Registro de Software / Unilasalle
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Projeto EXALLE
O Projeto EXALLE, uma parceria entre a Exatron e a Universidade La Salle, desenvolveu um sistema web para padronizar e registrar os procedimentos de testes, homologações e instrumentos usados na validação de componentes.
O Projeto EXALLE, fruto da parceria entre a empresa Exatron e a Universidade La Salle, deu início às suas atividades com foco no desenvolvimento de um sistema web voltado ao cadastro e padronização dos procedimentos de testes, homologações e instrumentos utilizados na validação de componentes. O sistema EXALLE tem como objetivo central registrar de forma estruturada os procedimentos que servem de base para a realização dos testes em projetos e componentes. Além de garantir a padronização, a ferramenta contribui para uma maior confiabilidade e rastreabilidade no processo de homologação, registrando também o funcionamento básico dos equipamentos utilizados.
Objetivos
Oportunizar aos discentes da Universidade La Salle experimentos pontuais em desafios oriundos do mercado de trabalho, com a finalidade de potencializar seus conhecimentos teóricos para a prática, possibilitando assim uma formação completa e condizente com a efetivação do que propõe a tríplice hélice, trazendo todos os atores envolvidos na formação dos egressos da Universidade, futuros profissionais. O referido projeto tem como objeto: o desenvolvimento de um software para controle e homologação de testes. Envolve basicamente um banco de dados para o cadastro das famílias de produtos, procedimentos de testes, roteiro de homologação e ensaios, ensaios mecânicos e equipamentos utilizados nos testes e homologações. Ao longo das reuniões de levantamento de requisitos serão definidas as tecnologias a serem utilizadas e os recursos a serem implementados.. Como resultado esperado, deve-se ter uma base de dados com as informações cadastrais de cada um dos produtos e dos procedimentos de testes.
Justificativa
Com a implementação da nova graduação na área de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas a curricularização da extensão deve ser prevista, onde o objetivo é proporcionar aos alunos uma experiência de resolver problemas do mundo real quando do projeto vinculado a uma disciplina. Além disso, o modelo de “nova graduação”, implica não apenas em um novo modelo curricular, mas requer também um novo aluno: autônomo, protagonista de sua formação, engajado. Disposto a correr riscos e propor soluções para problemas do dia a dia. O aluno é o personagem principal nesse processo de ensino-aprendizagem, dedicando parte de seu tempo fora da sala de aula para a observação e vivência de situações reais de seu contexto profissional.