Linhas de pesquisas / UCPel
19 registro(s) encontrado(s)
Aspectos Clínicos e Epidemiológicos da Doença Renal
Área de Conhecimento: Saúde e Comportamento
Pesquisa clínica (ensaios clínicos e estudos observacionais) com investigação da doença renal crônica (DRC) pré-dialítica, dialítica (hemodiálise e diálise peritoneal) e após transplante renal, com ênfase nas respostas cardiovasculares a hemodiálise, análises de sobrevida e preditores de desfechos, adequação da diálise, capacidade funcional e qualidade de vida. As diferentes modalidades de exercícios físicos aplicados a pacientes portadores de DRC e seu impacto prognóstico em sobrevida, qualidade de vida, capacidade funcional, marcadores inflamatórios, de estresse oxidativo e hormônios, entre outros desfechos, tem sido especialmente investigadas. A linha contempla também a pesquisa em lesão renal aguda, especialmente em Unidade de Terapia Intensiva, com foco em estado de hidratação e sua mensuração e sobrevida e seus preditores.
Aspectos Epidemiológicos na Saúde
Área de Conhecimento: Saúde e Comportamento.
Investigar a ocorrência, a distribuição e os determinantes de doenças, agravos e eventos relacionados à saúde, com foco nas desigualdades sociais em saúde, na nutrição humana, nas doenças crônicas não transmissíveis, na saúde bucal e na COVID-19, e avaliar políticas, programas e serviços de saúde.
Avaliação de Composição Corporal e Nutricional
Área de Conhecimento: Saúde e Comportamento
Uso de ferramentas de avaliação nutricional e composição corporal em estudos populacionais e situações clínicas e suas associações com diversos desfechos.
Avaliação Psicodiagnóstica e Intervenções Breves em Saúde Mental
Área de Conhecimento: Saúde no Ciclo Vital
Objetiva capacitar profissionais da área da saúde para identificação precisa de transtornos mentais e aperfeiçoar o tratamento de transtornos mentais no contexto clínico. A linha busca contribuir com a criação e validação de instrumentos psicométricos, elaboração de guidelines para avaliação e encaminhamento de sujeitos na rede de saúde, assim como, promover habilidades que aperfeiçoem a avaliação psicodiagnóstica. Ademais, busca contribuir com a criação e estruturação de protocolos de intenções breves, avaliar a influência de distintos contextos no processo e resultados terapêuticos, assim como, promover habilidades que aumentem a eficácia e eficiência das intervenções em saúde mental do Sistema Único de Saúde.
Desenvolvimento Infantil
Área de Conhecimento: Saúde no Ciclo Vital
Busca capacitar os profissionais da área na avaliação de aspectos referentes ao desenvolvimento infantil e suas influências psicológicas, genéticas, sociais e culturais.
Direitos Humanos, Segurança e Acesso à Justiça
Área de Concentração: Questão Social, Direitos Humanos e Políticas Sociais
Tomando os Direitos Humanos parâmetro transversal em sua agenda de pesquisa, além de objeto de estudo em si, investiga-se, sob referenciais críticos e interdisciplinares, as políticas e práticas vinculadas aos direitos sociais de segurança e acesso à justiça. Nesse sentido abarca também a administração da justiça e as dinâmicas, instâncias e instituições de controle social, estas com ênfase na atuação do sistema de justiça criminal (legislação, Polícia, Judiciário e Prisão). Inclui em seu compromisso de pesquisa os enfoques raciais e de gênero e, no âmbito territorial, dialoga com perspectivas – teóricas e empíricas – latino-americanas, possuindo especial focalização no protagonismo dos municípios perante as políticas públicas de segurança, além das peculiaridades dos contextos de fronteira.
Estado, direitos sociais e política social
Área de Concentração: Questão Social, Direitos Humanos e Políticas Sociais
Estuda, sob um referencial crítico, a Política Social em uma perspectiva multidisciplinar, analisando os processos de formulação e implementação das políticas sociais, destacando os elementos que conferem institucionalidade às mesmas – os processos de gestão, o entramado financeiro, os desenhos e focos avaliativos, o exercício do controle social. Pesquisa, também, sobre os processos de trabalho de diferentes áreas relacionadas com o desenvolvimento de políticas sociais, com ênfase à busca da interdisciplinaridade,intersetorialidade e verificação do impacto sobre a qualidade de vida dos usuários. Contempla estudos comparativos sobre os Sistemas de Proteção Social em Países do Sul da América do Sul, com destaque às particularidades das regiões fronteiriças e Linhas de Fronteira.
Estratégias Preventivas em Saúde do Ciclo Vital
Área de concentração: Saúde no Ciclo Vital
Visa compreender fatores biopsicossociais relacionados à aplicação dos princípios do SUS e à doação de estratégias de prevenção em saúde, bem como no desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados para absorção destas estratégias.
Estratégias Preventivas em Saúde Mental
Área de concentração: Saúde no Ciclo Vital
Objetiva potencializar esforços dos profissionais da área de saúde na atenção primária aos transtornos mentais. Através da investigação de diferentes contextos clínicos e populacionais, a linha busca contribuir com a elaboração de estratégias de prevenção em saúde mental de acordo com fatores de risco e protetores evidenciados, elaborar mecanismos periódicos de tais estratégias nos diversos pontos da rede de atenção à saúde mental, bem como, promover recursos técnicos de avaliação de tais procedimentos.
Microscopia Eletrônica
Área de concentração: Saúde e Comportamento
Descrever aspectos ultraestruturais de enfermidades genéticas e inflamatórias cutâneas, bem como de tricoses, com utilização das microscopias eletrônicas de transmissão, com seus resultados bidimensionais e também com os aspectos tridimensionais, fornecidos pela microscopia eletrônica de varredura.
Neurociência
Área de concentração: Saúde e Comportamento
Esta linha possui enfoque no comportamento, neuroendocrinologia, neurofisiologia, neurofarmacologia, neuroquímica, neuroimunologia, considerando aspectos moleculares, genéticos, fisiológicos e patológicos.
Pesquisa Experimental Aplicada à Saúde
Área de concentração: Saúde e Comportamento
Com enfoque nos mecanismos moleculares, celulares e bioquímicos em análises ex vivo e in vitro aplicados a compreensão dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nas patologias.
Psicologia da Saúde
Área de concentração: Saúde e Comportamento
A linha de pesquisa em Psicologia da Saúde é uma área interdisciplinar com o objetivo de compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença.
Questão Social, Trabalho, Sociabilidades e Resistências Políticas
Área de Concentração: Questão Social, Direitos Humanos e Políticas Sociais
Investiga, sob um referencial crítico e interdisciplinar, as diferentes perspectivas teóricas no contexto das relações e políticas sociais, dando destaque especial à participação nos processos de efetivação dos direitos sociais e humanos. Abarca temas que envolvem a questão social, relação Estado x sociedade civil, as diversas relações de violência e expropriação social e territorial, o espaço dos movimentos sociais contemporâneos, os processos de resistências e lutas sociais, o trabalho e as diferentes formas de produzir e viver expressas em outras economias, os reflexos do colonialismo e do patriarcado como formas de opressão, os conflitos urbanos e ambientais diante o padrão de sociabilidade do capital no contexto periférico.
Saúde Gestacional e Puerpério
Área de concentração: Saúde no Ciclo Vital
Desenvolver estudos relacionados à temática que envolve a mulher do período gestacional ao pós-parto, afim de proteger o concepto. Além disso, a linha objetiva estudar agravos no período perinatal, bem como, os métodos diagnósticos habitualmente utilizados e estratégias de intervenção.
Saúde Materno-Infantil
Área de concentração: Saúde e Comportamento
Avaliar indicadores de saúde materno-infantil e investigar fatores relacionados à morbi-mortalidade materno e infantil.
Sistemas Computacionais Embarcados e Distribuídos
Área de Concentração: Sistemas Eletrônicos
Desenvolver pesquisas para atender demandas na área de sistemas embarcados, as quais ganham sinergia com os desafios inerentes a área de sistemas distribuídos. A premissa é explorar aspectos de escalabilidade, desempenho, consumo energético, segurança e ubiquidade. A expectativa é considerar cenários de aplicação que explorem o emprego da IoT e da IIoT no atendimento de necessidades da agricultura, saúde, cidades inteligentes e indústrias em geral.
Sistemas Eletrônicos Integrados
Área de Concentração: Sistemas Eletrônicos
Desenvolver pesquisas relacionadas à implementação de sistemas digitais com estruturas de hardware dedicado, algoritmos, modelagem, métodos experimentais. Em particular, desenvolver pesquisas relacionadas a filtros digitais, filtros adaptativos, teoria de estimação e de detecção, biomédica, sistemas de comunicação, processamento digital de sinais e imagem e projeto de circuitos integrados.
Transtornos de Humor
Área de concentração: Saúde e Comportamento
Epidemiologia, fisiopatologia e tratamento para transtornos de humor. Tem por objetivo descrever a prevalência e fatores psicossociais e biológicos dos transtornos de humor, bem como, avaliar a eficácia de modelos de intervenção. Além disso, busca por preditores de neuroprogressão no transtorno bipolar.