosso País, sendo um dos 2 Programas com foco em Saúde da Criança que obteve conceito 6 nas últimas avaliações da CAPES. Este PPG-PSC formou, desde a sua criação até março de 2022, 301 mestres e 135 doutores.
Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), da área Ciências Ambientais, tem por objetivo promover visão integrada da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas ligados à área ambiental.
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - Mestrado
Por meio das áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde, o PPGBiotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados às ciências médicas e biomédicas, com uma visão integrada a partir de uma perspectiva translacional das condições de saúde-doença. A área de concentração do Programa - Clínica Médica, Tecnologias em Saúde e Ciências do Comportamento - visa a abordar diversos segmentos da pesquisa em saúde humana. Envolve as áreas de epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de doenças, incluindo os transtornos do comportamento.
Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado
A qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos níveis de ensino, constitui-se como prioridade para a expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. O Mestrado e o Doutorado em Ensino assumem importante papel, ao alinhar-se à perspectiva que pensa a educação como um processo que não se conclui, pois se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. Nessa ótica, pensar em formação docente implica necessariamente em problematizar, redimensionar e reconstruir tais processos, acarretando impacto no campo científico e tecnológico de um país.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado e Doutorado) pretende formar profissionais multidisciplinares que busquem inovar as práticas pedagógicas por meio da exploração e qualificação de diferentes tecnologias educacionais e sociais. Assim, tem-se o intuito de desenvolver produtos educacionais a partir de estudos teórico-metodológicos na área de Ciências Exatas, proporcionando diferentes possibilidades para a prática pedagógica nos diferentes níveis de ensino.
Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ, atualmente nota 4, é credenciado pela CAPES, desde 2013, para oferta do Curso de Mestrado Acadêmico, sendo a primeira turma de 2014.
Em 2020 a CAPES reconheceu o Curso de Doutorado Acadêmico, por meio da Portaria Nº 997 de 23/nov/2020 do Ministério da Educação, publicada no D.O.U, seção 1, página 224, em 24 de novembro de 2020. O início do processo seletivo para o Doutorado ocorreu em seguida, mediante a publicação de edital, e as atividades do Curso iniciaram com a realização da Aula Inaugural, em 26/3/2021, por videoconferência, tendo em vista a necessidade de afastamento social em decorrência da Covid-19.
O Programa visa formar pesquisadores e agentes sociais dotados de autonomia teórico-investigativa, para atuarem na pesquisa científica, na docência e nas organizações públicas e privadas, aptos a articular práticas socioculturais inovadoras de impacto social, econômico e ambiental, numa perspectiva interdisciplinar.
Bolsas de agência de fomento, concedidas por meio de editais e regulamentos específicos, conforme a disponibilidade das agências:
- Bolsas CAPES;
- Taxas CAPES;
- Bolsas FAPERGS;
- Bolsas PROBIN.
Secretários:
– Raquel Madeira Soares
– Antonia Macarasoshi Arenhart
– Maria Eduarda
Contatos:
Coordenação de Pós-Graduação: (55) 3321.1634 / ppgpraticassociosculturais@unicruz.edu.br
Link:
https://home.unicruz.edu.br/estrutura-curricular-mestrado-humanas/#mestrado
Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis - Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis tem por objetivo formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao sistema agroalimentar, subsidiando uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas na produção agroindustrial familiar, e aos processos de licenciamento de empreendimentos, sustentabilidade produtiva e tratamento adequado dos resíduos.
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Produção e Ambiente
O Programa de Pós-Graduação em Produção e Ambiente (PPGPA), através de seu curso de Mestrado Acadêmico, dedica suas pesquisas aos diversos aspectos que envolvem os sistemas de produção responsável, contribuindo com a inovação nos diversos setores produtivos, a partir da constituição de saberes interdisciplinares que passam do conhecimento específico ao geral, desenvolvendo soluções inovadoras considerando as questões socioambientais.
O PPGPA tem como público-alvo egressos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharias (florestal, produção, ambiental e sanitárias), Biologia, Farmácia, Biomedicina, Química, Ciências contábeis, Direito, Administração e demais profissionais de áreas afins.
Secretários:
– Danielle Schenkel Vargas Lopes.
– Claudia Raiara Almeida de Oliveira.
– Marcia Rejane Machado Irigon.
Contatos:
Centro de Ciências da Saúde e Agrárias: (55) 3321.1631/ ppgpa@unicruz.edu.br
Informações completas em:
https://home.unicruz.edu.br/curso/programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-em-producao-e-ambiente/
Psicologia
O processo de planejamento conduziu à definição dos objetivos gerais do Programa, que podem ser elencados da seguinte forma: (a) formar pesquisadores-docentes e profissionais altamente qualificados; (b) produzir conhecimento relevante e inovador na área; (c) contribuir para o desenvolvimento regional. A proposta do curso de Mestrado é desenvolver habilidades e competências teóricas e metodológicas para a investigação, a docência e a prática na área de estudos escolhida, bem como estimular a integridade e ética na produção e divulgação do conhecimento.