Projetos de pesquisas / UFN
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A inserção das mulheres em pesquisas de Nanociência/Nanotecnologia no estado do Rio Grande do Sul.
A inserção das mulheres em pesquisas de Nanociência/Nanotecnologia no estado do Rio Grande do Sul: diagnóstico sobre o impacto no cenário nacional e internacional e incentivo para uma geração de futuras cientistas.
A Nanociência e a Nanotecnologia (N&N) estão revolucionando diversos setores, como biomedicina, eletrônica, cosméticos e sustentabilidade. No Brasil, o Rio Grande do Sul se destaca como um polo estratégico, com programas de pós-graduação, pesquisas de impacto e startups inovadoras. No entanto, a desigualdade de gênero persiste na ciência, especialmente nas áreas STEM, dificultando a ascensão feminina a cargos de liderança. Este estudo mapeia a contribuição das mulheres na pesquisa em N&N no estado, avaliando seu impacto e propondo estratégias para um ambiente científico mais inclusivo, por meio da educação básica e da comunicação científica.
A Restituição como dever de Justiça na Escolástica Ibero-americana II.
O projeto visa completar a analise já iniciada respeito à teoria moral da economia de Tomás de Mercado (1525-1575) nos seus fundamentos filosóficos, centrando a atenção nos desdobramentos que a sua teoria do Preço Justo acarreta nos conceitos de valor, monopólio, moeda, comercio justo e juro, conceitos estes estreitamente imbricados, decorrentes do preço justo.
Apoio a Eventos de Promoção do Empreendedorismo de Inovação no Brasil.
Visa-se discutir estratégias, por meio de conferências, mesa redondas, rodas de conversa, oficinas interativas, apresentação Página 3 / 5 de trabalhos científicos e tecnológicos, mostra de tecnologias, reuniões de estudo e pesquisa entre pesquisadores. Com foco no Empreendedorismo social e tecnologias inclusivas em Enfermagem e Saúde Materno-Infantil, o conjunto de eventos visa contemplar objetivos específicos da Agenda 2030, quais sejam: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; Reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil; Possibilitar a tomada de decisão inclusiva e participativa; Promover a inclusão social pelo desenvolvimento de tecnologias inclusivas. A Enfermagem tem habilidades e possibilidades para protagonizar, de forma criativa, autônoma e empreendedora, novos processos e tecnologias, seja pela prospecção de políticas indutoras de melhores práticas em saúde ou pelo desenvolvimento de processos técnico-tecnológicos inovadores e inclusivos. Visa-se possibilitar um olhar empreendedor sobre o papel profissional do Enfermeiro e possibilitar estratégias afirmativas e inclusivas, bem como compreender o significado de sua prática social em âmbito nacional e internacional.
Apoio de Programa de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil.
Sistematização da assistência e inovação tecnológica em Enfermagem.
Atividade anti-herpética in silico e in vitro da heparina nanofuncionalizada com óxido de grafeno.
As infecções pelo vírus herpes simples (HSV) representam um desafio global de saúde, devido à facilidade de transmissão e à capacidade de latência do vírus. Este estudo tem como objetivo avaliar a interação entre as glicoproteínas do HSV e o óxido de grafeno funcionalizado com heparina, utilizando abordagens in silico; e analisar o perfil de segurança do composto e sua atividade anti-herpética por meio de ensaios in vitro baseados em cultivo celular e viral. Espera-se que os resultados contribuam de forma significativa para o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas para infecções causadas por herpesvírus.
Bioativos de base nanotecnológica para uso na endodontia.
Bioativos de base nanotecnológica para uso na endodontia: desenvolvimento, avaliação do perfil de segurança e eficácia biológica.
Este projeto propõe o desenvolvimento de uma nanoestrutura inovadora associando dois bioativos de origem natural para aplicação na Endodontia. Esses bioativos possuem propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, mas apresentam limitações como baixa solubilidade e estabilidade. A nanotecnologia pode superar estes desafios, aumentando a eficácia e segurança da formulação. Não há relatos na literatura sobre essa combinação, evidenciando o caráter inovador da proposta, que visa contribuir para tratamentos endodônticos mais eficientes e biocompatíveis.
Cultura de segurança do paciente na área obstétrica de hospitais de ensino.
Na área obstétrica, promover um atendimento seguro em cada nascimento tem se configurado como uma prioridade global, sendo destaque entre os ODS, que priorizam diminuir a mortalidade materna e neonatal. Para isso é essencial fortalecer a cultura de segurança do paciente nas instituições hospitalares buscando evitar a ocorrência de incidentes e auxiliando a redesenhar os processos voltados a prevenção. Com o objetivo de analisar a cultura de segurança do paciente na área obstétrica de hospitais de ensino, este é um estudo misto de abordagem sequencial quanti-qualitativa, em três Hospitais vinculados a Universidades do RS. Participam trabalhadores que atuam nas Maternidades. A pesquisa tem o compromisso de contribuir no processo de construção de conhecimento sobre segurança do paciente junto à equipe multiprofissional, visando a prestação de uma assistência segura, de qualidade e isente de incidentes evitáveis às mulheres e aos recém-nascidos atendidos.
Desenvolvimento de curativos funcionalizados para recuperação e tratamento de lesões na pele.
Este projeto visa desenvolver novas tecnologias para curativos de lesões e queimaduras, utilizando a técnica de electrospinning para produzir nanofibras funcionais. O objetivo é criar curativos que atuem como barreira física e promovam a regeneração da pele, com propriedades antimicrobianas, controle de pH e redução de inflamações. Para isso, serão utilizados polímeros biocompatíveis, como poli(ε-caprolactona) e celulose, combinados com nanopartículas (óxido de zinco, prata nanométrica) e óleos naturais. Os resultados esperados incluem: Protótipos de curativos funcionais e biocompatíveis, Avanços no controle de biofilmes e regeneração epitelial, Formação de capital humano (pesquisadores e alunos), e Patentes e transferência de tecnologia para o setor de saúde. O projeto busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir custos públicos em saúde, promovendo inovação e impacto social.
Desenvolvimento de proposta de sistemas de apoio a tomada de decisão na implantação
Desenvolvimento de proposta de sistemas de apoio a tomada de decisão na implantação de Nanotecnologia.
O projeto visa desenvolver um Sistema de Suporte à Decisão (SSD) para a implantação da nanotecnologia em setores produtivos do Rio Grande do Sul, utilizando métodos multicritérios para tomada de decisão (MCDA), como AHP, MAUT e DEA. A nanotecnologia apresenta desafios devido às incertezas e riscos, exigindo ferramentas analíticas avançadas. A pesquisa inclui revisão sistemática, estudos de campo e modelagem de um SSD personalizado para aumentar a competitividade regional. O projeto busca integrar nanotecnologia à matriz produtiva gaúcha, gerando impacto na inovação e sustentabilidade industrial, com aplicações em diversos setores estratégicos.
Destinação e reaproveitamento de subprodutos da extração olivícola para aplicação (nano).
Destinação e reaproveitamento de subprodutos da extração olivícola para aplicação (nano) biotecnológia.
A olivicultura no Rio Grande do Sul, com clima e solo favoráveis, tem potencial para reduzir a importação brasileira de azeite. A produção gera resíduos que, com a crescente preocupação ambiental, são aproveitados para criar produtos de alto valor agregado. Este projeto tem como objetivo a preparação de nanopartículas lipídicas contendo óleo de oliva, visando o melhoramento da biodisponibilidade dos bioativos na permeação cutânea. Essas partículas, que imitam estruturas biológicas, ajudam na cicatrização e controle inflamatório, oferecendo alternativas naturais aos fármacos, preservando as propriedades dos bioativos e valorizando a biodiversidade brasileira.
Direito à saúde e à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia.
Direito à saúde e à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia: a Atuação dos entes públicos brasileiros na efetivação de direitos fundamentais.
Este projeto de pesquisa visa investigar os desafios referentes ao acesso à saúde e educação de crianças e adolescentes durante o período da pandemia de Covid-19. Tem como foco de investigação a atuação dos entes públicos brasileiros, especialmente em face do dever constitucional de proteção integral, previsto na Constituição Federal de 1988. Para tanto, analisa as orientações de agências internacionais, como UNICEF, confrontando as orientações internacionais com a atuação dos entres públicos brasileiros. Investiga atos normativos nas três esferas (federal, estadual e municipal), políticas públicas e decisões judiciais sobre o tema, à luz dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Elaboração de Material Didático sobre Direitos Humanos e Movimentos Migratórios para uso acadêmico.
Elaboração de Material Didático sobre Direitos Humanos e Movimentos Migratórios para uso acadêmico
Trata-se de proposta submetida ao EDITAL FAPERGS 08/2023 AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ou RECÉM-CONTRATADO ARD/ARC para execução de projeto de pesquisa desenvolvido pelo proponente. Este projeto de elaboração de material didático na forma de livro, vem cobrir uma falha na nossa tradição acadêmica de um subsídio sistemático e didático para a área de Direitos Humanos que facilite a introdução e o aprofundamento, tanto dos estudantes como dos professores da disciplina, que nem sempre têm uma formação específica no assunto. Nos últimos anos, a atividade acadêmica de Direitos Humanos tem-se tornado um espaço privilegiado para o desenvolvimento de conteúdos que exprimem o perfil da formação humanista e republicana que caracteriza a maioria das faculdades e universidades do nosso país. Entre as dificuldades que se apresentam para tal finalidade, destaca-se, em primeiro lugar, a própria nomenclatura Direitos Humanos que remete, pelo senso comum, mais a um preconceito que a um sofisticado conceito desenvolvido ao longo dos anos num diálogo intenso entre a filosofia, o direito, a sociologia, as ciências políticas, a economia e, mais recentemente, as ciências ambientais e a bioética. Todos esses saberes contribuem e são afetados por uma demanda de humanidade que os transcende e à qual não podem se furtar de dar a sua palavra. Por essas razões, buscamos trazer neste projeto de livro a leitura mais ampla possível para a problemática, unindo três perspectivas, cujas abordagens, por motivos didáticos, seguem um percurso que vai do âmbito mais abstrato e filosófico ao mais concreto, do esclarecimento dos grandes conceitos que dão sustentação ao tema até os casos concretos de vulnerabilidade e organizações de defesa dos Direitos Humanos, passando pelo sistema jurídico e o Direito nas suas diferentes esferas e jurisdições nacionais, regionais e internacionais. Os grupos vulneráveis como as chamadas minorias, os diversos modos de pobreza, os dependentes quimicos como sintoma de uma sociedade patologizada, as discriminações de todo tipo, são muitos e será devidamente tratados, mas consideramos que um estudo mais cuidadoso sobre um fenómeno global como o dos movimentos migratórios se faz urgente diante da falta de uma fundamentação filosófico-juridica-sociológica à luz dos Direitos Humanos.
Empreendedorismo Social da Enfermagem.
Empreendedorismo Social da Enfermagem: Melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação vulnerabilidade.
O projeto busca fortalecer o empreendedorismo social na Enfermagem e na Saúde, promovendo inovação, desenvolvimento sustentável e inclusão social. Foca na validação de novos referenciais teórico-metodológicos, no empoderamento de populações vulneráveis e na visibilidade do trabalho de recicladores. Além disso, pretende induzir políticas para melhoria da qualidade de vida, consolidar disciplinas acadêmicas sobre empreendedorismo, ampliar a produção científica e fortalecer parcerias com o setor produtivo. O projeto também visa fomentar estratégias alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e estruturar um modelo teórico-metodológico que sustente o cuidado de Enfermagem como prática social inovadora e transformadora.
Explorando o Potencial da Inteligência Artificial no Letramento Digital de Professores.
Explorando o Potencial da Inteligência Artificial no Letramento Digital de Professores do Ensino Superior: Uma Abordagem Prática com Ferramentas de Assistência e Produção Multimídia.
O projeto "Explorando o Potencial da Inteligência Artificial no Letramento Digital de Professores do Ensino Superior" busca capacitar educadores no uso de ferramentas de IA, como ChatGPT e MidJourney, para aprimorar práticas pedagógicas. Por meio de oficinas teórico-práticas, o estudo investiga as aplicabilidades dessas tecnologias na educação, promovendo o letramento digital e demonstrando os benefícios do uso estratégico de IA na criação de materiais didáticos multimídia. Alinhado ao ODS 4 (Educação de Qualidade), o projeto visa preparar professores para os desafios da era digital, incentivando a inovação e o engajamento em sala de aula.
GIT/INOVA RS: Estruturando o ecossistema de inovação para a Sustentabilidade Climática na Região.
GIT/INOVA RS: Estruturando o ecossistema de inovação para a Sustentabilidade Climática na Região Central.
Este projeto está integrado ao programa INOVA RS desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do RS (INOVA RS, 2020) e destina-se a prover infraestrutura de pessoal e recursos de custeio que permitam operacionalizar a gestão integrada do ecossistema de inovação da região central do estado articulada entre as cidades de Santa Maria, Cruz Alta e Santiago..
Implementação da categorização de serviços de alimentação na macrorregião central do RS.
Implementação da categorização de serviços de alimentação na macrorregião central do Rio Grande do Sul.
O presente projeto de categorização tem por objeto desenvolver ações para que se possa, conhecer a realidade sanitária da micro região Central do estado do Rio
Grande do Sul. Essas ações têm por justificativa provocar melhorias no mercado alimentício, na saúde Pública, nos métodos de Ensino prestados e avaliá-los.
Este projeto tem sua busca desenhada em fatos que ocorrerão em um passado próximo, onde a Cidade de Santa Maria sofreu com surto de Toxoplasmose no anode 2019. Para tal pensou-se em elaborar ações preventivas para que os produtos regionais ganhem ainda mais confiabilidade ao serem ingeridos, e assim ganhar valor de mercado. A implementação do processo de Categorização dos serviços de alimentação da região central do estado do Rio Grande do Sul (RS) está alinhada às ações daAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Será possível transcender a experiência bem-sucedida e o pioneirismo do município de Santa Maria (RS) para com a macrorregião Central e vislumbrar-se a implementação em todo estado, servindo como métrica para o desenvolvimento de políticas de segurança alimentar.
Mulheres nas ciências
Mulheres nas ciências: análise da inserção e das trajetórias de cientistas em instituições de pesquisa (Rio Grande do Sul, 1950-1960)
Este projeto visa analisar a presença de mulheres em instituições científicas do Rio Grande do Sul nas décadas de 1950 e 1960, construindo uma biografia coletiva de 42 mulheres identificadas em um inquérito da CAPES. A pesquisa busca desenvolver uma análise qualitativa das trajetórias socioprofissionais dessas mulheres nas áreas de Agronomia, Ciências Biológicas, Educação, Física, Fisiologia e Psicologia, explorando suas condições de inserção nas instituições, processos de profissionalização e produção do conhecimento científico. Além disso, promoverá ações de divulgação científica para incentivar a presença de meninas nas ciências.
Nanoestratégias para adsorção e remoção de sistemas de interesse biológico e/ou ambiental.
Este projeto está relacionado com as propriedades eletrônicas e estruturais de nanomateriais de interesse químico e biológico. Refere-se a bolsa de produtividade do CNPq.
Nanoestruturas de Carbono Decoradas com Nanopartículas Metálicas e Semimetálicas.
Nanoestruturas de Carbono Decoradas com Nanopartículas Metálicas e Semimetálicas: Produção, Caracterização, Perfil de Segurança com Vistas a Aplicações Ambientais.
Neste projeto propomos a produção de novos nanomaterias: nanotubos de carbono carboxilados e decorados com elementos químicos (NTCPM-COOH@Nb, NTCPM-COOH@Ta, NTCPM-COOH@Sb, NTCPM-COOH@As), seguros ao meio ambiente e aos seres vivos sendo potencias materiais para a degradação de moléculas poluentes (como os poluentes emergentes, compostos químicos que podem causar danos à saúde e ao meio ambiente e que não foram removidos pelos tratamentos de água convencionais) que venham a resolver problemas atuais ou que venham a surgir no futuro.
Nanopartículas de quitosana carregadas com naringina para aplicação intranasal em camundongos expost
Nanopartículas de quitosana carregadas com naringina para aplicação intranasal em camundongos expost.
O tratamento da depressão frequentemente enfrenta desafios com antidepressivos de baixa biodisponibilidade no sistema nervoso central. Este estudo propõe o uso da naringina, um composto natural com potencial terapêutico, mas que também apresenta baixa biodisponibilidade. Para otimizar seus efeitos, o projeto visa desenvolver uma nanoformulação de naringina para administração intranasal em camundongos. Essa abordagem inovadora busca melhorar a eficácia do tratamento, reduzir efeitos colaterais e contribuir para novas estratégias terapêuticas contra a depressão e outras doenças neurológicas.
O inflamassoma NLRP3 como elemento central da ativação inflamatória.
O inflamassoma NLRP3 como elemento central da ativação inflamatória: desenvolvimento de novas alternativas anti-inflamatórias derivadas de produtos naturais brasileiros.
A inflamação é essencial para o organismo, porém tal resposta deve ser controlada. Existem muitas doenças relacionadas com a presença da ativação inflamatória crônica. Em muitas destas condições o inflamassoma NLRP3 está envolvido. A busca pelo desenvolvimento de novas terapias anti-inflamatórias tem sido foco de muitas pesquisas, estando os produtos naturais em destaque neste campo de exploração. Esse é o caso do açaí, do limoeiro-do-mato e da romã, os quais são produtos naturais com potenciais biológicos. Esses produtos apresentam matriz química heterogênea e que muitas vezes pode sofrer degradação. Logo, a nanotecnologia surge como uma valiosa ferramenta para contornar essa problemática. Este projeto tem por objetivo desenvolver novas alternativas anti-inflamatórias derivadas de produtos naturais brasileiros livres e nanoestruturados tendo o inflamassoma NLRP3 como ponto central da ativação inflamatória. Será produzido um protocolo de ativação do NLRP3 em diferentes em cultivos 2D e 3D. Serão produzidos diferentes extratos de açaí, limoeiro-do-mato e romã, bem como nanocarreadores contendo tais extratos, para investigar a capacidade de modular o NLRP3. Por fim, será produzida uma formulação (na forma livre e nanoestruturada) via combinação de moléculas bioativas isoladas, com o potencial de atuar como agente anti-inflamatório. Esta etapa final incluirá um estudo de mercado para avaliar a aplicabilidade em larga escala de produção. Acredita-se que a partir dos resultados obtidos se possa contribuir fidedignamente com o avanço científico e possivelmente obter um produto que possa beneficiar sujeitos que apresentem problemáticas de saúde que envolvem a inflamação crônica.
Parque Científico e Tecnológico da Universidade Franciscana - ITEC Park UFN
O projeto visa consolidar o ITEC Park UFN como um polo de inovação e empreendedorismo, impulsionando o desenvolvimento regional por meio da integração entre universidade, setor produtivo e sociedade. Focado em biotecnologia, saúde e educação, o parque oferece infraestrutura tecnológica, laboratórios de ponta e suporte especializado para startups e empresas inovadoras. A iniciativa fortalece o ecossistema de inovação, atrai investimentos e promove a retenção de talentos. Com apoio da FINEP, busca-se ampliar a competitividade do setor produtivo e gerar impacto socioeconômico, consolidando Santa Maria como referência em inovação tecnológica no Rio Grande do Sul.
Praça de Ciência ITECIÊNCIA UFN
O objetivo geral do presente projeto é operacionalizar uma praça de ciência na Universidade Franciscana, na cidade de Santa Maria-RS, que integrará o parque tecnológico ITEC Park UFN, visando contribuir com a inclusão, socialização, acessibilidade, mobilidade e lazer associado ao conhecimento, à diversão e à criatividade. Além disso, promover a inserção dos alunos (crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência) em espaços lúdicos e interativos, para estimular o pensamento inovador, a criatividade, aprendizagem e o conhecimento em diversas áreas da ciência, física, matemática, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania, correlacionando com o desenvolvimento de habilidades fundamentais.
Pró-Equipamentos UFN
O Programa Pró-Equipamentos tem como objetivo principal o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas Instituições de Ensino Superior (IES) e nos Institutos de Pesquisa brasileiros.Por meio da aquisição e atualização de equipamentos, o programa busca criar condições adequadas para a realização de pesquisas de alta qualidade e a formação de pessoal altamente qualificado essenciais para o avanço da ciência e tecnologia no país.As ações do Programa visam apoiar propostas que atendam a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas do conhecimento, nas Instituições Públicas de Ensino Superior, priorizando investimentos em equipamentos de uso compartilhado no desenvolvimento de pesquisas na instituição proponente e em instituições parceiras.
Proap (Ciência da Saúde e da vida)
Os objetivos para proposta de trabalho referente ao Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP), está fundamentado na Portaria nº 156, de 28 de novembro de 2014: Apoiar as atividades de ensino e pesquisa direcionadas à inovação dos Programas de Pós-graduação da Universidade Franciscana (UFN), com vistas a formação acadêmica qualificada e ao desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes e pesquisadores/docentes; Viabilizar a utilização dos recursos concedidos aos Programas de Pós-graduação para o custeio das atividades científica inerentes ao desenvolvimento do projeto de pesquisa do pós-graduando. Implementar ações e pesquisas em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as Políticas de Pós-graduação da UFN e aos objetivos estratégicos dos Programas. Acompanhar o Plano de Trabalho proposto por cada Programas de Pós-graduação, no sentido de consolidar os processos de ensino e de pesquisa inerentes ao instrumento de repasse, conforme a regras estabelecidas e as atividades previstas para serem custeadas pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP). Viabilizar a participação de docentes/pesquisadores e estudantes em atividades de mobilidade acadêmica, proporcionando a interconexão dos Programas de Pós-graduação com instituições de âmbito internacional, com vistas ao fortalecimento das políticas de internacionalização dos Programas. Fortalecer a colaboração interinstitucional entre os Programas de Pós-graduação nacionais e internacionais, por meio de ensino e pesquisas em rede e publicação das evidências científicas oriundas destas parcerias.
Proap (Ensino de Ciências e Matemática).
Financiar as atividades dos cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos e para a produção e o aprofundamento do conhecimento nos cursos de pós-graduação stricto sensu mantidos por instituições públicas e comunitárias.
Proap (Ensino de Humanidade e Linguagens).
Os objetivos para proposta de trabalho referente ao Programa de Apoio à Pós Graduação (PROAP), está fundamentado na Portaria nº 156, de 28 de novembro de 2014: Apoiar as atividades de ensino e pesquisa direcionadas à inovação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana, com vistas da formação acadêmica qualificada e o desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes e pesquisadores/docentes; Viabilizar a utilização dos recursos concedidos ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana para o custeio das atividades científica inerentes à titulação de Mestres, além de estágio pós doutoral de pesquisadores. Implementar ações e pesquisas em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e as Políticas de Pós-graduação da Universidade Franciscana, em consonância com os objetivos estratégicos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens. Acompanhar o Plano de Trabalho proposto pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, no sentido de consolidar os processos de ensino e de pesquisa inerentes ao instrumento de repasse, conforme a regras estabelecidas e as atividades previstas para serem custeadas pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP). Viabilizar a participação de docentes/pesquisadores e estudantes em atividades de mobilidade acadêmica, proporcionando a interconexão dos Programas de Pós-graduação com instituições de âmbito internacional, com vistas ao fortalecimento das políticas de internacionalização do Programa. Fortalecer a colaboração interinstitucional entre o Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens e outros programas nacionais e internacionais, por meio de ensino e pesquisas em rede e publicação das evidências científicas oriundas destas parcerias.
Proap (Nanociências)
Os objetivos para a proposta de trabalho referente ao Programa de Apoio à Pós Graduação (PROAP), está fundamentado na Portaria nº 156, de 28 de novembro de 2014: Apoiar as atividades de ensino e pesquisa direcionadas à inovação do Programa de Pós-Graduação em Nanociências (PPG Nanociências) da Universidade Franciscana (UFN), com vistas da formação acadêmica qualificada e o desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes e pesquisadores/docentes; Viabilizar a utilização dos recursos concedidos ao PPG Nanociências da UFN para o custeio das atividades científica inerentes à titulação de Mestres e Doutores, além de estágio pós doutoral de pesquisadores; Implementar ações e pesquisas em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e as Políticas de Pós-graduação da UFN, em consonância com os objetivos estratégicos do PPG Nanociências; Acompanhar o Plano de Trabalho proposto para o Programa, no sentido de consolidar os processos de ensino e de pesquisa inerentes ao instrumento de repasse, conforme a regras estabelecidas e as atividades previstas para serem custeadas pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP); Viabilizar a participação de docentes/pesquisadores e estudantes em atividades de mobilidade acadêmica, proporcionando a interconexão do PPG com instituições de âmbito internacional, com vistas ao fortalecimento das políticas de internacionalização do Programa; Fortalecer a colaboração interinstitucional entre o PPG Nanociências e Instituições internacionais, por meio de ensino e pesquisas em rede e publicação das evidências científicas oriundas destas parcerias.
Proap Pró-Reitoria
Os objetivos para proposta de trabalho referente ao Programa de Apoio à Pós Graduação (PROAP), está fundamentado na Portaria nº 156, de 28 de novembro de 2014: Apoiar as atividades de ensino e pesquisa direcionadas à inovação dos Programas de Pós-graduação (PPGs) da Universidade Franciscana, com vistas da formação acadêmica qualificada e o desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes e pesquisadores/docentes; Viabilizar a utilização dos recursos concedidos aos Programas de Pós-graduação da Universidade Franciscana para o custeio das atividades científica inerentes à titulação de Mestres e Doutores, além de estágio pós doutoral de pesquisadores. Implementar ações e pesquisas em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e as Políticas de Pós-graduação da Universidade Franciscana, em consonância com os objetivos estratégicos dos Programas de Pós-graduação. Acompanhar o Plano de Trabalho proposto por cada Programas de Pós-graduação, no sentido de consolidar os processos de ensino e de pesquisa inerentes ao instrumento de repasse, conforme a regras estabelecidas e as atividades previstas para serem custeadas pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP). Viabilizar a participação de docentes/pesquisadores e estudantes em atividades de mobilidade acadêmica, proporcionando a interconexão dos Programas de Pós-graduação com instituições de âmbito internacional, com vistas ao fortalecimento das políticas de internacionalização dos Programas. Fortalecer a colaboração interinstitucional entre os Programas de Pós-graduação nacionais e internacionais, por meio de ensino e pesquisas em rede e publicação das evidências científicas oriundas destas parcerias.
Processo de AUXPE para o Beneficiário.
A articulação entre ensino, pesquisa e extensão configura-se como o eixo norteador de todas as atividades promovidas pela Universidade Franciscana – UFN, e integram as ações desenvolvidas pelos cursos de Graduação e pelos Programas de Pós-graduação (PPGs). As ações pensadas para serem executadas no PROEXT-PG, junto à Educação Básica, visam uma interligação da comunidade acadêmica dos PPGs com as demandas das escolas, por meio de atividades que envolvam ciência, inovação, tecnologia, educação e saúde. Junto com o ensino e a pesquisa, a extensão integra a formação acadêmica, colabora para a renovação do conhecimento e fortalece a responsabilidade social dos PPGs. A integração entre ensino, pesquisa e extensão é complexa, requer a renovação de cultura acadêmica, e desse modo, a extensão promovida pelos PPGs propõe mudança na relação pedagógica, instigando a reflexão, a criatividade e o desenvolvimento de experiência prática na realidade, atendendo demandas socialmente relevantes. Em relação ao PPGs, percebe-se aumento de demandas da sociedade inerentes à Saúde e Educação, sobretudo ao desenvolvimento e aplicabilidade de tecnologias, produtos, processos, aprendizagens e trocas de conhecimentos vinculados a esses saberes. A presente proposta, justifica-se pelo alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFN e aos objetivos do PROEXT-PG. Além disso, as ações estão alinhadas ao desenvolvimento do conhecimento, da sustentabilidade, ao aprimoramento da participação social e cidadã, do respeito à autonomia da pessoa e busca da qualidade de vida, interrelacionando a aplicabilidade de conhecimentos científicos e tecnológicos, em particular, nas áreas da Educação e Saúde, pilares essenciais do planejamento estratégico da UFN, em especial, da Pós-graduação. Portanto, propõe-se estimular o desenvolvimento de ações interdisciplinares e interprofissionais para a produção do conhecimento e solução de problemas relacionados as áreas estratégicas supra mencionadas.
Processo de AUXPE para o CAPES-Telemedicina e Análise de Dados Médicos.
Esse Projeto visa desenvolver uma plataforma de telemedicina, utilizando métodos computacionais de inteligência artificial -deep learning- para apoio ao diagnóstico médico fazendo uso de imagem de raio-X para rastreamento rápido, barato e seguro da COVID-19 a partir de um protótipo em funcionamento experimental. O apoio financeiro faz parte do CAPES-EPIDEMIAS - Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, Edital de Seleção Emergencial III CAPES - Telemedicina e Análise de Dados Médicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Programa de Bolsas
Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) 2022. Essa chamada concederá bolsas de mestrado e de doutorado no País por meio dos Projetos Institucionais para Pesquisa na Pós-Graduação apresentados pelas Instituições de Ensino Superior (IESs) e pelas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), atendendo à missão precípua do CNPq de fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.
Programa e Apoio a Eventos no País (PAEP)
Programa e Apoio a Eventos no País (PAEP) foi aplicado de forma exclusiva para a realização do XI Workshop em Nanociências.
Programa de Apoio a Eventos no País PAEP/Capes para apoio ao XI Workshop em Nanociências realizado nos dias 21 e 22 de agosto de 2024 na Universidade Franciscana..
Programa PDPG-CONSOLIDACAO
PDPG-CONSOLIDACAO-3-4 (PDPG Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicos com notas 3 e 4).
Programa Professor do Amanhã – História
O programa Professor do Amanhã tem como objetivo formar docentes em cursos superiores de licenciatura para atuarem em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica do estado do Rio Grande do Sul, especialmente as que tenham base tecnológica, científica e de inovação. Instituído pela Lei Nº 16.001, de 4 de outubro de 2023, o programa estadual consiste na aquisição de vagas em cursos de graduação em licenciatura ofertados por instituições comunitárias de educação superior (ICES) e na concessão de bolsa de estudos aos alunos selecionados. A bolsa inclui isenção de taxas, matrículas e mensalidades, concedida pela ICES, e bolsa de permanência, paga em pecúnia pelo Estado.
Para participarem, as ICES devem oferecer cursos de licenciatura nas áreas definidas pelo Conselho Gestor do programa, na modalidade presencial, com carga mínima de 3.200 horas. Os currículos dos cursos devem estar de acordo com a Base Nacional Comum de Formação Inicial (BNC-FI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de atenderem às chamadas competências para o século 21 (divididas em três grupos: cognitivo, intrapessoal e interpessoal) e às práticas de letramento racial e social. Os cursos devem prever, ainda, aproximações com ambientes de inovação. As bolsas de estudos serão concedidas aos alunos que tenham cursado o ensino médio completo, preferencialmente em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou que sejam professores efetivos da rede pública estadual, tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não sejam portadores de diploma de graduação. Além disso, devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos devem se comprometer a realizar prática de ensino de, no mínimo, 300 horas na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, atividades docentes de, no mínimo, 1.920 horas também na rede pública estadual. Após a conclusão do curso, os beneficiários das bolsas serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias, devendo indicar a Coordenadoria Regional de Educação de sua preferência. O Professor do Amanhã é coordenado por um Conselho Gestor, presidido pelo vice-governador do Estado e integrado por: secretário da Educação; secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia; secretário-chefe da Casa Civil; secretário de Planejamento, Governança e Gestão; e secretário da Fazenda. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) é responsável pela operacionalização e execução do programa.
Programa Professor do Amanhã – Letras
O programa Professor do Amanhã tem como objetivo formar docentes em cursos superiores de licenciatura para atuarem em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica do estado do Rio Grande do Sul, especialmente as que tenham base tecnológica, científica e de inovação. Instituído pela Lei Nº 16.001, de 4 de outubro de 2023, o programa estadual consiste na aquisição de vagas em cursos de graduação em licenciatura ofertados por instituições comunitárias de educação superior (ICES) e na concessão de bolsa de estudos aos alunos selecionados. A bolsa inclui isenção de taxas, matrículas e mensalidades, concedida pela ICES, e bolsa de permanência, paga em pecúnia pelo Estado.
Para participarem, as ICES devem oferecer cursos de licenciatura nas áreas definidas pelo Conselho Gestor do programa, na modalidade presencial, com carga mínima de 3.200 horas. Os currículos dos cursos devem estar de acordo com a Base Nacional Comum de Formação Inicial (BNC-FI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de atenderem às chamadas competências para o século 21 (divididas em três grupos: cognitivo, intrapessoal e interpessoal) e às práticas de letramento racial e social. Os cursos devem prever, ainda, aproximações com ambientes de inovação. As bolsas de estudos serão concedidas aos alunos que tenham cursado o ensino médio completo, preferencialmente em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou que sejam professores efetivos da rede pública estadual, tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não sejam portadores de diploma de graduação. Além disso, devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos devem se comprometer a realizar prática de ensino de, no mínimo, 300 horas na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, atividades docentes de, no mínimo, 1.920 horas também na rede pública estadual. Após a conclusão do curso, os beneficiários das bolsas serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias, devendo indicar a Coordenadoria Regional de Educação de sua preferência. O Professor do Amanhã é coordenado por um Conselho Gestor, presidido pelo vice-governador do Estado e integrado por: secretário da Educação; secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia; secretário-chefe da Casa Civil; secretário de Planejamento, Governança e Gestão; e secretário da Fazenda. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) é responsável pela operacionalização e execução do programa.
Programa Professor do Amanhã – Matemática
O programa Professor do Amanhã tem como objetivo formar docentes em cursos superiores de licenciatura para atuarem em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica do estado do Rio Grande do Sul, especialmente as que tenham base tecnológica, científica e de inovação. Instituído pela Lei Nº 16.001, de 4 de outubro de 2023, o programa estadual consiste na aquisição de vagas em cursos de graduação em licenciatura ofertados por instituições comunitárias de educação superior (ICES) e na concessão de bolsa de estudos aos alunos selecionados. A bolsa inclui isenção de taxas, matrículas e mensalidades, concedida pela ICES, e bolsa de permanência, paga em pecúnia pelo Estado.
Para participarem, as ICES devem oferecer cursos de licenciatura nas áreas definidas pelo Conselho Gestor do programa, na modalidade presencial, com carga mínima de 3.200 horas. Os currículos dos cursos devem estar de acordo com a Base Nacional Comum de Formação Inicial (BNC-FI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de atenderem às chamadas competências para o século 21 (divididas em três grupos: cognitivo, intrapessoal e interpessoal) e às práticas de letramento racial e social. Os cursos devem prever, ainda, aproximações com ambientes de inovação. As bolsas de estudos serão concedidas aos alunos que tenham cursado o ensino médio completo, preferencialmente em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou que sejam professores efetivos da rede pública estadual, tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não sejam portadores de diploma de graduação. Além disso, devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos devem se comprometer a realizar prática de ensino de, no mínimo, 300 horas na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, atividades docentes de, no mínimo, 1.920 horas também na rede pública estadual. Após a conclusão do curso, os beneficiários das bolsas serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias, devendo indicar a Coordenadoria Regional de Educação de sua preferência. O Professor do Amanhã é coordenado por um Conselho Gestor, presidido pelo vice-governador do Estado e integrado por: secretário da Educação; secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia; secretário-chefe da Casa Civil; secretário de Planejamento, Governança e Gestão; e secretário da Fazenda. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) é responsável pela operacionalização e execução do programa.
Promoção da Saúde na Universidade Franciscana e Santa Maria/RS.
Promoção da Saúde na Universidade Franciscana e Santa Maria/RS: Implantação de um Centro de Referência em Práticas.
O projeto de implantação do Centro de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Universidade Franciscana (UFN) busca oferecer terapias integrativas e complementares como acupuntura, ventosaterapia, laserterapia, auriculoterapia entre outras; para a comunidade acadêmica da UFN e Santa Maria (RS), promovendo bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Além de atendimento, o centro atuará como hub de pesquisa e educação, capacitando profissionais e estudantes na área. A iniciativa visa democratizar o acesso à saúde, especialmente para grupos vulneráveis, e formar profissionais mais qualificados para uma abordagem integral e humanizada no cuidado à saúde".
Qualificação da Atenção Pré-Natal na região central do Rio Grande do Sul
O desenvolvimento infantil saudável inicia no período pré-natal da gestante, estende-se ao puerpério e aos primeiros anos de vida da criança. A assistência integral e qualificada à saúde no ciclo gravídico é essencial para a obtenção de desfechos favoráveis à mãe e o recém-nascido. Estes desfechos relacionam-se às menores taxadas de morbimortalidade materno-infantil e a não ocorrência de intervenções médicas desnecessárias, além de repercussões no desenvolvimento infantil saudável. O Brasil registra importantes avanços na atenção pré-natal, assistência ao parto e saúde materna e infantil em resposta aos programas governamentais à melhoria da saúde das mulheres e das crianças, bem como as iniciativas intersetoriais de redução da pobreza. Persistem, no entanto, dois importantes desafios, com características de epidemia, quais sejam: elevado número de cesarianas e a prematuridade, além dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Não há justificativa para taxas de cesarianas que atingem mais de 50 dos partos, colocando o Brasil em posição de liderança mundial. A epidemia de nascimentos pré-termo, atribuível parcialmente às cesarianas desnecessárias e à baixa qualidade da atenção pré-natal, tem consequências em curto prazo, na morbimortalidade neonatal e, em longo prazo, nos déficits de desenvolvimento intelectual de crianças prematuras. Logo, como qualificar a atenção pré-natal com vistas à redução dos nascimentos pré-termo e a redução do número de cesarianas? Estudos evidenciam estreita relação entre a qualidade do pré-natal e a redução dos nascimentos pré-termo (TOMASI et al., 2017; 2021). Assim, com base em evidências prévias e iniciativas do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil (sob a coordenação da proponente), objetiva-se por meio de pesquisa-ação, desenvolver processo investigativo e de intervenção com vistas à qualificação da Atenção Pré-Natal e, consequentemente, reduzir os nascimentos pré-termo e o número de cesarianas.
Rede Nacional de Mulheres na Nanociência.
Rede Nacional de Mulheres na Nanociência: conhecimento e inovação para cientistas e profissionais do futuro.
Esse projeto tem por objetivo analisar a presença de mulheres em instituições científicas do Rio Grande do Sul nas décadas de 1950 e 1960, através da construção de uma biografia coletiva de um grupo de 42 mulheres, cujos nomes foram previamente levantados a partir do livro 'Instituições de Pesquisa básica e Aplicada', fruto de um Inquérito publicado pela CAPES em 1957. Neste sentido, nos interessa desenvolver uma análise qualitativa da trajetória socioprofissional individual de uma mulher representativa de cada área, a saber Agronomia, Ciências Biológicas, Educação, Física, Fisiologia e Psicologia, aprofundado a investigação das condições socioeconômicas e culturais de suas inserções nas instituições em que atuaram, do processo de profissionalização, carreira científica e das práticas deprodução do conhecimento científico. Como metas, propomos, além da pesquisa histórica através da construção de uma biografia coletiva e de análises de trajetórias; propor e participar de ações de divulgação científica que incentivem a presença e a permanência de meninas nas ciências. Entre os resultados esperados, esperamos aprofundar as discussões sobre mulheres e ciência, contribuindo para a historiografia e para divulgação científica; Estimular as investigações no campo da história das mulheres e ciência a partir da formação de jovens pesquisadoras a partir da integração do presente projeto com projetos já em andamento na Universidade Franciscana: PIBID e Residência Pedagógica; Estabelecer vínculos com as escolas de educação básica de Santa Maria, nas quais seja possível dialogar a respeito da importância da história e da representatividade de meninas e mulheres nas ciências.
Revestimento fotodinâmico biocompatível para cobertura antibacteriana de superfícies.
A resistência bacteriana é um grande desafio global de saúde pública, associada a 4,95 milhões de mortes em 2019.
Assim, a produção de superfícies autodesinfectantes representa uma alternativa promissora na prevenção da transmissão de patógenos multirresistentes em múltiplos ambientes. A inativação fotodinâmica antimicrobiana representa uma tecnologia alternativa a qual emprega luz, oxigênio atmosférico e um agente fotossensibilizante, onde produtos naturais representam uma excelente fonte destes agentes. Assim, o projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de uma formulação à base de compostos naturais visando a inativação de microrganismos sensíveis e resistentes a antimicrobianos mediante a sua aplicação em diferentes superfícies.
Saúde digital: expansão dos serviços de telessaúde por meio da Inovação tecnológica.
Saúde digital: expansão dos serviços de telessaúde por meio da Inovação tecnológica e design de dispositivos inteligentes.
A UFN, por meio de sua plataforma de telessaúde, realiza o agendamento de consultas e o atendimento presencial e à distância de pacientes atendidos pelos laboratórios de práticas em saúde. O projeto visa ampliar a usabilidade da plataforma por meio de três eixos: ações em saúde (teleconsulta) com a oferta de consultas multiprofissionais individualizadas e grupos de GSP (gestão de saúde populacional); ações de formação e educação permanente (tele-educação), por meio da disponibilização de cursos de formação profissional e capacitações direcionadas às demandas da sociedade e ações de suporte tecnológico (inteligência artificial - IA e internet das coisas - IOT), tendo a LAUDUZ como empresa parceira.
Sistemas nanoestruturados contendo ácido ascórbico e palmitato de ascorbila como bioaditivos.
O projeto busca desenvolver bioaditivos antioxidantes para hambúrgueres, reduzindo o uso de sódio e tornando-os mais saudáveis. A pesquisa propõe a encapsulação de dois bioativos em sistemas nanoestruturados, protegendo esses compostos e aumentando sua estabilidade. Para viabilizar a aplicação, serão testadas duas abordagens: a secagem por aspersão, transformando a formulação em pó, e a incorporação em filmes biodegradáveis para embalagens ativas. Embora o hambúrguer seja o alimento modelo, os bioaditivos desenvolvidos poderão ser utilizados em diversas matrizes alimentares, promovendo maior conservação e benefícios à saúde.
Startup LAB - Região Centro
Este projeto está integrado ao programa INOVA RS desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do RS (INOVA RS, 2020) e destina-se a prover infraestrutura de pessoal e recursos de custeio que permitam operacionalizar a gestão integrada do ecossistema de inovação da região central do estado articulada entre as cidades de Santa Maria, Cruz Alta e Santiago..
Uso da rutina em ratos infectados experimentalmente com Cryptococcus neoformans.
Cryptococcus neoformans é agente causador de meningite fúngica, tendo a resposta imunológica do hospedeiro um papel importante na defesa contra esse patógeno. Recentemente, estudo revelou o papel da sinalização purinérgica em doenças infecciosas que afetam o sistema nervoso central, como causado por infecções fúngicas, sendo sinalizado por nucleotídeos. Esses nucleotídeos atuam como moléculas sinalizadoras influenciando a resposta imune. Com isso, o uso de produtos naturais que possam modular a resposta inflamatória através do sistema purinérgico pode ser uma alternativa para reduzir os efeitos pró-inflamatórias da infecção, como o uso da rutina, um flavonoide com potente ação anti-inflamatória e imunomoduladora.