CURSOS DE MESTRADO NA Unilasalle
4 registro(s) encontrado(s)
Mestrado em Direito
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) iniciou sua trajetória no ano de 2013, com a aprovação do curso de Mestrado em Direito - área de concentração “direito e sociedade” - que, alcançando a nota 4, pode pleitear junto à CAPES o oferecimento do Doutorado. Em 06 de junho de 2019, a proposta do curso novo foi aprovada. Assim, consolidou-se o Programa de Pós-Graduação em Direito, tendo como fundamentais para pesquisa as seguintes questões: a) a positivação do Direito e seu cumprimento pela sociedade; b) a observação das transformações sociais e a percepção de como influenciam e modificam o Direito; c) o distanciamento entre o texto positivado e a realidade social brasileira.
Mestrado em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem sua trajetória de pesquisa intimamente vinculada à tradição pedagógica tricentenária do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs no mundo e, particularmente, com a secular presença das escolas da Rede La Salle no Brasil. A Universidade La Salle atua há mais de 40 anos na Educação Superior no município gaúcho de Canoas e Região Metropolitana de Porto Alegre. O PPGE privilegia a sua pesquisa através de parcerias com o poder municipal e estadual na formação de professores e na implantação de políticas públicas na área da Educação.
A Universidade La Salle integra a IALU - International Association of Lasallian Universities (http://www.ialu.org/).
O programa, por sua vez, mantém parcerias com pesquisadores de instituições internacionais como: Utah State University e Maryland University – College Park nos Estados Unidos; Universidade Autónoma de Barcelona e Universidade de La Laguna na Espanha; Universidade do Algarve e Universidade de Lisboa em Portugal; Université Lyon 1 na França; Universidad Del Atlántico da Colômbia; e a Universidad de Los Lagos no Chile.
O curso de Mestrado em Educação foi recomendado pela CAPES em 2006 e iniciou suas atividades no ano de 2007, com renovação registrada pela Portaria CAPES nº 656 de 22 de maio de 2017. O curso de Doutorado recomendado e reconhecido pela Portaria CAPES nº 18, de 10 de janeiro de 2017 iniciou suas atividades no ano de 2014. Avaliado pela CAPES com nota 4, o Programa titulou 187 mestres e 25 doutores em Educação, até março de 2019.
O Edital do Processo de Seleção para ingresso no Programa, geralmente, é publicado a partir do mês de setembro de cada ano. Editais para a seleção de bolsistas para o PROSUC da CAPES, bolsas da FAPERGS e bolsas da própria Universidade são publicados sempre que essas bolsas são disponibilizadas.
Mestrado em Memória Social e Bens Culturais
O curso tem como objetivo a formação de mestres com uma sólida formação teórico-prática, visando a profissionalização da atuação no campo da memória social, da cultura e dos bens culturais, de forma a atender às demandas da dinâmica cultural na sociedade contemporânea. A proposta oferece uma formação ampla e especializada, permitindo que o profissional compreenda e atue de forma eficaz nos diversos processos que envolvem a memória e a identidade cultural.
A formação ampla refere-se à compreensão e análise dos temas memória social e bens culturais, com foco nos processos de representação social e na construção, desconstrução e reconstrução das identidades culturais de grupos sociais diferenciados. Já a formação especializada oferece os elementos necessários para uma atuação aprofundada nos campos da memória social e dos bens culturais, permitindo uma abordagem mais técnica e focada nas necessidades contemporâneas.
O curso visa ainda ao desenvolvimento de competências específicas, como o estudo, a preservação, conservação, valorização e reabilitação de patrimônios culturais, sejam materiais, imateriais ou naturais. Além disso, os mestres formados serão capacitados para controlar ferramentas que permitam a formulação, viabilização, implementação, avaliação e divulgação de projetos culturais, garantindo a eficiência e eficácia nas ações realizadas.
A formação também busca preparar os profissionais para atuar em diferentes contextos, como em instituições educacionais, comunitárias, movimentos sociais e outros espaços, onde será possível implementar estratégias para o reconhecimento, valorização e uso ético da memória social e dos bens culturais. Nesse processo, os mestres serão capacitados para propor, mediar e acompanhar políticas públicas voltadas para a preservação e valorização dos bens culturais, promovendo um olhar ético e responsável sobre o patrimônio cultural.
Além disso, o curso proporciona uma visão tanto local quanto global da atuação profissional, permitindo que o egresso se situe nas diversas escalas e contextos de sua prática. Ao longo da formação, os alunos serão incentivados a diagnosticar e levantar informações essenciais para uma atuação profissional eficaz, estabelecendo também parcerias com outros setores relacionados à memória e aos bens culturais.
O curso ainda prepara o aluno para se adaptar a novos contextos, compreendendo novas linguagens e formas expressivas, além de desenvolver a capacidade de compreender os processos de construção e reconstrução de identidades culturais em diferentes situações. Dessa forma, a formação busca garantir a continuidade e o fortalecimento das identidades culturais, promovendo o papel fundamental da memória cultural na sociedade contemporânea.
Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano
A ciência do desenvolvimento humano se propõe a estudar a dinâmica das inter-relações entre sistemas existentes dentro e fora do indivíduo, por interfaces biológicas e sociais a partir de um conjunto de fatores em diversas áreas do conhecimento. O Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano é focado na análise e na compreensão científica dos processos de saúde/doença e suas implicações no desenvolvimento humano. O curso é formado por um corpo docente altamente diversificado e qualificado, e com uma matriz curricular fundamentada em conhecimentos oriundos de estudos biomédicos, educacionais, psicológicos e ambientais.