Registros de Patentes / UCS
135 registro(s) encontrado(s)
ALIMENTADOR AUTOMÁTICO DE MATERIAL LIGNOCELULÓSICO E MÉTODO DE ABASTECIMENTO DO MESMO
Alimentador automático de material lignocelulósico e método de abastecimento do mesmo
A presente invenção descreve um alimentador automático de material lignocelulósico. Especificamente, a presente invenção compreende um alimentador capaz de alimentar material lignocelulósico sem causar incrustação ou empedramento da mesma, para isso foi aplicado um bloqueio de umidade através da vedação do tanque de armazenamento e a instalação de um aquecedor na secção de saída do alimentador, foi definido um comprimento máxima para a rosca transportadora e limitações para a relação do tamanho do tanque de armazenamento em relação às pás do eixo de mistura. A presente invenção se situa nos campos das Engenharias Mecânica e Química.
ARGAMASSA DE REJUNTAMENTO, USO DA ARGAMASSA DE REJUNTAMENTO E USO DE RESÍDUO DE EVA
Argamassa de rejuntamento, uso da argamassa de rejuntamento e uso de resíduo de eva
A presente invenção descreve uma argamassa de rejuntamento compreendendo cimento, água e resíduo de Eva, sendo que este resíduo é proveniente da indústria de calçados, preferivelmente do solado e utilizado em sua forma micronizada. Especificamente, a presente invenção compreende o uso da argamassa de rejuntamento em processo de construção civil e, mais especificamente, o uso do resíduo de EVA para produção de argamassa de rejuntamento agindo como agente modificador de resistência à tração, de resistência à compressão e modificador de permeabilidade. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia Civil e da Química.
BATERIA EXTRATORA DE ÓLEOS ESSENCIAIS
Bateria extratora de óleos essenciais
A invenção refere-se ao desenvolvimento de uma bateria extratora que compõem o processo para a obtenção de óleos essenciais, constituída basicamente, por: sete extratores independentes acoplados a uma única fonte de vapor e que podem ser operados isoladamente ou em conjunto, sendo que cada extrator consta de um vaso destilador, de um condensador e de um vaso separador.
BIORREATOR, PROCESSO DE PRODUÇÃO DO BIORREATOR
Biorreator, processo de produção do biorreator, processo de produção e extração de enzimas em biorreator e uso do biorreator
A presente invenção descreve um biorreator que compreende hélices móveis (2); meio de cultivo submerso (3); respiro (4); abertura para retirada de meio exaurido (5); espuma de poliuretano (6); peneira suporte (7); entrada de água (8); resistência elétrica 9); entrada de ar umidificado (10); saída de água pósesterilização (11); vaso principal (12); êmbolo (13); motor para movimentação do êmbolo e pistão hidráulico (14); motor para movimentação de hélices de homogeneização dos meios de produção (15); e, entrada para alimentação com sólidos (16 a, b). Especificamente, a presente invenção descreve o processo de produção de celulases e xilanases e permite o reuso de substrato e micélio dos fungos utilizados para produção dessas enzimas. Ainda, mais especificamente, a invenção descreve o processo de produção de celulases e xilanases no dito biorreator.
BISCOITO SEM GLÚTEN E PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BISCOITO SEM GLÚTEN
Biscoito sem glúten e processo de obtenção de biscoito sem glúten
A presente invenção descreve um desenvolvimento de biscoito sem glúten utilizando uma mistura de farinhas, sendo que um dos componentes é um subproduto da indústria vinícola, sem o uso de conservantes. Especificamente, a presente invenção compreende o uso de farinha de semente de uva associado à farinha de banana verde e biomassa de banana verde, como ingrediente na preparação de biscoitos. A presente invenção se situa nos campos de alimentos e panificação.
Composição alimentícia compreendendo a serragem de pinus SP, processo de obtenção da composição
Composição alimentícia compreendendo a serragem de pinus SP, processo de obtenção da composição e uso da mesma para tratar dislipidemia.
A presente invenção descreve sobre um produto natural e resíduo da indústria madeireira, a serragem de Pinus sp., para produção de um medicamento e/ou nutracêutico que sirva como agente e/ou como adjuvante para redução de índices lipídicos sanguíneos. Em uma concretização, o uso da serragem é para tratamento de dislipidemia. Na presente invenção foi avaliado suplementação de composições alimentícias com a serragem de Pinus sp. sendo o emprego da serragem de Pinus sp. foi de maneira direta, sem a utilização de procedimentos extrativos.
COMPOSIÇÃO DE BIOCHAR, PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO
Composição de biochar, processo de produção de uma composição, uso de uma composição e processo de revestimento de superfícies
A presente invenção descreve uma composição, seu processo de produção, seus usos e aplicações, e um processo de revestimento de superfícies com essas composições. Especificamente, a presente invenção apresenta composições compreendendo resinas epóxi e biochar (carga de origem de fonte renovável), mais especificamente, tinta em pó com biochar. A presente invenção se situa nos campos da Química, Engenharia dos Materiais e Nanotecnologia.
COMPOSIÇÃO DE BIOFILME, PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO DO MESMO
Composição de biofilme, processo de produção e uso do mesmo
A presente invenção descreve uma composição de filme biodegradável obtido a partir da farinha de subproduto de maçã (FSM), amido de pinhão e óleo essencial de canela, entre outros compostos, para a utilização como embalagem de alimentos, dentre outras aplicações e o processo de produção da mesma. A presente invenção se situa nos campos da Biotecnologia e Engenharia de Materiais
COMPOSIÇÃO DE CHOCOLATE COMPREENDENDO AGENTES ANTIOXIDANTES E PROCESSO DE PRODUÇÃO DO MESMO
Composição de chocolate compreendendo agentes antioxidantes e processo de produção do mesmo
A presente invenção descreve composições de chocolates funcionais do tipo ao leite e chocolate do tipo branco, incorporados de resveratrol e outros compostos fenólicos e/ou vitaminas C e E a fim de se aumentar a sua ação antioxidante, bem como descreve processo de produção desses chocolates.
COMPOSIÇÃO DE GRAFENO, PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO
Composição de grafeno, processo de produção de uma composição, uso de uma composição e processo de revestimento de superfícies
A presente invenção descreve uma composição, seu processo de produção, seus usos e aplicações, e um processo de revestimento de superfícies com essas composições. Especificamente, a presente invenção apresenta composições compreendendo resinas epóxi e grafeno (nanopartículas), mais especificamente, a presente invenção apresenta uma tinta em pó com grafeno. A presente invenção se situa nos campos da Química, Engenharia dos Materiais e Nanotecnologia.
COMPOSIÇÃO DE TINTA PROCESSO DE OBTENÇÃO DA COMPOSIÇÃO PROCESSO DE REVESTIMENTO
Composição de tinta processo de obtenção da composição processo de revestimento
A presente invenção descreve um revestimento a base epóxi de cura por radiação UV com adição de carga renovável proveniente da pirólise de resíduos industriais, mais especificamente serragem de Pinus elliottii. A formulação compreende biochar no teor de 12,5 - 20% (m/m), resina epóxi acrilada/triacrilato de trimetilolpropano (TMPTA) na proporção de 60/40 em massa e fotoiniciador em 3% (m/m). Ainda, está descrito o processo de obtenção do revestimento e seu uso. A presente invenção se situa nos campos da química verde, Engenharia Química, de Processos, de Materiais e Ambiental.
COMPOSIÇÃO ELASTOMÉRICA COM FIBRA DE CELULOSE EM ESCALA NANOMÉTRICA
Composição elastomérica com fibra de celulose em escala nanométrica e processo de obtenção de uma composição elastomérica
A presente invenção descreve uma composição elastomérica constituída de nanofibras e o processo de produção desta composição. Especificamente, a presente invenção compreende uma composição elastomérica compreendida por elastômero de acrilonitrila-butadieno (NBR), borracha natural (NR), copolímero de butadieno-co-estireno (SBR) ou combinações dos mesmos e uma carga de fibra de celulose e o processo de produção da mesma. Dentre as vantagens apresentadas pela invenção
estão o aumento da resistência mecânica do elastômero e a substituição das cargas de reforço tradicionalmente utilizadas, provindas de materiais de origem não renováveis e que apresentam, riscos à saúde dos operadores que a manuseiam além do processo de incorporação da carga por coagulação. O emprego de materiais nanotecnológicos possibilita a obtenção das mesmas propriedades, ou ainda mais significativas, utilizando quantidades muito menores de material que as tradicionalmente usadas. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia de Materiais.
COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA COMPREENDENDO EXTRATODE ROUREA CUSPIDATA
Composição farmacêutica compreendendo extratode rourea cuspidata, uso da composição farmacêutica e processo de obtenção de extrato de rourea cuspidata
A presente invenção descreve uma composição farmacêutica compreendendo extrato padronizado de Rourea cuspidata e seus derivados em um excipiente farmaceuticamente aceitável e o processo de obtenção do extrato utilizado. Especificamente, a presente invenção compreende o uso desta composição para o tratamento da Diabetes mellitus. A presente invenção se situa nos campos da Farmácia e Química.
COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA E PROCESSO DE PREPARAÇÃO
Composição farmacêutica e processo de preparação
A presente invenção descreve composições farmacêuticas de barreira de baixo custo, que tem o objetivo de prevenir e tratar feridas cutâneas causadas por dermatite química, estas podendo ser ocasionadas pelo contato destas regiões lesionadas com secreções fisiológicas, o que é comum em pacientes usuários de fraldas. Mais especificamente essa composição farmacêutica é um creme. A presente invenção se situa nos campos da Farmácia e da Química.
COMPOSIÇÕES ADESIVAS CONTENDO RESÍDUOS DE TINTA EM PÓ E PROCESSO DE OBTENÇÃO
Composições adesivas contendo resíduos de tinta em pó e processo de obtenção
A invenção diz respeito a composições adesivas contendo resíduos de tinta em pó e respectivo processo de obtenção. Mais especificamente apresenta composições que compreendem um copolímero como base, resíduos de tinta em pó e solvente, viabilizando uma composição adesiva de baixa toxicidade e ambientalmente viável.
COMPÓSITO, MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, PROCESSO DE OBTENÇÃO E MÉTODO DE ATENUAÇÃO DE VIBRAÇÕES
Compósito, material de construção, processo de obtenção e método de atenuação de vibrações
A presente invenção descreve um compósito que compreende uma matriz cimentícia e uma matriz polimérica que compreende a combinação de poliuretano e pelo menos um outro polímero compatível com a matriz cimentícia. Especificamente, a presente invenção compreende a combinação de poliuretano skin com pleo menos um outro polímero compatível com a matriz cimentícia. A presente invenção também descreve material de construção que compreende o referido compósito, processo de obtenção do referido compósito e método de atenuação de vibrações. A presente invenção situa-se nos campos da engenharia de materiais, da engenharia civil e da química.
COMPÓSITO, PROCESSO DE OBTENÇÃO E USO DO COMPÓSITO EM BLINDAGEM BALÍSTICA
Compósito, processo de obtenção e uso do compósito em blindagem balística
A presente invenção descreve um compósito constituído por tecidos de aramida impregnados com uma matriz polimérica termoplástica nanomodificada por argila montmorilonita organofílica. A invenção descreve também o uso do compósito em proteção balística. Na invenção, a matriz polimérica termoplástica nanomodificada tem como função aderir às camadas de tecidos e aumentar a distribuição da energia de impacto no sentido radial, envolvendo um maior número de fibras na retenção do projétil. Dessa maneira a invenção permite uma menor deformação posterior; maior absorção de energia de impacto; maior velocidade limite de impacto e menor peso específico do capacete balístico.
A presente invenção se situa nos campos da Química, da Engenharia de Materiais e Engenharia Militar.
COMPOSTO COMPLEXO DE ZINCO COM DICLOFENACO E NICOTINAMIDA, PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO DO MESMO
Composto complexo de zinco com diclofenaco e nicotinamida, processo de produção e uso do mesmo
A presente invenção descreve o complexo ternário de zinco com diclofenaco e nicotinamida, o seu processo de obtenção, aplicação na forma isolada ou em uma mistura medicamentosa para o uso humano e/ou veterinário na preparação de medicamentos para o alívio da dor. A presente invenção se situa nos campos da Química e Farmácia.
COMPOSTO MULTI-LAMINAR, USO E PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO MESMO
Composto multi-laminar, uso e processo de preparação do mesmo
A presente invenção descreve compostos balísticos reforçados com nanopartículas de grafeno, mais especificamente nanoplaquetas de grafeno. Em uma concretização, esse composto balístico compreende camadas alternadas de tecido de aramida e PEAD reforçado com nanoplaquetas de grafeno. A presente invenção se situa nos campos da Nanotecnologia e Engenharia dos Materiais.
COMPOSTOS ELASTOMÉRICOS COM FIBRAS DE CELULOSE
Compostos elastoméricos com fibras de celulose, processo de obtenção dos mesmos e uso dos compostos e das fibras de celulose
A presente invenção descreve uma composição de compostos elastoméricos e processo de obtenção da mesma. Mais especificamente, a presente invenção descreve uma composição que compreende um elastômero, uma carga de reforço de biomassa de celulose moída na forma de fibras, óxido de zinco, enxofre, ácido esteárico, CBS, TMTD e um processo de obtenção que compreende as etapas de: (a) Moagem da celulose; (b) Incorporação da celulose moída (a) a pelo menos um elastômero; (c) Coagulação do elastômero com celulose moída incorporada; (d) Produção dos compostos elastoméricos por coagulação, secagem e vulcanização, em que a etapa a) é realizada durante o período de 1 hora. As propriedades obtidas foram superiores ao negro de fumo, tempos de vulcanização menor pelo emprego da celulose e custo inferior a composição padrão (composição/processo). A presente invenção também descreve o uso da fibra de celulose como carga de reforço na incorporação de
compostos elastoméricos, em compósitos com termoplásticos e em termorrígidos, e uso da composição elastomérica em artefatos resistentes à gasolina. A presente invenção se situa nos campos da Química e Engenharia de Materiais.
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES ORGÂNICOS E BIODEGRADÁVEIS
Desenvolvimento e caracterização de filmes orgânicos e biodegradáveis
A presente invenção descreve um filme biodegradável orgânico. Especificamente, a presente invenção compreende o preparo do filme preparado a partir de farinha da casca de uva orgânica, farinha de semente de uva orgânica, amido de inhame orgânico, óleo de uva orgânica, plastificante e água; assim como o processo de produção do mesmo e o uso deste produto em embalagens de alimento. A presente invenção se situa nos campos da Química e Engenharia de
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM REATOR PARA CULTIVO FÚNGICO EM CONDIÇÕES SEMI-SÓLIDA
A presente patente de Invenção refere-se a um equipamento para cultivo fúngico semi-sólida tipo "reator rotativo em chuveiro" (RRC), destinado ao cultivo laboratorial, piloto e/ou industrial de microorganismos em meio semi-sólido
DISPOSITIVO DE TAMBOR ROTATIVO
Dispositivo de tambor rotativo
O modelo de utilidade refere-se a um dispositivo que pode ser construído em escala de bancada e em vidro e pode ser utilizado para fermentação em estado sólido. O presente modelo de utilidade está direcionado a solucionar o problema da visualização dos elementos dentro de um tambor rotativo e da manutenção da temperatura interna de biorreatores do mesmo com o uso de um sistema simplificado de aquecimento e
DISPOSITIVO E MÉTODO DE MEDIÇÃO DE TENSÃO NORMAL ENTRE FILMES E SUBSTRATOS
Dispositivo e método de medição de tensão normal entre filmes e substratos
A invenção descreve um dispositivo mecânico de medição de tensão normal e processo de produção do mesmo. Mais especificamente, a invenção descreve um dispositivo mecânico de medição de tensão normal de adesão de filme metálico em substrato de polímero, capaz de medir a força necessária para descolamento de uma determinada área de filme de uma superfície polimérica.
DISPOSITIVO PARA ENSAIO DE COMPRESSÃO
Dispositivo para ensaio de compressão, método de ensaio de compressão e uso do referido dispositivo para ensaio de cantoneiras poliméricas
A presente invenção apresenta um dispositivo para ensaio de determinação de resistência mecânica de corpos dotados de superfícies com planos concorrentes e método de ensaio dos referidos corpos. Mais especificamente, esta provê dispositivo para ensaio de determinação de compressão em cantoneiras utilizadas para proteção de cantos de móveis, no transporte dos mesmos. O campo que se situa a presente invenção é o da engenharia mecânica e de materiais, na indústria moveleira ou de
mobiliário e de logística.
EQUIPAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE MÚLTIPLOS ENSAIOS E MÉTODO PARA AVALIAÇÃO COMPONENTE.
Equipamento para realização de múltiplos ensaios e método para avaliação componente.
A presente invenção descreve equipamento para avaliação de um ou mais componentes, por meio de um ou mais ensaios, podendo ser realizados de modo simultâneo. Especificamente, a presente invenção revela um equipamento que proporciona praticidade na realização de um ou mais testes a um tempo reduzido e a custo reduzido. A presente invenção se situa no campo da Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais.
ESPUMAS POLIMÉRICAS, SEUS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DE REVESTIMENTO E PROCESSO DE SORÇÃO
Espumas poliméricas, seus processos de produção e de revestimento e processo de sorção
A presente invenção apresenta espumas poliméricas revestidas por formas alotrópicas de carbono, preferencialmente, óxido de grafeno para utilização como sorvente seletivo de substâncias hidrofóbicas. Em uma concretização, a presente invenção apresenta métodos de revestimento de substratos homogeneamente reduzidos. A presente invenção situa-se no campo da Nanotecnologia, Engenharia dos Materiais e Química.
EXTRATO AQUOSO COM ATIVIDADE INSETICIDA SOBRE LARVAS DE MOSQUITOS: PERNILONGOS E BORRACHUDOS
Extrato aquoso com atividade inseticida sobre larvas de mosquitos: pernilongos e borrachudos
A invenção se refere à descrição de um extrato purificado e seus derivados com atividade inseticida sobre larvas de mosquitos de importância à saúde pública como pernilongos e borrachudos. Tal composição pode apresentar como principais ativos os taninos oriundos da casca da árvore de acácianegra ou ainda, taninos modificados. Este extrato, por sua vez, contém água como veículo base da composição; não produz riscos a quem o aplica; isenta as populações rurais e urbanas de exposição e contaminação por inseticidas tóxicos e apresenta efeito residual prolongado sobre o sistema tratado. Sendo um larvicida botânico e biodegradável, não produz nenhum impacto ambiental no ecossistema tratado.
EXTRATO AQUOSO PARA REPELIR OU EXTERMINAR CUPIM
Extrato aquoso para repelir ou exterminar cupim Extrato aquoso para repelir ou exterminar cupim
A invenção refere-se ao desenvolvimento de uma composição aquosa destinada a repelir ou exterminar cupim, tendo como ativos extratos vegetais de origem orgânica. É uma composição com efeito cupinicida ou repelente, utilizando como solvente a água, não produzindo emanações voláteis nem riscos a quem o aplica. Sequer exige a necessidade de evacuação do ambiente interno a ser aplicado a composição. Essa, por sua vez, apresenta efeito repelente para o cupim tratando-se de madeiras não
infestadas, e efeito letal, quando a infestação pelo referido agente xilófago (cupim) já tiver ocorrido.
EXTRATO, PROCESSO DE EXTRAÇÃO, USO DO EXTRATO, COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA
Extrato, processo de extração, uso do extrato, composição farmacêutica
A presente invenção descreve a utilização do extrato de Begônia para a produção de medicamentos para o tratamento de condições hiperglicêmicas e como regulador de estresse oxidativo, mais especificamente para o tratamento de Diabetes Mellitus. Especificamente, a presente invenção compreende o uso da flor e/ou folha de Begonia semperflorens. A presente invenção se situa nos campos da Farmácia, Medicina e Bioquímica.
FILME BACTERICIDA, PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO MESMO E MÉTODO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE
Filme bactericida, processo de preparação do mesmo e método de tratamento de efluente
A presente invenção descreve filmes poliméricos com multicamadas finas com nanopartículas de prata (AgNPs) e reticulados com um agente reticulante. Especificamente, a presente invenção compreende um filme polimérico fino com multicamadas obtido a partir de soluções de poli(hidrocloreto de alilamina) (PAH) e poli(ácido acrílico) (PAA) com nanopartículas de prata (AgNPs) e reticulado com glutaraldeído, para o tratamento microbiológico de efluentes industriais para reuso. As multicamadas foram obtidas a partir de soluções aquosas compostas por (PAHx/PAAy)i, onde x e y são os valores de pH das soluções do policátion e do poliânion durante a montagem dos filmes e i é o número de camadas. A presente invenção se situa nos campos da Química e da Nanotecnologia.
FILME BIODEGRADÁVEL, PROCESSO DE OBTENÇÃO DO EXTRATO DA CASCA DE PINHÃO E DO FILME BIODEGRADÁVEL
Filme biodegradável, processo de obtenção do extrato da casca de pinhão e do filme biodegradável e uso do filme biodegradável como embalagem para alimentos.
A presente invenção descreve um filme biodegradável, seu processo de obtenção e sua utilização como embalagem de alimentos. Especificamente, a presente invenção compreende um filme biodegradável composto por extrato aquoso de pinhão, ácido cítrico, amido de pinhão, sulfato de sódio, fosfato de sódio e agentes plastificantes (poli álcool vinílico (PVA) e glicerol). A presente invenção se situa nos campos da Engenharia de Alimentos, Química e Engenharia Química.
FILME FOTOCATALÍTICO, PROCESSO E USO DO MESMO PARA A DEGRADAÇÃO DE FÁRMACOS
Filme fotocatalítico, processo e uso do mesmo para a degradação de fármacos em meio aquoso utilizando luz solar
São descritos filmes finos automontados (FFA), obtidos a partir de soluções de polieletrólitos fracos (hidrocloreto de polialilamina, PAH, e poli(ácido acrílico), PAA) com nanopartículas de dióxido de titânio (nano-TiO2) para a degradação fotocatalítica de fármacos em meio aquoso, como ibuprofeno e paracetamol, a partir da irradiação destes FFA com luz solar ou com um sistema que simule a luz solar. Os FFAs foram obtidos a partir de soluções aquosas compostas por [(PAH + TiO2)x/(PAA)y]i, onde x e y são os valores de pH dos sistemas catiônico e aniônico durante a montagem dos filmes, que variam de 2,0 a 6,0 e de 3,0 a 6,0, respectivamente; e i é o número de camadas que varia de 20 a 100. Os filmes automontados desta forma não liberam quantidades apreciáveis de TiO2 no ambiente e são passíveis de fotossensibilização por simples imersão do FFA no meio contendo o sensibilizador, um corante ou um íon metálico, por exemplo. A aplicação é feita pela exposição do FFA à luz solar enquanto em contato com o meio que contém o fármaco, sem necessidade de fontes externas de energia.
FILME POLIMÉRICO E PROCESSO DE PRODUÇÃO DO MESMO
Filme polimérico e processo de produção do mesmo
A presente invenção descreve uma formulação de um filme polimérico a base de pectina, alginato de sódio e extratos do bagaço de uva. Especificamente, a presente invenção compreende a incorporação de compostos de atividade antioxidante, oriundos de extratos do bagaço de uva, ao biopolímero de pectina e alginato de sódio. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia de Alimentos, Polímeros e Bioquímica.
FILME, PROCESSO DE PRODUÇÃO DO MESMO E SEUS USOS COMO CURATIVO DE LESOES DA PELE
Filme, processo de produção do mesmo e seus usos como curativo de lesoes da pele
Os produtos da presente invenção abrem novas perspectivas para o desenvolvimento de curativos de custo inferior aos importados para a mesma aplicação, de fácil processo de obtenção e esterilizáveis. Em uma concretização, a invenção compreende um filme de PDMS com PHMB, opcionalmente poroso, e um agente reticulante. Os curativos têm potencial para serem utilizados como coberturas protetivas, visando otimizar o processo cicatricial de feridas, minimizando a contaminação da lesão por bactérias e fungos da pele, e com a possibilidade de utilização por mais de uma vez, intercalando com a limpeza em soro fisiológico e álcool 70°, sem comprometer ou remover partes da lesão pela escolha do polímero da proposta e com ação antimicrobiana mantida. A presente invenção se situa nos campos da Farmácia e Engenharia de Materiais.
FILMES DE CELULOSE, SEUS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E USOS
Filmes de celulose, seus processos de produção e usos
A presente invenção compreende filmes de celulose, incluindo seus processos de produção e uso. Especificamente, a presente invenção descreve a confecção de filmes de celulose combinados à argilas bentonitas a fim de desenvolver um material com amplo potencial de sorção e retenção de óleos essenciais. A presente invenção situa-se no campo da Química, Engenharia de Processos, Engenharia de Materiais e Nanotecnologia.
FILMES, PROCESSOS DE OBTENÇÃO DOS FILMES E USO DOS FILMES
Filmes, processos de obtenção dos filmes e uso dos filmes
A presente invenção descreve a combinação das propriedades da própolis vermelha e da prata em uma matriz de látex, bem como do tratamento de membranas a plasma em membranas de látex puro. Além disso, a presente invenção descreve a utilização desses mesmos filmes em tratamento de pacientes que sofreram lesões na pele, além dos processos de obtenção dos mesmos, que apresenta a vantagem da ocorrência simultânea da esterilização dos filmes durante as suas obtenções. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia de Materiais, da Farmácia, da Química e da Biomedicina.
FORMULAÇÃO DE ALIMENTO FUNCIONAL COM COMPONENTE DE PLANTA DO GÊNERO PHYSALIS E DO GÊNERO SALVIA
Formulação de alimento funcional com componente de planta do gênero physalis e do gênero salvia
A presente invenção descreve uma formulação de alimento funcional que compreende uma combinação de pelo menos um componente proveniente de planta do gênero Physalis e de pelo menos um componente de planta do gênero Salvia. Especificamente, esta invenção compreende um iogurte que compreende componente de planta Physalis peruviana e componente de planta Salvia hispanica (também conhecida como chia). O campo que se situa a presente invenção é o da Engenharia de Alimentos.
FOTOCATALISADOR, SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO E SEU USO
Fotocatalisador, seu processo de obtenção e seu uso
A presente invenção descreve um processo de preparação de catalisadores em uma matriz polimérica, a partir de uma precipitação simultânea da partícula do catalisador e da matriz no processo de separação de fases. Especificamente, a presente invenção compreende um processo de produção de fotocatalisadores suportados em um filme polimérico. A presente invenção se situa nos campos da Química e da Engenharia dos Materiais.
GELADO COMESTÍVEL, PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM GELADO COMESTÍVEL E USO DE BORRA DA UVA
Gelado comestível, processo de produção de um gelado comestível e uso de borra da uva
A presente invenção descreve gelados comestíveis de borra da uva, o seu processo de obtenção e o uso de borra da uva em gelados comestíveis. Opcionalmente, a presente invenção se apresenta como uma alternativa para a substituição de ingredientes convencionais na produção de sorbets e com menor custo através do uso de um resíduo agroindustrial e sem o uso de corantes.
GRAFENO, METODO DE PRODUÇÃO DE GRAFENO E USO DE GRAFENO
Grafeno, metodo de produção de grafeno e uso de grafeno
A presente invenção descreve um método de produção de grafeno compreendendo uma moagem de alto cisalhamento. Especificamente, a presente invenção compreende a produção de nanofolhas de grafeno. A presente invenção se situa nos campos da Nanotecnologia, Engenharia dos Materiais e Química.
KIT DE NANOFIBRAS DE CELULOSE ACETILADA EM UM ENVOLTÓRIO POLIMÉRICO
Kit de nanofibras de celulose acetilada em um envoltório polimérico, processo de obtenção das nanofibras e método de sorção de óleos.
A presente invenção descreve um kit composto de nanofibras de celulose acetilada envoltas em um polímero para a sorção de óleos em um meio. Especificamente, a presente invenção compreende kit e processo de produção das nanofibras de celulose acetilada juntamente com o método de sorção de óleos por meio de celulose acetilada como material sorvente. Dentre as vantagens apresentadas na invenção encontram-se o aumento da eficiência de sorção do material sorvente por meio da presença de
nanofibras associado ao envoltório polimérico utilizado para evitar a dispersão do material sorvente e facilitar a retirada deste material do meio de sorção. A presente invenção se situa nos campos da Química e da Engenharia de Materiais.
KIT E MÉTODO PARA IDENTIFICAÇÃO DE LEITE INSTÁVEL NÃO ÁCIDO
Kit e método para identificação de leite instável não ácido
A presente invenção descreve um kit e um método para identificação de leite instável não ácido. Especificamente, em uma concretização, o leite instável não ácido é identificado através de um kit contendo a mistura de indicadores de pH. Em uma concretização, o leite instável não ácido é identificado através de um kit contendo pelo menos um íon quelante. Em uma concretização, o leite instável não ácido é identificado através de um kit contendo 1,8 mL de NaOH N/9. A presente invenção se situa no campo da Química.
MECANISMO VARIADOR DE PASSO DE HÉLICE, VANT COM PASSO DE HÉLICE VARIÁVEL
Mecanismo variador de passo de hélice, vant com passo de hélice variável e método de controle de vant com passo de hélice variável
A presente invenção descreve um mecanismo variador de passo de hélice, VANT de asas fixas com passo de hélice variável e método de controle de VANT de asas fixas com passo de hélice variável. Especificamente, a presente invenção compreende a variação de passo de hélice de um veículo aéreo não tripulado (VANT) por um mecanismo que compreende o acionamento por um mancal de deslizamento e um meio de automação associados por um rolamento e haste. A presente invenção se situa nos
campos de veículos aéreos, mais precisamente nos campos de veículos aéreos não tripulados (VANT).
MEMBRANA MICROPOROSA, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MEMBRANA MICROPOROSA E PROCESSO DE DESINFECÇÃO DE ÁGUA
Membrana microporosa, processo de obtenção de membrana microporosa e processo de desinfecção de água
A presente invenção descreve um processo de desinfecção de água e processo de obtenção de membrana microporosa para desinfecção de água. Especificamente, a presente invenção compreende membranas cerâmicas tubulares contendo nanopartículas de cobre, tendo como objetivo promover a desinfecção de águas contaminadas com microrganismos patógenos ao homem. A presente invenção se situa nos campos da Saúde, Engenharia Ambiental e Química.
MEMBRANAS DE POLI(FLUORETO DE VINILIDENO), SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO
Membranas de poli(fluoreto de vinilideno), seu processo de produção, uso e sistemas de destilação com membranas
A invenção se trata de um processo de síntese de membranas de poli(fluoreto de vinilideno), seu uso e sistema de destilação com membranas. Além disso, o sistema de destilação com membranas apresenta o diferencial de poder ser operado como um sistema de destilação por contato direto ou a vácuo.
MEMBRANAS MICROPOROSAS PARA DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUAS
Membranas microporosas para dessalinização de águas
A invenção refere-se ao desenvolvimento de uma formulação química de tiras de membranas microporosas obtidas por fotoreticulação de resina epoxi-diacrilato suportadas em papel celulósico para osmose reversa, as quais, devidamente adequadas através de design e engenharia otimizam a performance dos módulos dos sistemas conjugados de membranas para processo de separação de alto fluxo com alta taxa de rejeição de sal.
MÉTODO DE ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS GENÔMICAS E SISTEMA
Método de análise de sequências genômicas e sistema
A presente invenção descreve um método de análise de sequências genômicas e um sistema para análise de sequências genômicas. Especificamente, a presente invenção descreve um método de análise de sequências genômicas que compreende as etapas de a) selecionar pelo menos uma sequência genômica para análise; e b) gerar pelo menos o valor de quatro variáveis não correlacionadas.
MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA MUDANÇA DO ESTADO DE CARGA (SOC)
Método de avaliação da mudança do estado de carga (soc) da bateria e sistema de monitoramento de parâmetros de bateria.
A presente invenção descreve um sistema e um método de monitoramento dos parâmetros de bateria. Especificamente, a presente invenção compreende um sistema composto por ao menos um dispositivo de medição configurado para aplicar um sinal de excitação de múltiplas frequências na bateria, através de um conversor de sinal de excitação e detectar sua resposta através de um conversor de sinal de recepção. A resposta obtida é processada pelo dispositivo de medição e direcionada a uma ferramenta gráfica que monta o diagrama de fase e determina a fase mínima, a qual é associada à profundidade de descarga da bateria. Sendo assim, a presente invenção apresenta um método de alta confiabilidade e precisão de monitoramento de parâmetros da bateria. A presente invenção se situa nos campos da engenharia elétrica, processamento digital de sinais e materiais elétricos.
MÉTODO DE AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE DA BATERIA (SOH)
Método de avaliação dos parâmetros de identificação do estado de saúde da bateria (soh)
A presente invenção descreve um método de avaliação dos parâmetros de identificação do estado de saúde da bateria (SOH – State Of Health), através do circuito de Randles, o circuito de Randles compreendendo uma resistência ativa Rs conectada em série com a combinação paralela da dupla camada de capacitância Cdl e uma impedância de uma reação faradaica. A presente invenção é adequada para o uso em técnicas de avaliação de SOC (State Of Charge) e SOH da bateria, sendo uma alternativa não destrutiva aos ensaios de saúde de baterias, sem a necessidade de descarga completa da mesma. A presente invenção se situa nos campos da engenharia elétrica e de sistemas de alimentação de reserva.
MÉTODO DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO
Método de extração de óleo
A presente invenção descreve um método de extração de óleos que compreende uma etapa de contatar um sorvente, com tamanho médio de célula de 0,5 mm a 5 mm, com um óleo, com uma faixa de viscosidade entre 1 cSt e 100 cSt a 40 °C, presente em um substrato. Mais especificamente o sorvente é uma composição de poliuretano e o substrato é um meio aquoso. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia de Materiais e da Química.
MÉTODO DE INDUÇÃO DE QUADRO TIPO DEPRESSIVO IN VITRO, KIT PARA O DITO MÉTODO E COMPOSIÇÃO FARMACO
Método de indução de quadro tipo depressivo in vitro, kit para o dito método e composição farmacêutica
A invenção se trata de um método que associa LPS e quinurenina para reproduzir um modelo de depressão in vitro, mimetizando o desequilíbrio oxidativo, inflamatório e mitocondrial presentes na situação de depressão. Mais especificamente, o método de indução compreende o tratamento de uma cultura de células com lipopolissacarídeos e quinurenina. A presente invenção situa-se nos campos de Farmácia, Medicina e Bioquímica.
MÉTODO DE TRANSFORMAÇÃO DE CÉLULAS UTILIZANDO AGROBACTERIUM
Método de transformação de células utilizando agrobacterium, células transformadas e composição compreendendo as mesmas
A tecnologia baseia-se na utilização de um sistema de transferência integrativo mediado por Agrobacterium associado ao uso de suportes específicos para o co-cultivo (células–alvo/ Agrobacterium) que garante elevada taxa de obtenção de células transformantes. A tecnologia desenvolvida soluciona basicamente dois problemas: a estabilidade do produto transgênico, através da incorporação de DNA heterólogo via gema, e a taxa de transformação através do uso de um sistema de suporte específico. A tecnologia permite ampliar a aplicação de DNA recombinante para um amplo grupo de organismos com potencial industrial, solucionando os problemas de estabilidade genética dos organismos geneticamente modificados e do uso de marcadores de seleção.
MÉTODO DE TRATAMENTO TERMOMAGNÉTICO EM FITA AMORFA
Método de tratamento termomagnético em fita amorfa, uso de fita amorfa e sistema de detecção de deformação em substrato.
A presente invenção descreve um método de tratamento termomagnético em fitas amorfas para aumento do desempenho das mesmas no sensoriamento de deformação em risers, uso de fita amorfa para sensoriamento de risers e sistema de detecção de Deformação em um substrato por meio das fitas amorfas tratadas, uma bobina planar e um circuito de instrumentação. Especificamente, a presente invenção compreende um método de tratamento termomagnético em uma fita amorfa, que compreende a aplicação de um campo magnético transversal associado a um aumento de temperatura por um intervalo de tempo que resulta na indução da anisotropia do material e no conseguinte aumento do desempenho de um sensor fabricado por meio da dita fita amorfa tratada, vantajoso para o monitoramento de risers. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia do Petróleo, mais especificamente nos campos de detecção de
MÉTODO DE VERIFICAÇÃO DE DESINFECÇÃO EM VEÍCULOS E VEÍCULO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
Método de verificação de desinfecção em veículos e veículo de transporte de passageiros
A presente invenção descreve um método de verificação de desinfecção em veículos de transporte de passageiros e um veículo de transporte de passageiros. Especificamente, a presente invenção compreende a aplicação de ao menos uma técnica de higienização a um veículo de transporte de passageiros e a verificação da eficácia e o período de duração da higienização aplicada. A presente invenção se situa nos campos da Biossegurança e Transporte de Passageiros.
MÉTODO E APARATO DE ANÁLISE DE BATERIAS RECARREGÁVEIS
Método e aparato de análise de baterias recarregáveis
A invenção descreve um aparato e método de avaliação do estado de saúde de baterias recarregáveis baseado na medição da capacitância de dupla camada entre eletrodos e eletrólito através da análise da resposta a um sinal de múltipla frequência, podendo ser realizada sem a necessidade de a bateria ser desconectada do circuito ou descarregada. Esta abordagem pode ser estendida para outros tipos de sistemas de potência eletroquímicos, tais como baterias de lítio.
MÉTODO E KIT PARA DETERMINAÇÃO E/OU CARACTERIZAÇÃO DE AEROMONAS
Método e kit para determinação e/ou caracterização de aeromonas
A tecnologia oferece um sistema rápido, simples e econômico para a detecção de bactérias do gênero Aeromonas, podendo ser utilizado no monitoramento de processos em indústrias de alimentos, levantamentos de contaminação ambiental e vigilância epidemiológica. A tecnologia envolve a avaliação semi-quantitativa da presença de Aeromonas através de PCR e a caracterização das populações de Aeromonas através de polimorfismo de fita simples de DNA.
MÉTODO E SISTEMA DE DETECÇÃO DE ANALITOS
Método e sistema de detecção de analitos
A presente invenção descreve um método e sistema de detecção de analitos em uma superfície de uma fita magneto-elástica para detecção de analitos e método e sistema de detecção de analitos. Especificamente, a presente invenção compreende um método e sistema de detecção de analitos através da imobilização orientada de anticorpos em uma superfície de uma fita magneto elástica.
MÉTODO PARA DETECÇÃO DE TENSÃO MECÂNICA E SISTEMA PARA DETECÇÃO DE TENSÃO MECÂNICA EM TUBOS
Método para detecção de tensão mecânica e sistema para detecção de tensão mecânica em tubos dispostos em ambientes aquáticos.
A presente invenção descreve um método de detecção de tensões mecânicas utilizando efeito magnetoelástico e um sistema para detecção de tensões mecânicas em questão, em tubos dispostos em ambientes aquáticos. Especificamente, a presente invenção utiliza ao menos uma fita amorfa, ao menos um imã e ao menos um conjunto de bobinas, de forma que, a fita amorfa e o imã são acoplados à estrutura em que se deseja verificar a integridade, e o conjunto de bobinas excita a fita amorfa e capta
a vibração da referida fita, definindo assim, a frequência de ressonância do material. A presente invenção se situa nos campos das engenharias mecânica, naval, e petrolífera.
MÉTODO, SISTEMA E APARELHO PARA PREDIZER E/OU RECONHECER E/OU CLASSIFICAR SEQUÊNCIAS BIOLÓGICAS
Método, sistema e aparelho para predizer e/ou reconhecer e/ou classificar sequências biológicas
A invenção fornece um método, um sistema e um aparato para a predição e/ou reconhecimento e/ou classificação de sequências biológicas, especialmente as famílias de sequências com motivos de reconhecimento de sítio de ligação pouco conservados, compreendendo, o uso de regras de redes neurais. A presente invenção fornece resultados melhorados e mais precisos e é preferencialmente utilizada quando a sequência biológica é um promotor.
MICOMATERIAIS, SEUS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E USOS
Micomateriais, seus processos de produção e usos
A presente invenção descreve compostos alternativos a materiais de origem fóssil, plásticos e tecidos de origem animal, como o couro, por meio do desenvolvimento de micomateriais. Mais especificamente, a presente invenção descreve micomateriais produzidos a partir de macrofungos, seus processos de produção e usos. A presente invenção se situa nos campos da Química, Bioquímica, Biotecnologia e Engenharia de Materiais.
MISTURA POLIMÉRICA BIODEGRADÁVEL
Mistura polimérica biodegradável
A invenção refere-se ao desenvolvimento de uma mistura polimérica biodegradável composta de polietileno de alta densidade (HDPE), com um polímero biodegradável, a ser utilizada na confecção de sacolas de supermercado, sacos de lixo, recipientes ou frascos em geral que, quando descartadas, terão seu tempo de degradação reduzidos.
MISTURA POLIMÉRICA, PROCESSO DE OBTENÇÃO DA MISTURA POLIMÉRICA E USO DE MISTURA POLIMÉRICA
Mistura polimérica, processo de obtenção da mistura polimérica e uso de mistura polimérica
A presente invenção descreve uma mistura polimérica biodegradável, com atividade antimicrobiana e antioxidante. Especificamente, a presente invenção compreende poli(ácido lático), poli(etileno-co-acetato de vinila), polietilenoglicol e quitosana. Esta invenção se aplica nos campos de alimentos, diferentes engenharias e farmácia.
NANOCÁPSULAS DE POLIÁCIDO LÁTICO, PROCESSO DE PREPARAÇÃO DAS NANOCÁPSULAS E SEU USO
Nanocápsulas de poliácido lático, processo de preparação das nanocápsulas e seu uso
A presente invenção descreve o processo de obtenção de nanocápsulas de poliácido lático contendo óleo essencial. O polímero utilizado é biodegradável e a metodologia de obtenção das cápsulas é rápida e emprega solventes de baixa toxicidade. A presente invenção descreve, também, o emprego dessas nanocápsulas no controle de fungos fitopatogênicos, tais como Colletotrichum acutatum e Colletotrichum gloeosporioides. A presente invenção se situa nos campos da Biotecnologia e Agronomia.
NANOCOMPÓSITO, MÉTODO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES E PROCESSO DE PREPARO DO NANOCOMPÓSITO
Nanocompósito, método de tratamento de efluentes e processo de preparo do nanocompósito
A presente invenção define um nanocompósito que compreende um polímero biodegradável e filossilicato com nanopartículas metálicas como material bactericida, seu processo de preparo e aplicações. O dito nanocompósito permite o tratamento de efluentes para reuso de modo eficaz, podendo ser reutilizado, sendo também composto de materiais que tanto a produção quanto o descarte não apresentam grandes impactos ambientais. A presente invenção se insere no campo da Química e da Engenharia de Materiais.
PRÉ MIX, TINTA EM PÓ E MÉTODO DE PRODUÇÃO DE TINTA EM PÓ
Pré mix, tinta em pó e método de produção de tinta em pó
A presente invenção descreve um pré mix para tinta, e tinta em pó nanocompósita que compreende matriz polimérica; agente de cura; e nanocarga argilosa na quantidade de 2 a 8 % do peso total da matrizpolimérica e do agente de cura; sendo a nanocarga escolhida dentre mica moscovita ou agalmatolito. Ademais, a presente invenção compreende ainda um método de obtenção da tinta em pó nanocompósita. A presente invenção se situa nos campos da química e engenharia de materiais.
PROCESSO BIOLÓGICO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE LÍQUIDO E USO DE MACROFUNGO LENTINUS
Processo biológico de tratamento de efluente líquido e uso de macrofungo lentinus
A presente invenção descreve um processo de tratamento de efluentes de curtume e galvânica contaminados por diferentes tipos de metais (alumínio, cobre, cromo, ferro e níquel), adicionando biomassa de um macrofungo do complexo Lentinus crinitus ao processo de tratamento.
PROCESSO DE ABSORÇÃO DE METAIS PESADOS PRESENTES EM LÍQUIDOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE FUNGOS
Processo de absorção de metais pesados presentes em líquidos através da utilização de fungos do gênero pleurotus
A presente invenção proporciona um processo para remoção de metais pesados de líquidos e/ou de águas contaminadas, a partir da utilização de uma biomassa composta de fungos do gênero Pleurotus para a remoção de metais como cobre, ferro, alumínio, zinco, níquel e cromo pela bioadsorção dos mesmos. Os metais pesados, como os citados, estão entre os poluentes mais comuns encontrados em efluentes industriais e podem ser tóxicos, carcinogênicos ou mutagênicos, mesmo em baixas concentrações. O processo da presente invenção constitui-se em um tratamento biológico alternativo e economicamente viável tanto para recuperação do efluente como para recuperação de bens metálicos.
PROCESSO DE CULTIVO DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS ADULTAS, KIT, COMPOSIÇÃO E USOS
Processo de cultivo de células-tronco mesenquimais adultas, kit, composição e usos
A presente invenção descreve um processo de cultivo de células-tronco mesenquimais adultas, sendo que o processo compreende as etapas de: a) incubação de tecido ex-vivo degenerado em meio de cultura; b) isolamento das células-tronco mesenquimais adultas do meio obtido na etapa a); e c) cultura das células-tronco mesenquimais adultas isoladas na etapa b). Esta invenção provê também um kit para o cultivo de células-tronco mesenquimais adultas, que compreende: a) recipiente de material antiaderente; b) meio de cultura adequado; e c) recipiente adequado ao cultivo celular. Também se refere a uma composição compreendendo as células-tronco mesenquimais adultas obtidas pelo referido processo e ao uso das células-tronco mesenquimais adultas obtidas pelo referido processo para a fabricação de uma composição para o tratamento de discopatias do disco intervertebral degenerado. O campo que se situa a presente invenção é o da embriologia, biologia celular e medicina
PROCESSO DE CULTIVO DE FUNGOS, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE EXTRATO DE PYCNOPORUS SANGUINEUS
Processo de cultivo de fungos, processo de obtenção de extrato de pycnoporus sanguineus e uso de um extrato de pycnoporus sanguineus
A presente invenção descreve um processo de cultivo de fungos, um processo de obtenção de um extrato de um fungo, e uso de tal extrato de um fungo. Em uma concretização, o fungo é Pycnoporus sanguineus, e seu extrato são ricos em cinabarinas. Em uma concretização, o extrato de Pycnoporus sanguineus pode ser utilizado no preparo de medicamentos para tratar câncer.
PROCESSO DE DESVULCANIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE TERPOLÍMERO POR MICRO-ONDAS
Processo de desvulcanização de resíduos de terpolímero por micro-ondas
A invenção descreve um processo de desvulcanização de resíduos de um elastômero, referencialmente de terpolímero de etilenopropileno-dieno (EPDM), por micro-ondas de melhor eficiência compreendendo as seguintes etapas: Moagem do elastômero (terpolímero); Extração do óleo; Regeneração por micro-ondas.
PROCESSO DE DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS REFORÇADOS COM FIBRAS
Processo de determinação da resistência à tração de compósitos termoplásticos reforçados com fibras longas
A presente invenção descreve um processo para a determinação da resistência à tração dos compósitos termoplásticos reforçados com fibras longas. Esse processo pode ser utilizado tendo como base os dados da microestrutura virtual do componente obtida por meio de uma simulação de injeção ou outra metodologia que possibilite prever a orientação das fibras, e o comprimento médio das esmas, permitindo a previsão da resistência à tração quando o produto em questão ainda não existe fisicamente. A presente invenção se situa nos campos da engenharia de materiais.
PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE GELATINA DE RESÍDUOS DE COURO WET BLUE
Processo de extração de gelatina de resíduos de couro wet blue
A presente invenção descreve uma extração de gelatina a partir de resíduos de couro. Especificamente, a presente invenção compreende a extração de gelatina de resíduos de couro wet blue por explosão a vapor em meio alcalino. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia de Processos Industriais e Engenharia de Materiais.
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE MATERIAL DE ATRITO, LIGANTE LÍQUIDO INORGÂNICO
Processo de fabricação de material de atrito, ligante líquido inorgânico, uso de ligante líquido para fabricação de material de atrito e material de atrito
A presente invenção descreve um processo de fabricação de material de atrito e um ligante líquido inorgânico para uso na fabricação de materiais de atrito. Especificamente, a presente invenção compreende um processo de fabricação de material de atrito que faz uso de um ligante líquido que proporciona realização de etapas de processo com redução significativa de temperatura, pressão e tempo de fabricação, tornando o processo mais eficiente energeticamente. Ainda, compreende a uma etapa de processo de fabricação de ligante líquido que permite uso de diferentes tipos de precursores inorgânicos com características cristalinas e/ou amorfas, por meio de um processo de ativação mecânica do precursor inorgânico. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, voltada para a área de materiais de atrito para sistemas de freio de veículos.
PROCESSO DE FRAGMENTAÇÃO DE RESÍDUOS DE ISOLADORES ELÉTRICOS CERÂMICOS INSERVÍVEIS
Processo de fragmentação de resíduos de isoladores elétricos cerâmicos inservíveis e composição refratária
A presente invenção se refere a um processo de fragmentação/cominuição de resíduos de isoladores elétricos cerâmicos (RIP), particularmente aqueles pós-uso de redes elétricas, sendo a fragmentação uma etapa que não danifica o equipamento, não gera pós e possibilitando 12 diferentes granulometrias, visando à incorporação dos mesmos em concreto refratário sílico-aluminoso. Ainda, a presente invenção se refere a uma composição refratária compreendendo os referidos resíduos de isoladores elétricos cerâmicos (RIP) que pode ser usada como revestimento refratário não estrutural a 500°C.
PROCESSO DE MODIFICAÇÃO DA CINZA DA CASCA DE ARROZ, CINZA DA CASCA DE ARROZ, COMPOSTO ELASTOMÉRICO
Processo de modificação da cinza da casca de arroz, cinza da casca de arroz, composto elastomérico, uso da cinza da casca de arroz, uso do composto elastomérico
A presente invenção descreve um processo para a modificação da área superficial da cinza da casca de arroz. Especificamente, a presente invenção compreende a modificação através do tratamento com plasma, utilizando gases argônio e acetileno. A presente invenção se situa nos campos da Química e Engenharia.
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ÁCIDOS ORGÂNICOS E SAIS DERIVADOS E SORBITOL POR BACTÉRIAS DO GÊNERO ZYMOMON
Processo de obtenção de ácidos orgânicos e sais derivados e sorbitol por bactérias do gênero zymomonas
O presente invento revela uma técnica de inativação celular de Zymomonas mobilis através do uso de agente de reticulação, sem afetar as enzimas glicosefrutose oxidorredutase (GFOR) e glicono-d-lactonase (GL), que catalisam as reações que resultam na produção de ácidos orgânicos e sais derivados (sódio, potássio, cálcio, lítio, amônio, zinco, ferro e magnésio, entre outros), e sorbitol. Deste modo, a presente invenção apresenta um processo simplificado de obtenção de ácidos orgânicos e sais derivados e sorbitol a partir de Zymomonas mobilis, e se situa nos campos de alimentos, microbiologia, cosmética e farmacêutica.
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE AEROGEL OLEOFÍLICO E HIDROFÓBICO, AEROGEL OLEOFÍLICO E HIDROFÓBICO
Processo de obtenção de aerogel oleofílico e hidrofóbico, aerogel oleofílico e hidrofóbico e uso do mesmo e vaso de pressão para obtenção de aerogel
A presente invenção descreve o processo de obtenção de aerogéis provenientes de suspensões de nanofibras de celulose, sem adição de solventes químicos, obtidos pelo processo de secagem supercrítica e posterior tratamento químico com deposição a vapor com metiltrimetoxissilano (MTMS). A presente invenção se situa nos campos da física, química e das engenharias.
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BIOPRODUTO E BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DE BIOMASSAS LIGNOCELULÓSICAS
Processo de obtenção de bioproduto e biocombustível a partir de biomassas lignocelulósicas
A presente invenção visa demonstrar o aproveitamento da casca de arroz e do capim-elefante, propondo a transformação de ambas em etanol e ácido láctico a partir das frações sólida e líquida destas biomassas, respectivamente, prétratadas por explosão a vapor e hidrolisadas. Tudo isso aliado à otimização das condições operacionais, desenvolvendo processo de produção de etanol através do consumo das hexoses presentes no material pré-tratado e de ácido láctico através do consumo das pentoses presentes no licor. Ademais, busca contribuir para a mitigação do crescente problema ambiental da casca de arroz e valer-se da elevada produtividade do capim-elefante no estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Tal processo situa-se nas áreas da química e da engenharia verdes.
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE COPOLÍMERO EVA PARCIALMENTE HIDROLISADO OBTIDO A PARTIR DE REAÇÃO ASSISTIDA
Processo de obtenção de copolímero eva parcialmente hidrolisado obtido a partir de reação assistida por microondas e seu uso
A presente invenção descreve um processo de hidrólise alcalina de copolímero EVA assistido por radiação de micro-ondas. O referido processo faz uso da tecnologia de aquecimento dielétrico em substituição aos métodos convencionais de aquecimento, como condução e convecção. A presente invenção também faz referência às possíveis aplicações industriais do produto obtido por meio do processo ora reivindicado. A presente invenção está inserida nos campos de aplicação da Química e da Engenharia de Materiais e, mais especificamente, na área de polímeros, uma vez que se refere à modificação de um material polimérico
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE EXTRATO ANTIMICROBIANO PRODUZIDO POR FUSARIUM OXYSPORUM
Processo de obtenção de extrato antimicrobiano produzido por fusarium oxysporum, uso do extrato antimicrobiano e extrato antimicrobiano produzido por fusarium oxysporum obtido pelo processo
A presente invenção descreve o processo de obtenção de um extrato antimicrobiano produzido por Fusarium oxysporum a partir de um cultivo submerso de micélio e seu uso como fonte de ácido fusárico para utilização na preparação de composições farmacêuticas antimicrobianas e, mais especificamente, para preparação de um medicamento para tratar doenças causadas por bactérias gram-positivas, gram-negativas e leveduras do gênero Candida. Mais especificamente, a presente invenção descreve o extrato antimicrobiano obtido pelo processo conforme definido no primeiro objeto da invenção. A presente invenção se situa nos campos da Biotecnologia, Bioquímica,
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE FEROMÔNIOS, USO DOS FEROMÔNIOS DMNT E TMTT, COMPOSIÇÃO DE ISCA TÓXICA
Processo de obtenção de feromônios, uso dos feromônios dmnt e tmtt, composição de isca tóxica, processo de obtenção da composição de isca tóxica, uso da composição de isca tóxica e kit para aprisionamento de insetos
A presente invenção descreve o processo de obtenção dos feromônios DMNT e TMTT do algodoeiro compreendendo as etapas de síntese do feromônio, evaporação do solvente; e, isolamento dos compostos por hidrodestilação por arraste a vapor. Especificamente, a presente invenção compreende o uso dos feromônios DMNT e TMTT para preparação de uma composição atrativa alimentar do besouro Anthonomus grandis. Mais especificamente, a invenção apresenta uma composição atrativa alimentar e o uso da mesma para produção de armadilhas de aprisionamento ou como agente de confusão do besouro Anthonomus grandis. A presente invenção se situa nos campos da Química, Agronomia e Biologia.
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MEMBRANA POLIMÉRICA ASSIMÉTRICA POROSA
Processo de obtenção de membrana polimérica assimétrica porosa, membrana polimérica e método de separação de gases
A presente invenção descreve um processo de obtenção de membrana polimérica assimétrica porosa, membrana polimérica obtida pelo referido processo e um método de separação de gases empregando a referida membrana polimérica. Especificamente, a presente invenção compreende um processo de obtenção de membrana polimérica assimétrica porosa a partir do polímero polissulfona em combinação com pelo menos dois solventes, sendo um menos volátil e outro mais volátil. A presente invenção se situa nos campos da Química, da Engenharia de Materiais e da Engenharia Ambiental.
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MEMBRANAS DE PVDF, MEMBRANAS, E, USO DAS MEMBRANAS DE PVDF
Processo de obtenção de membranas de pvdf, membranas, e, uso das membranas de pvdf para ultrafiltração e nanofiltração
A presente invenção pertence ao processo de produção de membranas assimétricas de poli (fluoreto de vinilideno) (PVDF), obtidas pelo processo de inversão de fases utilizando: água, etanol e/ou dioctil sulfonato (SDS) como não solventes. As membranas obtidas com precipitante água e etanol são nanométricas (2-4 nm) e as obtidas com precipitante SDS são semi-permeáveis. As membranas de PVDF assimétricas preparadas por processos de inversão de fases apresentam seletividade a gases, como CO2/N2 .
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PÓ DE PET A PARTIR DE PET PÓS-CONSUMIDO
Processo de obtenção de pó de pet a partir de pet pós-consumido, uso do pó de pet em tinta a base de poliéster
A presente invenção descreve um processo de obtenção do pó de PET, com granulometria adequada (abaixo de 500μm), a partir do PET pós-consumo (PET flake) e incorporação do produto obtido em tinta a base de poliéster, sendo o processo caracterizado pela utilização de apenas um homogeneizador em detrimento aos processos antecedentes que utilizam técnicas de moagem criogênica, micronização, dentre outras. Os processos já existentes de produção do pó de PET a partir do PET pós-consumo são caros e complexos devido, majoritariamente, à utilização de muitos equipamentos ou à exigência de manipulação de difíceis elementos. A presente invenção se situa nos campos da Química, Engenharia Química, Materiais, Engenharia de Materiais e Polímeros.
PROCESSO DE OBTENÇÃO E USO DE EXTRATO DE UVA COM PROPRIEDADE ANTICONVULSIVANTE
Processo de obtenção e uso de extrato de uva com propriedade anticonvulsivante
A invenção relata os métodos para a obtenção de compostos fenólicos, extrato obtido, seu uso e uma composição compreendendo atividade anticonvulsivante do referido extrato.
PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE CARVÃO ATIVADO, CARVÃO ATIVADO E USO DO MESMO COMO CATALISADOR
Processo de preparação de carvão ativado, carvão ativado e uso do mesmo como catalisador
A presente invenção descreve o preparo de carvões ativados de sementes de uva, oriundos de resíduos agroindustriais, através de um método otimizado de ativação química e pirólise. Especificamente, a presente invenção trata de uma simplificação do método de obtenção dos carvões ativados com a eliminação de duas etapas tradicionalmente descritas nos documentos científicos, tornando o processo economicamente e ambientalmente atrativos. Os carvões obtidos apresentaram atividade catalítica no processo de conversão do glicerol em solketal por meio da reação de cetalização com propanona.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CARBONO ATIVO A PARTIR DE UMA BIOMASSA, CARBONO ATIVO, NANOFOLHAS DE GRAFENO
Processo de produção de carbono ativo a partir de uma biomassa, carbono ativo, nanofolhas de grafeno e uso das mesmas
A presente invenção descreve um processo para a produção de carbono ativo a partir de uma biomassa de eucalipto. Especificamente, a presente invenção compreende o uso de celulose, um precursor catalítico e um agente ativador em um reator de pirólise para a produção de nanofolhas de grafeno. A presente invenção se situa nos campos da Química e Engenharia.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CELULASE E HEMICELULASE EMPREGANDO CELULOSE PARCIALMENTE HIDROLISADA, USO DE
Processo de produção de celulase e hemicelulase empregando celulose parcialmente hidrolisada, uso de celulose parcialmente hidrolisada, e, substrato compreendendo celulose
A presente invenção se refere a um processo de produção de enzimas, especialmente celulases e/ou hemicelulases, caracterizado por compreender pré-hidrólise de celulose e inoculação de celulose préhidrolisada e açúcares liberados durante a pré-hidrólise para o crescimento
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPLEXO ENZIMÁTICO, COMPLEXO ENZIMÁTICO, COMPOSIÇÕES COSMÉTICAS, E SEUS USO
Processo de produção de complexo enzimático, complexo enzimático, composições cosméticas, e seus usos
A presente invenção vem descrever um método de obtenção de complexos enzimáticos, ricos em lacases, produzidos pelo fungo Marasmiellus palmivorus, em cultivo submerso em biorreator com agitação mecânica, empregando resíduos lignocelulósicos de Eucalyptus globulus e Araucaria angustifolia, remanescente do processo de produção de etanol de segunda geração, com capacidade de degradação e descoloração de melanina. A utilização desses complexos enzimáticos é relevante e inédito nessa área. Verificou-se que, pela primeira vez, estes complexos enzimáticos ricos em lacases e não purificados, são capazes de degradar e descolorir melanina humana, apresentando potencial para a utilização pela indústria de cosméticos para o tratamento de hipercromias cutâneas. A presente invenção se situa no campo da Biotecnologia, Biorrefinaria, Bioprocessos, Farmácia e Cosmetologia.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ENZIMAS COM O FUNGO FILAMENTOSO PENICILLIUM ECHINULATUM PARA USO NA HIDRÓLIS
Processo de produção de enzimas com o fungo filamentoso penicillium echinulatum para uso na hidrólise enzimática de biomassa lignocelulósica
A presente invenção refere-se a micro-organismos para produção de enzimas e um processo para a produção de complexo enzimático pelo fungo filamentoso Penicillium echinulatum para ser utilizado na hidrólise enzimática de biomassa de bagaço e palha de cana-de-açúcar pré-tratados ou não. Também é descrita a modulação do referido complexo enzimático considerando suas atividades enzimáticas, bem como outras proteínas relevantes à hidrólise enzimática, secretadas ao meio de fermentação, mediante a variação ou combinação de qualquer proporção da biomassa utilizada.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ENZIMAS UTILIZANDO CAPIM-ELEFANTE E USO DE CAPIM-ELEFANTE COMO SUBSTRATO
Processo de produção de enzimas utilizando capim-elefante e uso de capim-elefante como substrato
A invenção se refere a um processo de produção de enzimas, especialmente celulases e/ou hemicelulases, utilizando como substrato o capim-elefante – in natura e pré-tratado – farelo de trigo e celulose, de acordo com a(s) enzimas(s) do complexo celulases ou do complexo hemicelulases que se deseja produzir em maior quantidade e também conforme o campo de aplicação que estas enzimas serão aplicadas. O processo de produção de enzimas da presente invenção é uma alternativa aos processos conhecidos, pois torna a produção mais econômica e possibilita a utilização de substrato que pode ser cultivado em diferentes regiões geográficas, diferente do que acontece com a cana-de-açúcar
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ESPUMAS POLIOLEFÍNICAS, PROCESSO OBTENÇÃO DE NANOCELULOSE ACETILADA, ESPUMAS
Processo de produção de espumas poliolefínicas, processo obtenção de nanocelulose acetilada, espumas poliolefínicas e uso das mesmas
O presente invento destaca o uso de nanoestrutas de celulose em composições de espumas poliolefínicas, promovendo uma maior nucleação de células, obtendo resultados e propriedades superiores se comparado ao uso das microcargas convencionais. As espumas poliolefínicas do presente invento pode ser escolhida entre matriz polimérica de poli(etileno-co-acetato de vinila), copolímero de etileno e acetato de vinila (EVA), podendo ser aplicada a qualquer matriz polimérica poliolífinica, como o polietileno (PE), polipropileno (PP) ou poli(cloreto de vinila) PVC. Também é descrito tratamentos químicos na celulose, conferindo melhor a compatibilidade com o polímero, sendo discutidos os meios de incorporação. A presente invenção se encontra nos campos das engenharias, em especial de materiais e química.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE EXTRATO DE ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA COM PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES
Processo de produção de extrato de araucaria angustifolia com propriedades antioxidantes
A invenção descreve um processo de produção de extrato de brácteas estéreis (falhas), eixo central e/ou nós de Araucaria angustifolia, o extrato obtido pelo mesmo e uma composição antioxidante compreendendo o referido extrato. O extrato possui elevada quantidade polifenóis que são substâncias antioxidantes. A secagem das brácteas estéreis (falhas), eixo central e/ou nós de A. angustifolia coletadas se dá em estufa de secagem
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE EXTRATOS DA POLPA E/OU CASCA DO FRUTO DA HYLOCEREUS POLYRHIZUS, SEUS USOS E
Processo de produção de extratos da polpa e/ou casca do fruto da hylocereus polyrhizus, seus usos e composições
A invenção se trata de um processo de produção de extratos da polpa e/ou casca do fruto da Hylocereus polyrhizus, assim como o uso desses extratos na preparação de farmacêuticos e nutracêuticos para tratar inflamação e realizar o controle do microambiente intestinal, preferencialmente, de pessoas hiperglicêmicas. A presente intenção situa-se nos campos de Química, Farmácia, Bioquímica, Nutrição e Engenharia de Alimentos.
PROCESSO DE PRODUÇÃO E RECUPERAÇÃO DE SORBITOL E ÁCIDOS ORGÂNICOS OU SEUS SAIS
Processo de produção e recuperação de sorbitol e ácidos orgânicos ou seus sais
A invenção proporciona um processo para produção e recuperação de sorbitol e ácidos orgânicos ou seus sais, produtos estes obtidos em elevada concentração e pureza isoméricas. O processo usa enzimas e/ou células íntegras ou inviabilizadas de bactérias do gênero Zymomonas, imobilizadas ou não em suportes físicos, que biotransformam frutose em sorbitol e uma aldose em seu respectivo e ácido orgânico, como o ácido lactobiônico, ou seu sal, o lactobionato de sódio, que são opcionalmente purificados por
precipitação seletiva. Os ácidos orgânicos, ou seus sais obtidos na presente invenção apresentam elevada concentração e pureza isomérica, sendo, portanto, utilizados com vantagens sobre seus congêneres disponíveis.
PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO DE EXTRATO DE ILEX, E COMPOSIÇÃO COMPREENDENDO EXTRATO COM AÇÃO ANTICONVU
Processo de produção e uso de extrato de ilex, e composição compreendendo extrato com ação anticonvulsivante
A invenção relata os métodos para a produção de extrato de Ilex, especialmente Ilex paraguariensis, orgânica e/ou convencional, preferencialmente a partir de folhas, ramos e talos, o extrato obtido, seu uso e uma composição com propriedades anticonvulsivantes
PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO DE EXTRATO ENZIMÁTICO, E MÉTODO DE CLARIFICAÇÃO DE BEBIDAS UTILIZANDO EXT
Processo de produção e uso de extrato enzimático, e método de clarificação de bebidas utilizando extrato obtido a partir de kluyveromyces
A invenção descreve produtos e processos compreendendo um extrato enzimático, com elevada atividade de poligalacturonase, produzido por cepas selecionadas de Kluyveromyces sp., especialmente para a extração e clarificação de bebidas, em especial bebidas fermentadas como suco de frutas ou vinho, por exemplo.
PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO DE LACASES E/OU PEROXIDASES OBTIDAS A PARTIR DE AGARICUS BLAZEI
Processo de produção e uso de lacases e/ou peroxidases obtidas a partir de agaricus blazei
A invenção se refere a um processo de produção de enzimas, lacases e/ou peroxidases totais, utilizando como substrato um meio de cultivo preparado com serragens e suplementado com farelo de trigo e carbonato de cálcio e/ou em cultivo submerso empregando açúcares e caseína.
PROCESSO DE PRODUÇÃO ENZIMÁTICA
Processo de produção enzimática
A presente invenção descreve um processo de produção enzimática com remoção de açúcares redutores durante o crescimento de microrganismos produtores de celulase e/ou hemicelulase. Em uma concretização, o pH de tal processo está controlado entre pH 4,5 e pH 5,5.
PROCESSO DE REUSO DE MICÉLIO PARA PRODUÇÃO DE ENZIMAS CELULASES E XILANASES
Processo de reuso de micélio para produção de enzimas celulases e xilanases
A presente invenção descreve um processo que reaproveita o micélio contido na fração sólida ao final de um cultivo líquido para diminuir os custos com a produção das celulases e xilanases. Especificamente, a presente invenção compreende o reciclo de micélio fúngico para a produção de celulases a partir de um único inóculo com esporos e reduzido tempo de obtenção das enzimas de interesse. Este processo pode ser aplicado em regime descontínuo e ou descontínuo alimentado e permite a utilização de vários frascos e reatores de cultivo líquido. A presente invenção se situa nos campos da Bioquímica, Microbiologia, Biotecnologia Industrial e Enzimologia.
PROCESSO DE SÍNTESE E USO DO FEROMÔNIO DE ATRAÇÃO SEXUAL DA BLATTELLA GERMANICA
Processo de síntese e uso do feromônio de atração sexual da blattella germanica
A presente invenção descreve a otimização do processo de síntese do feromônio sexual da Blattella germanica, de nome IUPAC 3-metilbutanoato de (3,6-dioxocicloexa-1,4-dien-1-il)metila, também denominado blattellaquinona. Especificamente, a presente invenção compreende a viabilização econômica do produto final, por meio do emprego de uma rota sintética verde, empregando menores quantidades de reagentes e que também apresentam menor custo do que os utilizados tradicionalmente. A presente invenção se situa nos campos da Química e Biologia.
PROCESSO DE TRATAMENTO DE SOLOS E USO DO FUNGO PLEUROTUS SAJOR-CAJU
Processo de tratamento de solos e uso do fungo pleurotus sajor-caju
A presente invenção descreve um processo de tratamento de solos contaminados por metais pesados e o uso do fungo Pleurotus sajor-caju para dito tratamento. Especificamente, a presente invenção compreende um processo de tratamento de solos contaminados por cobre utilizando o fungo Pleurotus sajor-caju, onde ocorre a fixação endógena do metal nas hifas fúngicas.
PROCESSO FERMENTATIVO E USO DE LACASES OBTIDAS NO PROCESSO FERMENTATIVO
Processo fermentativo e uso de lacases obtidas no processo fermentativo
A presente invenção descreve um processo fermentativo, que compreende a utilização da linhagem Marasmiellus palmivorus para a obtenção de lacases, em biorreator de agitação mecânica com Ph controlado. Adicionalmente, descreve um processo de descoloração de corantes sintéticos. A presente invenção se situa no campo da biologia, bioquímica e engenharia de processos.
PROCESSO FERMENTATIVO, DISPOSITIVO PARA FERMENTAÇÃO E KOMBUCHA
Processo fermentativo, dispositivo para fermentação e kombucha
A presente invenção descreve processos fermentativos sem a presença de biofilmes na solução, compreendendo uma etapa inicial de aeração contínua. Especificamente, a presente invenção compreende biorreatores adaptados para estes processos fermentativos e processos de produção de kombucha a partir de tais processos.
PROCESSO FERMENTATIVO, E USO DA BORRA DE SUCO DE UVA
Processo fermentativo, e uso da borra de suco de uva
A presente invenção descreve um processo fermentativo, que compreende a utilização de borra de suco de uva como substrato, mais especificamente como fonte de açúcares, e o uso da borra de suco de uva como fonte de açúcares, mais especificamente como fonte de glicose e/ou xilose.
PROCESSO PARA CULTIVO DE PLASMOPARA VITICOLA, PROCESSO E KIT PARA AVALIAR A EFICÁCIA DE ANTAGÔNICOS
Processo para cultivo de plasmopara viticola, processo e kit para avaliar a eficácia de antagônicos sintéticos e/ou naturais de plasmopara viticola e processo de detecção de antagônicos de plasmopara viticola
A invenção é relacionada ao controle biológico de pragas agrícolas causadas por Plasmopara viticola. Os processos e produtos da presente invenção são úteis no controle deste pseudo-fungo no cultivo agrícola de uvas, morangos, abóboras e hortaliças de diversos tipos, entre outras plantas agriculturáveis. Os processos e produtos da presente invenção contornam várias dificuldades técnicas e também evitam as grandes perdas anuais dessas safras. Adicionalmente, os produtos agrícolas obtidos através do uso dos processos e/ou produtos da presente invenção não apresentam toxicidade residual decorrente do uso dos métodos convencionais de controle de pragas, sendo, portanto, úteis como alimentos melhorados e melhor processados em indústrias de alimentos.
PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CELULOSE NANOCRISTALINA UTILIZANDO HIDRÓLISE ÁCIDA E CELULOSE NANOCRISTALI
Processo para obtenção de celulose nanocristalina utilizando hidrólise ácida e celulose nanocristalina obtida
A invenção se refere a um processo para obtenção de nanocristais de celulose (whiskers) a partir da polpa vegetal. O processo obtém nanocristais de celulose da hidrólise ácida, utilizando ácido clorídrico preferencialmente em polpa de Pinus taeda que apresenta fibras longas. Os produtos da invenção podem ser usados como matriz de reforço em materiais poliméricos, bem como fornecer propriedade de barreria seletiva para membranas aplicadas em processos de seletividade de gases.
PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE MICROCRISTAIS DE CELULOSE, E USO DESTES COMO BARREIRA SELETIVA
Processo para obtenção de microcristais de celulose, e uso destes como barreira seletiva
A invenção se refere a um processo de obtenção de celulose microcristalina, e seu uso na preparação de elementos filtrantes. Mais especificamente, o processo da invenção compreende a hidrólise ácida com ácido clorídrico diluído, preferencialmente em polpa de Pinus taeda obtida do processo kraft, em um intervalo de tempo menor do que os apresentados na literatura. O produto da invenção, celulose microcristalina, é utilizado como reforço em materiais poliméricos efornece propriedade de barreira seletiva para membranas aplicadas em processo de ultrafiltração.
PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE LACASES E/OU MANGANÊS PEROXIDASES
Processo para produção de lacases e/ou manganês peroxidases, meio de cultivo sólido para produção de lacases e/ou manganês peroxidases
A presente invenção proporciona processos econômicos e em larga escala para a produção de enzimas (iacases e manganês peroxidases) através do cultivo do fungo Pleurotus sajor-caju em meio sólido. Produtos e/ou preparações contendo tais enzimas são úteis em diversas aplicações industriais e/ou ambientais, como a remoção de fenóis potencialmente tóxicos liberados durante a degradação da
PROCESSO PARA REMOÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE EFLUENTES E AGENTE REMOVEDOR DE COMPOSTOS
Processo para remoção de compostos fenólicos de efluentes e agente removedor de compostos
A invenção é direcionada à remoção de compostos fenólicos de efluentes industriais tais como os efluentes da indústria de papel e celulose, indústrias de processamento da borracha, de colas e adesivos, de resinas impregnantes, de componentes elétricos (plásticos) e as siderúrgicas dentre outras. O método de remoção de compostos fenólicos da presente invenção compreende o uso De um fundo do gênero Pleurotus, que passa por um processo de condicionamento prévio antes de entrar em contato com o efluente poluente. Neste condicionamento, o fungo é cultivado em meio líquido e em concentrações crescentes do composto fenólico durante determinado período de tempo. Opcionalmente, após a remoção de compostos fenólicos pode-se seguir uma etapa de tratamento bacteriano aeróbio do efluente pela ação do lodo ativado.
PROCESSO SUPORTADO PELA TELA ATIVA EM/SOBRE SUPERFÍCIE E ESTRUTURAS OBTIDAS A PARTIR DE TAL PROCESSO
Processo suportado pela tela ativa em/sobre superfície e estruturas obtidas a partir de tal processo
A invenção descreve um processo para o revestimento de superfícies, em especial superfícies poliméricas com nitreto de carbono através da aplicação de plasma de nitrogênio excitado a 600-800 V. A presente invenção também proporciona superficies revestidas obtidas com aplicação principalmente na indústria metal-mecânica.
PROCESSOS DE SÍNTESE E REDUÇÃO DE ÓXIDO DE GRAFENO, ÓXIDO DE GRAFENO REDUZIDO E SEUS USOS
Processos de síntese e redução de óxido de grafeno, óxido de grafeno reduzido e seus usos
A presente invenção se trata de um novo processo de obtenção de óxido de grafeno e óxido de grafeno reduzido. Em uma concretização, tal processo é aperfeiçoado pelo uso de grafeno micronizado como precursor do método de Hummers modificado e posterior etapa de redução do óxido de grafeno produzido. A presente invenção se situa no campo de Química dos Materiais.
REATOR ROTATIVO PARA HIDRÓLISE DE MATERIAL LIGNOCELULÓSICO, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE AÇÚCARES
Reator rotativo para hidrólise de material lignocelulósico, processo de obtenção de açúcares fermentescíveis e uso dos mesmos
A presente invenção se situa nos campos da bioquímica, engenharia bioquímica e engenharia química, e vem descrever um equipamento para hidrólise de biomassa, bem como um processo de obtenção de produto hidrolisado pelo referido equipamento, e o uso do referido produto hidrolisado em processos de fermentação para a produção de etanol. A presente invenção apresenta como vantagens a redução das etapas processuais envolvidas na hidrólise de biomassa, bem como apresenta
REPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS FINOS E TINTA EM PÓ A FRIO, RESÍDUOS FINOS REPROCESSADOS
Reprocessamento de resíduos finos e tinta em pó a frio, resíduos finos reprocessados, usos de resíduos finos reprocessados, tinta e processo de fabricação de tinta
A presente invenção descreve uma tecnologia de reprocessamento a frio de resíduos de tinta em pó. Em outro aspecto, a presente invenção apresenta resíduos finos reprocessados que são obtidos por reprocessamento. Em outro aspecto, a presente invenção apresenta usos dos resíduos finos reprocessados para fabricação de tintas. Em outro aspecto, a presente invenção apresenta uma tinta em pó que compreende resíduos finos reprocessados. Em um outro aspecto, a presente invenção apresenta um processo de fabricação de tinta. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia Química de Tintas e Revestimentos.
RESINAS EPÓXI COMPREENDENDO MODIFICADORES INORGÂNICOS E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE RESINAS EPÓXI
Resinas epóxi compreendendo modificadores inorgânicos e processo de produção de resinas epóxi
A invenção proporciona um processo de modificação química de resina epóxi utilizando material nanoestrutural inorgânico para melhorar as características deficitárias da resina como a densa rede de ligações cruzadas que tornam a resina frágil, além de melhorar a resistência térmica da mesma. As resinas obtidas pelo processo da invenção apresentam características melhoradas, sendo, portanto objetos adicionais da invenção.
REVESTIMENTO ENCAIXÁVEL PARA AMBIENTES DOMICILIARES E INDUSTRIAIS
Revestimento encaixável para ambientes domiciliares e industriais
O modelo de utilidade proporciona um revestimento encaixável para ambientes domiciliares e industriais que proporciona vantagens sobre os similares existentes e melhorias em sua utilização, resultando em eficiência e praticidade para o usuário. O revestimento compreende perfil de revestimento, de sustentação e de acabamento que são fixados de forma diferenciada.
REVESTIMENTO HÍBRIDO A BASE DE PRECURSORES SILANOS APLICADO SOBRE UMA LIGA MAGNETOELÁSTICA
Revestimento híbrido a base de precursores silanos aplicado sobre uma liga magnetoelástica utilizada como plataforma para biossensores de carregamento de massa
A presente invenção descreve um revestimento híbrido formado por precursores alcoóxidos à silanos destinado a ser utilizado em biossensores para detecção de bactérias em meios líquidos, como soro fisiológico, leite, sucos, etc. A aplicação do revestimento sobre a superfície magnetoelástica forma um sistema protegido contra corrosão. O invento tem ampla utilização na área da saúde, biomédica, laboratorial e farmacêutica, bem como na área ambiental, para controle de microrganismos em solos, água e efluentes.
SISTEMA AUXILIAR DE EMBARQUE E DESEMBARQUE EM TRANSPORTE COLETIVO
Sistema auxiliar de embarque e desembarque em transporte coletivo para usuários portadores de deficiência e método para auxílio na solicitação, embarque e desembarque de usuários portadores de deficiência no transporte coletivo
A presente invenção descreve um dispositivo que possibilita que uma pessoa com deficiência, por exemplo, deficiência visual solicite um transporte coletivo desejado pelo número de sua linha, por meio de um teclado numérico em braile e orientações por sinais sonoros. Especificamente, a presente invenção compreende um aparelho receptor especial, disposto em um transporte coletivo e um aparelho transmissor especial, sob posse de uma pessoa com deficiência, em que estes dois aparelhos interagem via radiofrequência e avisam a pessoa com deficiência que o transporte solicitado pela mesma está se aproximando, bem como avisa o condutor do veículo que a pessoa com deficiência deseja embarcar no transporte coletivo. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia da Computação e Engenharia Eletrônica, voltada para a área de mobilidade e transporte acessível.
SISTEMA DE ACIONAMENTO ATRAVÉS DO SENSORIAMENTO INERCIAL DO MOVIMENTO CERVICAL E SEU USO EM DISPOSIT
Sistema de acionamento através do sensoriamento inercial do movimento cervical e seu uso em dispositivos móveis
A presente invenção descreve um sistema de acionamento eletrônico através do sensoriamento inercial (acelerômetros, magnetômetros e giroscópios) do movimento cervical e seu uso em dispositivos móveis. O sistema é também munido de controle por lógica nebulosa, tornando seu uso adaptável e otimizável ao usuário. A invenção pode ser utilizada por qualquer portador de necessidades especiais que necessite de um meio de locomoção. Em uma realização preferencial, utilizou-se o sistema em uma cadeira de rodas.
SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE MÚLTIPLAS VELOCIDADES E PROCESSO PARA POSICIONAMENTO DO SISTEMA DE TRANSMI
Sistema de transmissão de múltiplas velocidades e processo para posicionamento do sistema de transmissão
A invenção está relacionada a um sistema de transmissão de múltiplas velocidades, composto por coroas e engrenagens intermediárias (pinhões), onde estas coroas e pinhões possuem diversas faixas de trabalho, e os dentes das faixas das coroas estão momentaneamente alinhados, de tal forma que não ocorra colisão entre os dentes das coroas e dos pinhões, quando ocorre a mudança da relação de velocidades. A presente invenção ainda mostra um processo de posicionamento dos elementos que
compõem o sistema de transmissão, onde esse processo permite a troca de faixa de trabalho sem colisões dos pinhões nas coroas.
SISTEMA DE TRANSMISSÃO SEMI-CONTÍNUA UTILIZANDO ENGRENAGENS CÔNICAS E FACIAIS
Sistema de transmissão semi-contínua utilizando engrenagens cônicas e faciais
A invenção refere-se a um sistema de transmissão semi-contínua utilizando engrenagens cônicas e faciais em forma de disco que promove um escalonamento de faixas de velocidade e torque, dito sistema de transmissão que compreende uma coroa de entrada, uma coroa de saída, uma ou mais engrenagens intermediárias e um elemento de deslocamento das engrenagens intermediárias posicionado perpendicularmente em um furo passante da coroa de entrada.
SISTEMA DE TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTAIS, MÉTODO ELETRÔNICO E MÍDIA FÍSICA
Sistema de tratamento de dados experimentais, método eletrônico e mídia física
A presente invenção descreve um sistema de tratamento de dados experimentais implementado em dispositivo eletrônico, um método eletrônico de cadastro, de consulta e de extração de dados de experimentos e mídia física de dispositivo eletrônico contendo o referido sistema. A presente Invenção se situa nos campos da computação, do processamento de dados e dos bancos de dados.
SISTEMA E MÉTODO PARA DETECÇÃO DE INGRESSO DE LÍQUIDOS E PERMEAÇÃO DE GASES ENTRE AS CAMADAS DE UMA
Sistema e método para detecção de ingresso de líquidos e permeação de gases entre as camadas de uma tubulação ou cabo submarino flexível, baseado em sensores magnetoelásticos.
O sistema para detecção de ingresso de líquidos (alagamento) e permeação de gases (como H2S, CO2, CH4) por entre as camadas de uma tubulação (riser ou flowline) ou cabo (umbilical) submarino flexível multicamada, objeto da presente invenção, visa alertar os operadores de tais estruturas a respeito da existência de regiões em que estão presentes tais substâncias, que podem corroer e fragilizar o material, e eventualmente levá-lo à falhas. O sistema descrito tem como principais vantagens o fato de os sensores terem geometria em forma de uma fita de pequena espessura, que são ideais para inserção entre camadas da estrutura em questão. Além disto, o sensor opera remotamente, sem necessidade de nenhum tipo de cabo ou fibra para conectá-lo aos dispositivos de excitação e leitura ou aos módulos eletrônicos para operação destes. Os dispositivos de leitura podem operar com afastamento de dezenas de centímetros, inclusive por sobre camadas metálicas ou poliméricas, como é a estrutura em questão, possibilitando a leitura de sensores embebidos na estrutura. Os sensores, os dispositivos de excitação e leitura, e os módulos eletrônicos de operação, são baratos, robustos, e simples, tornando esta uma solução competitiva para a inspeção e monitoramento destas estruturas. Setor técnico: instrumentos de teste para detecção de variações de propriedades físicas através de medições magnéticas de elementos vibratórios, aplicáveis à área de petróleo e gás.
SISTEMA E MÉTODO PARA IMPEDIR A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS PROIBIDOS EM ÁREAS RESTRITAS
Sistema e método para impedir a utilização de equipamentos eletrônicos proibidos em áreas restritas
A presente invenção proporciona um sistema e método para impedir o carregamento de equipamentos eletrônicos proibidos em áreas restritas. A invenção compreende o fornecimento de um novo padrão de fornecimento de energia elétrica compreendido pela conversão de corrente alternada em corrente contínua, e elevação da tensão para um valor maior da tensão utilizada pelos equipamentos proibidos. A presente invenção se encontra no campo técnico da engenharia elétrica.
SISTEMA E MÉTODOS PARA ANÁLISE DE SUPERFÍCIE DE OBJETOS
Sistema e métodos para análise de superfície de objetos
A invenção está direcionada a um sistema e a um método para a análise da superfície de objetos, em especial containeres e veículos para verificação da integridade do mesmo e da presença de avarias pequenas e/ou grandes.
SISTEMA E PROCESSO DE GERAÇÃO DE MICROBOLHAS EM BIORREATOR
Sistema e processo de geração de microbolhas em biorreator
A presente invenção descreve uma solução ao problema do estado da técnica em relação a fermentadores do tipo biorreator no quesito baixo valor de coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio. Especificamente, a presente invenção compreende um sistema de geração de microbolhas que por meio de um dispositivo de geração de fluxo e pressurização e pressurizador de ar externo, são geradas microbolhas após despressurização de fluido saturado no fermentador. A presente invenção se situa nos campos da Engenharia Mecânica, melhoria em processos biológicos, biotecnologia, processos fermentativos e melhoria em
USO COMO INSETICIDA NATURAL DO VENENO DO SAPO RHINELLA SCHNEIDERI
Uso como inseticida natural do veneno do sapo rhinella schneideri
Uso como Inseticida natural do veneno do sapo Rhinella schneideri tem como objetivo proteger o uso do veneno, e seus compostos químicos isolados, cuja atividade biológica foi comprovada cientificamente, exercendo efeito entomotóxico letal, em insetos. O ineditismo se traduz pelo uso de uma secreção tóxica de sapo, com composição química diversa e, consequentemente, que produz uma variedade de alterações sobre diferentes sistemas neurobiológicos do organismo dos insetos. Essas alterações envolvem prioritariamente a modulação do sistema neuro-hormonal octopaminérgico dos animais, aumentando a seletividade, favorecendo a indução de alterações
USO DE EXTRATO DE PLEUROTUS SP., SCHIZOPHYLLUM SP. OU COMBINAÇÃO DOS EXTRATOS, PROCESSO DE CULTIVO D
Uso de extrato de pleurotus sp., schizophyllum sp. Ou combinação dos extratos, processo de cultivo de macrofungos e processo de obtenção de extrato de macrofungo para redução dos danos oxidativos em diabéticos.
A presente invenção descreve sobre um processo de cultivo de fungos compreendendo pelo menos uma etapa de produção de macrofungos a partir de micélios em um meio de cultivo. Especificamente, descreve sobre a obtenção de extratos a partir de macrofungos do gênero Pleurotus e Schizophylum de maneira simples e rápida, e eficiente para a redução da superatividade do complexo I da cadeia de transporte de elétrons e redução dos danos causados pelas formas reativas de oxigênio gerados em condição de superatividade do complexo I. A presente invenção se situa nos campos da Biotecnologia, Bioquímica, Saúde
USO DE ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM, CARQUEJA, CAPIM CIDREIRA, AROEIRA, MANJERICÃO, ARAÇÁ, TOMILHO
Uso de óleo essencial de alecrim, carqueja, capim cidreira, aroeira, manjericão, araçá, tomilho, lippia, salvia ou combinações dos mesmos na preparação de um medicamento para tratar endometrite em um mamífero
A presente invenção descreve o uso de óleo essencial, que pode ser alecrim, carqueja, capim cidreira, aroeira, manjericão, araçá, tomilho, lippia, salvia ou combinações dos mesmos. Especificamente, a presente invenção revela o uso dos óleos essenciais na preparação de um medicamento para tratamento de endometrite em éguas. A presente invenção se situa no campo da Medicina e Medicina Veterinária.
USO DE ÓLEO ESSENCIAL, COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA E PROCESSO DE OBTENÇÃO DE COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA.
Uso de óleo essencial, composição alimentícia e processo de obtenção de composição alimentícia
A presente invenção descreve o uso de óleo essencial de capim-limão e/ou de tangerina no preparo de uma composição alimentícia. A presente invenção também descreve uma composição alimentícia que compreende óleo essencial de capim-limão e/ou de tangerina e também descreve um processo de obtenção de composição alimentícia. Especificamente, a composição alimentícia é um sorvete. A presente invenção situa-se nos campos da Engenharia de Alimentos e da Nutrição.
USO DE UM COMPOSTO OU UM EXTRATO OBTIDO A PARTIR DO FUNGO PYCNOPORUS SANGUINEUS NA PREPARAÇÃO DE UMA
Uso de um composto ou um extrato obtido a partir do fungo pycnoporus sanguineus na preparação de uma composição nutracêutica, medicamento, suplemento, alimento funcional e/ou composição fitoterápica para redução de gorduras ou índices lipídicos
A presente invenção descreve o uso de compostos (cinabarinas) ou extratos obtidos a partir do fungo Pycnoporus sanguineus na preparação de composição nutracêutica, medicamento, suplemento, alimento funcional e/ou composição fitoterápica para redução de índices de triglicerídeos e colesterol plasmáticos em mamíferos. Em uma concretização, os compostos obtidos a partir de um extrato de Pycnoporus sanguineus e/ou seus extratos são utilizados. A presente invenção se situa nos campos da biotecnologia, da bioquímica, saúde e medicina
USO DO EXTRATO DE PLINIA TRUNCIFLORA (O. BERG) KAUSEL
Uso do extrato de plinia trunciflora (o. Berg) kausel
A presente invenção descreve uso de extrato de Plinia trunciflora (O. Berg) Kausel no preparo de diferentes composições como nutracêutica, farmacêutica, fitotérapica, suplementos alimentares e alimentos funcionais. Especificamente, a presente invenção compreende o uso do extrato para controle de colesterol, triglicerídeos e aumento de leucócitos e linfócitos em condição de hiperglicemia e, ainda mais especificamente, o uso do extrato para preparo de composição farmacêutica para tratar complicações na Diabetes Mellitus.
VASSOURA COM REFIL DE CERDAS
Vassoura com refil de cerdas
O presente modelo de utilidade se refere a uma vassoura com refil de cerdas dotada de geometria capaz de permitir a troca de cerdas, em forma de refil total ou parcial das cerdas desgastadas. O modelo de utilidade apresenta como vantagens em relação ao estado da técnica uma construção simples, podendo ser obtida totalmente a partir de material de garrafas PET recicladas e com a possibilidade de substituição de refil das cerdas gastas sem o descarte do equipamento completo, reduzindo o custo de uso e a poluição do ambiente. O presente modelo de utilidade pertence ao campo da indústria de utensílios domésticos, reciclagem, engenharia mecânica, engenharia de materiais e química.
Vetores Biológicos Heterólogos
Vetores biológicos heterólogos, processo de produção de celulases, composição enzimaticamente ativa, uso de composição e método de modificação de tecidos.
A presente invenção descreve vetores, células, processo de produção, método de expressão, composição e uso de composição compreendendo ceIuIases e método de modificação de tecidos utilizando ceIuIases obtidas a partir de R.