CURSOS DE MESTRADO NA UCS
13 registro(s) encontrado(s)
Mestrado Acadêmico em Administração
O Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS (PPGA) iniciou suas atividades em 2006, com a implantação do Mestrado em Administração, recomendado pela CAPES.
No ano de 2014, foi aprovada pela CAPES a nova área de concentração e as duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS, que ficaram assim definidas:
- Área de Concentração - Estratégia e Inovação.
- Linhas de Pesquisa - Estratégia e Operações e Inovação e Competitividade.
Em 2010, a UCS teve recomendado pela CAPES o Curso de Doutorado em Administração na modalidade de Associação Ampla de Instituições de Ensino Superior e, em dezembro de 2014, a CAPES recomendou o funcionamento do Curso de Doutorado em Administração/UCS. As atividades iniciaram em 2015, tendo como Área de Concentração Estratégia e Inovação. Na última Avaliação Quadrienal, o PPGA-UCS elevou sua Nota para 5, Conceito Muito Bom.
O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração reúne profissionais titulados em instituições de renome internacional, imprimindo ao Programa um caráter internacional, que se traduz na possibilidade de seis idiomas de pesquisa (alemão, espanhol, francês, inglês, português e russo) e na aproximação dos pós-graduandos aos conhecimentos gerados em diversas partes do mundo, dando-lhes a oportunidade de acompanhar a evolução do conhecimento e da pesquisa nas áreas do PPGA-UCS.
Objetivos
- Capacitar recursos humanos para a docência, para a pesquisa e para a extensão na área da Administração.
- Formar recursos humanos para atuar em nível gerencial e de liderança nas organizações.
Mestrado Acadêmico em Biotecnologia
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIO) foi implantado em 1993, com o curso de mestrado, como decorrência das pesquisas realizadas no Instituto de Biotecnologia da UCS. Em 2004, o processo natural de amadurecimento das ações realizadas na área de ensino e pesquisa no mestrado, possibilitaram a implantação do curso de doutorado.
Com duas áreas de concentração - Biotecnologia Aplicada à Agroindústria e Biotecnologia Aplicada à Saúde e ao Meio Ambiente -, o Programa já titulou 244 mestres e 76 doutores (dados de março de 2021).
Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde
A Universidade de Caxias do Sul foi pioneira na região nordeste do Rio Grande do Sul na implantação de cursos de graduação na área da Saúde, tendo já uma tradição reconhecida na área da Medicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia. Nos últimos anos, com a abertura de novos cursos de graduação, como Radiologia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária, aliados a uma oferta regular de cursos de especialização e MBA, a Universidade consolidou sua atuação na formação de profissionais para atuar na área da Saúde.
A implantação, em 2016, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com o início das atividades do Mestrado Acadêmico, aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 4, visa dar continuidade ao compromisso da UCS de:
- produzir conhecimento científico e consolidar a pesquisa, por meio da formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade;
- formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade e produzir conhecimento específico da área, de modo a atender às demandas da população e dos cursos de formação profissional da área.
Adicionalmente, o Programa prevê uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação, com o estímulo à cultura do aprendizado e à divulgação do conhecimento, com a ampliação do espectro de relações intra e interinstitucionais, em nível nacional e internacional. Pretende-se assim, desenvolver, no estudante de graduação e pós-graduação, o espírito crítico e reflexivo, e a capacidade para resolver problemas técnico-científicos.
No ano de 2018, o Programa fez sua proposta de implementação do Curso de Doutorado na área junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, recebendo aprovação de tal para vigorar a partir de então.
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
Voltada ao estudo das bases conceituais e metodológicas da pesquisa como instrumento para estudar a fisiopatologia e patogenia das doenças, bem como para investigar a exposição e a resposta molecular e celular às substâncias ativas, agressões, estímulos e biomateriais.
LINHAS DE PESQUISA
- Farmacologia e Biomarcadores.
- Engenharia e Terapia Celular.
- Biomateriais para Aplicações na Área da Saúde - DOUTORADO
CIÊNCIAS CLÍNICAS
Centrada no ensino das bases conceituais dos diferentes tipos de estudos clínicos e epidemiológicos para testar, desenvolver ou aperfeiçoar métodos diagnósticos, procedimentos, instrumentos de medida, educação, informação e sistemas tutoriais inteligentes em saúde.
LINHAS DE PESQUISA
- Investigação Clínica e Epidemiológica.
- Saúde Materno-Infantil.
- Computação Aplicada às Ciências da Saúde - DOUTORADO
Público-Alvo
Graduados em cursos superiores das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Ciências Exatas.
Perfil do Egresso
Ao estabelecer o objetivo de formar mestres qualificados para atuar como docentes e pesquisadores de alto nível, com autonomia de aprendizagem, permitindo o aprimoramento de habilidades. Esta capacitação é necessária para sistematizar, inovar e gerar conhecimentos técnico-científicos na área de pesquisa básica e clínica, para buscar repercussões positivas na qualidade de vida humana.
Ao final do curso de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde o profissional com titulação de Mestre ou Doutor, deverá ser capaz de:
- aprofundar, a partir de seus interesses, a pesquisa sobre a temática central da Saúde, tendo uma sólida base teórica de cunho interdisciplinar;
- apropriar-se do conhecimento científico, que lhe permita avaliar as diferentes situações da atuação profissional e construir estratégias que resultem em melhorias e transformações na saúde da população;
- atuar como agente de mudança social de forma eficiente, capaz de melhor se inserir em suas comunidades, unindo sólidos conhecimentos a uma capacidade de atuação profissional crítica e reflexiva;
- conceber, formular e implementar ações e políticas de saúde, bem como ser capaz de desenvolver pesquisas aplicadas à resolução de problemas concretos nesses diferentes campos, numa perspectiva integradora de conhecimentos, ações, atitudes e procedimentos;
- lidar com as constantes mudanças tecnológicas, explorando a criatividade e o raciocínio crítico no seu desempenho profissional; e
- executar projetos de pesquisa, fundamentados em princípios de ética, metodologia científica, epidemiologia e estatística.
Processo Seletivo
A abertura de processo seletivo para ingresso no Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde será anual e o número de vagas de cada processo será de 12 alunos para o Mestrado e 16 alunos para o ingresso no Doutorado, em conformidade com o edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Critérios para a Obtenção do Título de Mestre
Para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Saúde será exigido um mínimo de 24 créditos, compreendendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em disciplinas eletivas, a proficiência em língua Inglesa, a qualificação, a submissão de artigo a revista científica e a defesa da Dissertação. As disciplinas de conteúdo e carga horária similares, oferecidas neste e em outros programas de pós-graduação stricto sensu, poderão ser compartilhadas. Existe também a possibilidade de aceitar a equivalência de créditos cursados em outras universidades. A proposta de equivalência de disciplinas será avaliada por comissão designada pelo Colegiado do Programa.
Critérios para a Obtenção do Título de Doutor
Para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Saúde será exigido:
(1) um mínimo de 36 créditos, compreendendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 20 créditos em disciplinas eletivas;
(2) a proficiência em duas línguas, sendo uma delas necessariamente a língua Inglesa;
(3) submeter-se ao exame de qualificação da Tese em até 6 (seis) meses antes da defesa da mesma, por meio da apresentação dos resultados parciais de seu trabalho perante a Comissão Examinadora;
(4) apresentar comprovação da submissão de dois artigo para publicação em revista indexada de, no mínimo, na classificação QUALIS de nível A2;
(5) estar matriculado no curso por 2 anos, no mínimo, ou 4,5 anos, no máximo; e
(6) a defesa da Tese.
O artigo científico e seu comprovante de submissão deve estar incluída na Tese. A defesa de Tese será em sessão pública. Os membros da Banca Examinadora serão três professores com titulação de doutor, sendo pelo menos um de outra instituição de ensino superior, não pertencente ao corpo docente do Programa.
O aluno que tiver integralizado os créditos, sem a respectiva defesa da Tese, pode requerer certificado de Especialização, desde que atendidos os requisitos legais pertinentes.
Mestrado Acadêmico em Direito
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR/UCS), que reúne os cursos de Mestrado e Doutorado, tem por escopo a formação de pesquisadores mestres e doutores de alto nível, investigadores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de educação superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa, que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.
A educação, hoje, especialmente no que tange às Ciências Humanas - com peculiar interesse nas Ciências Jurídicas - tem sinalizado no sentido do rompimento com o estudo sacralizado do Direito que venera as verdades absolutas e o mito da certeza jurídica, esteios da vã tentativa de estabilizar as relações sociais. E, no Direito Ambiental, é possível vislumbrar uma importante faceta desse rompimento, pois seu surgimento e desenvolvimento resultam de um afastamento de concepções tradicionais na utilização dos bens naturais.
O Programa de Pós-Graduação em Direito é uma instância de reflexão coletiva crítica sobre as diferentes dimensões da Ciência Social do Direito, em suas múltiplas relações, com sensibilidade para as diversidades, a interdisciplinaridade e com compromisso ético.
O Curso de Mestrado, constituído em 2001, já se encontra consolidado, com sólida pesquisa, produção científica e inserção internacional.
O Curso de Doutorado, por sua vez, foi aprovado pela Capes com conceito 4 em janeiro de 2017, sendo o primeiro no País a ter sua área de concentração no Direito Ambiental.
Objetivos Gerais do Programa (Mestrado e Doutorado)
- Formar mestres e doutores e consolidar a pesquisa científica, buscando estabelecer um eixo teórico na reflexão sobre a relação meio ambiente, Direito e sociedade.
- Desenvolver, em nível de excelência, as atividades de ensino e pesquisa, científica e crítica, sobre temas e problemas relevantes em Direito Ambiental.
- Formar recursos humanos qualificados para o exercício de atividades docentes (ensino, pesquisa e extensão) e/ou intervenção na realidade social.
- Democratizar o conhecimento existente e estimular a crítica e a produção de novos conhecimentos, relevantes teórica e praxeologicamente, sobre Direito Ambiental para a região, o estado e o país.
Área de Concentração
Direito Ambiental e Sociedade.
Linhas de Pesquisa
- Direito Ambiental e Novos Direitos.
- Direito Ambiental, Políticas Públicas e Desenvolvimento Socioeconômico.
Perfil dos Recursos Humanos
O Programa qualifica profissionais capazes de investigar, analisar, avaliar criticamente, ensinar e pesquisar - nas diferentes disciplinas teóricas e dogmáticas do Direito e nos projetos de pesquisa e de extensão em que venham a atuar - o conteúdo, o alcance, as funções, as finalidades e a relevância do direito ambiental; profissionais que sejam capazes de compreender as implicações políticas, sociais e econômicas do direito ambiental e sobre elas atuar.
MESTRADO
Público-Alvo
Graduados em nível superior, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, em Direito ou áreas afins.
Aulas
As aulas concentram-se nas quintas e sextas-feiras, quinzenalmente.
Duração e ingresso
O Curso de Mestrado terá duração de até 24 meses. O ingresso se dará anualmente e as regras serão estabelecidas em edital específico que regulará a seleção.
DOUTORADO
Público-Alvo
Mestres e/ou Doutores em nível superior, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, em Direito ou áreas afins.
Aulas
As aulas concentram-se nas quintas e sextas-feiras, semanalmente.
Duração e ingresso
O Curso de Doutorado terá duração de até 48 meses. O ingresso se dará anualmente e as regras serão estabelecidas em edital específico que regulará a seleção.
Mestrado Acadêmico em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS), recomendado pela CAPES, oferece formação de mestres e doutores em Educação, em duas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educaçãoe Processos educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Tais linhas, ao mesmo tempo em que emergem do compromisso pedagógico e sociopolítico do Programa com as demandas socioeducacionais em nível regional, nacional e internacional, concretizam-no mediante a produção e a socialização de conhecimentos na Área.
A Educação é entendida como prática social e contempla investigações sobre, na e para a práxis educativa. Educação, em concepção ampla, pensada nos processos formativos ao longo da vida, de formação para a humanização, a socialização e a instrução. E, de modo mais específico no Programa estudam-se as dimensões filosóficas da educação, os processos histórico-políticos educacionais, em especial, da Região, potencializando a compreensão da educação na contemporaneidade. Além disso, investiga o cotidiano educacional nas dimensões da diversidade, da linguagem e da cultura digital.
O Programa objetiva à formação de pesquisadores de alto nível, investigadores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de Educação Básica e Superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.
O Curso de Mestrado acolhe candidatos graduados em nível superior em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de pesquisa estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
O Curso de Doutorado acolhe candidatos graduados em nível superior e com mestrado em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de tese estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
- História e Filosofia da Educação
- Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão
Mestrado Acadêmico em Filosofia
O lançamento do curso de Mestrado em Filosofia inaugura as atividades do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul. Sua implantação respondeu a um antigo anseio da sociedade regional e da própria Instituição: investir fortemente na formação científica e ética do indivíduo, do cidadão e da coletividade.
Área de Concentração
Ética
Objetivo
Contribuir para a formação de profissionais capazes de compreender e integrar os aspectos éticos em sua ação profissional, em sua atuação como cidadão e em suas atividades de pesquisa e na produção do conhecimento.
Público-Alvo
Profissionais portadores de diploma superior. Os especialistas em Filosofia poderão aprofundar conceitos fundamentais e os especialistas das demais áreas do conhecimento terão a ocasião de articular as questões éticas com as manifestações sociais, culturais e profissionais de sua área de atividade.
Duração
24 meses
Carga Horária
28 créditos, correspondendo cada crédito a 15 horas-aula.
Aulas
Quartas e quintas-feiras (manhã, tarde e vespertino)
Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
A implantação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul - PPGTURH significa o reconhecimento de uma trajetória consolidada da UCS na formação acadêmica nessas áreas. Trajetória que se iniciou com a criação do curso de Hotelaria (1978), seguido dos cursos de Turismo em Canela (1994), Bento Gonçalves (2000) e Caxias do Sul (2012), de Eventos, em Canela (2011) e de Gastronomia, em Caxias do Sul (2012), mas nela se destacando, particularmente, o curso de Mestrado em Turismo, criado em 2001. Tendo como área de concentração Desenvolvimento Regional do Turismo, o Mestrado veio atender a necessidades no âmbito do planejamento e da gestão do turismo, como também de formação de profissionais para o ensino superior e para a pesquisa.
Até setembro de 2018, o curso formou 196 mestres, provenientes de várias regiões do país, dos quais mais de 80% atuam no ensino superior, na docência ou em coordenações de cursos. Outros se encontram no setor público diretamente no Executivo ou em órgãos consultivos, como Fundos de Turismo ou equivalentes. Vários deles são consultores ou atuam diretamente no trade turístico. Doze mestres são docentes da Universidade de Caxias do Sul, entre os quais estão coordenadores dos cursos de graduação em Turismo, Hotelaria e Eventos. Entre os mestres, encontra-se também a vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo e a presidente da Associação de Turismólogos e Profissionais do Rio Grande do Sul.
A contribuição de aportes de diferente natureza, vinculados ao Mestrado em Turismo, está presente nesses resultados, dentre os quais: relações interinstitucionais nacionais e estrangeiras (em pesquisa, ensino e intercâmbios docente e discente), possibilitando um contexto acadêmico afinado com o entendimento da UCS de que a melhor forma de promover o desenvolvimento regional é ter os pés na região e os olhos no mundo; sua forte inserção social na região; a efetiva participação de professores e alunos em renomados eventos científicos; a crescente publicação de trabalhos em veículos qualificados; a Revista Rosa dos Ventos: Turismo e Hospitalidade, reunindo pesquisadores de todo o país e do exterior; entre outros.
Esse impacto de âmbito regional e nacional redimensiona-se ainda a maior a considerar o efeito multiplicador da compreensão que o Programa sempre buscou ensejar a seus egressos acerca da imprescindibilidade da pesquisa científica na sustentação do desenvolvimento qualificado do Turismo e da Hospitalidade, quer nos domínios público e privado, quer no desenvolvimento do próprio conhecimento científico nessas áreas, ou mesmo na atuação em salas de aula.
No ano de 2014, foi apresentada à CAPES proposta de que o Programa de Pós-Graduação em Turismo da UCS passasse a ser nomeado Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - PPGTURH.
Os argumentos que fundamentaram a solicitação levaram em conta, entre outros aspectos, os novos contextos acadêmico, científico e social no âmbito do turismo e da hospitalidade; o fato de o Programa situar-se, na UCS, dentro do Programa de Hospitalidade; o perfil do alunado atual e potencial, advindo, historicamente e, de modo particular, dessas diferentes áreas; novas proposições teórico-metodológicas que vêm aportando outras perspectivas e formas de estudá-las e compreendê-las, tendo, na hospitalidade, importante meio para articulá-las. Não se tratava, pois, de uma mera mudança de nome, mas o intento de que isso viesse refletir maior consistência interna da proposta do Programa e, igualmente, melhor consonância dessa com os novos cenários e respectivas demandas.
Mediante OF. CAA 125-27/2014/CAA II/CGAA/DAV, de 9 de julho de 2014, emitido pela Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da CAPES, foi comunicado o acolhimento à solicitação encaminhada. Todo esse percurso de amadurecimento em pesquisa e ensino nessas áreas constituiu-se em solo fértil para a implantação de um Doutorado em Turismo e Hospitalidade. Projeto que recebeu parecer positivo da CAPES em todos os seus itens avaliados (linhas de pesquisa, objetivos, proposta curricular, produtividade docente e infraestrutura), ratificando assim o grande potencial de constituição de um espaço de excelência promotor do desenvolvimento do conhecimento científico em Turismo e Hospitalidade.
Mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias (PGEPROTEC) está inserido na área de engenharia da CAPES (Engenharias II). Tem como área de concentração o Desenvolvimento de Processos e Produtos Industriais e estrutura-se em duas Linhas de Pesquisa:
- Processos Químicos e Físicos
- Processos Bioquímicos
[saiba mais]
Com a implantação do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias, o Programa iniciou suas atividades em novembro de 2010 e, em dezembro de 2018, a CAPES aprovou o Doutorado em Engenharia de Processos e Tecnologias, que inicia suas atividades em agosto de 2019, com a finalidade de aprimorar a formação de profissionais para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, produtos e processos menos poluentes, gerando conhecimentos em pesquisa básica e aplicada, que possam contribuir para a independência tecnológica do país.
Objetivos
- Aprimorar a formação de Profissionais capacitando-os a compreender e desenvolver tecnologias inovadoras, produtos e processos menos poluentes.
- Formar pós-graduados aptos a realizar ações interdisciplinares, primando a sustentabilidade nas áreas de conhecimento afins.
- Criar pesquisadores proativos e independentes, capazes de realizar atividades de caráter inédito e com relevância intelectual, social e econômica.
- Fomentar pesquisas nacionais de elevada qualidade que possam suprir demandas de tecnologias latentes.
Público-Alvo
Profissionais graduados em cursos de Engenharia e Tecnologia e em cursos de áreas afins.
Perfil do Egresso
O egresso do Programa de Pós-Graduação em Processos e Tecnologias deverá ter o conhecimento, as habilidades e atitudes necessárias para atuar de forma criativa, eficiente e empreendedora em atividades industriais e acadêmicas, nos setores de projeto, pesquisa, desenvolvimento, consultoria e planejamento na área de produtos e processos, sempre observando o uso de tecnologias limpas, reciclagem e reuso de materiais, a minimização do uso de matérias-primas e dos recursos naturais de água e de energia, preservando a saúde do homem e o meio ambiente.
Duração
Mestrado - Prazo máximo de 24 meses, contados a partir da matrícula inicial e incluindo a defesa de Dissertação.
Doutorado - Prazo máximo de 48 meses, contados a partir da matrícula inicial e incluindo a defesa de Tese.
Processo Seletivo
A seleção dos candidatos para o Mestrado e para o Doutorado é realizada pela Comissão de Seleção do Programa, em conformidade com as regras estabelecidas em edital específico da Universidade.
Mestrado Profissional em Engenharia de Produção
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção inicia suas atividades no primeiro semestre de 2016 com a implantação do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com enquadramento na área Engenharias III. Tem como finalidade formar mestres capazes de aplicar o método científico na solução de problemas, desenvolvendo, prioritariamente nas organizações inseridas na região de abrangência da UCS, pesquisas científicas aplicadas que estabeleçam práticas transformadoras e solucionem problemas em sistemas de produção.
Área de Concentração
Com área de concentração em Gerência de Qualidade e Produção, o Mestrado tem um escopo de atuação amplo, abordando as questões relacionadas aos sistemas de produção de bens e de serviços, quer em seu aspecto processual (gerenciamento do fluxo do sistema de produção), quer em seu nível decisório (estratégico/tático/operacional), ou ainda em temas relacionados ao valor agregado por esses sistemas (qualidade, eficiência e efetividade).
Linhas de Pesquisa
O Mestrado estrutura-se em duas linhas de pesquisa:
- Modelagem e Análise de Sistemas de Qualidade e Produção - Enfoca a solução de problemas decisórios ou de gestão em nível tático-operacional, por meio de métodos quantitativos ou quali-quantitativos, estáticos ou dinâmicos, uni ou multivariados, determinísticos ou probabilísticos.
- Estratégias de Sistemas de Qualidade e Produção - Concentra interesses relacionados a decisões estratégico-táticas ou de longo prazo, nas quais a incerteza ou as características do escopo superam a capacidade de decisões puramente quantitativas, requerendo outros métodos de decisão e gestão de qualidade e produção.
Perfil do Egresso
Estabelece-se, portanto, o objetivo de formar um perfil de profissional em Engenharia de Produção, capaz de adotar, com propriedade, técnicas e métodos científicos para a modelagem e análise de problemas de qualidade e produção, em condições de tomada de decisão estratégica ou tático-operacional. Esse perfil, multiplicado em ambientes industriais e de serviços, servirá de conexão entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho na implementação de práticas transformadoras, conforme o que preconiza a Portaria Normativa nº7 da CAPES, de 22 de junho de 2009, que regula os mestrados profissionais no país.
Espera-se, portanto, que o egresso esteja apto a:
- articular saberes na análise e compreensão de situações-problema, em distintos níveis de complexidade;
- identificar demandas, equacionar problemas e propor soluções no contexto de gestão de operações e qualidade, a partir de uma prática transformadora da realidade na qual interage;
- estabelecer estratégias sustentáveis em gestão de operações e qualidade nos ambientes intra e interorganizacionais;
- planejar, projetar e gerir processos, produtos e serviços sustentáveis, maximizando resultados financeiros; e
- desenvolver o próprio potencial de capacidade crítica e investigativa, a fim de, permanentemente, ser capaz de aprender a aprender, propondo soluções para os diversos desafios enfrentados.
Processo Seletivo
O ingresso no Mestrado é anual e é realizado mediante processo seletivo regulamentado por edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O número de vagas está condicionado à capacidade de orientação do Programa, comprovada pela existência de orientadores disponíveis, respeitado o limite de 20 vagas anuais e as normas estabelecidas pela Pró-Reitoria. O processo seletivo é classificatório e será conduzido por Comissão de Seleção, nomeada pelo Colegiado do Programa.
O Programa possui:
- 16 mestres formados até agosto de 2019.
- Corpo discente 2019: 27 alunos de mestrado, 90% com algum tipo de financiamento de empresas, além de estudantes de Graduação realizando trabalhos de iniciação científica, e estudantes de cursos de Especialização (lato sensu) desenvolvendo TCC´s orientados às linhas de pesquisa.
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Aprovado pela CAPES no primeiro semestre de 2012, o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática resulta de uma longa, profícua e contínua experiência em ensino, pesquisa e extensão gerada nos cursos de licenciatura e bacharelado das áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Engenharias e Tecnologias.
As pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional estão vinculadas ao ambiente profissional dos mestrandos ou aquele onde pretende atuar: escolas, universidades, museus, centros de ciências, planetários, ONGs, entre outros espaços, formais ou não, de ensino e aprendizagem. Os egressos do Mestrado também estão aptos a realizar pesquisas em temas relevantes nas áreas de Ensino e Educação, a prosseguir estudos em nível de doutorado e aptos a docência em nível superior. O Curso confere ao egresso o grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.
Sobre o Mestrado Profissional
Trecho da portaria Nº 60, de 20 de março de 2019, que dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. [Leia mais] Art. 2º São objetivos dos cursos de mestrado e doutorado profissionais:
I - capacitar profissionais qualificados para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia;
II - transferir conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local; [...]
Área de Concentração
Formação de professores em Ciências e Matemática
Linhas de Pesquisa
Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática.
Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática.
[Saiba mais].
Objetivo
O curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática tem como objetivo o aprimoramento de profissionais que atuam, ou estão interessados em atuar, na Educação Básica, Técnica ou Superior, em espaços formais e não formais de educação, a partir do estudo de questões teóricas e metodológicas dos processos de ensinar e de aprender, visando a uma formação interdisciplinar, crítica e autônoma.
Público-Alvo
Profissionais que atuam, ou estão interessados em atuar, nos diferentes espaços e níveis de ensino.
Duração
24 meses
Carga Horária
37 créditos
Aulas Presenciais
Segundas-feiras, à noite.
Processo Seletivo
O ingresso no Mestrado é anual e se efetiva por meio de processo seletivo regulamentado por edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
Mestrado Profissional em História
A Pós-Graduação stricto sensu em História, da UCS, oferece os cursos de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional.
Os Programas de pós-graduação stricto sensu Profissionais são mais próximos do mercado de trabalho na área específica. Têm uma maior preocupação com pesquisas aplicadas, sem perder rigor conceitual e analítico. Permite estar preparado tanto para a atuação profissional quanto para a docência em todos os níveis.
O objetivo do Programa é a preparação de recursos humanos de alto nível, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, para atuar em áreas ligadas ao patrimônio histórico, serviços de pesquisa e documentação, organização de informações históricas, consultorias, pareceres históricos, produção de material didático.
O Curso de Mestrado fundado em 2012, tem a recomendação da CAPES. Acolhe candidatos graduados em nível superior em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de pesquisa estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
O Curso de Doutorado aprovado em 2020, acolhe candidatos graduados em nível superior e com mestrado em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de tese estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
Público-Alvo
Profissionais que atuam no ensino de História. Pesquisadores ligados a acervos, museus e a educação patrimonial. Docentes pesquisadores que se voltam à produção de material de divulgação do conhecimento histórico em variadas linguagens.
Mestrado Profissional em Psicologia
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI-UCS) - Mestrado Profissional - é recomendado pela CAPES e oferece formação de mestre em Psicologia, em duas linhas de pesquisa:
- Linha 1 - Diagnóstico e Intervenções Clínicas em Contextos Psicossociais
- Linha 2 - Riscos e Recursos Psicossociais em Contextos de Trabalho: Diagnóstico e Intervenção.
Destina-se à formação de pessoal qualificado, com aprofundamento teórico-metodológico na perspectiva da área de estudo, para realizar pesquisas científicas e trabalhos de natureza técnica profissional que sejam socialmente relevantes.
O Mestrado Profissional é uma modalidade de curso de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Objetiva formar profissionais de perfil inovador e empreendedor, de maneira a assegurar suas inserções nas empresas ou instituições, ou no gerenciamento da sua própria atividade profissional.
A proposta do Mestrado Profissional em Psicologia contribui para a construção de novos conhecimentos e aprofunda reflexões para atender demandas em relação a estudos, pesquisas e intervenções que focalizem os aspectos psicossociais contribuindo para a qualificação do profissional e para o desenvolvimento saudável da sociedade.
Sua estrutura curricular foi concebida de forma flexível e aberta a fim de acolher os interesses de pesquisa vinculados às Linhas do Programa, em diferentes abordagens teórico-metodológicas. A proposta quer fortalecer a pesquisa, a técnica profissional e a formação intelectual de alto nível, oferecendo oportunidades de aprofundamento dos estudos teórico-metodológicos em Psicologia, áreas afins e processos psicossociais. A organização curricular contempla questões contemporâneas que promovem inquietações intelectuais e profissionais.
Público-Alvo
- Linha 1 - Graduados em curso superior de Psicologia.
- Linha 2 - Graduados em curso superior de Psicologia e profissionais com ensino superior, com interesse na interface entre psicologia e áreas vinculadas à Saúde, Educação e ao Trabalho.
Perfil do Egresso
Ao final do curso, o profissional com titulação de mestre deverá estar apto a:
- identificar demandas de natureza psicológica e propor alternativas nos diferentes contextos, a partir de práticas sustentáveis, éticas e potencialmente transformadoras da realidade, considerando as ações de diagnosticar, planejar, desenvolver, monitorar, avaliar e redefinir intervenções que contribuam para a preservação da vida saudável.
- diagnosticar fatores protetores e estressores nos contextos sociais dos sujeitos;
- planejar intervenções de natureza psicossocial que potencializem recursos disponíveis dos sujeitos e de organizações, reconhecendo aspectos da cultura e do contexto social, a fim de contribuir para o fortalecimento de ambientes saudáveis, por meio de capacidade crítica e investigativa;
- desenvolver ações no âmbito da prevenção, promoção e intervenção em saúde a partir da psicologia, considerando a realidade de cada contexto psicossocial;
- monitorar sistematicamente as intervenções de natureza psicossocial e seus possíveis desdobramentos/ resultados;
- avaliar os impactos das intervenções a fim de potencializar os recursos saudáveis de sujeitos e de organizações;
- reformular intervenções e implementar ajustes nas práticas quando constatado o não atendimento dos impactos previstos.
Processo Seletivo
O ingresso no Mestrado Profissional em Psicologia é anual e é realizado mediante participação em processo seletivo classificatório, regulamentado por edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O número de vagas estabelecido no edital é definido pelo Colegiado do Curso.
Mestrado Profissional em Saúde Animal
A Serra Gaúcha apresenta desafios únicos para a Medicina Veterinária, com a presença de uma variedade de enfermidades distintas de outras regiões do Brasil. Em vista dos desafios regionais para atuação do médico veterinário, surge a necessidade de formação continuada dos profissionais que trabalham com saúde animal e humana.
Com a criação, em 2013, do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, a Universidade de Caxias do Sul passou a oferecer uma formação de ensino superior focada nas exigências sociais e necessidade do desenvolvimento regional e nacional relacionadas à saúde e ao bem-estar animal, à saúde pública, à produção animal, à produção de alimentos saudáveis e seguros e à preservação ambiental.
A implantação, em 2019, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal, com a abertura do Mestrado Profissional, faz parte desse processo voltado para a formação e qualificação de recursos humanos nessa área da Medicina Veterinária.
O Mestrado Profissional é uma modalidade de curso de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Objetiva formar profissionais de perfil inovador e empreendedor, de maneira a assegurar suas inserções nas empresas ou instituições, ou no gerenciamento do seu próprio negócio.
A implantação do Mestrado oferece aos profissionais da Região Nordeste do Rio Grande do Sul o acesso a uma pós-graduação na área da Saúde Animal, com um enfoque em Saúde Única, de modo a contribuir, através da qualificação profissional, para a redução dos riscos resultantes da interface entre animais, humanos e o ecossistema local. Estes profissionais serão capacitados para a solução dos problemas específicos da região, estando aptos a atuar em clínicas, hospitais ou empresas de forma autônoma, crítica, reflexiva e qualificada para uso do método científico.
Com área de concentração em Saúde Animal, o Mestrado está estruturado em duas linhas de pesquisa:
- Clínica, cirurgia e reprodução animal;
- Controle de enfermidades que acometem animais.
Público-Alvo
Graduados em cursos superiores nas áreas das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias.
Perfil do Egresso
Ao final do curso, o profissional com titulação de mestre deverá ser capaz de:
- Desenvolver inovação sobre a temática central da Saúde Animal, tendo uma sólida base teórica de cunho interdisciplinar.
- Ampliar suas ações nas diferentes frentes de atuação profissional, qualificando os serviços oferecidos à sociedade.
- Conceber, formular e implementar ações, a partir de problemas presentes na sua rotina profissional.
- Lidar com as constantes mudanças tecnológicas, explorando a criatividade e o raciocínio crítico no seu desempenho profissional.
- Executar projetos de melhorias em sanidade, fundamentadas em princípios de ética, com base técnica e métodos científicos atuais.
- Construir estratégias que resultem em melhorias e transformações nas atividades nas quais está inserido.
- Compartilhar com os demais membros de seu grupo de trabalho os conhecimentos apreendidos, atuando como líder motivador e gerador de inovação nesse campo profissional.
Processo Seletivo
O ingresso no Mestrado Profissional em Saúde Animal se dará por meio de processo seletivo regulamentado por edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A definição do número de vagas em cada processo seletivo é definida pelo Colegiado do Curso.