Projetos de pesquisas / UNISC
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A judicialização da saúde na Corte IDH
Mapeamento dos critérios interpretativos e dos standards protetivos e sua interrelação com os grupos em situação de vulnerabilidade
A judicialização da saúde não é matéria pacífica nos países da América Latina, divergência que se verifica, também, na Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde, mesmo após o Caso Poblete Vilches e outros vs. Chile, de 2018, no qual reconheceu a tutela do direito à saúde de forma autônoma, este caso e os posteriores receberam votos dissidentes. Ademais, quando da justiciabilidade direta do direito à saúde, observa-se, em sua maioria, casos em que figuram como vítimas grupos em situação de vulnerabilidade, o que reflete a sua coligação. Assim, analisa-se e mapeia-se os casos que envolvem a judicialização da saúde após 2018, a fim de identificar se há uma interrelação dos critérios interpretativos e dos standards protetivos fixados pelo Tribunal Interamericano naqueles que envolvem a justiciabilidade direta do direito à saúde com a proteção de grupos em situação de vulnerabilidade, isto é, verificar se a noção de vulnerabilidade contribuiu para a consolidação dessa judicialização, evidenciando a relevância da garantia dos direitos sociais como condição de possibilidade à superação da situação de desigualdade socioeconômica e de discriminação estrutural.
A literacia midiática digital na prática docente do Ensino Médio em escolas de Santa Cruz do Sul-RS
Caracteriza-se pela emergência dos media digitais
A cultura contemporânea, denominada por alguns autores de cibercultura, se caracteriza pela emergência dos media digitais, pela manipulação de informações binárias e pelo fluxo de mensagens planetário, multimodal e bidirecional, em que o receptor se torna, também, um potencial emissor (LEMOS, 2004). O impacto deste processo é vivenciado por diferentes campos do saber, incluindo a Educação, o que exige dos gestores e professores uma atualização das práticas pedagógicas e até mesmo o rompimento de alguns paradigmas. Quando falamos na docência no Ensino Médio, torna-se latente refletir acerca da chamada “literacia digital”, não tanto no que tange às questões técnicas, pois estas os jovens da Geração Z (que nasceram entre 1997 e 2010 e vivem de forma hiperconectada) já dominam, mas sim no que se refere a competências e habilidades adequadas ao contexto, que qualifiquem a formação intelectual desses estudantes – o que, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aparece sob designação do termo “competências para o século XXI”. Para que isso seja viabilizado, é fundamental o engajamento dos professores, que assumem papel de mediadores em sala de aula. Frente a tal cenário, e considerando a relevância dos conteúdos midiáticos no processo de ensino-aprendizagem, propomos, nesta pesquisa, compreender como a literacia midiática digital é abordada nas práticas pedagógicas dos docentes de Ensino Médio de escolas de Santa Cruz do Sul-RS. Como metodologia, prevemos a aplicação de questionários e a realização de grupos focais.
A Política de Ampliação das Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral no Brasil (2016-2024)
Narrativas de experiência e de resistência na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul
O tema deste projeto é a Política Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (PFEMTI), instituída no contexto da reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). Buscase compreender e problematizar as narrativas de professores e gestores de escolas de Ensino Médio da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, particularmente no que diz respeito à experiência ou à resistência a esta política. Como objetivos específicos, almeja-se: a) identificar e analisar a presença e a influência de Organizações Sociais ou de Institutos vinculados ao setor empresarial no currículo do Ensino Médio de Tempo Integral das escolas participantes da pesquisa; b) compreender as principais mudanças ou efeitos do PFEMTI na experiência de escolas que implementaram a política; c) analisar os enunciados das principais proposições que caracterizam o discurso oficial a respeito do PFEMTI; d) compreender como estes enunciados são recontextualizados nas escolas, isto é, como seus sujeitos interpretam e ressignificam os dispositivos normativos ou instrucionais do Ensino Médio de Tempo Integral no campo da prática; e) identificar as principais razões de resistência ao PFEMTI no estado do RS.
Administração pública digital no Brasil no século XXI
Possibilidades inovadoras, desafios para um regime jurídico adequado e contribuições às políticas públicas
O Governo digital ou administração pública digital compreende uma política pública de modernização da Administração Pública, baseada na inovação tecnológica e suas plataformas como a blockchain e a inteligência artificial e os algoritmos, o uso de software e hardware, no armazenamento de dados, na transparência, na otimização dos fluxos e tramitação dos processos e na regulação dos meios, entre outros. Todas essas transformações tem impostos aos poderes públicos inúmeros desafios, tais como: lidar com a diversidade legislativa que regula o uso de tecnologias digitais no setor público, manter seu quadro legal e regulatório atualizado, o governo precisa, também, complementar a cultura legalista através da promoção de uma mentalidade política mais inovadora, dirigente e ágil, permitindo ao setor público identificar as transformações digitais aproveitando suas potencialidades. Para além disso, é necessário pensar diretrizes para o uso da inteligência artificial no âmbito da administração público através de um regime jurídico adequado aos desafios do sec. XXI. No caso brasileiro, discute-se as potencialidades da administração pública digital para contribuir ao tema das políticas públicas, analisando inclusive experiências exitosas como é o caso da segurança pública. Contudo, a presente pesquisa também quer apontar os possíveis entraves, que vão desde um regime jurídico inadequado, a um cultura enraizada na estrita legalidade de no pouco compartilhando das informações públicos até o desafio da exclusão digital no Brasil, o que inviabilizaria muitos administrados de acessar tais serviços.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Personalizado
Abordagem com estilos cognitivos, agentes pedagógicos e internet das coisas - Fase 2
O projeto refere-se a uma infraestrutura computacional de um Ambiente Virtual de Aprendizagem personalizado (AVAP), incluindo: Agente conversacional e emocional (Dóris); Avaliação do AVAP com usuários dos estilos de aprendizagem, utilizando o software FaceReader, que captura e reconhece as expressões faciais dos usuários (alegria, tristeza, expectativa, indignação, surpresa, atenção, dúvida), combinado com o Eye Tracker, que possibilita realizar análise do caminho visual do usuário; Interação com o agente Dóris em linguagem natural falada, com uso da tecnologia Watson da IBM; Integração de um módulo de recomendação de conteúdos para o AVAP, com a inclusão de conteúdo na base de conhecimento do sistema de forma automatizada; Uso de recursos de Internet das Coisas (IoT), com vestíveis para auxiliar na compreensão dos estilos de aprendizagem dos usuários; Validação com usuários voluntários do uso de um eletroencefalograma (EEG) e do equipamento Neurosky para avaliar a função mental de atenção em atividades analógicas e digitais, incluindo vídeos. Estudos complementares envolvem análise da experiência do usuário (user experience) na interação com o AVAP e com os equipamentos de EEG
Aprendizagens interculturais com os Guarani e Kaingang na educação básica
Diálogos educativos entre as escolas e as etnias
O projeto de pesquisa tem como objetivo compreender processos educativos interculturais que promovam abertura a outros modos de interrogar a educação das infâncias. De modo específico, busca-se aprofundar estudos ameríndios e refletir sobre os modos de estar sendo de indígenas e não-indígenas, a fim de estabelecer um diálogo intercultural em torno da escolarização das infâncias. A problematização da pesquisa está na busca de encontrar diálogos educativos entre a escola e as etnias Guarani e Kaingang, no sentido de proporcionar aos professores um material pedagógico sólido, que possam utilizar para efetivar a Lei n. 11.645/2008 e ampliar os aprendizados das crianças e dos jovens, na direção de uma valorização de nossas próprias raízes identitárias. Optamos por uma metodologia baseada nos círculos de cultura, segundo Paulo Freire (2011) e na pesquisa participante, segundo Brandão (1999), a serem desenvolvidas de modo compartilhado na vivência como percurso intercultural de produção de saberes e conhecimentos. A intenção é aprofundar estudos em torno da relação entre educação básica e processos de aprendizagens interculturais que considerem a inseparabilidade entre corpo, linguagem e mundo nos processos graduais de aprender a co-existir
Articulação intersetorial para proteção de crianças e adolescentes contra a violação de direitos
O objetivo geral é estudar as estratégias para o enfrentamento das violações...
O tema do projeto é a violação dos direitos de crianças e adolescentes e a articulação intersetorial de políticas públicas. O objetivo geral é estudar as estratégias para o enfrentamento das violações de direitos baseados na teoria da proteção integral. Os objetivos específicos são: analisar o contexto das violações de direitos; sistematizar a legislação e os parâmetros para a articulação intersetorial de políticas públicas de atendimento, proteção e justiça. O problema questiona como o reordenamento das políticas públicas podem contribuir para a garantia dos direitos fundamentais no Brasil. A hipótese destaca que a articulação intersetorial das políticas públicas pode alcançar maior eficiência mediante a formulação de diagnóstico, fluxos de encaminhamento e capacitação integrada da rede. Busca-se como resultado o desenho metodológico de processos de formulação de diagnóstico rápido e participativo das políticas públicas em âmbito local; a formulação de fluxos de encaminhamento de crianças e adolescentes considerando as responsabilidades setoriais e intersetoriais e o levantamento dos conteúdos básicos para capacitação da rede de atendimento.
As tecnologias da comunicação sob o enfoque dos Estudos Culturais
Elaboração de proposição teórico-metodológica
A pesquisa está construída na direção de uma agenda de estudos que privilegia as relações entre Tecnologia, Comunicação e Cultura e suas implicações político-culturais, com vistas a compreender a onipresença das tecnologias da comunicação e suas implicações na materialidade e na subjetividade presente nas práticas sociais. Outrossim, almeja-se a apropriação e a incorporação de recentes discussões e o aprimoramento de desenhos metodológicos para pesquisa relacionada às imbricações de Tecnologia, Comunicação e Cultura para áreas da graduação e da pós-graduação de atuação desta candidata ao pós-doutoramento. Tem-se como metas a difusão do conhecimento por meio de publicações científicas. Como resultados, busca- -se a ampliação das redes de cooperação interinstitucionais e internacionais, impactar positivamente na docência, na pesquisa e na extensão universitária e a construção de conhecimento para as áreas de Planejamento Urbano, Regional e Demografia (PURD), de Letras e de Comunicação.
Avaliação da capacidade cardiorrespiratória, levantamento de sintomas/sequelas persistentes...
relação com a capacidade de exercício em pacientes acometidos do Covid-19: um estudo de seguimento
A doença ocasionada pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é uma emergência de saúde pública, com desfechos de morbimortalidade. Indivíduos acometidos por COVID-19 relatam sintomas persistentes sugerindo uma Síndrome da COVID Longa, caracterizada por incapacidade prolongada, disfunção muscular, fadiga, dor e dispneia, No entanto, não há estudos sobre as complicações cardiorrespiratórias, sintomas persistentes e sequelas em sobreviventes da COVID-19 bem como de seu impacto na capacidade funcional. Estudo observacional e longitudinal objetiva determinar o impacto dos sintomas e sequelas persistentes sobre a capacidade cardiorrespiratória, física, funcional e estado mental pós COVID-19. Os pacientes serão submetidos: Avaliação clínica e desfecho reportado pelo paciente sobre sintomas e sequelas persistentes; medição da função cardiorrespiratória; quantificação da capacidade funcional. Após um ano de avaliação, todos os pacientes serão reavaliados quanto a condição clínica, cardiorrespiratória e capacidade funcional. Acreditamos que os sobreviventes da COVID-19 apresentarão função pulmonar prejudicada, redução na capacidade funcional e maior incidência de sintomas mentais e comorbidades logo após o período de manifestação da doença, quando comparados após 1 ano de seguimento onde esperamos encontrar uma recuperação capacidade funcional e status mental.
Células de combustível microbianas em wetlands
Construídos com processos oxidativos avançados no tratamento de efluentes urbanos
Desde 2014, o grupo de Ciência e Tecnologia Ambiental da UNISC, sob minha coordenação, vem integrando também o Grupo Wetlands Brasil, do qual atuo como membro do conselho editorial do Boletim Semestral e da comissão de organização do Simpósio Brasileiro Sobre Wetlands Construídos (evento bianual, que já ocorreram seis vezes, na UFSC, UTFPR, UCBD em Campo Grande, UFMG, UFSC e FEEVALE). A continuidade das pesquisas propõe, portanto, Sistemas Integrados de Tratamento de Efluentes urbanos combinando processos oxidativos avançados com soluções baseadas na natureza.
Cidade vivida: a política habitacional vista a partir do cotidiano dos moradores das periferias
Modos de existência forjados pelos habitantes das periferias urbanas
Esta pesquisa busca compreender as diversas formas de significar e construir a cidade, trazendo para o centro da análise os modos de existência forjados pelos habitantes das periferias urbanas ao fazer a cidade. Desta forma, objetiva-se perceber como se dão as disputas e resistências que decorrem do encontro entre a norma instituída por meio das políticas públicas e as estratégias de existência e sobrevivência dos moradores. Tomando como recorte espacial dois conjuntos habitacionais construídos através do Programa Minha Casa Minha Vida nas cidades de Pelotas e Santa Cruz do Sul, pretende-se analisar as distintas formas de habitar construídas por esses grupos desde o período de instalação dos conjuntos até o presente. A metodologia da pesquisa envolverá procedimentos quanti e qualitativos para a coleta de dados, incluindo a aplicação de questionários, análise documental, entrevistas semiestruturadas com moradores e observações diretas nos conjuntos habitacionais. O projeto será desenvolvido por meio de uma rede interinstitucional de pesquisadores formada por docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional/UNISC e de Antropologia/UFPEL.
Cidades inteligentes sustentáveis: ecossistemas de inovação e indústria 5.0
Estratégias para o desenvolvimento e avaliação de cidades inteligentes sustentáveis
No contexto das cidades inteligentes há um crescente entendimento que a aplicação de tecnologias auxilia no fomento econômico das cidades e que o ambiente de cidades inteligentes impulsiona ecossistemas de inovação, unindo diferentes forças a partir de atividades de criação de conhecimento. Pesquisas apontam que projetos de cidades inteligentes devem considerar questões sociopolíticas e culturais além das questões relacionadas a própria tecnologia em si. Assim, estas não dependem apenas de infraestrutura física e tecnológica, mas também de capital humano e relacional. Este projeto de pesquisa tem como objetivo propor estratégias para o desenvolvimento e avaliação de cidades inteligentes sustentáveis no contexto de um ecossistema de inovação e a partir das tecnologias habilitadoras da Indústria 5.0, inserindo o ser humano como agente da mudança, visando contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação. A partir de uma revisão sistemática da literatura ou entrevistas com conselhos regionais, se buscará estratégias mais assertivas para o desenvolvimento de cidades inteligentes sustentáveis e um framework acerca dessas estratégias deverá ser desenvolvido. Ainda, buscará se desenvolver indicadores de avaliação das ações desenvolvidas no âmbito de cidades inteligentes sustentáveis e a aplicações de suas tecnologias.
Cidades Médias, Gestão Territorial e Desenvolvimento Regional
Análise das redes de gestão pública e privada e sua relação com a dinâmica de desenvolvimento em regiões do Rio Grande do Sul
O projeto busca dar continuidade à pesquisa que vem sendo desenvolvida, com apoio do CNPq, sobre o policentrismo e a importância das cidades médias nos processos de desenvolvimento regional. O objetivo é compreender a centralidade que as cidades médias possuem e o papel que elas desempenham nas dinâmicas de desenvolvimento regional. Esse papel, se evidencia através das relações espaciais que essas cidades estabelecem, por meio da gestão territorial pública e privada, no território regional e nas redes urbanas onde estão inseridas. Entre essas relações estão aquelas realizadas pelas cidades médias, através das redes de gestão pública, advindas da atuação descentralizada do Estado, em suas instâncias federal e estadual, e as redes de gestão privada, resultantes das estratégias e ações das empresas multilocalizadas e do funcionamento do Mercado no espaço geográfico. O projeto tem o propósito de continuar a reflexão teórica e metodológica sobre a importância das cidades médias e das redes urbanas regionais para a dinâmica de desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul.
Cidades Pequenas, Dinâmicas Socioespaciais e Desenvolvimento Regional no Brasil (Rede Mikripoli)
Melhor qualidade de vida para seus habitantes
No Censo Demográfico de 2022, 90% das sedes municipais do Brasil possuíam menos de 50 mil habitantes, com uma ampla diversidade urbana, populacional, ambiental, econômica e cultural. São espaços que apesar das similitudes, possuem singularidades que precisam ser estudadas para que políticas públicas específicas possam ser construídas, de forma a contribuir com um desenvolvimento regional sustentável e proporcionar melhor qualidade de vida aos seus habitantes. Assim, pretende-se estudar as pequenas cidades a partir da sua relevância para o desenvolvimento regional e construir estudos comparativos, considerando diferentes regiões intermediárias. A pesquisa será realizada em caráter multicêntrico, que impõe a utilização ampla de uma base de dados secundários acessível aos pesquisadores da Mikripoli. Estes dados serão tabulados, mapeados e analisados, quali-quantitativamente, de forma a permitir estudos comparativos. O Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos e Regionais (GEPEUR) da UNISC participa dessa pesquisa nacional analisando as cidades pequenas de Rio Pardo, de Sobradinho e de Encantado, na Região Intermediária de Santa Cruz do Sul- -Lajeado, conforme regionalização definida pelo IBGE.
Comportamento cardiometabólico e da aptidão cardiorrespiratória
Avaliação da transição da idade escolar até a vida adulta
Sobrepeso e obesidade, alterações em biomarcadores cardiometabólicos e baixos níveis de aptidão cardiorrespiratória são condições encontradas em brasileiros durante a infância e adolescência. No entanto, permanecem lacunas sobre a evolução ao longo do tempo até a idade adulta e o papel da aptidão cardiorrespiratória na moderação entre obesidade e alterações cardiometabólicas. Desta forma, se pretende avaliar o comportamento de marcadores cardiometabólicos e de aptidão cardiorrespiratória em um intervalo de onze anos, desde a fase escolar até o jovem adulto. A partir de uma coorte ambispectiva, serão contactados 200 adolescentes e jovens adultos (18 e 28 anos de idade) que participaram de avaliação em 2011-12 e que serão convidados a participar de reavaliação. O processo de amostragem será aleatório simples, por sorteio a partir do banco de dados da pesquisa “Saúde dos escolares – Fase III”. Serão reavaliados em 2022-23 (follow-up), onze anos após dados de baseline, os seguintes marcadores: dados sociodemográficos, de estado nutricional (índice de massa corporal, percentual de gordura, circunferência da cintura e razão cintura estatura), marcadores cardiovasculares (pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica e frequência cardíaca de repouso), nível de aptidão cardiorrespiratória, marcadores bioquímicos (glicemia, insulina, triglicerídeos, lipoproteína de alta densidade, ácido úrico e enzimas aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase). Dados serão registrados em software, sedo realizadas estatísticas descritivas e analíticas. Análise dos agrupamentos serão realizados por meio da análise fatorial, de moderação por regressão logística binária e da criação do escore de risco cardiometabólico por modelos de regressão multiníveis lineares, quadráticos ou cúbicos.
Cuidados com a saúde mental infantil em escolas da rede municipal
Cuidados com a saúde mental infantil
A saúde mental infantil envolve aspectos emocionais, sociais e comportamentais e os ambientes onde a criança está inserida colaboram para o desenvolvimento da saúde mental. A escola além de ser um centro de produção de conhecimento é o local onde as crianças permanecem grande parte do seu tempo, sendo um espaço propício para se trabalhar a educação em saúde mental. Este estudo tem como objetivo geral, analisar as práticas e processos de cuidados com a saúde mental infantil em escolas da rede municipal de Santa Cruz do Sul-RS e Teresina-PI e propor ações coletivas de intervenção. Trata-se de uma pesquisaintervenção, utilizando-se de entrevistas com gestores e professores, assim como de rodas de conversa em três escolas de cada município envolvido. Os dados produzidos serão analisados a partir do método de análise de conteúdo tal como proposto por Laurence Bardin. Através de um trabalho integrado entre pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS e professores da rede municipal, dos municípios envolvidos, almeja-se a construção de produção técnica/ tecnológica voltada a promoção da saúde mental infantil no âmbito da Educação Básica.
Desenvolvimento de software para melhoria do lucro e da rentabilidade
Base na aplicação da Teoria das restrições na gestão estratégica
O projeto constatou que a Teoria da Restrições (TR) deve ser considerada nas estratégias de negócio para melhoria do lucro e rentabilidade. Nas 4 empresas estudadas, a atuação assertiva sobre as restrições favoreceu o aumento do ganho financeiro. A partir do modelo conceitual resultante da pesquisa, entendeu-se que tal desempenho pode ser previsto e controlado. Assim, o objetivo geral é desenvolver o MVP de software para melhoria do lucro e rentabilidade com base em estratégias de atuação sobre restrições de negócios. Inicialmente, por meio de planilha de Excel, será equacionado um algoritmo de previsão do lucro e rentabilidade, resultando em um modelo preliminar de projeção de resultados econômico-financeiros a partir de estratégias sobre restrições. Com base em uma amostra de estratégias implementadas em 23 exercícios financeiros, será analisada e ajustada a correlação entre os resultados projetados na planilha e os realizados nestes exercícios, visando obter um erro padrão aceitável. Esta base de dados é oriunda de 7 empresas da região onde o autor possui acesso a dados em nível estratégico. A planilha, uma vez validada, será traduzida num software a ser desenvolvido pelo próprio autor. Desta forma, o produto não ficará restrito às empresas da pesquisa, mas ganhará possibilidade de escala. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa.
Desenvolvimento de Tecnologias Analíticas Inovadoras
Análise de amostra de solo e tecido vegetal.
Este projeto de pesquisa enfoca o desenvolvimento de metodologias analíticas inovadoras, aplicando os princípios da química analítica verde. Para isso, são desenvolvidos métodos de espectroscopia molecular na região do infravermelho e análise de imagens digitais, associados a modelos multivariados de classificação e calibração, que se caracterizam pela alta frequência de análise, baixo custo, ausência de reagentes químicos e não geração de resíduos perigosos. Nesta fase do projeto, estamos realizando a análise de amostras de solo e tecido vegetal, utilizando modelos multivariados de calibração com dispositivos móveis para a determinação direta de variáveis de interesse agronômico, tais como a concentração de carbono, nitrogênio, matéria orgânica, argila, silte e areia.
Desenvolvimento de tecnologias analíticas limpas
baseadas em GC/FID, GC/MS, FTIR e quimiometria para autentificação e controle de qualidade de óleo essencial, co-produtos e resíduos
A produção de óleos essenciais na país está em ascensão; no entanto, é essencial estabelecer um padrão de qualidade e perfil químico para esse óleo, juntamente com um serviço de análise contínua. Esta pesquisa tem como objetivo analisar vários perfis de óleos essenciais provenientes de diferentes regiões. As análises serão conduzidas por cromatografia gasosa e espectroscopia para desenvolver uma metodologia rápida, econômica e limpa. Além disso, através da análise da composição, o objetivo é valorizar os resíduos gerados por essa cadeia, beneficiando ainda mais a sustentabilidade e a otimização de recursos dentro da indústria oleoquímica.
Desvelando Comportamentos Humanos de Colaboração, Interação, Cocriação e Oportunismo
Análise etnometodológica da geração de valor nos setores Público e Privado
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo uma análise nas organizações públicas e privadas por meio de uma abordagem interpretacionista com base na Etnometodologia como método para geração de significados da vida cotidiana. É fundamnetado nas áreas de marketing e dos Estudos Organizacionais, dos sentidos de trabalho superficiais e profundos e dos contextos públicos e privados de trabalho enquanto geradores de significados e valores. Busca-se, neste sentido, promover uma leitura de comportamento humano nas organizações brasileiras, em busca de uma proposta de análise adequada aos contextos e sentidos nacionais. Com base em preceitos de colaboração, interação (cocriação de valor) e oportunismo, busca-se identificar a sutileza entre as práticas genuínas do trabalho cocriado e colaborativo em contraste com os modelos que na verdade usam do oportunismo nas relações de trabalho. Extrapola-se a análise, quando pertinente, para o contexto dos tomadores destes serviços públicos ou privados.
Diagnóstico precoce de infecções relacionadas a cateteres venosos
Utilizando imagens
As infecções de corrente sanguínea (ICS) decorrentes do uso de cateteres venosos podem ocasionar desfechos clínicos desfavoráveis, e apesar de todos os Bundles de prevenção de infecção preconizados e das tecnologias já disponíveis para cateterismo venoso, não há prevenção total das complicações infecciosas. Assim, é relevante o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no diagnóstico precoce das infecções no sítio de inserção dos cateteres antes do surgimento das manifestações clínicas. Um método que tem se mostrado preciso, simples e econômico para avaliação de várias áreas corporais com aplicação clínica, uma vez que a temperatura da pele e tecidos subcutâneos podem refletir resposta inflamatória, é a termografia por infravermelho, podendo ser possível antecipar a infecção e proporcionar o tratamento precoce. Assim, este projeto tem como objetivo validar o uso da imagem de termografia por infravermelho em dispositivo móvel na detecção precoce de processos inflamatórios sugestivos de infecção nos sítios de inserção de cateteres venosos. Tem-se como hipótese que por meio da análise de assimetria térmica entre o sítio de inserção e ponto contralateral ao cateter, a imagem termográfica possa auxiliar a discernir se existe uma complicação do cateter venoso, como infecção.
Diversidade de gênero na gestão das cooperativas de agronegócio do Rio Grande do Sul
Investigar as consequências e os impactos sociais da diversidade de gênero...
Assim como o mundo, o cooperativismo está em constante transformação. A diversidade de gênero nas organizações pode ser observada por meio de quatro aspectos: gênero do presidente, participação feminina nos órgãos de gestão (conselho de administração, conselho fiscal e diretoria executiva). O estudo tem como objetivo: investigar as consequências e os impactos sociais e econômicos da diversidade de gênero nas cooperativas de agronegócio do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia consistiu em verificar a disponibilidade de dados junto ao sistema Ocergs/Sescoop-RS e uma pesquisa survey. A população da pesquisa é composta pelas cooperativas agropecuárias do estado do Rio Grande do Sul, conforme Sescoop/RS (2020). Como resultados procurou-se conhecer a diversidade de gênero no contexto das transformações nas cooperativas. Assim, espera-se identificar os cargos gerenciais ocupados por mulheres em cada cooperativa.Na sequência, identificar a influência da diversidade de gênero nas relações de verticalidade e horizontalidade no processo de produção e comercialização na cadeia produtiva das cooperativas.
Docência, linguagem e tecnologias: tecendo redes com a Educação Básica
Reflexões para a constituição, fortalecimento e cooperação.
Docência e campos de atuação de professores em exercício e em formação, suas linguagens e tecnologias compõem o tema deste projeto. A questão de pesquisa é: Como vem sendo experienciada e compreendida a docência por professores/ as das licenciaturas da UNISC, de licenciandos/as e de colegas que já atuam na Educação Básica? Investigar concepções de docência e como ela se constitui, mediada por multimodalidades de linguagens e tecnologias, configura o seu objetivo geral. A metodologia está concebida como qualitativa, adotando a estratégia da cartografia e as técnicas de grupos focais, não excluindo outras possibilidades. Os campos empíricos envolvem os cursos de licenciatura da UNISC e as articulações da universidade com escolas da Educação Básica. Estudos acerca da linguagem, tecnologias e docência na ação e formação de professores formam a base teórica desta pesquisa. Considerando esses recortes conceituais, a pesquisa será realizada articulando diferentes áreas do conhecimento e a circularidade da pesquisa, ensino e extensão. A expectativa é contribuir com reflexões para a constituição e fortalecimento de redes de cooperação em torno de propostas educativas que visem oportunidades de aprendizagem ao longo da vida no contexto contemporâneo de inovações.
Educação em saúde: realidade, reflexões e intervenções em escolas da zona rural
Estratégias e Ações de educação em Saúde.
A educação em saúde é um processo que auxilia na construção dos saberes em saúde, contribui para a autonomia das pessoas, visando cuidados conforme suas especificidades. Ações de educação em saúde na zona rural, nas escolas, são de suma importância, considerando diferenças culturais, de saúde e trabalho em relação a espaços urbanos e que podem interferir no processo saúde, doença dessa população. O objetivo da pesquisa é analisar, sob a perspectiva dos Determinantes Sociais de Saúde e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as estratégias e ações de educação em saúde em escolas rurais, propor e elaborar produtos técnicos e intervenções educativas em saúde. É uma pesquisa-ação, em quatro escolas rurais de municípios do RS, com alunos do nono ano; familiares, professores e gestores da escola, profissionais de saúde, secretários municipais de educação e da saúde, totalizando 144 participantes. Primeiramente ocorre a coleta de dados e, a partir da análise dos mesmos, são planejadas e implementadas, juntamente com a comunidade escolar, ações educativas e produtos técnicos. Ressalta-se a proposta da criação de um grupo condutor nos municípios para a continuidade das atividades.
Educação, Biopolítica e produção da branquitude no Brasil
Análise da educação enquanto dispositivo de governamentalidade biopolítica
O projeto tem como objetivo a análise da educação enquanto dispositivo de governamentalidade biopolítica no processo de construção de subjetividades raciais no Brasil, nomeadamente a construção da branquitude. Entende-se a emergência da biopolítica e da produção da branquitude como processo de racialização do Estado-nação, iniciado no contexto de constituição das narrativas identitárias embasadas no racismo científico, na segunda metade do século XIX em diante, e seus desdobramentos no racismo estrutural. O racismo estrutural organiza o regime de verdade sobre o corpo-espécie da população, o imaginário sobre a raça e a nacionalidade, processo que entendemos ter sido efetivado a partir da era Vargas (1930), quando da construção do mito ou ideologia da democracia racial, entendida aqui como dispositivo de segurança que organiza as relações raciais no Brasil sob a égide da inexistência do racismo. Dentre as instituições acionadas pela biopolítica do Estado brasileiro a partir dos anos 1930, destacamos a educação, ou melhor, os processos de educabilidade, entendidos como mais amplos do que aqueles instituídos pela escolarização. Ao colocar estas questões, o projeto visa contribuir com os estudos sobre educação, racismo e biopolítica no Brasil, sobretudo com o papel da educação enquanto dispositivo neste processo de construção da branquitude e da narrativa identitária nacional.
Educação, Saúde e Tecnologias
a produção de sujeitos saudáveis por meio do discurso de controle de riscos
A pesquisa parte do interesse de melhor entendimento dos efeitos educacionais emergentes do aumento da utilização de aplicativos de autocuidado e controle de riscos a partir da COVID 19. Acredita- -se que durante o período de controle espacial, marcado pelo isolamento e distanciamento social, o uso de tecnologias de informação associadas à saúde foi potencializado e, portanto, novos modos de ser e de educação em/para a saúde emergiram. O objetivo do estudo consiste em compreender e tensionar processos de educação associados à produção de sujeitos saudáveis por meio do discurso de controle de riscos a partir de tecnologias, no contexto da formação universitária e da Atenção Primária e secundária em Saúde. Para tanto, intenta-se promover o desenvolvimento de dados que indiquem, ou não, o aumento da utilização de aplicativos digitais, após o surgimento da Covid-19. Ainda, almeja-se a catalogação dos aplicativos mais usados por acadêmicos e usuários da Atenção Primária e secundária em Saúde, no município de Santa Cruz do Sul, o tensionamento dos discursos da saúde e do controle de riscos em articulação ao conceito de biopolítica, pelo viés da educação, e, por último, o desenvolvimento de tecnologia digital capaz de auxiliar ações de educação em/para a saúde e os serviços de saúde do município.
Entre muros, celas e comida
Educação, trabalho prisional e direitos humanos no presídio regional feminino de Rio PardoRS
A presente pesquisa tem como objetivo compreender quais saberes são desenvolvidos no trabalho prisional no âmbito da alimentação, como são produzidos e quais são seus sentidos e potencialidades para a reinserção social e profissional de mulheres após o cárcere. Os objetivos específicos são: explicar as características da organização do trabalho em contextos de privação de liberdade, identificando o que os hábitos, processos e práticas relacionadas ao preparo de alimentos comunicam; compreender os sentidos e percepções do trabalho na cozinha como oportunidade de reinserção social e profissional tanto durante quanto após o cárcere; identificar como e onde ocorre a reinserção de mulheres que trabalharam nas cozinhas no mercado de trabalho, seja em liberdade ou condicional, e entender o efeito ressocializador do trabalho prisional. O campo empírico é o complexo prisional feminino de Rio Pardo/RS. Semanalmente, através de procedimentos etnográficos, com observação participante, registros em diário de campo e entrevistas semiestruturadas, colaboramos com as cozinheiras. Os dados serão sistematizados, categorizados e analisados com base na Análise Textual Discursiva, para compreender os saberes emergentes na interseção entre trabalho, alimentação, e educação, buscando entender os sentidos e potencialidades a partir do trabalho e da alimentação nesse contexto específico.
Ficorremediação e Bioprodutos: microalgas como uma alternativa de desenvolvimento sustentável
Soluções sustentáveis a partir do emprego de microalgas.
A proposta busca o desenvolvimento de soluções sustentáveis a partir do emprego de microalgas, cultivadas em meios convencionais e alternativos como águas residuárias (urbanos e industriais), com aplicabilidade para o uso da biomassa. A água tratada será monitorada com relação aos parâmetros físico-químicos e ecotoxicológicos esperados para o descarte. Os produtos da biomassa serão: extratos proteicos, hidrolisados, monossacarídeos, estimulantes de germinação, biopolímeros e biocombustíveis. Vários destes produtos estão sendo desenvolvidos por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental. O sistema prevê o estudo de cepas de microalgas nativas ou comerciais. Paralelamente aos estudos de cultivo e de aproveitamento da biomassa, também são desenvolvidos métodos de análise espectroscópicas e cromatográficas visando reconhecer a composição da biomassa, suas propriedades e a eficiência de tratamento dos efluentes, assim como, serão empregados métodos de análise de impacto dos processos de produção. Desta forma, visa-se encontrar uma solução ambientalmente amigável para a segurança dos recursos hídricos e agricultura, com potencial para desenvolver produtos e processos inovadores.
Integrando a pesquisa em leitura às práticas educacionais em contexto de ensino remoto e/ou híbrido
Enfrentar e minimizar os danos causados pela pandemia de Covid
O projeto é uma iniciativa do Programa de Pós- -Graduação em Letras, da Universidade de Santa Cruz do Sul, contemplado pelo Edital ProEdu FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021. Com o intuito de enfrentar e minimizar os danos causados pela pandemia de Covid, foi idealizado um material didático voltado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental que integrasse ferramentas digitais a práticas pedagógicas, com foco na LEITURA. Foram organizados quatro grupos de trabalho, divididos em Educação Infantil; ciclo de Alfabetização; 4o. ao 6o. ano e 7o. ao 9o. ano do Ensino Fundamental. Cada grupo de trabalho desenvolveu projetos pedagógicos, fundamentados na ciência da leitura e nos objetivos da BNCC. O material didático está disponível de forma online no site da Unisc e possui opção para download de forma gratuita. Para auxiliar os professores na aplicação do material pedagógico desenvolvido, organizamos cursos de formação para apresentação do conteúdo. Os cursos foram realizados de forma híbrida e estão disponibilizados no canal do Youtube do PPGL UNISC, para consulta e acesso dos educadores.
Intermidialidade: objetos, teorias, metodologias e práticas
Organizar os principais conceitos e taxonomias que possam ajudar a compor uma metodologia de leitura das mídias.
Observando o presente, é indiscutível o papel das mídias em todas as práticas sociais, espaço este que não é compreendido em sua complexidade. Compreender as especificidades das mídias e suas linguagens, bem como o papel das tecnologias, é essencial para alcançarmos o todo complexo das interações sociais e do sistema cultural. A Intermidialidade é este lugar interdisciplinar de estudo que analisa as relações entre as mídias, o que exige o conhecimento sobre seus elementos – suas linguagens, suas funções, seus efeitos. Este projeto de pesquisa é orientado por duas principais perspectivas: o estudo da Intermidialidade - teorias, metodologias, objetos e práticas de leitura das mídias, com o objetivo de organizar os principais conceitos e taxonomias que possam ajudar a compor uma metodologia de leitura das mídias. A segunda é uma aplicação da primeira na literacia midiática da Educação Básica, amparada nos documentos que orientam as propostas metodológicas para o ensino de “Linguagens” e “Linguagens e suas tecnologias”, áreas do conhecimento da BNCC. A partir do cotejo dessas vertentes, o projeto articula, assim, proposições metodológicas para a leitura das mídias na Educação Básica, no sentido de promover a cidadania efetiva.
Investigação analítica em biofluidos de novos biomarcadores metainflamatórios
Novas tecnologias de triagem e detecção precoce.
As doenças metainflamatórias são geradas pelo elo entre variáveis da síndrome metabólica e a repercussão inflamatória sistêmica como desfecho. São as doenças mais prevalentes, com maiores gastos para o sistema público de saúde e com o maior número de complicações. Exemplos clínicos comuns são: síndrome metabólica, obesidade, dislipidemias, diabetes mellitus, hipertensão e câncer. Diante da prevalência e impacto destas doenças, é emergencial o desenvolvimento de novas tecnologias de triagem e detecção precoce que sejam rápidas, de baixo custo, reprodutíveis e com baixa complexidade de operação. Para tal, a espectroscopia com transformada de Fourier no infravermelho médio (FTIR) atende estes requisitos e permite importantes abordagens, desde a quantificação simultânea de biomarcadores inflamatórios clássicos, a geração de novos biomarcadores baseados em espectroquímica (marcadores espectrais) e a triagem e estratificação direta dessas doenças de modo precoce. Desse modo, poderá ser utilizado diferentes biofluidos (sangue, urina, saliva) objetivando métodos não invasivos e de fácil coleta para serem analisados na espectroscopia FTIR. Posteriormente, com os dados espectrais adquiridos, serão criados modelos de machine-learning automatizados baseados em modelagens quimiométrica (disciplina que utiliza matemática e estatística para modelar dados químicos). Com estes modelos, os médicos terão sofisticadas ferramentas de quantificação de biomarcadores, triagem de doenças em estágios iniciais, estratificação de riscos e poderão instituir terapêutica/encaminhamento precoce.
Ler literatura: a mediação da leitura literária e a BNCC
Compreender a proposta de formação para a mediação de modo longitudinal.
Enquanto documento normativo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) implementa políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. Do ponto de vista da formação para a mediação da leitura literária, o documento traz fragilidades que buscamos investigar. O objetivo é compreender a proposta de formação para a mediação de modo longitudinal, atravessando as três etapas formativas da Educação Básica e não apenas em relação ao ensino da Literatura no Ensino Médio, a partir da Base componente curricular inserido enquanto integrante da disciplina de Língua Portuguesa. O estudo possibilitará a compreensão do processo, desde os campos de experiência na Educação Infantil até a área de Linguagens e suas tecnologias no Ensino Médio. Ainda, em consonância com os coletivos de professores que acompanham os projetos de extensão “A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica” e “Lendo as Mídias na Educação Básica: experiências, linguagens, tecnologias” pretendemos propor oficinas, cursos e espaços de formação para ampliar a compreensão e a vivência acerca do assunto.
Literacia algorítmica
Perspectivas para educação na era dos algoritmos e da inteligência artificial
Este projeto visa estudar o conceito de literacia algorítmica e as práticas pedagógicas desenvolvidas para produzir consciência e posicionamento crítico diante da plataformização das práticas sociais. Nos últimos anos o conceito de literacia algorítmica têm emergido como uma proposta que consolida estratégias pedagógicas para pensarmos a relação com sistemas algorítmicos. Neste sentido, a abordagem desenvolvida na pesquisa baseia-se nos Estudos de Plataforma, os Estudos de Ciência e Tecnologia e as pesquisas em torno da subjetivação. Almeja-se no contexto da investigação desenvolver trilhas para o entendimento de como algoritmos e sistemas de inteligência artificial condicionam o consumo informacional e cultural, e, a partir disso, entender como atuam nos processos de subjetivação. Assim, a partir da reflexão desenvolvida na pesquisa, busca-se propor práticas pedagógicas, conteúdos paradidáticos e ações problematizadoras que possam colaborar para encorpar o campo da literacia algorítmica. Assim, considera-se que este estudo tem potencial de contribuir para uma compreensão mais profunda das implicações das plataformas digitais e algoritmos na vida coletiva, assim como fornecer indícios para o desenvolvimento de estratégias educacionais para enfrentar esses desafios.
Monitoramento inteligente e tecnologias ambientais: alicerces para as eras digitais
Estudos sobre eras digitais.
Estudos sobre as eras digitais (4.0; 5.0; 6.0) crescem no mundo científico devido ao seu potencial de contribuição em inovações e melhorias nos sistemas de produção e operações. Restam lacunas de conhecimento sobre a atual mudança industrial, em especial como pode ocorrer o desenvolvimento sustentável da atual forma de produzir e viver na sociedade 5.0. Este projeto tem como foco a identificação da evolução teórica e prática de temas inerentes às eras digitais, suas relações com tecnologias ambientais e possibilidades de pesquisa e aplicação. Para alcançar o objetivo a abordagem da pesquisa será o Design Science Research (DSR) iniciando pela conscientização dos problemas reais e análise comparativa com o estado da arte. Para isto serão realizados estudos de campo e mapeamentos científicos com o uso de softwares bibliométricos. A partir destes estudos artefatos serão analisados para o desenvolvimento de sistemas inteligentes de monitoramento. As empresas parceiras serão o objeto para o desenvolvimento da pesquisa aplicada que inicia com a coleta de informações a respeito do uso de tecnologias ambientais e possibilidades de usos que promovam o desenvolvimento sustentável da organização e sociedade. A partir dos resultados encontrados pretende-se propor sistemas de monitoramento inteligente para o desenvolvimento sustentável nas eras digitais.
Narrativas hermanas
Aproximações e distanciamentos na produção contemporânea de escritoras brasileiras, argentinas e uruguaias
O presente projeto de pesquisa propõe um estudo comparativo da narrativa de autoria feminina do século XXI nos sistemas literários argentino, uruguaio e brasileiro, tendo como recorte inicial autoras nascidas nas décadas de 1970 e 1980 e cuja obra, publicada a partir dos anos 2000, esteja já consolidada no mercado editorial. Dentre as escritoras previamente elencadas para o estudo estão as brasileiras Carol Bensimon, Carola Saavedra, Natalia Borges Polesso e Tatiana Salem Levy, as argentinas Mariana Enríquez, Samanta Schweblin e Selva Almada, e as uruguaias Inés Bortagaray e Fernanda Trías. A partir da análise do corpus literário se buscará apontar movimentos de aproximação e distanciamento em termos de tema e estilo entre as narrativas estudadas, com vistas a esboçar um panorama que aponte algumas recorrências e tendências na autoria feminina produzida ao sul da América do Sul.
Neurogênese, práticas clínicas e saúde mental
Pesquisas e práticas clínicas
O conceito de neurogênese foi elaborado a partir de pesquisas que apontam para a formação de novos neurônios, ele é relativamente recente e controverso, no entanto, novos estudos demonstram que há formação neuronal contínua em partes específicas do cérebro. A partir disso, o presente trabalho visa compilar, sistematizar, investigar, problematizar e publicizar pesquisas e práticas clínicas que fomentem estratégias de enfrentamento das doenças neuropsicológicas que propiciem neurogênese. Investigaremos relatos de pesquisas recentes que apresentem e indiquem estratégias relacionadas à saúde mental e neuronal, na perspectiva de diferentes práticas clínicas, indexados nas bases de dados Scielo, BVS, MedLine, PsycInfo e PePSIC produzidos de 2012 a 2022. Visamos averiguar pretendemos averiguar, nos depoimentos de pacientes com problemas neuropsicológicos, quais são essas estratégias de enfrentamento desses transtornos e que possam estar ligados à neurogênese, ou seja, quais são as práticas e os sentidos construídos que viabilizam saúde mental e saúde neuronal, a partir de um questionário on-line semiestruturado aplicados em pacientes com transtornos neu ropsicológicos. Efetuaremos duas etapas, inicialmente realizaremos um estudo sistemático da bibliografia, constituiremos grupos de estudo e cursos de extensão com especialistas sobre a temática, posteriormente construiremos um portal com orientações neuropsicológicas. Posteriormente, aplicaremos um questionário em pacientes com problemas neuropsicológicos que verse sobre suas estratégias de enfrentamento da doença as quais analisaremos via analise discursiva.
O enfrentamento da escravidão contemporânea na perspectiva do trabalho digno
Interlocuções com a dignidade humana e os objetivos de desenvolvimento sustentável
A garantia de um trabalho digno aliado ao crescimento econômico apresenta-se como um grande desafio no cenário econômico contemporâneo e demanda a ação dos mais diversos atores sociais, incluindo a gestão pública e a iniciativa privada. Conciliar os fundamentos do Estado Democrático Brasileiro, de valorização do trabalho e da livre iniciativa é condição para a efetivação do trabalho decente e digno. No Brasil, o último ano desvelou uma realidade que já deveria estar superada a muito tempo: o resgate de trabalhadores em condições análogas a de escravo. Tais situações foram observadas nas mais diferentes regiões do país e nos mais diversos segmentos econômicos. Essa realidade colide frontalmente com o que estabelece o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n. 8 que, no item 8.7, preconiza a erradicação do trabalho forçado e com a escravidão moderna. As transformações dos meios de produção e os avanços tecnológicos poderiam indicar outra realidade. Entretanto, ainda há muito a avançar. É diante do cenário e dos números cada vez maiores de trabalhadores resgatados em condição análoga à de escravo e da constatação de inúmeras outras formas de escravidão moderna, questiona-se: de que forma é possível enfrentar e erradicar a escravidão contemporânea garantindo trabalho digno e dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras? Para responder ao problema de pesquisa adotar-se-á o método de abordagem dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica, objetivando identificar os entraves para a erradicação do trabalho escravo contemporâneo, nas suas mais variadas formas.
O federalismo brasileiro e a fiscalização prospectiva das políticas públicas
Suas interconexões com a governança multinível e o compliance público na esfera local – etapa I
A Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, passou a expressar um federalismo cooperativo e equilibrado, bem como fez previsão dos municípios como entes federativos, dotados de autonomia, com o desempenho das responsabilidades públicas melhor atribuídas, especialmente às autoridades mais próximas dos cidadãos. Assim, no contexto do federalismo brasileiro, a fiscalização prospectiva das políticas públicas surge como estratégia essencial para promover a transparência e a eficiência na Administração Pública, sendo que esta abordagem preventiva visa antecipar e evitar problemas potenciais, destacando a interconexão com a governança multinível, onde a colaboração entre as esferas federal, em todos os níveis de governo, é essencial para a eficácia da fiscalização. Desse modo, evidencia-se que a intersecção entre compliance, governança multinível e políticas públicas se tornou um tema de crescente relevância e complexidade atualmente, tendo em vista que à medida que as políticas públicas se expandem além das fronteiras de um único ente federativo, ou seja, são formuladas e/ou implementadas em diversos níveis de governo a eficácia da governança multinível e a conformidade com as regulamentações desempenham um papel fundamental para sua eficiência. De tal forma, a pesquisa propõe como tema uma análise e compreensão das dinâmicas do compliance público no contexto da governança multinível, identificando desafios, oportunidades e impactos nas políticas públicas na esfera local, a partir da Constituição de 1988.
O território da agroecologia: desafios e avanços para o desenvolvimento regional no Brasil
Investigação analítico-explicativa.
Nesta pesquisa buscar-se-á analisar os desafios e avanços do território da agroecologia para o desenvolvimento regional no Brasil. Constata-se que o modelo de desenvolvimento econômico construído a partir da década de 1950, com a adoção de pacote tecnológico foi pautado em uma política homogeneizadora que, por muitos anos, ocultou a capacidade de organização dos agricultores, retirando-os do poder de decisão e colocando-os como meros receptores de tecnologias e políticas. Desta forma, esse projeto de pesquisa caracteriza- -se como uma investigação analítico-explicativa cuja abordagem, formulação e resolução da problemática, bem como a análise e interpretação dos dados coletados alicerçam-se, dentre outras, nas contribuições teóricas e metodológicas desenvolvidas por Milton Santos. Entendemos que além de valorizarmos a produção do conhecimento, baseado nas contribuições científicas, produto da objetividade da ciência, também devemos considerar as contribuições empíricas e subjetivas presentes no movimento historicamente produzido pela sociedade.
O trabalho em plataformas digitais nas cidades médias do Rio Grande do Sul
Uma análise a partir das cidades de Santa Cruz do Sul e de Lajeado
O projeto apresenta uma proposta de pesquisa sobre uma condição cada vez mais presente nos mercados de trabalho das sociedades contemporâneas: o trabalho vinculado a plataformas digitais. Uma condição histórica de trabalho na qual os trabalhadores estão submetidos a formas “flexíveis” de inserção/permanência nos mercados de trabalho, mas, também, de atuação nos processos produtivos. Considerando a experiência de trabalhadores que atuam em plataformas digitais nas cidades gaúchas de Lajeado e de Santa Cruz do Sul, com a realização da pesquisa se pretende compreender como essas relações capitalistas de trabalho condicionam as formas de controle sobre os trabalhadores no processo de produção. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa orienta-se por uma perspectiva teórico-metodológica orientada pelo materialismo histórico e, para o levantamento dos dados, compreenderá a aplicação de questionários e a realização de entrevistas com trabalhadores que atuam em plataformas digitais nas cidades investigadas. Ao final, pretende-se argumentar que o trabalho em plataformas digitais está vinculado a novas formas de controle dos trabalhadores no âmbito do processo de trabalho, nas quais a inteligência artificial ganha proeminência na criação de uma cultura de individualização do controle fabril.
O uso das ferramentas de Inteligência Artificial nas empresas para o desempenho dos funcionários
Será uma Shadow IT?
Um estudo recente aponta que 43% dos indivíduos em empresas já utilizaram ferramentas de IA (como por exemplo, ChatGPT) para realizar tarefas no trabalho. Ayinde et. al. (2023) apontam que embora esse tipo de nova tecnologia representa diversas aplicações, também está criando novos e diferentes desafios que devem ser enfrentados. Um desses desafios, é que 68% dos trabalhadores que usam IA no trabalho, não contaram a seus chefes que estavam usando para facilitar e auxiliar nas suas atividades. Assim, pode-se identificar e relacionar o conceito de Shadow IT, que é o uso não autorizado de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologias Móveis (TM) dentro do ambiente de negócios. Essas tecnologias não estão incluídas no gerenciamento de serviços de TI da organização. Assim, objetivo geral dessa pesquisa é analisar o uso das ferramentas de Inteligência Artificial nas empresas, com ou sem o consentimento da alta gestão, relacionado com o desempenho dos funcionários. Diferentes ferramentas de IA serão analisadas como por exemplo, Chatgpt, Chatbots, Midjourney, Stable Diffusion, DALLE 2, Synthesia, MusicLM e Copilot. Para alcançar esse objetivo, uma pesquisa quantitativa será realizada com trabalhadores de empresas de diferentes setores, tamanhos e características. Será possível identificar quais e como os trabalhadores estão usando as ferramentas de IA, a ciência da alta gestão do uso dessas tecnologias e formas de auxiliar os gestores e os trabalhadores a melhor utilizar as ferramentas de IA nas suas atividades.
Processos de in/exclusão escolar: um estudo com crianças migrantes
Inclusão escolar de crianças imigrantes.
Este projeto visa investigar, junto ao município de Venâncio Aires, como se dá a inclusão escolar de crianças migrantes internacionais. Entende-se que migração se refere ao deslocamento de uma pessoa ou grupo de pessoas entre fronteiras internacionais ou, mesmo, entre fronteiras de um mesmo país, de forma temporária ou permanente, por razões diversas. Embora a migração seja um fenômeno que acompanhe a história da humanidade, nos últimos anos os movimentos migratórios internacionais têm crescido de forma significativa. Os dados sobre crianças migrantes são dispersos e, muitas vezes, conflitantes, o que lhes acarreta uma certa invisibilidade nas próprias políticas de migração. No país, a Resolução n.1 de 13 de novembro de 2020 dispõe sobre o direito de matrícula de crianças e adolescentes migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio no sistema público de ensino brasileiro. Nesta perspectiva, aponta-se que o município de Venâncio Aires tem recebido um número expressivo de migrantes, especialmente venezuelanos, sendo que a pesquisa se dará a partir de dois eixos investigativos: Processos de in/exclusão escolar e 2) Entre infâncias – escola e migrações. A proposta teórico-metodológica se apoiará na cartografia, sendo que a produção de dados ocorrerá mediante três procedimentos: produção de diário de campo, encontros com crianças migrantes; encontros com as famílias migrantes e professores/as da escola.
Produção de Sentidos Acerca da Drogadição
Panorama do uso de drogas sob o enfoque do adolescente e da família na intersecção do contexto escolar, PSE e CAPSia em Santa Cruz do Sul
O projeto visa estabelecer um panorama do uso de drogas lícitas e ilícitas por adolescentes escolares e analisar os sentidos produzidos por seus familiares sobre o uso e abuso de drogas, assim como, por meio do PSE e da inovação tecnológica, promover a capacitação e articulação da rede básica e especializada (CAPSia) de saúde com a rede de educação em Santa Cruz do Sul. O estudo se divide em quatro grandes eixos: Eixo I, quantitativo, tendo como público alvo adolescentes de escolas estaduais do município. Nesse eixo serão aplicados questionários com questões de múltipla escolha acerca do consumo de substâncias psicoativas; Eixo II, qualitativo, tendo como público-alvo pais e/ ou responsáveis por adolescentes matriculados em escolas estaduais do município, que serão convidados a participar de grupos focais sobre a temática da droga; Eixo III, qualitativo, em que se realizarão entrevistas semiestruturadas com profissionais da saúde que integrem a equipe do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSia) e Eixo IV, qualitativo, em que profissionais da saúde de diferentes Estratégias Saúde da Família (ESFs), que compõem o Programa de Saúde na Escola (PSE), e adolescentes de escolas que correspondem a área de atuação da ESF serão convidados a participar da aplicação do jogo “Caminhos do SUS”, desenvolvido pela equipe da pesquisa PPSUS-2017. Quanto a análise dos dados, a do Eixo I se dará a partir do levantamento obtido pela inserção dos dados em um software estatístico; já a análise dos dados dos Eixo II, III e IV será realizada sob a perspectiva teórico-metodológica de Spink (2010; 2014), acerca da produção de sentidos a partir das narrativas.
Saúde Mental das pessoas idosas em isolamento social pela pandemia da Covid-19
Efeitos psicológicos do período de pandemia da covid-19 em idosos.
Este projeto de pesquisa com pessoas de 60 anos ou mais busca conhecer a percepção sobre o período da pandemia e a realidade pela qual estão passando as pessoas idosas em diferentes contextos e sua influência sobre as condições de saúde mental. O projeto é proposto por duas equipes de pesquisa, uma ligada ao GEPEC/UNISC e outra ligada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Terapia Ocupacional (NEPTO/UFSM), tendo parceria do Centro de Estudos Humanísticos da UMINHO/PT. O objetivo principal é compreender os efeitos psicológicos do período de pandemia da covid19 na vida das pessoas idosas independentes que se mantêm em casa durante a pandemia em distintos municípios brasileiros: Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Agudo. Pretende-se comparar os resultados encontrados no meio rural e no urbano e para tanto, a equipe irá utilizar um formulário de entrevista a ser aplicado nos diferentes contextos. O trabalho será conduzido e supervisionado pelas equipes de pesquisa, que atuaram no desenho do estudo, assim como, participarão da análise e interpretação dos resultados. Acredita-se que esse projeto possa dar subsídios para o enfrentamento de outras possíveis situações de pandemia e seus efeitos sobre as pessoas idosas e as vivências brasileiras
STEWARDSHIP BRASIL
Estratégia Inovadora...
O Brasil encontra-se na quarta posição do ranking mundial de consumo de medicamentos, sendo a classe dos antimicrobianos (AMB) uma das mais prescritas em hospitais, associados, geralmente, aos pacientes críticos com múltiplas comorbidades devido aos quadros clínicos complexos. Consequentemente, os AMB estão em evidência em discussão nas organizações e sociedade de classe, pois define-se como um grande problema para a medicina moderna. Para que esses problemas possam ser minimizados, a implementação de um Programa de Gerenciamento de Uso de Antimicrobianos (PGAs) surge como estratégia inovadora de racionalização da prática antimicrobiana em instituições de saúde no mundo (ANVISA, 2023). O PGAs é fundamental para ampliação de métodos quanto ao uso de AMB, como o “Antimicrobial Stewardship Program (ASP)” definido como um conjunto de intervenções coordenadas e desenhadas, a fim de melhorar a utilização de antibioticoterapia com intervenções que visem melhores desfechos clínicos, minimizando danos e aprimorando a prescrição médica dos AMB. Tendo em vista que o presente projeto será realizado em parceria com a ANVISA/Brasil, ressalta-se a importância da participação de diversos profissionais neste processo, desenvolvendo um trabalho multiprofissional para assegurar a efetividade terapêutica e a elaboração de estratégias de educação em saúde sobre a importância deste cenário para a segurança dos pacientes em unidade de internações adulto de todo o país. Em vista a grande relevância dessa temática, propõe-se os seguintes problemas para a pesquisa: qual o nível de implementação e desenvolvimento do Programa de Gerenciamento de Uso de Antimicrobianos em unidades de internação adulto de hospitais brasileiros e que estratégias de promoção da saúde podem promover a sua otimização?
Tecnologia e inovação em saúde: estimulando o potencial empreendedor dos discentes...
Entusiasmar os discentes na área da Inovação em tecnologia na saúde.
O objetivo do projeto é estimular o potencial empreendedor dos discentes do Programa de PósGraduação em Promoção da Saúde (PPGPS), proporcionando a vinculação da produção científica com as possibilidades de inovação em tecnologias na saúde e concepção de produtos. Dessa forma, o intuito é entusiasmar os discentes na área de inovação em tecnologia na saúde, estabelecendo uma relação entre os diferentes Programas de Pósgraduação da Unisc e também de outras universais, linhas de pesquisas, TecUnisc e Hubs de Inovação.
Teoria da essencialidade” (Wesentlichkeitstheorie) e discriminação algorítmica
Standards protetivos em face do Supremo Tribunal Federal e da Corte IDH – proposta de parâmetros de controle e de proteção para grupos vulneráveis e minorias
O uso das novas tecnologias traz a necessidade de qualificação da proteção dos direitos humanos e fundamentais em face das ameaças daí advindas, notadamente o uso da “inteligncia artificial” (AI) e de algoritmos. Neste cenário, delineia-se o seguinte problema de pesquisa: “em face da ausncia de disposição expressa tanto da LGPD quanto ao uso de dados para formulação de algoritmos (uso de inteligência artificial – IA) quanto do PL 21/2020, que fala apenas genericamente no princípio da igualdade (art. 4º, inciso IV) enquanto fundamento do uso da IA, e tomando-se como referncia a “teoria da essencialidade”, qual a posição adotada pelo STF quanto à necessidade de regulação legislativa das matérias relativas a direitos fundamentais e quais os standards e critérios interpretativos estabelecidos pela Corte IDH e pelo STF na proteção do direito de igualdade e de não-discriminação em relação aos “grupos vulneráveis” e “minorias”, vítimas de discriminação estrutural? Pretende-se, assim, propor parâmetros para o uso de algoritmos, para uma proteção suficiente do direito de igualdade e de não-discriminação, especialmente dos “grupos vulneráveis” e “minorias” (discriminação algorítmica).
Trajetórias Profissionais em Mutação
Um estudo sobre a saúde mental de estudantes no processo de formação universitária
A pesquisa visa investigar as vivências de estu - dantes universitários, durante a realização dos es - tágios, com enfoque nos impactos na saúde mental e construção da identidade profissional. Para a sua realização será desenvolvido um levantamento te - órico a respeito dos aspectos relacionados à forma - ção profissional e os efeitos na saúde mental. Pos - teriormente, será aplicado um questionário online, com enfoque na caracterização dos participantes e a identificação das principais experiências e desa - fios enfrentados. Com este estudo, espera-se com - preender acerca dos elementos que permeiam a formação profissional de estagiários, com foco nos impactos sobre a saúde mental, ao mesmo tempo, em que se evidenciam os desafios e as oportunida - des presentes neste cenário de formação e prepa - ração para o mundo do trabalho contemporâneo.
Triagem de fatores de risco relacionados à obesidade, estilo de vida - Fase V
Fatores de risco mais evidentes em trabalhadores da zona rural no que se refere a obesidade.
A saúde do trabalhador objetiva estudar a relação do trabalho com o processo de saúde-doença, sendo a população rural mais exposta a processos de adoecimento, pelas condições do trabalho rural. O problema de pesquisa é identificar quais são os fatores de risco mais evidentes em trabalhadores da zona rural no que se refere à obesidade, estilo de vida, saúde cardiometabólica e mental e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O objetivo é analisar o perfil de saúde de trabalhadores rurais, identificando os fatores de risco associados à obesidade, estilo de vida, saúde cardiometabólica e mental e DCNT e propor intervenções de educação em saúde. Para caracterização sociodemográfica e de estilo de vida e saúde mental será aplicado questionário e para avaliação antropométrica será utilizada antropometria convencional e bioimpedanciometria. Para avaliação da saúde cardiometabólica será realizado teste cardiopulmonar e análise bioquímica. De posse dos dados, os indivíduos serão classificados quanto às seguintes DCNT: doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias e obesidade. Os pesquisados receberão intervenções de educação em saúde. Este estudo pretende dar visibilidade à saúde do trabalhador na região, identificar os fatores de risco associados à obesidade, saúde cardiometabólica e DCNT e instrumentar os mesmos sobre autocuidado em saúde. Occupational health aims to study the relationship among work and health-disease process, the rural population is one of the most exposed to illness processes, due to the conditions of farmwork. RESEARCH PROBLEM: What are the most evident risk factors in rural workers regarding obesity, lifestyle, cardiometabolic and mental health and chronic non-communicable diseases (NCDs)? OBJECTIVE: To analyze the health profile of rural workers, identifying risk factors associated to obesity, lifestyle, cardiometabolic and mental health and NCDs and propose health education interventions. METHODS: A questionnaire will be applied for sociodemographic, lifestyle and mental health characterization and conventional anthropometry and bioimpedancemetry will be used for anthropometric assessment. To assess cardiometabolic health, cardiopulmonary testing and biochemical analysis will be performed. Once the data is available, individuals will be classified according to the following NCDs: cardiovascular diseases, high blood pressure, diabetes, dyslipidemia and obesity. Those will receive health education interventions. EXPECTED RESULTS: This study aims to give visibility to workers’ health in the region, identify the risk factors associated with obesity, cardiometabolic health and NCDs and provide them with information on self-care in health. Triagem de fatores de risco relacionados à obesidade, estilo de vida, doenças crônicas não transmissíveis, saúde cardiometabólica e mental: impacto da promoção e educação em saúde em trabalhadores rurais - Fase V Screening of risk factors associated to obesity, lifestyle, noncommunicable chronic diseases, cardiometabolic and mental health: impact of education and health promotion among farmers - Phase V Coordenação: Hildegard Hedwig Pohl e Miriam Beatris Reckziegel Integrante: Valeriano Antonio Corbellini Contato: hpohl@unisc.br Ciências Bioló