CURSOS DE MESTRADO NA URI
6 registro(s) encontrado(s)
Mestrado Acadêmico em Direito
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da URI – Santo Ângelo – Mestrado e Doutorado – foi projetado para tornar-se centro de excelência na área do ensino e da pesquisa do Direito. Para tal, está dotado de uma estrutura acadêmica e administrativa, de recursos de informática e acervo bibliográfico qualificado e atualizado e de área reservada para estudos e pesquisas individuais e em grupos. Sua docência compõe-se de renomados professores pesquisadores com forte influência na teoria inovadora do Direito contemporâneo. O Programa abriga a Cátedra Luis Alberto Warat, composto de todo o acervo cultural e bibliográfico do renomado pensador argentino-brasileiro.
O Programa se apresenta, ao mesmo tempo, como um espaço qualificado de altos estudos e como uma conquista regional comunitária, visando contribuir para a inovação da ciência do Direito e da inserção desta no cotidiano das práticas sociais.
Área de Concentração: Direitos Especiais
Linhas de Pesquisas:
1 - Direito e Multiculturalismo
2 - Políticas de Cidadania e Resolução de Conflitos
Mestrado Acadêmico em Ecologia
Tem por objetivo a formação de recursos humanos, a realização de pesquisas ecológicas e o desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas à gestão ambiental e à conservação da biodiversidade. O curso é destinado a profissionais com formação nas áreas de Ciências Biológicas e áreas afins. A entrada é anual, conforme edital específico.
Área de Concentração: Gestão e Conservação Ambiental
Linhas de Pesquisa:
1 – Ecologia e Conservação da Biodiversidade
2 – Ambiente e Tecnologia
3 – Processos Estruturais, Funcionais e Modelagem Ambiental
Mestrado Acadêmico em Educação
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da URI, têm como objetivo preparar recursos humanos qualificados na área de Educação para pensar e propor novas estratégias de ensino e atuar na pesquisa com a perspectiva do desenvolvimento científico, sociocultural e tecnológico da região e do país.
Por seu caráter inter e transdisciplinar e por sua proposta curricular de formação para a pesquisa, acolhe pesquisadores egressos de diferentes cursos, como os de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogos. Dessa forma, o enfoque da interdisciplinaridade reside na tentativa de extrapolar a mera justaposição das contribuições disciplinares inerentes à formação de cada docente/pesquisador, estabelecendo-se um intercâmbio entre especialistas de diversas áreas do conhecimento, o que favorece a interlocução entre professores e pesquisadores com formação diversa e diversificada.
Mestrado Acadêmico em Engenharia de Alimentos
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos tem por objetivo formar recursos humanos altamente qualificados na área de Engenharia de Alimentos para atuarem em ensino, pesquisas em instituições públicas e privadas e também no setor industrial, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social da região e país.
O curso é destinado a profissionais com formação nas áreas de Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Engenharia Química, Química Industrial, Engenharia de Produção e outras áreas afins. A entrada é anual, conforme edital específico.
Área de Concentração: Engenharia de Alimentos
Linhas de Pesquisa:
1 – Processos Tecnológicos e Biotecnológicos
2 – Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos
Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico
O Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico (PPGEnCT) foi concebido para contribuir com o desenvolvimento regional, com foco prioritário na educação científica e tecnológica, baseado no desenvolvimento do ensino e da pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, tomando os processos de ensino-aprendizagem como seu campo de inserção.
O PPGEnCT, particularmente, prioriza a formação profissional do ingressante para que este possa atuar de forma competente e com qualidade metodológica, didática e técnico-científica, buscando contribuir na formação de docentes/pesquisadores capazes de aprofundar teórica e criticamente as grandes questões que envolvem o ensino científico e tecnológico. O PPGEnCT objetiva promover a produção, atualização e disseminação de conhecimentos, a formação científica continuada, a qualificação de profissionais, em especial, aos da educação. Ademais, pretende desenvolver a capacidade de mobilização de saberes teóricos e práticos em prol da melhoria do ensino, do desempenho profissional, da consciência política e do exercício da cidadania.
Os egressos do Programa deverão conceber a pesquisa científica como etapa necessária no processo de aquisição e difusão de saberes, assumindo que o domínio competente e crítico do conhecimento é indispensável para o bom desempenho profissional. Espera-se, sobretudo, que sejam capazes não apenas de transpor para o seu campo de atuação o conhecimento produzido nos espaços acadêmicos, mas também de construir novos saberes e promover inovações.
Área de Concentração: Ensino de Ciências e Tecnologias
Linhas de Pesquisa:
1 - Formação de Professores e políticas de Educação em Ciências e Tecnologias;
2 - Tecnologias da Informação e da Comunicação e Práticas Educativas no Ensino das Ciências
Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações
Tem como objetivo básico formar pessoal habilitado para atuar na gestão das organizações, de diferentes dimensões e setores, contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento empresarial. Para isso, sua estrutura curricular está alicerçada em uma área de concentração e em duas linhas de pesquisa: uma destinada à formação do gestor, que necessita compreender, de forma estratégica, a dinâmica da organização; e outra, mais flexível, abriga o aprofundamento em temas ligados ao desenvolvimento local/regional, às inovações e às organizações sociais. Seu público-alvo é constituído preferencialmente por profissionais engajados no mercado de trabalho, que buscam formação técnico-científica para problemas de natureza profissional enfrentados em suas organizações, bem como por graduados no ensino superior, ainda sem vínculos mais efetivos no mercado de trabalho, que pretendam atuar em atividades demandantes de entendimento técnico-científico acerca dos fenômenos administrativos, e/ou em atividades docentes e de pesquisa em administração.
Área de Concentração: Gestão de Organizações e Desenvolvimento
Linhas de Pesquisa:
1 - Estratégias Organizacionais
2 - Inovação, Organização Social e Desenvolvimento