Linhas de pesquisas / UPF
37 registro(s) encontrado(s)
Aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano
Estuda os aspectos biopsicossociais do processo de envelhecimento humano em relação às questões educacionais, intergeracionais, culturais, históricas e de saúde.
O envelhecimento é um fenômeno biopsicossocial por englobar diversos aspectos: biológicos, familiares, sociais, psíquicos e culturais.
Biomateriais e Odontologia Reabilitadora
Objetiva desenvolver e testar biomateriais e novas tecnologias, in-vitro e in-vivo, utilizando conhecimentos e metodologias originários das ciências da saúde, das ciências biológicas e das engenharias.
Essa linha proporcionará o suporte técnico-científico para utilização de materiais e técnicas nos procedimentos da clínica odontológica. Além dos biomateriais, as diferentes técnicas para reabilitação oral de pacientes estão entre os enfoques dessa linha.
Biopatologia
A biopatologia estuda os processos fisiológicos e patológicos que afetam os indivíduos, independentemente da etiologia e da espécie envolvida.
A linha de biopatologia contempla projetos relacionados ao estudo dos processos fisiológicos e patológicos decorrentes da exposição a agentes químicos em geral, microbiológicos, ou ainda de origem genética, que acometem os organismos vertebrados em geral.
Cidades Inteligentes e Internet das Coisas
Esta linha foca no desenvolvimento de sistemas embarcados, redes de computadores, segurança cibernética e robótica para resolver problemas e criar soluções que utilizem a computação pervasiva como facilitadora nas atividades.
Visa, também, fazer uso das tecnologias de informação, comunicação e interação com o objetivo de tornar ambientes urbanos e rurais mais sustentáveis, melhorando as condições de vida e de trabalho dos cidadãos. Temáticas como interação humano-computador, inteligência artificial, redes de computadores, segurança da informação, proteção de dados, internet das coisas, sistemas embarcados e modelagem de software são abordadas nesta linha.
Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina e Realidade Estendida
Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento de metodologias, processos e produtos tecnológicos para aplicações reais inovadoras, em diversas áreas do conhecimento, em especial na Agricultura, nas Engenharias e na Saúde.
Diversas técnicas de ciência de dados e aprendizado de máquina são investigadas para criar soluções computacionais e produtos tecnológicos. A aplicação de métodos de ciência de dados, machine learning, realidade virtual para visualização interativa, modelagem computacional e simulação de sistemas são temas centrais. Além disso, a pesquisa por novas tecnologias e metodologias para problemas de saúde e melhorias em processos agrícolas auxiliados por computadores é parte das atividades desenvolvidas.
Competitividade e Marketing (L)
Objetiva diagnosticar, compreender, desenvolver modelos e projetos técnicos nas dimensões estratégica, tática, conceitual e instrumental das organizações e do ambiente de negócios.
Privilegiam-se estudos das relações entre organizações, compreensão dos mercados, desenvolvimento de estratégias competitivas e cooperativas, promoção da inovação tecnológica, estratégias e processos de desenvolvimento de produtos, estratégias de comunicação com o mercado, avaliações da sustentabilidade, aspectos ambientais na perspectiva global da ecoeficiência no uso dos recursos.
Comportamento, Arendizagem e Gestão de Pessoas
Visa analisar, compreender, explicar, diagnosticar e desenvolver modelos, processos, métodos, sistemas, soluções e projetos técnicos nas dimensões estratégica, conceitual, instrumental, prática, comportamental e psicossocial da gestão organizacional.
Privilegiam-se estudos no âmbito estratégico das organizações, sobretudo concernentes a políticas e práticas em gestão de pessoas, aprendizagens, competências, carreiras e relações de trabalho.
Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso
Estudo de procedimentos de constituição e de interpretação do texto e do discurso com base em diferentes teorias da enunciação e do discurso.
Caracteriza-se pela prevalência do ponto de vista interdisciplinar, visto que os estudos sobre texto e discurso se distinguem pela variedade de enfoques teóricos oriundos de diferentes concepções de linguagem. Dentre elas, destacam-se as concepções dialógica, sócio-histórica, enunciativa, sociointeracionista e argumentativa. Nesse sentido, o texto é estudado do ponto de vista da organização estrutural, da enunciação e dos seus efeitos sobre o enunciado. Os estudos realizados nessa linha visam tanto à produção do conhecimento quanto à sua divulgação, aplicados ao ensino de leitura e produção de textos.
Cultura e Patrimônio
A linha agrega pesquisas e abordagens historiográficas interdisciplinares dedicadas à análise dos campos cultural e patrimonial.
O eixo da Cultura trata de fenômenos culturais, suas articulações com a vida social e política e suas interfaces com a globalização e com as noções de alteridade, identidade, mobilidade e fronteiras. O eixo dedicado às questões patrimoniais analisa os processos de constituição de bens pertencentes a uma dada coletividade que conformam um conjunto de referências relacionados à constituição de memórias e identidades, bem como suas dinâmicas, limites, porosidades e lutas por reconhecimento.
Engenharia de Software e Qualidade de Sistemas
Esta linha de pesquisa foca no estudo, aplicação e avaliação de processos e metodologias para desenvolver soluções inovadoras de software, integrando diferentes técnicas computacionais para qualificar sistemas interativos e de informação.
Incentiva a pesquisa sobre avanços tecnológicos e científicos que podem ser integrados em aplicações computacionais para atender às demandas do mercado regional. Isso inclui estudos sobre técnicas modernas de armazenamento e extração de informações, avaliação de interfaces acessíveis, uso de dados em sistemas inteligentes de decisão, modelagem e personalização de software com conteúdos dinâmicos, além da integração de processos, métodos, técnicas e ferramentas no desenvolvimento de software.
Epidemiologia, Prevenção e Patologia em Saúde
Esta linha promove estudos epidemiológicos para diagnóstico e prevenção em saúde. Também, desenvolve técnicas de prevenção e procedimentos minimamente invasivos com o objetivo de beneficiar comunidades de baixa renda.
A relação da odontologia com as demais áreas da saúde é estudada nessa linha, trazendo benefícios para o tratamento multidisciplinar do indivíduo.
Estudo das Afecções Pulpares, Periodontais e Bucomaxilofaciais
Visa estudar as afecções que atingem os tecidos pulpares, periodontais e a região bucomaxilofacial dos pacientes, e buscar soluções para elas.
Para isso, utiliza técnicas de abordagem, bem como materiais e seu comportamento frente aos tecidos e aos patógenos são estudados.
Fundamentos da Educação
Com ênfase em Filosofia da Educação, investiga três conceitos nucleares, a saber, formação pedagógica, sociedades complexas e pensamento pós-metafísico.
Orienta-se pela seguinte questão investigativa: o que significa formar novas gerações em um contexto social plural e complexo, marcado por formas pós-metafísicas de pensamento? Trata da formação do sujeito pesquisador com ênfase no tensionamento entre ideais pedagógicos clássicos e questões educacionais atuais. Abriga em seu interior três grupos de pesquisa (Filosofia e educação, Teoria e prática pedagógica e Racionalidade e formação) e o Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE).
Gerontecnologia (L)
Estuda as questões de saúde do processo de envelhecimento humano, relacionadas ao uso e ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à avaliação, à intervenção e ao monitoramento.
A Gerontecnologia integra pesquisa e prática profissional, para realizar a gestão da atenção ao envelhecimento, abordando aspectos biológicos, psicológicos e sociais da velhice. Desta forma, caracterizada pela sua natureza interdisciplinar.
Inovação e Sustentabilidade em Infraestruturas e Ambiente Urbano
Analisa o desempenho e a sustentabilidade de sistemas de infraestrutura, focando no planejamento urbano e ambiental, mobilidade urbana, resiliência, cidades inteligentes, eficiência energética, habitabilidade e gerenciamento de infraestrutura.
A linha de pesquisa trabalha com a estabilização e recuperação de áreas contaminadas. Desenvolve também metodologias para análise, dimensionamento e otimização de estruturas de projetos de infraestrutura, utilizando processos teóricos e experimentais para compatibilizar economia, desempenho ambiental e social ao longo da vida útil das estruturas, além de projetos alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Inovações Pedagógicas para o Ensino de Ciências e Matemática
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar, avaliar e operacionalizar práticas educativas à luz dos fundamentos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática.
O foco está na pesquisa, desenvolvimento e aplicação no contexto escolar de recursos didáticos de diferentes naturezas, fundamentados em aspectos científicos, pedagógicos e epistemológicos. Os projetos de pesquisa e extensão priorizam a utilização de estratégias didáticas para dar significado aos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas e áreas envolvidas, pautadas em referenciais pedagógicos contemporâneos, vinculados a psicologia cognitivista/sociocognitivista e a didática das Ciências e Matemática.
Jurisdição Constitucional e Democracia (L)
Oferece uma formação ligada aos fundamentos da jurisdição constitucional, ao papel do Estado na consecução de políticas públicas, na intervenção da economia e ao atravessamento que o direito público faz nos direitos privados
Além disso, também aborda formação sob o prisma de uma teoria dos direitos fundamentais.
Leitura e Formação do Leitor
Estudo dos processos de leitura de textos verbais e não verbais, de formação do leitor e do professor-leitor e da transformação dos mecanismos de interação entre leitor e texto diante de diferentes suportes.
Essa constituição, estabelecida na pluralidade e complexidade da leitura, implica uma abordagem transdisciplinar, na qual são atuantes os estudos literários e os estudos linguísticos. Da literatura, a linha incorpora os estudos sobre a elaboração e a interpretação das obras literárias, nos gêneros literários clássicos, criativamente, em múltiplos suportes e linguagens; dos estudos linguísticos, observa a linguagem como unidade de atualização do sistema linguístico e como canal múltiplo de interação.
Mecanismos e Processos na Interação Solo-Microorganismo-Planta-Atmosfera em Produção Vegetal
A linha é destinada a formar acadêmicos aptos a dominar conhecimento básico e desenvolver estudos aprofundados dos mecanismos e processos que envolvem solos, planta, microrganismos e ambiente de produção.
Trata-se de uma linha clássica da Agronomia, com foco em produção de conhecimento galgado nas especialidades básicas, mas com aplicabilidade à produção vegetal. Nessa linha estão incluídos projetos de pesquisa em biotecnologia, paisagismo, metabólitos secundários de microrganismos, constituintes minerais e orgânicos de solo, fertilidade e nutrição e adubação de culturas.
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
A linha analisa o desenvolvimento a partir do espaço natural e do histórico de uso, investigando as ações humanas sobre sistemas naturais e produtivos. O foco é manejo, conservação e transformação dos ecossistemas para o desenvolvimento sustentável.
A abordagem interdisciplinar é intrínseca à Área de Ciências Ambientais, o que significa o desenvolvimento de ciência e inovação na resolução de grandes problemas socioambientais, com visão sistêmica e multidisciplinar. Busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.
Microbiologia e Imunologia
Compreender a relação do microbioma formado por vírus, bactérias, fungos e parasitas, com os seres vivos na saúde e doença é essencial para identificar a etiologia, entender a patogenia e desenvolver novos métodos de diagnóstico e prevenção de doença
A microbiologia e imunologia compreendem áreas de estudo onde se observam grandes avanços e transformações das ciências médicas. Nessa linha de pesquisa se agregam projetos que visam o estudo da etiopatogenia, epidemiologia, desenvolvimento de métodos de diagnóstico e novas vacinas para o controle e profilaxia de patologias nas diferentes espécies animais, incluindo a espécie humana.
Política e Relações de Poder
Agrega pesquisas e estudos que abrangem as múltiplas dimensões da esfera do político relativa às formas e às relações de poder, aos fenômenos das práticas políticas e da cultura política em seu âmbito regional, nacional, internacional e fronteiras.
Estuda os processos eleitorais, a constituição dos partidos e associações políticas, as relações de poder em suas dimensões formais e institucionais vinculadas ao Estado, as redes de micropoderes, os mecanismos jurídicos e os aparatos repressivos referendados no espaço político, as construções do imaginário, do simbólico e do ritualístico na política em sua dimensão histórica, o papel do cidadão e as relações de poder na nova geopolítica, os conflitos bélicos e as relações internacionais.
Políticas Educacionais
Orientando-se pelas perspectivas sociológica, política, filosófica e pedagógica, investiga conceitos nucleares como sociedades complexas, Estado, políticas públicas, globalização, democracia e sociedade do conhecimento.
Trata de temas aglutinadores de tais conceitos, como gestão e avaliação da educação, formação docente, educação não formal e diversidade cultural e financiamento da educação. Ocupa-se com a formação do sujeito pesquisador buscando teorizar a própria investigação e as práticas políticas e pedagógicas a ela correspondentes mediante perspectivas epistemológicas plurais.
Práticas educativas em Ensino de Ciências e Matemática
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar, avaliar e operacionalizar práticas educativas à luz dos fundamentos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática.
O foco está na pesquisa, desenvolvimento e aplicação no contexto escolar de recursos didáticos de diferentes naturezas, fundamentados em aspectos científicos, pedagógicos e epistemológicos. Os projetos de pesquisa e extensão priorizam a utilização de estratégias didáticas para dar significado aos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas e áreas envolvidas, pautadas em referenciais pedagógicos contemporâneos, vinculados a psicologia cognitivista/sociocognitivista e a didática das Ciências e Matemática.
Processos Biotecnológicos e Não Convencionais na Produção de Alimentos e Ingredientes
Obtenção de bioprodutos para uso na indústria de alimentos. Cultivo de microalgas para aplicação em bioenergia e exploração de suas potencialidades funcionais na indústria de alimentos.
Uso de novos processos tecnológicos com vistas à melhoria da qualidade de produtos alimentícios. Uso de ingredientes funcionais para o desenvolvimento de produtos alimentícios.
Processos de Fabricação
Estuda os diferentes processos de usinagem, direcionados aos conhecimentos científico-tecnológicos sobre fundamentos, ferramentas, máquinas-ferramenta, parâmetros e periféricos (fluidos de corte e acessórios).
Visando à capacitação profissional para aplicação industrial otimizada em termos econômicos, produtivos e de qualidade. Incluem-se neste contexto os processos de usinagem com ferramentas de geometria definida, com ferramentas de geometria não-definida, processos não-convencionais e usinagem a altas velocidades. A linha de pesquisa compreende ainda o desenvolvimento de novos processos e métodos metalúrgicos de fabricação e conformação plástica.
Processos Educativos e Linguagem
Com ênfase em Filosofia da Educação, investiga três conceitos nucleares, a saber, formação pedagógica, sociedades complexas e pensamento pós-metafísico.
Orienta-se pela seguinte questão investigativa: o que significa formar novas gerações em um contexto social plural e complexo, marcado por formas pós-metafísicas de pensamento? Trata da formação do sujeito pesquisador com ênfase no tensionamento entre ideais pedagógicos clássicos e questões educacionais atuais. Abriga em seu interior três grupos de pesquisa (Filosofia e educação, Teoria e prática pedagógica e Racionalidade e formação) e o Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE).
Produção Animal
A produção animal contempla a produção de alimentos saudáveis e estudos em genética e melhoramento, nutrição e sanidade, técnicas de manejo e bem-estar, além de procedimentos relativos ao processamento dos produtos destinados ao consumo humano.
Portanto, na linha de produção animal serão inseridos os projetos vinculados ao estudo dos processos envolvidos na produção animal deste a genética, seleção e criação, até a obtenção dos produtos deles derivados.
Produção e Recepção do Texto Literário
Estudo da dinâmica de criação e interpretação da obra literária e das correntes da crítica, observando, nesse sistema, as relações entre literatura, processos sociais e identidades culturais.
Considera a história da literatura e as bases teóricas que sustentam a produção e recepção das formas literárias, tanto poéticas quanto narrativas. Problematiza os diálogos da literatura com outras expressões artísticas, construídos nos discursos e teorias. Aborda a autorreflexão da literatura, discutindo a economia da forma e a circularidade da produção, conforme as possibilidades teóricas das comunidades interpretativas.
Projeto de Máquinas e Equipamentos
Estudo dos métodos e procedimentos de desenvolvimento do projeto mecânico que na engenharia moderna exige uma base sólida de diversos conhecimentos.
Envolve as fases de planejamento, projeto conceitual, modelamento/prototipagem, análise de comportamento mecânico, análise econômica, projeto detalhado, propriedade industrial e gerenciamento de projetos, todos considerando os fundamentos teóricos, as ferramentas de análise por simulação e a experimentação. A linha de pesquisa em Projeto de Máquinas e Equipamentos está voltada principalmente para o projeto de produtos e equipamentos industriais, estruturas metálicas e máquinas agrícolas.
Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos
A linha visa aprofundar cientificamente processos inovadores para prevenir e resolver problemas socioambientais, além de gerar conhecimento para desenvolver tecnologias que garantam a qualidade ambiental e promovam o desenvolvimento sustentável.
A abordagem interdisciplinar é intrínseca à Área de Ciências Ambientais, o que significa o desenvolvimento de ciência e inovação na resolução de grandes problemas socioambientais, com visão sistêmica e multidisciplinar. Busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.
Qualidade e Propriedades Funcionais de Alimentos
Avaliação e controle de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial de matérias-primas e produtos alimentícios.
Relações Sociais e Dimensões do Poder
O aluno terá uma formação sólida sobre a democracia no Estado Constitucional contemporâneo, abordando o pacto federativo, garantias em políticas criminais e o papel dos novos sujeitos sociais nesse novo contexto de Estado e de Constituição.
E, ainda os sistemas de justiça, nos quais se vislumbra o processo constitucional como metodologia de garantia dos direitos fundamentais, o problema do acesso à justiça e a solução por meio dos novos paradigmas que proporcionam uma efetiva tutela jurisdicional, sem esquecer as funções essenciais da Justiça e a alternativa de meios de sua realização no Estado de Direito.
Seleção de Materiais Aplicados ao Projeto e Fabricação
Seleção de materiais para o projeto de novos produtos, assim como a determinação dos processos de fabricação mais adequados para as condições operacionais específicas de cada componente.
Nessa linha de pesquisa serão desenvolvidas a caracterização de novos materiais, processos e análise de falha de forma integrada ao projeto mecânico.
Sociedade, Natureza e Território
Dedica-se a temas como reocupação humana de lugares, construção de espaços, territorialização, colonização, imigração, povoamento, fronteiras, conflitos, movimentos sociais, pertencimentos institucionais, processos econômicos, jurídicos e simbólicos.
Além de propriedade da terra, legislação agrária e ambiental, relações rural-urbano, interétnicas, identidades, sociobiodiversidade e conservação da natureza, ainda foca no ensino desses temas na Educação Básica e nas práticas de ensino de História. Os temas se conectam com história agrária, da agricultura, ambiental, empresarial, da propriedade, ensino de história, história da educação e biologia da conservação, para compreensão integrada e multidisciplinar das questões socioambientais e educacionais.
Sustentabilidade e Infraestrutura Resiliente
Trabalha com a estabilização e recuperação de áreas contaminadas. Desenvolvimento de sistemas de saneamento, tratamento de efluentes e valoração de resíduos inovadores que reduzam a contaminação ambiental e melhorem a qualidade de vida nas cidades.
Além de integração de soluções de bioenergia e energias renováveis, mitigação de efeitos das mudanças climáticas, promovendo práticas sustentáveis e adaptativas no meio urbano. A linha trabalha com a estabilização e recuperação de áreas contaminadas.
Tecnologias e Manejo de Plantas em Sistemas Agropecuários
A linha é destinada a formar acadêmicos aptos a desenvolver estudos de uso e manejo dos agrossistemas, incluindo solos e culturas, contemplando as diferentes funcionalidades da agricultura.
Nessa linha estão incluídos projetos de pesquisa em biodiversidade vegetal (espécies nativas e exóticas), prospecção de organismos benéficos para a agricultura; proteção vegetal; propagação de plantas; horticultura, manejo integrado de pragas e doenças.