Registros de Patentes / Unilasalle
2 registro(s) encontrado(s)
Implementação e disponibilização de um aplicativo para análise química de amostras de Erva-Mate
trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis a fim de facilitar o processo de coleta de dados que possam contribuir no controle e análise dos níveis de elementos químicos em amostras de erva-mate.
O projeto é estabelecido em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, responsável pelo projeto de pesquisa sobre a análise de plantas, que apresentou a demanda de um aplicativo para auxílio de produtores rurais. Assim, trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis a fim de facilitar o processo de coleta de dados que possam contribuir no controle e análise dos níveis de elementos químicos em amostras de erva-mate.
Inteligência Artificial e Fotobiomodulação para Úlceras do pé diabético
O objetivo do presente estudo é validar um modelo de IA para avaliação de úlceras do pé diabético e investigar os efeitos da fotobiomodulação na cicatrização de úlceras do pé diabético.
A úlcera do pé diabético (UPD) é um problema de saúde pública. Diante do impacto das UPD para os pacientes e para o sistema de saúde, iniciativas com inteligência artificial (IA) têm sido desenvolvidas para detecção automatizada dessas lesões. Dentre as terapias adjuvantes, a fotobiomodulação tem se destacado como uma modalidade potencial de tratamento para acelerar a cicatrização de úlceras. Os objetivos do presente estudo são validar um modelo de IA para avaliação de úlceras do pé diabético e investigar os efeitos da fotobiomodulação na cicatrização de úlceras do pé diabético. Para isso este projeto será desenvolvido em três fases. A fase 1 do estudo caracteriza-se por um estudo transversal. As úlceras dos pacientes serão avaliadas pelo modelo de IA e comparadas à avaliação do clínico. A fase 2 caracteriza-se por uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados para verificar o efeito da terapia de fotobiomodulação e de diferentes doses sobre úlceras do pé diabético. A fase 3 do estudo caracteriza-se por um ensaio clínico randomizado que será conduzido de acordo com os achados da fase 1 e 2. Os pacientes serão randomizados em dois grupos, um grupo receberá o protocolo de fotobiomodulação com a dose ideal para tratamento de úlceras do pé diabético e o outro receberá fotobiomodulação placebo. Se a fase 1 demonstrar que a acurácia da avaliação das lesões realizada pela IA é muito semelhante à avaliação do clínico, esta será utilizada como instrumento de avaliação no ensaio clínico.