Linhas de pesquisas / PUCRS
88 registro(s) encontrado(s)
Aspectos biológicos no envelhecimento
Características biológicas básicas que participam do processo de envelhecimento.
Estudo em níveis molecular, celular, bioquímico, genético e evolutivo, bem como a sua interação com os fatores ambientais em modelos animais e em seres humanos. Análise das diferentes teorias que procuram explicar o envelhecimento e os fatores endógenos e exógenos que interferem neste processo. Mecanismos de senescência replicativa: mecanismos estocásticos, transdução de sinais e regulação da proliferação celular, mecanismos genéticos
Aspectos clínicos e emocionais no envelhecimento
Envelhecimento normal e patológico
Estudo com foco nas principais doenças e disfunções que acometem os idosos, o impacto das mesmas na qualidade de vida, autonomia e independência dos Indivíduos, os aspectos preventivos, clínicos, terapêuticos e sociais das síndromes geriátricas.
Aspectos Epidemiológicos, Clínico-patológicos, Radiológicos e Moleculares de Neoplasias Malignas
Caracterizar os pacientes com neoplastias malignas em diferes estágios clínicos.
Visa avaliar o desfecho clínico de pacientes com essas condições, a partir de variáveis histopatológicas, radiológicas e moleculares. Estudo de identificação de fatores que possam definir prognóstico, e poderão ter impacto em protocolos assistenciais visando medicina personalizada. Conta com o BIOBANCO PUCRS para o desenvolvimento de pesquisas em encologia.
Avaliação e intervenções psicológicas em saúde mental
Construção e adaptação de processos psicológicos
Estuda a influência de diferetes teorias e métodos da psicologia clícnica na saude mental. Tem como objetivo a compreensão de processos psicológicos, com foco em intervenções psicoterapêuticas e psicoeducativas. O programa tem papel fundamental na produção de conhecimento acadêmico relevante e invoaodr na área, propondo estudos que acompanham as constantes mudanças do mundo.
Bases Moleculares do Neurodesenvolvimento Embrionário
Visão abrangente do Sistema Nervoso Central.
Os estudos abordam desde da formação embrionárioa até a neurogênese no cérebro adulto do SNC. Norteia suas situações clínicas e patológicas em relação a malformações cerebrais. Ainda, a reprogramação celular em nível embrionário através da geração de células-tronco auxiliando no entendimento da neurogênese embrionária e no screening de novos fármacos para o tratamento.
Bem-estar, saúde e qualidade de vida
Estudos que conectam saudade mental e estilo de vida
Esta linha de pesquisa aborda desde comportamentos relacionados e alimentação e atividade física até as relações sociais e bem-estar financeiro. Bem como, questões Biopsicossociais da saúde na explicação do comportamento humano O curso abrange a avaliação e intervenção na prevenção e promoção da qualidade de vida de diferentes formas. Pesquisa estratégias inovadoras nos papéis de crenças, emoções e comportamentos nos processos de saúde e adoecimento.
Biologia Molecular da Interação Droga/Alvo
Clonagem, Expressão e Cinética de Enzimas Aplicadas ao Desenvolvimento de Fármacos
Esta linha de pesquisa tem como foco o estudo detalhado de enzimas, desde sua clonagem e expressão até sua superexpressão para aplicações biotecnológicas. Além disso, são realizados estudos cinéticos em estado estacionário e pré-estacionário para compreender os mecanismos de ação dessas biomoléculas.Também utiliza informações estruturais das enzimas para desenvolver estratégias proposição de novos fármacos. Essas investigações são fundamentais para a inovação no campo da biotecnologia e da indústria farmacêutica, contribuindo para o desenvolvimento de novos tratamentos e terapias.
Biologia molecular, imunologia e células tronco
Estudo das alterações moleculares dos tumores e Terapia Celular e Engenharia de Tecidos
Foco em alterações moleculares dos tumores do aparelho digestivo e respiratório através de técnicas de PCR em tempo real, imunohistoquímica, citometria de fluxo e cultura de células. Estudos em microbiologia, imunologia, genética e bioquímica, introduzindo novos conceitos que surgiram nas últimas décadas em conseqüência do rápido desenvolvimento e aplicação de tal tecnologia na área da saúde.
Biomateriais e Engenharia Tecidual
Biologia Oral
São áreas da biotecnologia que se conectam para criar estruturas que substituem ou regeneram tecidos danificados. Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento e avaliação da efetividade e toxicidade de novos materiais odontológicos. Bem como o desenvolvimento de estratégias inovadoras da engenharia tecidual, com foco na regeneração tecidual e na redução de complicações orais infecciosas.
Biomateriais, Biomecânica e Bioprocessos
Visa a capacitação de profissionais que contribuam para o cenário científico e tecnológico do país.
Visa desenvolver materiais para aplicações em implantes, além de projeto, fabricação e avaliação de desempenho dos mesmos em uso. Envolve também processos de separação, purificação e fracionamento de produtos naturais para aplicações em engenharia. São materiais projetados para interagir com sistemas biológicos, aplicando princípios da mecânica para entender o funcionamento do corpo humano e projetar dispositivos médicos.
Biomecânica, Dor e Disfunção orofacial
Investiga como fatores mecânicos e neuromusculares influenciam dores na face, mandíbula e articulação
Esta linha de pesquisa aborda a avaliação da patofisiologia da dor orofacial, da disfunção temporomandibular, do bruxismo e dos hábitos parafuncionais, com foco na caracterização biomecânica do sistema estomatognático e seus reflexos sobre o organismo, buscando identificar novas estratégias diagnósticas e terapêuticas para esses quadros. Análise de movimentos, forças musculares e postura, buscando entender as causas da dor e desenvolver tratamentos mais eficazes, como fisioterapia e dispositivos orais.
Caracterização Celular e Molecular em Microbiologia e Parasitologia
Análise fenotípica e genotípica de isolados bacterianos e virais
Esta linha de pesquisa busca compreender suas características biológicas e sua variabilidade genética. Além disso, investiga as moléculas envolvidas na interação entre parasitas e hospedeiros, o que pode auxiliar na identificação de novos alvos terapêuticos. Outro aspecto importante é o estudo epidemiológico da dinâmica de transmissão de microrganismos, contribuindo para a compreensão dos padrões de disseminação de doenças. Estas pesquisas são fundamentais para a microbiologia, parasitologia e saúde pública.
Cardiologia/Fatores de risco e fatores genéticos nas doenças cardiovasculares
Avalia fatores de risco para cirurgia cardiovascular através de marcadores
Foco em fatores de risco tradicionais (dislipidemias,hipertensão arterial,diabete,tabagismo) e potenciais emergentes (aplipoproteína B,LDL pequenas e densas) na doença arterial coronariana. Prevê a análise, apresentação e discussão dos principais estudos clínicos dentro das linhas de pesquisa da área cardiológica.
Cardiologia/Terapia Celular
Substituição de células danificadas ou mortas por células saudáveis
Visa avaliar a eficácia e segurança do implante autólogo de células-tronco da medula óssea em pacientes portadores de miocardiopatia dilatada e em pacientes com infarto agudo do miocárdio.
Cidadania, desigualdades e políticas sociais
Estuda sociedades modernas no desenvolvimento da cidadania e das políticas públicas
Esta linha de pesquisa pesquisa a desigualdade social em suas diversas faces e dimensões. Analisa os conflitos e a formação de novas diferenças sociais. Examina políticas de segurança pública e o papel do Estado na garantia dos direitos humanos. Trajetória de organizações sociais e seus potenciais de transformação da sociedade.
Ciência de Dados
Áreas fundamentais para o processamento, análise e visualização de grandes volumes de dados.
Esta linha de pesquisa abrange as áreas de aprendizado de máquina, que envolve o desenvolvimento de algoritmos que permitem a análise e previsão; banco de dados, para organizar e armazenar dados de forma eficiente; e big data analytics, que foca em técnicas para analisar e extrair insights de conjuntos de dados extremamente grandes. Além disso, estuda a infraestrutura de big data, que envolve a criação e gerenciamento de sistemas que suportam a manipulação de dados em grande escala, e a visualização de dados, que busca apresentar os resultados de análises de forma clara e intuitiva. Esses estudos são essenciais para áreas como inteligência artificial, negócios, saúde e pesquisa científica.
Cirurgia Videolaparoscópica
Medicina e ciências da saúde
Avalia as vantagens dos procedimentos realizados por técnicas menos evasivas. A videolaparoscopia pode ser utilizada para diagnóstico, biópsia ou tratamento de doenças. Realizada com mais frequência em áreas como a ginecologia, gastroenterologia e urologia.
Cognição, Cérebro e Comportamento
Cognição e suas implicações comportamentais e neurobiológicas
Tem como obejtivo estudar os processos cognitivos e psicobiologicos e suas relações com comportamento, desenvolvimento, aprendizagem e saúde mental. Abrange, ainda, investigação em modelos teóricos, experimentais e instrumentos de neurociências, neuropsicologia e neurobiologia. Promove reflexões acerca da cognição e suas implicações comportamentais e neurobiológicas.
Computação Gráfica
Investiga técnicas para criar, manipular e interagir com imagens e cenários digitais.
Esta linha de pesquisa explora o desenvolvimento de tecnologias em computação gráfica, que envolve a criação e manipulação de imagens digitais, gráficos 3D e animações. Também abrange realidade aumentada e realidade virtual, que proporcionam experiências imersivas interativos a partir do mundo real. Além disso, a pesquisa investiga a simulação de humanos virtuais, aplicando técnicas para criar avatares digitais realistas para uso em treinamentos, jogos e simulações. A visão computacional, busca ensinar os computadores a interpretar e processar imagens e vídeos, com aplicações em áreas como segurança, medicina e automação. Esses estudos têm grande impacto em diversas áreas.
Cultura e Etnicidade
Pesquisa histórica a partir de campos diversos das ciências humanas e sociais.
Tem como foco a cultura em seus sentidos e representação reais, voltado para o epaço americano e ibérico. Abrange políticas socias da memória, criação artística e intelectual, trajetórias performances, redes e intercâmbios materiais e simbólicos. No aspecto de etnicidade mostra-se em pesquisas contemporâneas e coloniais a partir de manisfestações culturais de populações indígenas, cablocas, quilombolas e demais povos à margem da história.
Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios
Estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando seu espaço geográfico.
Analise focada em regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa com uma diversidade muito grande de temas. Grande parte das pesquisas dessa linha utilizam métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente
Investigação dos aspectos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente.
Analisa aspectos macroeconômicos, em relações do crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Aborda a qualidade do crescimento econômico e o debate sobre a equidade, desigualdade, a exclusão social e a desigualdade. Em termos microeconômicos, estuda a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo na competitividade das empresas e no desempenho do setor público. Busca compreender o funcionamento da produtividade, das finanças e as estratégias da firma, inovação, comportamento do consumidor, entre outros.
Diálise extra-renal e transplante
Investiga as diferentes modalidades de substituição da função renal
A diálise é uma técnica que substitui temporariamente a função dos rins. Com foco em transplante de órgãos especialmente no que se refere à imunologia dos transplantes.
Direito, Ciência, Tecnologia & Inovação
Explora o papel do direito no processo de desenvolvimento de tecnologia e inovação, seja no Direito Público, Privado e no Processo.
Esta linha de pesquisa analisa o impacto das tecnologias sobre os direitos fundamentais (a dignidade da pessoa humana, o direito à informação, da proteção de dados, direitos sociais, as relações entre Direito e Internet, o impacto da Inteligência Artifical, para citar alguns exemplos), bem como o papel da tributação, da regulação e mesmo da boa governança pública e corporativa, ademais das inovações no próprio ordenamento jurídico.
Diversidade, gerações e cotidiano
Sociologia e Ciência Política
Analisa processos sociais contemporâneos em manifestações da diversidade cultural. Investiga a dimensão das gerações e suas relações com as políticas públicas. Pesquisa marcadores sociais de diferença na configuração de processos sociais e culturais. Desenvolve pesquisas através de metodologias e estudos do cotidiano.
Ecologia Aplicada, Meio Ambiente e Sustentabilidade
Estudos com foco na caracterização, monitoramento e mitigação de impactos ambientais.
A partir de análise das áreas de ecotoxicologia e microbiologia, visa a aplicar dados ecológicos, análises de componentes da biodiversidade para resolver problemas como o desenvolvimento de métodos agrícolas mais sustentáveis a partir do uso de componentes da biodiversidade nativa do Brasil. Inclui também projetos de produtos inovadores a partir de fontes de biodiversidade e/ou que buscam integrar análises da biodiversidade em modelos de desenvolvimento econômico regional.
Educação em Ciências e Matemática (ECM)
Ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos
Estuda utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa; epistemologicamente vinculada ao domínio da linguagem, ciência e a natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associados a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior. Abrange pesquisas que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico, a alfabetização científica e a popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Endocrinologia e Diabetes/Prevenção, Ident. e Otimiz. do Manejo de Diabetes Melito e Endocrinopatias
Estuda estratégias interdisciplinares de prevenção, identificação e otimização de endocrinopatias.
Linha de pesquisa focada em diabetes melito, síndrome metabólica, doenças tireoideanas e demais endocrinopatias. Analisa temas controversos em endocrinologia cujos estudos disponíveis sejam insuficientes para decisões ou posicionamentos sobre diagnóstico e terapia.
Engenharia de Software
Foca no desenvolvimento de métodos e práticas para criar e gerenciar sistemas de software de alta qualidade
Esta linha de pesquisa aborda o desenvolvimento de software ágil, que prioriza a flexibilidade e a colaboração para criar soluções de software. Estuda também a engenharia de requisitos, essencial para entender as necessidades dos usuários e definir as funcionalidades do software. Outro foco importante é a interação humano-computador, que busca otimizar a experiência do usuário ao interagir com sistemas e dispositivos tecnológicos. A pesquisa também abrange sistemas de informação, que envolvem a coleta, processamento e análise de dados para suportar a tomada de decisões. Além disso, estuda o teste de software, fundamental para garantir a qualidade e confiabilidade das aplicações antes de serem implementadas.
Envelhecimento e Saúde Pública
Estuda epidemiologicamente a saúde dos idosos
Visa conhecer as condições de vida dos idosos, saúde e atenção à saúde recebida e percebida. Procura entender a avaliação dos serviços de atenção básica e secundária de saúde, criar instrumentos de monitoramento do acesso, das rotinas de atendimento e da atenção prestada aos idosos nos serviços de saúde pública. Investigação da história natural das doenças e condições relacionadas à saúde, indicadores de saúde, estilo de vida, qualidade de vida, entre outros aspectos.
Epidemiologia Clínica
Epidemiologia clínica com foco em aspectos metodológicos e clínicos
Desenvolver pesquisas, para estimular o desenvolvimento de identificação, intervenção e promoção dos determinantes do processo saúde-doença na população humana.
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Com foco em aspectos metodológicos e clínicos.
Estudos sobre a distribuição de doenças e os fatores que as determinam, e os fatores ambientais que afetam a saúde humana. Visa estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa que contribuam para o avanço da identificação, na intervenção e na promoção dos determinantes do processo saúde-doença na população humana.
Epilepsia - Medicina e Ciências da saúde
Estudos clínico-eletrencefalográficos, farmacológicos, de neuroimagem e cirúrgicos no universo da epilepsia.
Esta linha de pesquisa conta com o envolvimento do Hospital Universitário da PUCRS com o diagnóstico, tratamento clínico e cirurgia de epilepsia. O estudo abre interessantes perspectivas de investigação, buscando refinamento diagnóstico, novas opções de tratamento e a conexão de síndromes epilépticas com alterações estruturais cerebrais.
Epistemologia Analítica
Analisa como o ser humano adquire e justifica seus conhecimentos.
Estudo de tópicos fundamentais da agenda contemporânea em Epistemologia: teorias do conhecimento, teorias da racionalidade epistêmica, ceticismo e paradoxos epistêmicos. São estudados aspectos fundamentais da discussão contemporânea em epistemologia do raciocínio; fenômeno da irracionalidade paradoxal; epistemologia modal contemporânea; reflexão sobre a qualidade epistêmica das atitudes doxásticas de agentes coletivos.
Escrita Criativa
Aborda fundamentos da linguagem e leitura
Análise de perspectivas teóricas sobre a linguagem, que dê sentido aos textos literários e não-literários. Agrupa projetos sobre a gênese de textos e sua relação com outras linguagens. Assim como a inclusão do escritor no sistema literário, baseada em teorias críticas da literatura e em documentos de escritores sobre o processo de criação.
Estado e teorias da justiça
Aspectos teóricos e pragmáticos das teorias da justiça
São tratados autores como Immanuel Kant, John Rawls e Jürgen Habermas, assim como suas diferentes apropriações críticas e alternativas em teorias comunitaristas e utilitaristas. Explicitação do debate em torno da prioridade do justo sobre o bem. A democracia deliberativa como alternativa ao comunitarismo e liberalismo.
Estratégia, Organizações e Sociedade
Administração
Esta linha de pesquisa estuda organizações do setor público, privado e do terceiro setor, buscando entender desafios estratégicos e contribuir para sua competitividade e sustentabilidade. Seu foco inclui temas como sustentabilidade corporativa, inovação e empreendedorismo, tecnologia e gestão do conhecimento, além da relação entre governo e sociedade. O objetivo é gerar conhecimento que fortaleça essas organizações e promova o desenvolvimento social, ambiental e econômico.
Estrutura e Metabolismo Celular
Compreender a estrutura, sinalização e funcionamento das células por meio da análise de seus aspectos bioquímicos, morfológicos e fisiológicos
Esta linha de pesquisa investiga os mecanismos celulares envolvidos na estrutura, sinalização e funcionamento das células. Ao compreender essas interações, é possível identificar como as células respondem a estímulos internos e externos, fornecendo subsídios para pesquisas em diversas áreas, como biotecnologia, fisiologia e saúde. Esses estudos são essenciais para o avanço da ciência e o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.
Etiopatogênese e Terapêutica em Estomatologia
Avaliação da patofisiologia das doenças que afetam a mucosa oral e as glândulas salivares
Esta linha de pesquisa aborda estudos de doenças bucais como o câncer de boca. Tem como com foco os aspectos clínicos, imunológicos e anatomopatológicos dessas condições, a fim de identificar novas formas de prevenção e tratamento de tais afecções.
Etiopatogênese e Tratamento das Doenças Endodônticas e Periodontais
Estuda os mecanismos implicados nas alterações periapicais e periodontais
Esta linhande pesquisa estuda presença de bactérias e à ligação entre a polpa e o periodonto. Bem como, buscar novas estratégias de tratamento para essas condições.
Fenomenologia e Hermenêutica
Busca compreender a essência dos fenômenos.
Esta linha de pesquisa tem por objetivo analisar questões clássicas da teoria do conhecimento sob a perspectiva de filósofos do paradigma fenomenológico, que dominou o continente europeu por quase um século e tem representantes no mundo inteiro. Estudas conceitos como a percepção, a corporeidade e a linguagem. Investigação acerca da filosofia existencial e seus desdobramentos fenomenológicos na filosofia contemporânea.
Filosofia na Idade Média
Estudo dos filósofos da Idade Média.
Estudos de conceitos e problemas ligados à ética filosófica nos autores medievais. Explicitação das teorias éticas da filosofia antiga e a sua recepção na Idade Média. Explicitação das teorias éticas da filosofia antiga e a sua recepção na Idade Média. Conceitos transcendentais e metafísica dos transcendentais. Modalidades, distinções e formalidades.
Formação e Desenvolvimento Docente na Saúde
Formação de profissionais na área do Ensino na Saúde
Produção de pesquisas científicas e tecnológicas e o cenário da sala de aula. Campo de estudo que visa melhorar a qualidade da educação na área da saúde, abrange espaço e método na aquisição do conhecimento; Reforço ao pensamento teórico e crítico da educação na área da saúde.
Formação, Políticas e Práticas em Educação (FOPPE)
Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais
A linha de pesquisa visa a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo. Abrange desafios contemporâneos, contribuindo para a compreensão crítica da realidade educacional e para a melhoria da educação no Brasil.
Fundamentação da Ética
Problemas centrais da Ética sob o ponto de vista histórico e sob o aspecto sistemático
Nesta linha de pesquisa, destacam-se autores como Platão, Aristóteles, Kant e outros. A relação entre razão prática e teórica é um dos temas centrais. Ética Normativa e Aplicada e à Filosofia Social e Política. Categorias de dignidade humana no universo dos desafios sociopolíticos e culturais contemporâneos, dado que uma tal categoria, por sua própria natureza no cruzamento de referenciais filosóficos, históricos, sociológicos e jurídicos
Imagem funcional e molecular do corpo
Diagnóstico por imagem, com principal aplicação na investigação de tumores e metástases
A imagem funcional é o estado-da-arte na medicina diagnóstica por imagem. Esta linha de pesquisa abrange o avanço da Ressonância Magnética através das técnicas de aquisição ultra-rápidas, que permitiram medir as variações no nível de consumo de oxigênio e estimativa da celularidade dos tecidos pela técnica de difusão. A PUCRS possui o Centro de Imagem Molecular do InsCer, onde são realizados exames de imagem que atendem a pacientes e às pesquisas realizadas no Instituto
Imaginário, indústria criativa e tecnologias emergentes
Investiga aspectos materiais e imateriais da comunicação.
Esta linha de pesquisa analisa os elementos simbólicos, mitológicos e subjetivos que compõem o universo comunicacional, tanto nos meios midiáticos quanto nas interações interpessoais. Investiga a história das mídias e os imaginários culturais que moldam valores, narrativas e representações na sociedade. Também explora o impacto das ideias, emoções e tecnologias na construção da comunicação, abordando sua influência na formação de mentalidades. As pesquisas nessa área contribuem para a compreensão das novas dinâmicas comunicacionais e suas apropriações culturais.
Imunologia Celular e Molecular
Investiga os mecanismos celulares e moleculares responsáveis pelas respostas imunes.
Esta linha de pesquisa foca no estudo dos mecanismos celulares e moleculares que regem as respostas imunes. Ela investiga como o sistema imunológico reage a diferentes estímulos, com destaque para áreas como imunologia de tumores, onde se busca entender como o sistema imunológico pode ser modificado em doenças cancerígenas. Além disso, aborda a imunossenescência, a neuroimunologia, e as doenças autoimunes. Esses estudos são fundamentais para o desenvolvimento de terapias mais eficazes para doenças imunológicas.
Infectologia
Pediatria e saúde da criança
Esta linha de pesquisa estuda o impacto das imunizações em saúde pública, a epidemiologia das infecções virais respiratórias, e na tuberculose em pediatria. Bem como, procura avaliar estratégias de diagnóstico e tratamento da tuberculose em pediatria.
Instituições políticas e democracia
Principais instituições políticas a partir de perspectivas teóricas
As instituições representativas do Estado nacionais, subnacionais e internacionais, os vínculos entre Estado e Sociedade, os Poderes Judiciários, e a política externa do Brasil, Pesquisa sobre o comportamento político tanto no âmbito das instituições políticas quanto da população em geral.
Inteligência Artificial
Explora tecnologias que permitem que máquinas simulem processos inteligentes.
Esta linha de pesquisa se dedica ao desenvolvimento de técnicas para criar sistemas inteligentes. Aprendizado de máquina é um dos principais tópicos, permitindo que os computadores aprendam com dados e melhorem seu desempenho com o tempo. Abrange o processamento de linguagem natural, sendo fundamental para que os computadores compreendam e interajam em linguagem humana. Por fim, a visão computacional permite que os computadores interpretem e compreendam imagens e vídeos, com aplicações em reconhecimento facial, monitoramento e automação.
Inteligência Artificial na Saúde
Esta linha de pesquisa visa conectar saúde, educação e inteligência artificial
Busca investigar ferramentas de avaliação da leitura oral por meio de tecnologias inovadoras, onde educadores e profissionais de saúde poderão usar em conjunto. Com o objetivo de identificar o nível de leitura, fatores que influenciem tais habilidades, associação com desempenho acadêmico, rastreio precoce de sinais de dificuldades e transtornos
Jurisdição, Efetividade e Instrumentalidade do Processo
Analisa a ação do processo como meio de realização dos princípios de justiça e dos direitos fundamentais.
Estuda a relação entre a efetividade da jurisdição e a operação do processo, em razão da diversidade e qualidade das dimensões (proteção e promoção de direitos fundamentais). Nesse contexto, são investigadas o processo na adequação às particularidades dos diversos ramos do direito material. As especificidades de que o processo deve se preparar para dar conta dos problemas e desafios relativos à efetivação do programa constitucional. O que se busca é a construção mais compatível com o Estado Constitucional compreendido como um Estado Democrático, Social e Ecológico de Direito.
Linguística
Fundamento, teorias e análise linguística
Desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem. A descrição da conexão sintático-semântica e pragmática, bem como a análise de fonológicos do português. Estuda ainda a linguagem verbal e suas relações com concepções teóricas e empíricas na estrutura da língua em textos e discursos.
Materiais e processos para mitigação e controle de impactos ambientais
Visa desenvolver materiais e processos usados em controle ambiental
Estudo de insumos essenciais (água, ar, solo...), reciclagem de materiais, economia de energia e aplicação de tecnologias para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A utilização de energias de fontes renováveis, o desenvolvimento de tecnologias que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a criação de materiais sustentáveis são apenas alguns exemplos.
Materiais metálicos
Estudo de ligas metálicas
Visa o estudo e o desenvolvimento de ligas metálicas para diversas aplicações em engenharia, envolvendo a purificação de matéria prima, o estudo do processo de fabricação, tratamentos térmicos e termoquímicos e desempenho em uso (corrosão, …). Reúne os conhecimentos de três grandes áreas (engenharias, física e química) e conta com um corpo docente multidisciplinar, gerando um ambiente diferenciado para a resolução de problemas.
Materiais nanoestruturados
Engenharia e Tecnologia de Materiais
Visa desenvolver e caracterizar materiais nanoestruturados para aplicações especiais, tais como: polímeros condutores, super-redes de alta dureza, materiais magnéticos, filtros, sensores, entre outros. O Programa oferece uma infraestrutura atualizada e qualificada para a elaboração das pesquisas, além de manter um forte relacionamento com o setor produtivo.
Materiais poliméricos
Propriedades e Estruturas de Polímeros
Envolve a síntese e a caracterização de polímeros e compósitos de matriz polimérica, visando a obtenção de polímeros condutores, polímeros biodegradáveis e polímeros para revestimentos, entre outros. Visa aprofundar conhecimentos sobre macromoléculas, dos sistemas reacionais e de estrutura e propriedades.
Mercado, Comportamento e Inovação
Administração
A linha de pesquisa estuda estratégias de mercado e competitividade, além dos fatores que influenciam a tomada de decisão e o comportamento do consumidor. Também aborda temas como economia comportamental, varejo, turismo e serviços, consumo sustentável e colaborativo, inovação tecnológica, desenvolvimento de novos produtos e a dinâmica dos mercados.
Metabolismo Celular e Transporte de Membrana em doenças renais e metabólicas
Estudo dos mecanismos fisiopatogênicos moleculares de diversas doenças renais e metabólicas.
Investiga como alterações no metabolismo celular e no transporte de membrana impactam doenças renais e metabólicas, buscando mecanismos fisiopatológicos e potenciais alvos terapêuticos
Microbiologia e Imunologia Oral
Desenvolvimento de pesquisas com foco específico na microbiologia e imunologia oral, com fins diagnósticos e terapêuticos
Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar a interação entre microrganismos da cavidade oral e o sistema imunológico, analisando seu papel em doenças como cáries, periodontites e infecções oportunistas. O foco está na resposta imune e no desenvolvimento de estratégias preventivas e terapêuticas.
Modelagem e Simulação Aplicadas a Materiais e Processos
O programa, tem como pilares o desenvolvimento de materiais, dispositivos e processos
Visa estudar os processos e as tecnologias envolvidas com a produção, transporte e o desenvolvimento de materiais, a partir da modelagem matemática e da simulação numérica. Para tanto estudos relacionados aos fenômenos físicos; fortemente apoiados nos fenômenos de transporte, nas ciências dos materiais e na termodinâmica.
Nefrologia Clínica e Hipertensão Arterial
Diversos aspectos da clínica nefrológica, função renal, hipertensão arterial, doenças renais e metabólicas.
Explora os mecanismos químicos envolvidos na nefrologia e na hipertensão arterial, como em biomarcadores, regulação molecular e novas abordagens terapêuticas.
Neurobiologia Celular e Molecular
Investiga a função neuronal em níveis celulares e moleculares
Esta linha de pesquisa foca na compreensão dos processos celulares e moleculares que governam a função neuronal. São realizadas análises utilizando abordagens neuroquímicas, para estudar neurotransmissores e suas interações; farmacológicas, para entender o efeito de substâncias no sistema nervoso; neuroanatômicas, para explorar a estrutura e organização do cérebro; e neurofisiológicas, para avaliar as respostas neuronais em diferentes condições. Esses estudos são fundamentais para avançar no conhecimento das doenças neurológicas e no desenvolvimento de tratamentos para disfunções do sistema nervoso.
Neurociências
Estudo do sistema nervoso, suas estruturas, funções, alterações e desenvolvimento
Estudo de Células tronco e doenças neurodegenerativas; Epigenética e Mecanismos Moleculares do Estresse no Desenvolvimento; Epilepsia Clínica e Experimental: impacto das epilepsias no SNC em desenvolvimento; Neuroinflamação e neuroimunologia; Neuropsicobiologia do Desenvolvimento; O sono na infância e adolescência.
Neuroimagem da Cognição Humana
Desenvolvimento de novas técnicas de análise de neuroimagens e estudos das bases neurais de processos cognitivos superiores
Linha de pesquisa focada em processos cognitivos como compreensão e aquisição da linguagem, funções executivas, raciocínio espacial. Estudam-se métodos de neuroimagem funcional, novas técnicas de análise de neuroimagens e as bases neurais de processos cognitivos superiores.
Neuroinflamação/Esclerose Múltipla/Neuromielite Óptica
Conexão entre as doenças neurológicas com a fisiopatolodia de doenças imunomediadas
A linha de pesquisa estuda como a inflamação desempenha um papel importante, como no acidente vascular cerebral e em doenças degenerativas do sistema nervoso central. A desregulação do sistema imune, pode induzir lesões no cérebro, medula espinhal e nervos periféricos. Bem como, investiga os mecanismos intrínsecos e extrínsecos que causam um aumento de substâncias pró-inflamatórias
Neurologia/Células tronco
Estudo das células-tronco no tratamento de doenças neurológicas
Avaliar a possibilidade de recuperação de lesões neurológicas centrais e periféricas, resultantes de doenças neurodegenerativas, com células tronco somáticas, bem como estudar os mecanismos de recuperação estrutural e funcional de lesões.
O estudo do abdômen do adulto e idoso sadio e doente com novas tecnologias em diagnóstico por imagem
Determinar os diferentes órgãos abdominais em imagens avançadas.
Com foco em Ressonância magnéticae tomografiapor emissão de pósitrons. Com isso procura aumentar o conhecimento sobre anatomia normal do abdômen e sua variação anatômica. Visa também, determinar diagnósticos por imagem de outras doenças mais precisos e precoces.
Obesidade e Síndrome Metabólica
Desdobramento nas co-morbidezes envolvidas ou relacionadas com as patologias citadas.
São doenças relacionadas, e ambas estão associadas a hábitos de vida como má alimentação e sedentarismo. Visão da doença em seus aspectos históricos, epidemiológicos, saúde pública e economia do país e do mundo. Aborda prevenção e pesquisa nos diversos campos que está inserida no momento atual e suas perspectivas.
Odontologia Restauradora e Reabilitadora
Desenvolvimento de novas tecnologias e abordagens voltadas para a reabilitação oral estética e funcional
Esta linha de pesquisa utiliza metodologias laboratoriais e clínicas de avaliação. Inclui também novas abordagens para a correção ortodôntica, ortopédica e cirúrgica das deformidades orofaciais, buscando melhorar o diagnóstico e o manejo dos pacientes portadores dessas condições.
Pessoa e Educação (PE)
Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa
Analisa a relação humana em conexão ao espaço educativo, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea. Trabalha a utilização de tecnologias, criação de políticas públicas e educação em contextos de vulnerabilidade, garantir que todos tenham acesso a uma educação equitativa e de qualidade.
Política, Intelectuais e Mídias
Desenvolvimento, organização e difusão de conceitos, discursos e práticas políticas.
Estuda intelectuais, as ideias relacionadas ao político e seus diversos meios e processos de difusão e performance social. O político é compreendido no desenvolvimento de pesquisas acerca de outros espaços de organização ou de estruturação de poder. Debates à Antropologia, à Ciência Política, à Economia, à Sociologia, à Psicanálise e à Comunicação Social.
Práticas nas Mídias, Organizações e Poder
Investiga como narrativas, discursos e práticas midiáticas moldam as interações sociais e institucionais
Esta linha de pesquisa estuda como as narrativas e discursos organizacionais constroem e transformam as relações de poder dentro e fora das instituições. Analisa a comunicação organizacional em suas dimensões simbólicas e materiais, explorando como as mensagens corporativas impactam a sociedade e são influenciadas pelo contexto sociopolítico. A pesquisa também abrange as práticas profissionais na mídia, investigando o jornalismo, a publicidade, o cinema e o audiovisual, considerando seus discursos, suportes e modos de produção. Além disso, avalia como esses fatores moldam a comunicação pública, os processos sociopolíticos e as dinâmicas do mercado midiático.
Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade
Estuda a comunicação em sua relação com as práticas culturais contemporâneas, analisando marcadores sociais como raça, gênero, sexualidade e classe
Esta linha de pesquisa examina os processos comunicacionais e sua conexão com práticas culturais, levando em conta aspectos como raça, gênero, sexualidade, classe e territorialidade. Analisa as diferentes formas de opressão, preconceito e resistência simbólica e material, além da influência dos regimes midiáticos na construção das interações sociais. O foco inclui estudos sobre experiências culturais, produções artísticas e midiáticas, narrativas, performances e consumo de conteúdo. A pesquisa dialoga com perspectivas decoloniais, o pensamento afro-diaspórico e saberes das comunidades tradicionais, ampliando a compreensão crítica sobre a comunicação na sociedade contemporânea.
Processos Psicossociais: Práticas e contextos
Estudos sobre fenômenos psicossociais
Esta linha de pesquisa tem como foco processos de vulnerabilização em diferentes contextos (educação, saúde pública, trabalho, política...) Procura desenvolver estratégias para a avaliação e intervenção com indivíduos, grupos e organizações com abordagens teórico-metodológicas que articulam diferentes perspectivas da Psicologia Social.
Saúde Bucal na Infância
Avaliar novas abordagens de prevenção, diagnóstico e tratamento de afecções da cavidade oral
Esta linha de pesquisa tem como foco o manejo dos pacientes pediátricos, com o objetivo promover hábitos saudáveis de higiene bucal nas crianças. As ações de educação em saúde bucal nas mudanças de comportamento e condições que promovam a saúde bucal ou reduzam o risco às doenças bucais.
Semicondutores e células solares
Engenharia e Tecnologia de Materiais
Visa o estudo e a produção de materiais semicondutores, bem como a fabricação e caracterização de células solares, como princípios da conversão fotovoltaica; células solares com junção pn; materiais para células solares; caracterização de células solares. Abrange o desenvolvimento de módulos fotovoltaicos convencionais e concentradores. Também realiza significativas captações de recursos por meio de projetos disponibilizados por órgãos de fomento.
Sistemas Embarcados
Estudo e desenvolvimento de sistemas computacionais especializados, otimizados para tarefas específicas.
Esta linha de pesquisa foca em sistemas computacionais dedicados, conhecidos como sistemas embarcados, que são projetados para realizar funções específicas dentro de dispositivos. A cibersegurança é uma área crítica dentro dos sistemas embarcados, buscando proteger os dispositivos contra ataques e garantir a integridade das informações. A codificação de vídeo aborda técnicas de compressão e transmissão de vídeos em sistemas com recursos limitados, enquanto a Internet das Coisas (IoT) conecta dispositivos físicos à internet para coletar e compartilhar dados de maneira inteligente. Por fim, a microeletrônica estuda o design de circuitos e componentes eletrônicos que são a base de muitos desses sistemas.
Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos
Investiga, de forma crítica, o direito penal e processual penal, sempre em diálogo com a Constituição.
Esta linha de pesquisa realiza estudos aprofundados sobre o direito penal e processual penal sob uma ótica crítica e constitucional. Busca compreender as bases teóricas e práticas desses sistemas, analisando seus impactos na garantia ou violação dos direitos fundamentais. As pesquisas desenvolvidas contribuem para debates sobre a modernização do direito penal e sua aplicação na sociedade contemporânea.
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Estuda tecnologias e metodologias para o processamento eficiente de dados em sistemas computacionais interconectados.
Esta linha de pesquisa investiga o desenvolvimento de soluções para processamento distribuído e otimizado de dados. A cibersegurança é um aspecto essencial, garantindo a proteção de informações contra ameaças em ambientes interconectados. A computação paralela busca aumentar o desempenho dos sistemas através da execução simultânea de múltiplas tarefas, enquanto a confiabilidade de sistemas estuda formas de garantir que os sistemas computacionais operem de maneira segura e eficiente, mesmo em condições adversas. Esses estudos são essenciais para avanços em áreas como inteligência artificial, big data e infraestrutura de TI.
Sistemática e Evolução
Analisa as formas que a sistemática fornece a perspectiva histórica para a evolução.
A linha de pesquisa congrega projetos relacionados à evolução da biodiversidade, incluindo estudos de sistemática filogenética (utilizando dados morfológicos e moleculares, incluindo filogenômica), taxonomia, morfologia comparada, biogeografia, genética evolutiva e genômica comparativa. Os estudos realizados abordam esses temas com foco em diversos grupos de animais, plantas e microrganismos, frequentemente envolvendo estratégias investigativas interdisciplinares.
Sociedade, Desenvolvimento Econômico e Migrações
Estudos relativos às transformações urbanas nos diferentes processos de sociabilidade
Procura refletir sobre os variados laços sociais, econômicos e políticos observados no espaço urbano, principalmente sobre as trajetórias de grupos e/ou indivíduos, sua inserção social, territorial e suas vivências e deslocamentos. Estuda a imigração para o Brasil, com ênfase em questões econômicas, culturais e políticas, e no papel dos imigrantes no processo de urbanização e modernização social do país.
Sociologia política das relações internacionais
Estuda fenômenos que ultrapassam fronteiras nacionais empregando ciências sociais.
Esta linha de pesquisa tem foco em: (a) o ativismo político e os movimentos sociais transnacionais, as organizações internacionais não-governamentais e suas interações com os Estados em perspectiva multinível; (b) as migrações internacionais em seus aspectos políticos, culturais e sociais; (c) as instituições e os processos políticos, inclusive em relação à democracia, à defesa dos direitos humanos, à integração e à produção de políticas públicas.
Teologia e Pensamento Contemporâneo
Estuda temas atuais e relevantes que impliquem na relação da Teologia com a Sociedade
Esta linha de pesquisa reúne projetos e grupos que respondem às interpelações da sociedade e da realidade atual, com uma abordagem crítica e reflexiva a partir da América Latina. Essa pesquisa se foca em como a teologia pode interagir com as questões sociais, políticas e culturais do presente, considerando os desafios contemporâneos. Ela examina como as tradições teológicas latino-americanas abordam temas como a justiça social, direitos humanos, questões ambientais, desigualdades de gênero, entre outras.
Teologia, Experiência Religiosa e Pastoral
Estuda aspectos relevantes da identidade cristã
Esta linha de pesquisa analisa teologicamente as práticas pastorais das comunidades cristãs, e autoexpressão da experiência de fé em vista do diálogo e da presença significativa no mundo. Aplicação da Cristologia à pastoral. Investigação da relação entre o Jesus histórico e a práxis cristã. Reflexão sobre pastoral e aconselhamento: definição, natureza, história e conteúdo.
Teorias e Culturas em Educação (TCE)
Analisa conexões da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação,
Estuda, com uma visão analítica e crítica, os condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação. Propõe uma abordagem interdisciplinar, incentivando a inovação pedagógica e a aplicação de novas tecnologias no ensino e na pesquisa. Investiga a ducação como um dos setores profundamente impactados pelas transformações e novas realidades da sociedade.
Violência, Crime e Segurança Pública
Estuda a violência em suas diversas formas, desde fatores individuais e sociais até sua reprodução pelas instituições de controle.
Esta linha de pesquisa investiga a violência sob uma perspectiva interdisciplinar, considerando fatores sociais, individuais e institucionais que influenciam o comportamento desviante. Também analisa como as próprias instituições de controle podem gerar ou intensificar a violência. Além disso, avalia políticas criminais e de segurança pública, mecanismos de justiça de transição e alternativas para a prevenção da violência e redução de seus impactos. O estudo engloba abordagens criminológicas, jurídicas, sociológicas, filosóficas e psicológicas, contribuindo para a construção de estratégias mais eficazes no enfrentamento da criminalidade.