CURSOS DE MESTRADO NA PUCRS
17 registro(s) encontrado(s)
Administração e Negócios - Mestrado
O Mestrado em Administração e Negócios (MAN) oferece uma orientação profissional e próxima da realidade das empresas, aliada ao conhecimento teórico e à pesquisa científica. Projetado para atender a profissionais graduados, nas várias áreas do conhecimento e que aspiram a um aprofundamento no domínio da Administração de Empresas, o MAN é um programa adequado para candidatos que já desfrutam de experiência em nível empresarial ou docente.
Biologia Celular e Molecular
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular vivenciou consideráveis avanços nos últimos anos, consolidando sua característica de forte produção intelectual qualificada, e desenvolvendo de forma acentuada outros aspectos, como a participação discente nas publicações e a internacionalização de seus grupos de pesquisa. Este processo de melhoria em todos os indicadores se refletiu na evolução do conceito do PPGBCM. O triênio que compreendeu os anos de 2010 a 2012 foi um período de importantes progressos, no qual o PPGBCM demonstrou um considerável crescimento e amadurecimento, tendo resultado na obtenção de conceito 6 na avaliação trienal da Pós-Graduação da CAPES, se posicionando entre os melhores PPGs do país na subarea de Biologia Geral da área de Ciências Biológicas I da CAPES.
Ciência da Computação
Os estudantes do PPGCC são preparados para atuar tanto na academia (ensino/pesquisa) como no desenvolvimento de aplicações de alta complexidade e de conteúdo tecnológico relevantes para grandes organizações. A formação de alta qualidade obtida no PPGCC/PUCRS permite que egressos dos cursos de Mestrado e Doutorado atuem profissionalmente em universidades e corporações nacionais e internacionais de grande relevância.
Ciências Criminais
O Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais vem se distinguindo, desde a criação do Mestrado em 1997, por inovar profundamente na abordagem dos problemas relacionados ao sistema penal e à violência em sentido amplo. Sua vasta produção acadêmica tem como nota distintiva, a marca da integração das Ciências Criminais com diferentes áreas em termos de construção de novos conhecimentos e novas linguagens. Sem descurar de sólida reflexão epistemológica, o Programa se integra às visões contemporâneas de marcantes e rápidas modificações na lógica de produção do saber, no qual novos influxos são criativamente contabilizados no corpus teórico.
A área de concentração originária do programa (Violência), plenamente consolidada, que pautava pesquisas sobre as mais variadas formas de violência na complexidade social contemporânea se reafirma neste momento enfatizando as mais diversas formas de intervenção das agências de punitividade (Sistema Penal). As pesquisas nos campos da criminologia, do direito penal e processual penal, em interação com psiquiatria, antropologia, sociologia e filosofia, agregam problemáticas de real interesse às políticas públicas nacionais, justificando plenamente a proposta do Mestrado.
A área de concentração foi circunscrita pela temática Sistema Penal e Violência, a qual fundamentou os campos básicos de reflexão das Ciências Criminais, contemplando a análise e a compreensão da vida em sociedade em seus aspectos mais fundamentais. O Programa já formou mais de 400 mestres e mais de 30 doutores de todo o Brasil e de Moçambique. Também atua em parceria com a Universidade Pablo de Olavide (Espanha) e Universidade de Coimbra (Portugal) e com instituições nacionais por meio de vários convênios: Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, Magistratura Estadual, Secretaria de Justiça e de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul e outros. Recebe bolsas para o Mestrado da Capes, Ford Foundation e FAPERGS. O Programa possui publicação especializada, que é a Revista de Estudos Criminais, com quatro edições anuais, para além desta publicação, os pesquisadores publicam os resultados das pesquisas em livros e artigos em revistas nacionais e estrangeiras.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais – Mestrado foi criado pelo Conselho Universitário da PUCRS no dia 12/12/1996 (parecer nº. 11/96) e reconhecido pelo Parecer nº. 294/2000 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministro de Estado da Educação e do Desporto (D.O.U, 13/07/2000, Seção I, nº. 134-E).
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais – Doutorado foi reconhecido nos termos do art. 2º da Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995, homologado pelo Ministro de Estado da Educação, sob o Parecer nº 122/2009, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (D.O.U, 19/06/2009 Seção 1, nº 115).
Ciências Sociais
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS funciona desde 2000, quando teve início o mestrado profissional em Ciências Sociais. Em 2005 foi implementado o mestrado acadêmico em Ciências Sociais, visando substituir o profissional, extinto em 2008. Em 2009 a Capes aprovou a proposta de criação do doutorado em Ciências Sociais.
Além de disponibilizar conhecimento acadêmico das Ciências Sociais para profissionais diversos, desde o início, o Programa dedicou-se a produzir conhecimento mediante a elaboração de pesquisas pelos professores pesquisadores associados e à intensificação do intercâmbio entre pesquisadores, técnicos e estudantes das Ciências Sociais em âmbito regional, nacional e internacional.
A consolidação do mestrado em sua modalidade acadêmica levou seu corpo docente a buscar a criação do doutorado em Ciências Sociais, mantendo a mesma área de concentração. O doutorado, cuja primeira seleção ocorreu no segundo semestre de 2009 teve início em março de 2010, o que tem viabilizado parcerias internacionais, intensificado a produtividade docente e discente e permitido maior inserção nacional do Programa.
Comunicação Social
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS oferece formação nos níveis de mestrado, desde 1994, e de doutorado, a partir de 1999. Orientado por uma perspectiva de reflexão e pesquisa sobre as práticas e cultura da comunicação a partir dos imaginários, das tecnologias, do audiovisual, dos poderes e das organizações busca preparar pesquisadores para a transdisciplinariedade no campo comunicacional através do estímulo à reflexão e à pesquisa, que permite um avanço conceitual dos estudos da área.
Ecologia e Evolução da Biodiversidade
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade (PPG-EEB) da PUCRS, originalmente denominado PPG em Zoologia, completou 40 anos em março de 2018. O PPG iniciou suas atividades em 1978 com o nível de Mestrado, sendo o nível de Doutorado implantado em 1992. Ao longo dos seus mais de 40 anos de história, o Programa se consolidou como um dos mais tradicionais do Brasil na área da Zoologia, gradualmente expandindo o seu escopo de atuação para incluir outras áreas de estudo da Biodiversidade, como ecologia, biologia evolutiva, genética, genômica, fisiologia, comportamento animal, paleontologia, parasitologia, ecotoxicologia, entre outras.
Economia do Desenvolvimento
O Programa de Pós-Graduação em Economia surgiu a partir de duas iniciativas: o incentivo da universidade à qualificação do quadro de professores da PUCRS e à criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Economia (NEPE). No início da década de 1990 a PUCRS investiu fortemente na qualificação e na contratação de professores com doutorado e experiência em pós-Graduação. Em 1999, foi organizado NEPE para abrigar professores que atuavam em pesquisas financiadas por agências como CNPq, CAPES, Rede IPEA, Fundação Ford e FAPERGS.
Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul tem como objetivo geral formar pesquisadores de alto nível em Educação, contribuindo para a compreensão crítica da realidade educacional e a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.
Engenharia e Tecnologia de Materiais
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia – PGETEMA da PUCRS, com cursos de mestrado e doutorado, tem como principal objetivo a formação de profissionais qualificados e comprometidos com o avanço do conhecimento, na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais, para o exercício das atividades de ensino, de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico.
O curso de mestrado, criado em 2001/02, visa aprofundar a formação básica e desenvolver a capacidade investigativa, proporcionando a atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, com enfoque maior na resolução de problemas científicos e tecnológicos na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais. Constitui-se também numa etapa inicial, para aqueles que apresentam vocação para a pesquisa, para se envolverem em estudos de maior profundidade no curso de doutorado.
Filosofia
Uma relevante tradição dos estudos de Filosofia iniciou-se em Porto Alegre, no ano de 1940, com a criação do Curso de Graduação em Filosofia, o primeiro a ser fundado no Estado. Este Curso constitui-se no berço do que seria posteriormente a PUCRS, e veio a ser o suporte principal para a organização do Curso de Pós-Graduação em Filosofia.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Mestrado, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul foi criado em 1974, tendo como área de concentração Antropologia Filosófica, sendo credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) em 08 de maio de 1978, conforme Parecer no. 1575/78. Constituía na época um dos primeiros Programas de Pós-Graduação em Filosofia no país. Seu objetivo principal era a qualificação dos professores de Filosofia e áreas afins das universidades brasileiras. O Curso de Doutorado em Filosofia, criado em 1995, mereceu recomendação da CAPES, por parecer datado de 27 de maio de 1996 e começou a funcionar no segundo semestre de 1996.
Gerontologia Biomédica
O programa iniciou em junho de 2000 e é credenciado no Sistema Nacional de Pós-Graduação da CAPES na área interdisciplinar. Está em constante desenvolvimento na busca de fortalecer relações produtivas com as mais diversas áreas do conhecimento com vista no desenvolvimento científico e tecnológico da Gerontologia e, primando pela qualidade acadêmica e ética na pesquisa, tem como objetivo geral a realização de estudos avançados e pesquisa em Gerontologia Biomédica, por meio do oferecimento de condições para que os egressos atuem em grupos interdisciplinares de estudos e de ação na comunidade.
História
A Pós-Graduação em História da PUCRS foi a primeira do Estado do Rio Grande do Sul na sua área de conhecimento. O Programa iniciou sua atividade na década de 1970, com o Curso de Mestrado, contando muitas vezes com professores externos à Instituição. Na década de 1980, foi feito um grande investimento no treinamento e na contratação de novos professores titulados, possibilitando assim a criação em 1986 do Doutorado. Finalmente, o Conselho Federal de Educação credenciou o Doutorado e recredenciou o Mestrado, através do Parecer nº 638 de 1993. Desde então, o Mestrado e o Doutorado foram periodicamente recredenciados. De acordo com os critérios de avaliação da CAPES, o Programa de Pós-Graduação em História se inclui no país entre os cursos classificados como de excelência na área.
Letras
O Curso de Mestrado da PUCRS possui três áreas de concentração: Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa. As três áreas têm em comum uma linha de pesquisa – Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem – que dá suporte ao estudo do significado nos textos literários e não literários. Visa ao estudo teórico do campo mais abrangente no qual se inserem as três áreas – a linguagem – e reúne projetos que têm interfaces com a sociedade atual, entre os quais os voltados ao ensino. Essa linha comum proporciona o estabelecimento de estudos interdisciplinares, que trazem resultados positivos à área de Letras.
Medicina e Ciências da Saúde
O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde foi aprovado pelo COCEP e pelo conselho universitário em 1987. Em 1993 recebeu a aprovação do Grupo Técnico Consultivo da CAPES iniciando a primeira turma de mestrado em março de 1994. Em 1999, o curso de doutorado também foi aprovado pela CAPES e iniciou a primeira turma em março de 2000. Em outubro de 2000, passou a denominar-se “Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica e Ciências da Saúde” acolhendo profissionais das áreas biomédicas e biológicas. Em 2003, foi incluída a área de concentração em Clínica Cirúrgica e o Programa passou a denominar-se “Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde”.
O programa é estruturado em quatro áreas de concentração denominadas Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Farmacologia Bioquímica e Molecular e Neurociências. Visando a criação de um programa interdisciplinar, todas as áreas de concentração incluem profissionais de diversas ciências do conhecimento e integram professores Escola de Medicina e outras unidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Pediatria e Saúde da Criança
O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPG-PSC) iniciou suas atividades em 1995 com o curso de Mestrado em Pediatria. Posteriormente, em 2004, o programa foi ampliado com a abertura do curso de Doutorado, também aprovado e recomendado pela CAPES.
Nestes últimos 27 anos, o PPG-PSC consolidou seu crescimento, conquistando uma posição de destaque entre os cursos de Pós-Graduação em Pediatria de nosso País, sendo um dos 2 Programas com foco em Saúde da Criança que obteve conceito 6 nas últimas avaliações da CAPES. Este PPG-PSC formou, desde a sua criação até março de 2022, 301 mestres e 135 doutores.
Psicologia
O processo de planejamento conduziu à definição dos objetivos gerais do Programa, que podem ser elencados da seguinte forma: (a) formar pesquisadores-docentes e profissionais altamente qualificados; (b) produzir conhecimento relevante e inovador na área; (c) contribuir para o desenvolvimento regional. A proposta do curso de Mestrado é desenvolver habilidades e competências teóricas e metodológicas para a investigação, a docência e a prática na área de estudos escolhida, bem como estimular a integridade e ética na produção e divulgação do conhecimento.