CURSOS DE ESPECIALIZAçãO NA UPF
31 registro(s) encontrado(s)
Especialização em Arquitetura de Interiores: criação e inovação
Este curso se justifica através da demanda apresentada no mercado de trabalho local e regional, que evidencia forte vocação na área de projetos de interiores residenciais, comerciais, institucionais, efêmeros, entre outros.
Outro aspecto de grande relevância diz respeito aos novos comportamentos na forma de morar, trabalhar, viver e se comunicar. Tornando necessário a atuação de um profissional cada vez mais atualizado e especializado para projetar estes ambientes internos.
Atualiza os profissionais inseridos no mercado de trabalho, potencializando seu conhecimento prévio sobre Arquitetura e Design de interiores, assim como, agregar um conjunto de técnicas e ferramentas contemporâneas para este desenvolvimento, ampliando a sua atuação profissional.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-arquitetura-de-interiores-criacao-e-inovacao
Especialização em Arteterapia
O processo de formação profissional necessita ser permanente em todas as áreas do conhecimento. Esta exigência é consequência de uma busca de apropriações de novos e mais profundos conhecimentos, de pressupostos epistemológicos e metodológicos, considerando suas relações teóricas com as práxis do campo da arte na educação e na saúde. Ser arteterapeuta, hoje, implica apropriar-se de um saber dinâmico, versátil, possuidor de uma perspectiva inventiva e sinérgica do ser humano. Esta consciência de mundo permite compreender a arte em suas interfaces com outras áreas do saber e, ao ser humano, em suas dimensões biofísica, psicossocial, emocional e espiritual.
A UPF, através da Faculdade de Artes e Comunicação, está procurando oferecer mais uma oportunidade aos profissionais das artes, da educação e da saúde para continuar seus processos de formação por meio deste curso de pós-graduação em nível de Especialização, relacionando, de forma sistemática, o ensino com a pesquisa, e percebendo, no seu meio de atuação profissional, a existência de um laboratório vivo e a possibilidade de aplicar novas descobertas teóricas, recebendo respostas para construir uma prática mais eficiente e solidária. Entende-se que o curso de Especialização em Arteterapia, além de habilitar os profissionais para atuar em diversos tipos de instituições, contribuirá para melhorar sua atuação, e promoverá o desenvolvimento da pesquisa em arte, educação e saúde na região, proporcionando não apenas o diagnóstico da realidade, mas a possibilidade de reflexão crítica e de elaborar propostas concretas de intervenção na mesma por meio dos estágios. Este curso, em relação ao mercado profissional, oferece a possibilidade de trabalhar em ateliês, escolas, empresas, centros de reabilitação e hospitais, dentre outros espaços em que este conhecimento possa ser colocado em prática.
O curso oferece uma formação aos participantes que lhes permite intervir na sociedade em níveis pedagógicos, terapêuticos e organizacionais, nos quais realizam projetos e processos de desenvolvimento humano através de recursos expressivos e artísticos.
O curso de pós-graduação em Arteterapia é recomendado pela UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-arteterapia-8-ed
Especialização em Comunicação Digital Estratégica
A gestão da comunicação nas organizações demandam estratégias para gerir as relações que elas têm com o ambiente social e mercadológico para manter-se competitivo dentro do setor que atua.
Os meios digitais, com as redes sociais, têm crescido a cada dia, transformando o contexto social e mercadológico. A utilização de meios digitais como ferramenta de comunicação proporciona às empresas maior abrangência sobre o que ela quer comunicar, sejam propagandas, ações de vendas ou, mesmo, conhecer e se relacionar com o ambiente que está inserida. No entanto, para que a organização seja competitiva a comunicação e os seus meios digitais devem ser pensados e planejados estrategicamente.
Abrir uma gama de perspectivas e estratégias para trabalhar a Comunicação de forma estratégica nos meios digitais, reconhecendo suas características e seu contexto, oferecendo novas possibilidades às empresas e aos profissionais preparados para atuarem nesta área. Preparar profissionais, com visão ampliada para trabalhar os meios digitais nas organizações e capacitar profissionais que estão vivenciando o ambiente da convergência midiática, que mistura os suportes e as linguagens na construção de informação noticiosa e na construção e gerenciamento das marcas.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-comunicacao-digital-estrategica
Especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia
O mundo contemporâneo vem impondo uma série de desafios às organizações que, na condição de entidades econômicas, com ou sem fins lucrativos, dependem de resultados econômico-financeiros capazes de garantir crescimento ou, ao menos, sua manutenção no mercado.
As transformações conjunturais, atualmente materializadas no processo de globalização da economia, têm impactado diretamente as operações das organizações, independentemente de seus objetivos econômicos. Diante disso, a competitividade tem ocasionado uma mudança de postura dos gestores quanto às operações internas e externas, no sentido de se adaptar ao contexto desse novo ambiente. Assim, surge a necessidade de profissionais capacitados ao gerenciamento e controle das informações organizacionais, bem como das regulamentações tributárias que o governo fixa para os diversos segmentos empresariais, visando com isso maximizar o processo de tomada de decisões.
Ao estabelecer uma conexão entre o controle nas instituições e a gestão estratégica, busca-se um diferencial competitivo e a melhoria dos resultados da empresa, por meio da otimização dos custos que recaem sobre as suas atividades. Soma-se a isto a utilização de técnicas de auditoria de gestão e operacionalização; técnicas de controle interno e de perícia, sendo que estas atividades, no contexto do mercado, tem uma conotação especial.
Aprofundar e aperfeiçoar conhecimentos específicos, para uma melhor atuação dos profissionais de gestão no mercado, nas atividades de controladoria, auditoria e perícia; repensar fundamentos sobre a função dos profissionais de gestão tendo por base uma nova hermenêutica que viabilize a atuação com competência, desenvolvendo novos conhecimentos, assimilando novas técnicas dentro de uma filosofia de excelência profissional, na busca da qualidade, da eficiência, eficácia e efetividade na prestação de serviços às empresas e à sociedade.
O curso de Especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia está modelado para capacitar alunos a se qualificarem em posições de gestão de departamentos relacionados com estas três áreas do conhecimento. Também está direcionado para os profissionais que já atuam nestas áreas e buscam desenvolver estratégias que melhorem o seu desempenho nas empresas. Elaborado sob uma grade de disciplinas modernas e focadas, que atende às demandas do mercado, o corpo docente é qualificado tanto em titulação como em atuação no ambiente de mercado. As aulas favorecem os debates e a troca de experiências entre os participantes, visando identificar e apresentar soluções sobre os diversos problemas empresariais.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-controladoria-auditoria-e-pericia
Especialização em Coordenação, Gestão e Compatibilização na Arquitetura
O Arquiteto e Urbanista têm uma ampla gama de saberes e, consequentemente, uma vasta área de atuação profissional. Em contrapartida a grade curricular do curso de graduação forma o profissional generalista, induzindo-o a buscar a complementação contínua de sua formação para suprir as diversas lacunas impostas pelo mercado de trabalho. A demanda por profissionais especializados em coordenação, gestão e compatibilização de projetos se encontra em constante crescimento no mercado de trabalho. Cada vez mais requisitados em empresas de arquitetura e de construção civil, os líderes gestacionais são profissionais que vem atender as necessidades da área no que tange a qualidade e a organização dos processos de trabalho desde a concepção dos projetos de arquitetura até a execução da obra, o que garantirá o excelente desempenho do empreendimento e o diferencial no mercado competitivo.
Neste sentido é primordial que o profissional tenha o entendimento de todos os processos que envolvem o desenvolvimento de edificações de excelência e também das ferramentas disponíveis. Este curso visa atender esta lacuna existente no mercado de trabalho e formar profissionais qualificados a atuar com boas práticas na coordenação, gestão e compatibilização de projetos de Arquitetura.
A concepção do curso se dá a partir do surgimento de uma lacuna no mercado de trabalho que gerou um novo nicho de desenvolvimento profissional para os Arquitetos e Urbanistas e áreas afins. O crescimento da construção civil e das novas tecnologias desencadearam a sobreposição de processos que a envolvem a necessidade de gerenciamento de todos os saberes.
A coordenação e compatibilização de todas as técnicas de arquitetura e construção é emergente e dela depende a qualidade do produto final. Neste sentido, a especialização proposta vem promover a qualificação e o domínio de todos estes processos que envolvem uma edificação, desde a concepção da natureza do projeto, passando pela tomada de decisões, pela aplicação das normas e tecnologias, pelo domínio do canteiro de obras e pelo envolvimento de saberes complementares como administração, economia, marketing, psicologia, desenvolvimento pessoal e direito. Desta forma o curso irá promover uma interdisciplinaridade entre vários cursos da instituição e também irá trazer conhecimentos externos que ainda não são contemplados na nossa região.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-%20coordenacao-gestao-compatibilizacao-arquitetura-2-ed
Especialização em Cultura Material e Arqueologia
A Especialização insere-se no amplo processo de implantação dos estudos de Cultura Material e Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em História, através do Núcleo de Pré−História e Arqueologia, articulado com a Graduação em História e com os grupos de pesquisa em Patrimônio. Nessa perspectiva foram realizados os movimentos de formação do NuPHA, cursos de habilitação laboratorial em acervos líticos e cerâmicos, estudo dos potenciais arqueológicos da região de abrangência da universidade, atividades de educação patrimonial e, por fim, a instalação do LACUMA − Laboratório de Cultura Material e Arqueologia. O NuPHA e o LACUMA estão em plena atividade, com diversos contratos de endossos arqueológicos, com supervisão acadêmica e responsabilidade de guarda dos materiais de prospecção de campo, responsabilizando-se pela higienização, catalogação e estudos das peças. Na perspectiva acadêmica, o curso de Especialização potencializa os núcleos e pesquisas em Patrimônio Cultural, estimula os graduandos à formação e ao ingresso em projetos de pesquisas dos professores da linha de Cultura e Patrimônio, do Pós−Graduação em História, além de mediar saberes aprofundados entre a Graduação e o Mestrado e Doutorado em História. Atrativamente, este curso de especialização habilita os egressos para um mercado de trabalho em expansão e carente de profissionais.
O atual cenário social e econômico brasileiro tem exigido investimentos públicos e privados em obras de engenharia (infraestrutura, logística, habitação, geração de energia, entre outros), demandando a realização de processos de licenciamento ambiental, cujos estudos também englobam levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre o patrimônio arqueológico. Diante deste contexto, observa-se uma demanda crescente por profissionais com conhecimentos e competências voltadas à Cultural Material e Arqueologia, de forma a atender a necessidade de mercado nas áreas referentes. Bem como, capacitando a gerenciar projetos, relatórios de pesquisa, prospecção de campo, curadoria dos acervos, laudos patrimoniais e equipes multidisciplinares.
Oferece formação teórica−prática no campo da Arqueologia e da análise, resgate/salvamento e conservação de sítios arqueológicos e acervos de cultura material. Bem como, as competências básicas para o desenvolvimento das pesquisas arqueológicas de campo.
Habilita para competências em estudos de Cultura Material e Arqueologia. Capacita para áreas de Acervos, Patrimônio e Memória; gerenciamento de projetos, relatórios de pesquisa, prospecção de campo, curadoria de acervos, laudos patrimoniais e formação de equipes multidisciplinares de pesquisa ou contrato, como em em obras que demandem processos de licenciamento ambiental, cujos estudos também englobam levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre o patrimônio histórico, arqueológico e cultural. Perspectiva de atuação nas áreas públicas e privadas.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-cultura-material-e-arqueologia-3-ed
Especialização em Direito do Consumidor
O Código de Defesa do Consumidor, completa em 11 de setembro de 2020, 30 anos de sua promulgação. A referida legislação é fruto da garantia do direito do consumidor como direito fundamental na Constituição Federal de 1988. Nestas quase três décadas houve uma grande transformação nas relações entre consumidores e fornecedores o que requer uma permanente atualização dos profissionais que atuam nas relações de consumo.
O curso é destinado aos profissionais da área do Direito, que atuam na defesa de consumidores e fornecedores de forma judicial ou extrajudicial e que necessitam ter uma visão atualizada e prática das incidências do Código de Defesa do Consumidor e da Responsabilidade Civil, fazendo o diálogo entre a legislação consumerista e o Código Civil e demais legislações que envolvem a complexidade das relações de consumo. Destina-se a advogados e profissionais que atuam nos órgãos de defesa do consumidor.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-direito-do-consumidor
Especialização em Direito e Processo do Trabalho, Direito e Prática Previdenciária
O Direito do Trabalho tem como fonte material, por excelência, o conflito entre o capital e o trabalho. A dinâmica social exige sua permanente renovação, para que possa cumprir seu objetivo de regular e solucionar os conflitos oriundos das relações de trabalho, como agente de pacificação social e de distribuição de renda. As demandas sociais resultantes do avanço tecnológico, da globalização da economia e do atual desenvolvimento do sistema de produção capitalista, determinam não apenas a constante atualização do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, mas a sua transformação, com a adoção de novos paradigmas, capazes de lhes darem sustentação.
Nessa perspectiva, este Curso pretende instrumentalizar a operacionalização pelos profissionais do Direito das novas questões que estão surgindo no saber jurídico deste início do terceiro milênio e que afetam diretamente esses ramos do Direito. Assim sendo, o Curso abordará as novas temáticas que estão surgindo no Direito do Trabalho e no Direito Processual do Trabalho, na perspectiva atual do Direito Constitucional e do Direito Civil, englobando as novas teorias contratualistas e novas formas de regulação do trabalho. Para alcançar os objetivos propostos é necessária a participação de professores convidados de outras instituições, considerando que o número de professores qualificados na área específica é insuficiente. Por isso, justifica−se o percentual inferior de professores da casa. Por sua vez, as mudanças no sistema de proteção social por meio da Previdência fizeram modificar a relação entre indivíduo e Estado. Isso demanda a necessidade de atualização e de aprofundamento doutrinário e prático dos profissionais que atuam na área previdenciária. O curso proporcionará a discussão dos fundamentos das reformas previdenciárias e a prática dos novos procedimentos adotados administrativa e judicialmente na defesa de direitos dos beneficiários do Regime Geral de Previdência.
O programa do curso é direcionado para o aprimoramento dos principais temas das 4 áreas afins e para a abordagem das novas temáticas que estão surgindo no âmbito desses ramos do Direito Público, na perspectiva atual da advocacia trabalhista e previdenciária.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-direito-e-processo-do-trabalho-direito-e-pratica-previdenciaria-3-ed
Especialização em Direito Processual Civil na Prática
Capacitar profissionais da área de Direito para o exercício de atividades jurídicas, propiciando aos participantes condições para vencer os desafios próprios de um mercado em constante transformação e crescimento, através do ensino dos mais avançados conceitos e práticas do Direito Processual Civil. Para tanto, tem por escopo aprofundar os conhecimentos sobre o Direito Processual Civil, oportunizando estudos, análises e vivências práticas, simuladas ou não, complementadas pela troca de experiências, o que torna o curso bastante diferenciado daquilo que tradicionalmente é oferecido pelo mercado.
Um dos principais diferenciais do curso é a combinação do estudo das principais inovações na técnica processual e também os desafios do Poder Judiciário brasileiro. E de outro lado, também existe a preocupação de compreender o que tem acontecido fora do Poder Judiciário, ou seja, o crescimento do uso dos chamados meios extrajudiciais de composição dos conflitos, tais como a arbitragem, a mediação e a negociação. Ao longo do curso serão realizadas palestras com os principais expoentes do Direito Processual Civil pátrio.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-direito-processual-civil-na-pratica-4-ed
Especialização em Endodontia
O Curso de Especialização em Endodontia vem contemplar, na sua 16ª edição, profissionais da cidade e região de Passo Fundo, que aguardam este modelo de ensino, cuja qualificação e tradição o tornaram referência nesta região do país. O mercado de trabalho cada vez mais exigente obriga a todos, após a complementação da graduação, buscar o estudo continuado, para se manterem competitivos no mercado, com uma maior gratificação profissional bem como melhor prestação de serviços à população.
A Endodontia tem novos recursos tecnológicos, que não são treinados nos cursos de graduação, como o uso de peças automatizadas para o preparo e obturação de canais, uso de localizadores apicais eletrônicos, radiografias digitais, uso de laser, uso de dispositivos de ultrassom e microscópio clínico operatório aplicado à endodontia. O curso de especialização contempla esses avanços. A Endodontia dentro da Odontologia é uma especialidade de relevante importância para os tratamentos interdisciplinares, portanto dará subsídio à graduação e outras especialidades existentes no Instituto e também para a comunidade, E, por fim, o curso proposto vem para auxiliar no atendimento da demanda oriunda do Centro de Especialidades Odontológicas, havendo uma quantidade muito grande de pacientes da comunidade de passo fundo a serem assistidos.
Oferece ao cirurgião dentista, que busca o Instituto da Saúde da Universidade de Passo Fundo, o título de Especialista em Endodontia, reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia, atualização e treinamento através da absorção dos avanços técnicos−científicos e culturais de sua área, objetivando o trabalho em clínicas particulares e/ou de serviço público.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-endodontia-16-ed
Especialização em Engenharia de Manutenção
A partir de análise mercadológica, visita a empresas da região norte do estado do Rio Grande do Sul, observa-se que a manutenção está sempre presente no dia a dia das empresas, atuando na compra, instalação de equipamentos novos, bem como na melhoria e retrofit de equipamentos já existentes, proporcionando melhorias para as empresas e é de primordial importância que se tenha no mercado de trabalho profissionais habilitados para executar estas atividades.
Proporcionar aos profissionais da área de Manutenção, um curso de aprimoramento que abrange conceitos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-engenharia-de-manutencao-4-ed
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
A área técnica de segurança do trabalho engloba atividades que objetivam a manutenção da segurança dos trabalhadores nos ambientes de trabalho, identificando riscos, implantando procedimentos, aplicando normas e cumprindo com suas atribuições específicas de seu cargo. As atividades inerentes à segurança do trabalho são aplicadas em qualquer atividade desenvolvida nas organizações públicas municipais, estaduais e federais, nos setores da indústria, comércio e serviços.
A carência e a valorização desses profissionais no mercado de trabalho é destacada e relevante, porque o investimento em segurança do trabalho, além de contribuir para a melhoria do desempenho do trabalhador, eleva a qualidade da produção e melhora a imagem da empresa.
O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UPF tem como objetivo formar Engenheiros de Segurança do Trabalho, conforme Lei n. 7410 de 27/11/1985, capazes de observar as medidas necessárias à fiel observância dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança do trabalho, com vistas a adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições inseguras de trabalho, nas fases de planejamento, implantação, utilização e manutenção das obras de engenharia, bem como determinar os procedimentos que deverão ser adotados em caso de acidente do trabalho, promovendo assim a saúde e integridade do trabalhador no local de trabalho. O objetivo do curso é também adquirir conhecimentos necessários para atuar nas várias áreas de produção e de serviços.
Ao final do curso o Engenheiro de Segurança do Trabalho da UPF será capaz de:
- Supervisionar, coordenar e orientar serviços da área;
- Realizar estudos no ambiente de trabalho para identificar e controlar os riscos;
- Implantar técnicas de gerenciamento e controle de risco;
- Realizar perícias e emitir pareceres para controle sobre o grau de exposição aos riscos físicos, químicos e biológicos, etc;
- Propor medidas preventivas e corretivas e orientar trabalhos estatísticos.
- Atuar em projetos de proteção contra incêndios e Realizar treinamentos;
- Elaborar projetos de sistema de segurança do trabalho e assessorar a elaboração de projetos e obras para garantir a segurança;
- Analisar instalações, máquinas e equipamentos, projetando dispositivos de segurança
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-engenharia-de-seguranca-do-trabalho-13-ed
Especialização em Ensino de Ciências Humanas
A Especialização em Ciências Humanas parte da necessidade do tratamento interdisciplinar dos problemas contemporâneos para (re)construção de novas práticas pedagógicas e desafios que observem as demandas da sociedade e as relações existentes entre natureza, cultura, espaço e território.
As Ciências Humanas têm a preocupação de analisar as ações humanas no âmbito das relações sociais, bem como as construções intelectuais que estas sociedades elaboram no processo de estruturação dos conhecimentos que, em cada momento, se mostram mais necessários para o viver no coletivo. Nessa perspectiva, a Especialização em questão assume um papel de destaque no que se refere à reflexão e a sensibilização dos sujeitos pertencentes a esta sociedade, todos com o direito e dever de interpretar e inferir sobre os fenômenos que ora se apresentam.
A especialização em Ciências Humanas vem para contribuir para o enfrentamento e proposição de solução dos problemas teóricos e práticos da sociedade contemporânea, assim como, dos desafios pedagógicos colocados pelas atuais políticas educacionais, tendo em vista o seu caráter interdisciplinar, inovador, questionador e atual.
Propicia uma formação interdisciplinar com ênfase na discussão de conteúdos, metodologias e projetos que contribuam para a renovação dos fundamentos teóricos e metodológicos das ciências humanas.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-ensino-de-ciencias-humanas-3-ed
Especialização em Hematologia e Hemoterapia
A maioria de adaptações bioquímicas decorrentes de quadros inflamatórios infecciosos, malignos ou condições iatrogênicas promovem alterações qualitativas e quantitativas significativas no sangue periférico. Muitas delas são inespecíficas, mas independente disso, o estudo hematológico permite o diagnóstico, acompanhamento e terapia de uma infinidade de patologias.
Com o advento dos contadores automáticos de células sanguíneas, um salto tecnológico atingiu os laboratórios de análises clínicas uma vez que um hemograma pode apresentar mais de 20 parâmetros que apontam anormalidades de hemácias, leucócitos e plaquetas. Assim, é possível identificar com elevada sensibilidade e especificidade um rol enorme de doenças que acometem a série vermelha (anemias, eritrocitoses, hemólise e sangramentos), branca (infecções, inflamações e leucemias).
A implementação de novos parâmetros hematológicos no hemograma, exames laboratoriais específicos e o aumento da prevalência de doenças imunossupressoras (pelo avanço do HIV e aprimoramento da terapêutica antineoplásica), exige profissionais cada dia mais capacitados na realização e interpretação de exames hematológicos. Além disso, avanços no diagnóstico sorológico permitem a realização de transfusões com cada vez menos reações adversas.
A implementação de um curso de especialização em hematologia e hemoterapia atenderá uma necessidade regional de aprimoramento técnico e intelectual de profissionais de laboratório de análises clínicas e de banco de sangue.
Está centrada na necessidade da formação de recursos humanos mais capacitados e especializados no diagnóstico de doenças que envolvem o sistema hematopoiético, implantação de um centro de transplante hematopoiético em nossa região, na evolução da conduta terapêutica de neoplasias, a elevada prevalência de condições imunossupressoras do sistema imunológico.
O curso preza por uma abordagem multiprofissional com intuito de enriquecer o conhecimento do egresso e o programa de pós−graduação com diferentes enfoques que envolvem a hematologia. A introdução de disciplinas envolvendo a busca de base de dados, análise epidemiológica e estatística e o estudo de células tronco como recurso terapêutico, serão inovações buscadas pelo programa. A especialização contará com o envolvimento de professores de diversas IES.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-hematologia-e-hemoterapia-2-ed
Especialização em História e Gestão de Acervos
Cada vez mais torna-se premente a questão de democratização e acesso à memória e história para toda a comunidade, nesse sentido, qualificar para que os profissionais que lidam com acervos se capacitem para a compreensão, gestão, conservação, manuseio, descrição e qualificação da divulgação e atendimento ao público tornam-se prementes para dar conta desta realidade ainda incipiente de cidadania cultural. Junto a isso, para as instituições, há que se ponderar a responsabilidade social na organização e conservação de acervos que são de interesse social, histórico e cultural, estejam eles em entidades públicas, privadas ou mesmo em posse de particulares.
Nesse sentido a formação em Gestão de Acervos, aqui proposta, alinha-se às políticas constitucionais, culturais, educativas e sociais de vetorização do acesso à memória e cidadania cultural de fato, pela gestão qualificada e democratização de conhecimento e acesso aos acervos.
A profissionalização do corpo técnico e funcional que atua em espaços de cultura, nas várias cidades da região de abrangência da UPF, pela falta de formação especializada, tem sido prejudicada em termos de compreensão, gestão, atendimento e conservação, especialmente quando se trata de acervos museais e documentais, em suas diversas e complexas tipologias. Nesse sentido, atendendo aos anseios de colegas atuantes em museus, casas de cultura, arquivos, centros de documentação e outros espaços, propomos a realização do curso de especialização em Gestão de Acervos, a ser desenvolvido em módulos progressivos (que podem ser cursados isoladamente ou em conjunto), para dar subsídios teóricos e práticos para a atuação em prol de nossos patrimônios culturais.
O curso é ofertado via Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), como atividade derivada do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura, pela Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (REPAC), cuja proposta é reunir profissionais, pesquisadores e interessados, ligados a lugares de memória regional, para potencializar a troca de saberes e de técnicas, bem como a instrumentalização progressiva dos agentes envolvidos com a guarda, organização e divulgação de acervos. O curso tem como parceiro o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF).
O curso História e Gestão de Acervos visa a formação e capacitação dos profissionais que atuam em centros de memória (arquivos, museus, bibliotecas, casas de cultura, etc.) a partir da qualificação articuladora das concepções patrimoniais, históricas e técnicas vinculadas a esta atuação. O curso articula questões teórico-práticas derivadas da História, Arquivologia e Museologia, sobretudo, contemplando a interdisciplinaridade intrínseca à qualificação profissional para a lida com acervos. Visa-se formar um profissional apto a desenvolver o trabalho com acervos considerando suas especificidades, tipologias, importância sociocultural e histórica, assim como a perspectiva de sua importância na compreensão e potencialização da cidadania cultural, apregoada em nossa Constituição.
História e Gestão de Acervos potencializará o domínio de competências e habilidades, de modo interdisciplinar, destacando-se entre elas:
• Reconhecer os contextos sociais, culturais, políticos e legais da gestão de acervos;
• Compreender dos processos de construção sócio-histórica em sua dinamicidade, tensões e possibilidades;
• Reconhecer, analisar, selecionar e organizar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo sua importância como materializações de diferentes contextos e grupos sociais;
• Reconhecer e valorizar as diferenças, a pluralidade das experiências históricas das sociedades humanas;
• Compreender o estatuto comprobatório de documentos de arquivo;
• Identificar os contextos de produção, seleção e salvaguarda de acervos no âmbito de instituições públicas e privadas;
• Planejar, elaborar e implementar instrumentos de gestão de acervos em sua organização, classificação, descrição, registro, tombamento, inventário, acondicionamento e disponibilização dos fundos e coleções ao público;
• Elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos;
• Compreender as singularidades dos acervos museológicos, bibliográficos, arquivísticos e suas relações com o patrimônio cultural;
• Planejar e desenvolver exposições, mediações culturais, programas educativos e culturais.
O curso, em sua dimensão formadora, visa a formação de profissionais qualificados para a atuação em espaços de memória, bem como profissionais comprometidos com o patrimônio cultural tão caro à uma sociedade democrática, diversa e complexa, como a que vivemos.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-historia-e-gestao-de-acervos-2-ed
Especialização em Implantodontia
A perda parcial ou total dos dentes naturais é um dos problemas que mais afeta a saúde bucal, e resulta de efeitos cumulativos de doenças ao longo da vida em combinação com fatores socioeconômicos, que também contribuem significativamente. O edentulismo é considerado uma deficiência que afeta a qualidade de vida, aspectos nutricionais e provoca morbidade do indivíduo, levando em conta que problemas de mastigação predispõem a uma ingestão nutricional deficiente e à desnutrição. A reabilitação com implantes osseointegrados é atualmente uma alternativa de tratamento extremamente vantajosa aos pacientes. Desde a descoberta da osseointegração, a Odontologia atingiu alta previsibilidade em seus tratamentos. Para tanto, diversos princípios, desde os protocolos cirúrgicos, a escolha do material, bem como a técnica para confecção das próteses sobre implante, corroboram para o prognóstico favorável de um caso clínico. Tendo em vista o contexto anteriormente exposto, impõe-se uma necessidade cada vez maior do cirurgião-dentista generalista no que diz respeito à prática do diagnóstico, planejamento, execução e preservação de reabilitações orais sobre implantes.
Diferenciais
- Capacitar os cirurgiões-dentistas a diagnosticar os casos clínicos por meio de exames de imagem radiográficos e tomográficos;
- Identificar a necessidade ou não de reconstrução dos maxilares por meio de enxertos ósseos, e instalar os implantes osseointegrados mais adequados para cada caso;
- Promover exercícios práticos laboratoriais e clínicos de reabertura de implantes, moldagem de transferência, restabelecimento da dimensão vertical de oclusão e planejamento de próteses sobre implantes em clínicas com pacientes;
- Orientar os alunos quanto à interpretação e utilização de catálogos de implantes e componentes protéticos, capacitando-os para a seleção das peças específicas para cada caso;
- Capacitar os participantes à prova estético-funcional, instalação, ajuste oclusal e acompanhamento clínico de pacientes com implantes e próteses sobre implantes.
Ao final do curso, o aluno deverá estar apto a realizar reabilitações unitárias, parciais e totais sobre implante, envolvendo a instalação dos implantes, reconstrução por meio de enxertos osseointegrados e confecção das respectivas reabilitações protéticas, removíveis ou fixas, parafusadas ou cimentadas.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-implantodontia
Especialização em Indústria 4.0
Na indústria já ocorreram três revoluções industriais, estamos no processo da quarta mudança, simbolizada pela indústria 4.0, o qual também é conhecida no Brasil como a manufatura avançada, focada na inteligência, unindo as tecnologias mais avançadas, tais como a internet das coisas, computação em nuvem, manufatura digital, bem como as técnicas avançadas de gerenciamento na produção, para obtenção de uma manufatura inteligente, fabricando produtos inteligentes, formando um mundo inteligente.
A quarta revolução industrial, não somente vai gerar uma grande mudança para as indústrias, criar uma oportunidade histórica para os engenheiros, mas também terá impacto significativo nas outras áreas, mudando indispensavelmente nossa forma de pensar, de viver, e de trabalhar, promovendo o progresso da sociedade humana.
Para que possamos formar os profissionais especializados em manufatura avançada, qualificando as pessoas para enfrentar a mudança histórica, ajudando a modernização da indústria brasileira, unem-se os docentes de várias áreas do conhecimento, formando um programa multidisciplinar de especialização, visando qualificar os profissionais para quarta revolução industrial.
Indústria 4.0 é baseada em uma estratégia com tecnologias avançadas e multidisciplinares. Nesta especialização focam-se em três subáreas, incluindo os principais pilares de Indústria 4.0:
a - tecnologia de informação moderna e sua aplicação em manufatura avançada;
b - projeto, análise e fabricação de produtos inteligentes em forma moderna;
c - otimização e gerenciamento moderno na produção inteligente.
O curso é elaborado visando a combinação de teoria e práticas, maioria das disciplinas usando laboratórios e softwares de engenharia, para que o aluno possa aprender a teoria e a prática no computador, realizando os projetos, simulações, análises e otimizações com os programas computacionais dos laboratórios. No final do curso, o aluno participa do projeto integrado, aplicando os conhecimentos adquiridos no projeto de um exoesqueleto industrial, experimentando as novas tecnologias de manufatura avançada. O melhor projeto poderá ser fabricado em forma de protótipo.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-industria-4-0-2-ed
Especialização em Inspeção, Tecnologia e Ciência dos Alimentos de Origem Animal
Por ser uma área importante na Medicina Veterinária e a atenção da Saúde Pública, a inspeção de alimentos gera muitos trabalhos. É importante garantir que o alimento que chega na mesa do consumidor seja livre de contaminantes evitando assim as doenças transmitidas por alimentos. Sendo assim, o curso pretende atender as empresas e agroindústrias da região Sul do Brasil, que solicitam essa capacitação para um melhor aperfeiçoamento em suas atividades de produção e comércio de alimentos de produtos de origem animal.
Demais informações
Formar e atualizar profissionais da área do setor agropecuário de alimentos com a Legislação vigente é um dos objetivos da Especialização, além de habilitar os profissionais na área de responsabilidade técnica em setores de tecnologia e inspeção de alimentos de origem animal.
Site
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-inspecao-tecnologia-e-ciencia-dos-alimentos-de-origem-animal-2-ed
Especialização em Motricidade Orofacial
O Curso de Fonoaudiologia da UPF tem se concretizado com base na articulação permanente com as demandas emergentes da sociedade. Nesse sentido, observa-se a demanda dos profissionais da área na constante formação e aprimoramento profissional. Dessa forma, os estudos de mercado revelam o interesse crescente na área de motricidade orofacial e seu espectro de atuação. A crescente demanda de conhecimento científico na área justifica-se pelo crescimento das tecnologias envolvidas no processo de diagnóstico e reabilitação e da contínua busca pelo aprimoramento profissional relevante à demanda do mercado de trabalho. A área de motricidade orofacial retrata o trabalho com prevenção e reabilitação de alterações resultantes de problemas na musculatura orofacial e nas funções vitais para a vida humana.
Nesse contexto, as funções estomatognáticas como deglutição, respiração, mastigação, fala e sucção são transversais aos diferentes ciclos de vida do ser humano, iniciando com os processos de desenvolvimento desde o nascimento até ao decréscimo de seu funcionamento com o processo de envelhecimento. Diante desse cenário novas demandas para a formação profissional do fonoaudiólogo desafiam os diferentes campos do conhecimento que compreendem a necessidade de um novo olhar sobre o processo de reabilitação e integração biopsicossocial da realidade.
O Curso de Fonoaudiologia, com base em pesquisas e análise do mercado de trabalho, observa uma crescente busca dos profissionais em busca de formação na área da motricidade orofacial com ênfase nos diferentes ciclos de vida e nas técnicas modernas para o tratamento de diferentes patologias no campo da motricidade orofacial. Para a comunidade em geral é fundamental a presença de profissionais cada vez mais articulados com o conhecimento e a expansão técnica dos conhecimentos produzidos nas pesquisas científicas, pois permitem a identificação precoce, precisão diagnóstica e reabilitação efetiva no menor período de tempo possível, revertendo e estendendo a excelência no tratamento fonoaudiológico para a população.
A concepção do curso envolve a perspectiva de análise teórico-prática da formação do fonoaudiólogo, compreendendo os ciclos de vida do ser humano e as patologias relacionadas à comunicação humana e funções estomatognáticas. Os eixos articuladores entre as disciplinas complementam-se em englobam os aspectos que permeiam o processo de diagnóstico, avaliação, reabilitação e prevenção. Fundamentam-se no uso das novas tecnologias e na prática baseada em evidências, no segmento da comunicação humana e seus distúrbios, repercutindo na excelência e modernidade no tratamento das patologias fonoaudiológicas.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-motricidade-orofacial-2-ed
Especialização em Odontopediatria e Capacitação em Ortodontia Preventiva
O Curso de Especialização em Odontopediatria em sua oitava edição, contemplará profissionais de Odontologia que aguardam este modelo de ensino proposto por uma instituição de tradição, de uma Universidade com mais de 50 anos e que busca na modernidade e na qualificação professores renomados a arte de aprender fazer. A grande demanda de profissionais formados em Odontologia anualmente vem fazendo com que alguns diferenciais sejam buscados para que o cirurgião-dentista possa se alocar dentro do mercado de trabalho após a sua graduação. O estudo continuado, que contempla as pós-graduações e cursos de aperfeiçoamento, visam facilitar a inserção dos profissionais no mercado, garantindo também uma maior gratificação profissional bem como melhor prestação de serviços à população.
A Odontopediatria é uma modalidade que forma clínicos completos, aptos a realizar a grande maioria dos procedimentos em crianças e adolescentes, incluindo o manejo psicológico. É uma área muito desafiadora, justamente por tratar de pacientes complexos, com diferentes comportamentos e estágios de desenvolvimento.
Inúmeros recursos acabam sendo pouco explorados nos cursos de graduação, devido a carga horária reduzida das disciplinas de odontopediatria e ortodontia preventiva. O curso de especialização contempla o aprofundamento desses assuntos e uma maior vivência clínica, com um tempo maior de acompanhamento dos pacientes, possibilitando observar esse crescimento e desenvolvimento aliado às atividades odontológicas. A Odontopediatria dentro da Odontologia é uma especialidade de relevante importância para os tratamentos interdisciplinares, portanto dará subsídio à graduação e outras especialidades existentes nessa Faculdade e também para a comunidade, e, por fim, o curso proposto vem para auxiliar no atendimento da demanda oriunda do Centro de Especialidades Odontológicas,havendo uma quantidade muito grande de pacientes nessa faixa etária e pacientes com necessidades especiais da comunidade de Passo Fundo a serem assistidos.
Este curso tem como norte a formação de especialistas em odontopediatria que dominem os conteúdos e as técnicas contemporâneas da especialidade, disponibilizando todo o avanço tecnológico disponível no país para a prática clínica. A concepção do aprender fazendo, com a melhor evidência científica.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-odontopediatria-e-capacitacao-em-ortodontia-preventiva-8-ed
Especialização em Ortodontia
O Curso de Especialização em Ortodontia tem como finalidade de dar continuidade a formação e capacitação de cirurgiões-dentistas, com conhecimentos para diagnosticar e tratar das diferentes formas das más oclusões dento-esquelético-faciais. Aproveitando-se dos resultados de procedimentos executados nas aulas teóricas e práticas em laboratório e em clínica com pacientes, desenvolvendo na área da observação clínica e pesquisa e fomentando melhores condições de resoluções dos problemas ortodônticos.
Com o curso visamos proporcionar aos futuros ortodontistas a possibilidade de continuar seu aprendizado e aperfeiçoamento constante. Proporcionando às comunidades onde estiverem inseridos, melhores condições nos resultados da correção dos problemas ortodônticos, evitando maiores deslocamentos aos centros maiores, com economia financeira e oportunizando às comunidades contarem em seu meio com profissionais bem capacitados e especializados.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-ortodontia-10-ed
Especialização em Proteção de Plantas
Existe uma grande demanda por conhecimentos teóricos e aplicados na área de sanidade vegetal, abrangendo pragas, doenças e plantas daninhas, tanto no agronegócio como na agricultura familiar. Os gastos com o controle destes agentes fitossanitários representam uma parcela significativa do custo da produção agrícola. Assim, o correto manejo deste fator de produção pode determinar a própria viabilidade do empreendimento e, portanto, ser um diferencial para os profissionais no mercado de trabalho.
Os cursos de graduação envolvidos, devido a limitações de carga horária, não conseguem abordar tais conteúdos com a profundidade necessária e demandada pelo mercado. Além disso, o avanço do conhecimento científico e tecnológico tem sido tão acelerado nesta área, que os profissionais, mesmo recém saídos das escolas, se obrigam a buscar atualização, para melhor competir no disputado mercado de trabalho. Exemplos representativos disto são o uso de transformação genética (OGMs) e de sistemas informatizados para monitoramento e tomada de decisão, como meios e ferramentas no manejo integrado de agentes fitossanitários.
Além do aspecto econômico envolvido na proteção de plantas para maior produtividade, é preciso considerar que hoje, mais do que nunca, a sociedade espera que os produtos agrícolas sejam saudáveis e que o processo produtivo seja ecologicamente aceitável. Assim, o uso dos chamados agrotóxicos que, reconhecidamente, têm papel importante em termos da quantidade de alimentos que necessita-se produzir, precisa ser praticado de modo racional e tecnicamente correto, para que também sejam atendidas as expectativas dos consumidores quanto à qualidade e segurança alimentar.
Neste contexto, os profissionais envolvidos no processo produtivo e de conservação de alimentos precisam estar devidamente preparados para participar ativamente no desafio de compatibilizar produção, conservação ambiental e qualidade do alimento.
Apesar de toda esta importância, não existe na área de abrangência da Universidade de Passo Fundo um curso pós-graduação lato sensu em proteção vegetal que atenda a demanda existente. Interessados têm buscado treinamento deste tipo em universidades de São Paulo e de Minas Gerais.
Atualizar profissionais envolvidos no processo de produção vegetal em termos de conhecimentos básicos e aplicados em fitossanidade, preparando-os para atuar na proteção de plantas a campo e em pós-colheita, dentro de uma visão sistêmica e de agricultura sustentável dos pontos de vista econômico, social e ambiental.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-protecao-de-plantas-5-ed
Especialização em Psicologia Clínica - enfoque psicanalítico
A formação continuada, por meio de um curso de especialização, permite instrumentalizar os psicólogos atendendo as necessidades acadêmicas e profissionalizantes, através do aperfeiçoamento especializado do conhecimento. Dessa forma, permite especializar a prática da Psicologia Clínica ao contemplar o aprofundamento da formação teórica, o planejamento de ações terapêuticas a serem desenvolvidas e a qualificação para atividades que envolvem a prevenção, o tratamento e a promoção da saúde psicológica dos indivíduos. Com isso, o núcleo de disciplinas e atividades teórico-práticas oferecidas ampliam a perspectiva da clínica, contemplando a diversidade teórica e de espaços de intervenção, renovando a prática em Psicanálise diante das transformações e demandas da atualidade.
Este curso possui objetivo técnico/profissional específico. É direcionado ao estudo, à pesquisa, à qualificação e à instrumentalização profissional e científica no âmbito da Psicologia Clínica. Oportuniza o desenvolvimento científico e o aprofundamento da formação obtida ao nível de graduação, capacitando e aperfeiçoando a formação dos profissionais no desenvolvimento de suas ações enquanto Psicólogos Clínicos. Incentiva o estudo, a especialização teórica e a pesquisa na prática profissional, instrumentalizando o planejamento e a execução das atividades da clínica psicanalítica.
O curso visa qualificar e instrumentalizar o psicólogo clínico em suas habilidades e competências, através de disciplinas que atendam às exigências e carências de seu exercício profissional. Assim, o psicólogo clínico em consonância com as necessidades dos sujeitos que buscam seus serviços, poderá efetivar suas ações atendendo às necessidades de saúde psíquica das pessoas, agora com respaldo de um saber teórico/técnico especializado, tendo o referencial psicanalítico em seus diferentes vértices: fundamentos, metapsicologia, clínica e cultura. A supervisão clínica visa à discussão teórico-prática das atividades realizadas no âmbito profissional dos alunos. O curso busca, ainda, incentivar a construção de pesquisas científicas que contribuam para o desenvolvimento da psicologia clínica, fortalecendo a construção dos saberes locais e desta área da ciência
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-psicologia-clinica-enfoque-psicanalitico-5-ed
Especialização em Psicopedagogia
A Psicopedagogia é a área de conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem humana e que visa ao apoio aos indivíduos e grupos envolvidos nesse processo. O Curso de Especialização em Psicopedagogia visa habilitar profissionais capazes de atuar com os processos de aprendizagem junto aos indivíduos, aos grupos, às instituições e às comunidades, considerando espaços clínicos e institucionais nos diferentes contextos, assegurando um compromisso ético, político e garantindo a aprendizagem como um direito de todos. Para tanto, também é fundamental a articulação com profissionais de diferentes áreas, promovendo práticas interdisciplinares de intervenção.
Promover a habilitação do psicopedagogo para atuar com os processos de aprendizagem junto aos indivíduos, aos grupos, às instituições e às comunidades, utilizando instrumentos e procedimentos próprios, que convergem para o entendimento dos sujeitos e sistemas que aprendem e para a sua forma de aprender.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-psicopedagogia-11-ed
Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental
Adquirir uma visão sistêmica de planejamento, política e gestão ambiental. Conhecer a análise do licenciamento ambiental aplicado às empresas públicas e privadas. Identificar os tipos, critérios e planejamentos de auditoria ambiental. Implementar o desenvolvimento de atividades integradas na análise ambiental considerando os aspectos sociais, ambientais e políticos.
O Curso destina-se aos profissionais com curso superior em Gestão Ambiental, Engenharias, Biologia, Física, Matemática, Geografia, Administração, Agronomia ou nas diversas áreas de conhecimentos, interessados em atuar na Gestão Ambiental com vistas ao desenvolvimento de aptidões e habilidades para análise, licenciamento e auditoria ambiental.
https://www.posonline.upf.br/cursos/gestao-licenciamento-e-auditoria-ambiental
MBA em Controle de Qualidade e Meio Ambiente: Gestão do Laboratório e da Indústria
A qualidade, cada vez mais, tem se tornado um assunto fundamental para o crescimento das organizações, tanto no que se refere a produtos quanto em serviços, mostrando-se um tema muito importante, afinal vive-se em uma época de alta concorrência, e a qualidade revela-se como um dos principais diferenciais competitivos das empresas na atualidade (MAINARDES e colaboradores, 2010).
Nas últimas décadas, a gestão da qualidade tem-se configurado ainda como uma estratégia de competitividade passando a ser adotada pelas organizações, visto que, um sistema de qualidade bem implementado tornou-se imperativo para as organizações integrarem a cadeia de suprimentos (COTA e FREITAS, 2013). Nesse contexto, entende-se que os profissionais responsáveis pela gestão e controle de qualidade, são aqueles envolvidos em monitorar e acompanhar os requisitos da qualidade na empresa, conhecendo e verificando os procedimentos operacionais de higiene e de boas práticas de fabricação e mantendo relação direta com todas as áreas do setor de qualidade. Por vezes, os profissionais que atuam nas áreas de gestão e controle de qualidade em Laboratórios ou nas Indústrias inicialmente, desenvolvem suas funções em cargos técnicos e, realizam essas atividades por algum tempo. Mas, acabam por se tornar mais especializados em uma técnica específica ou ainda, aprendem uma ampla variedade de técnicas.
Depois de adquirir experiência suficiente, poderão ser promovidos a posições de liderança ou supervisão e passam a atribuir tarefas, oferecendo orientação e gerenciando atividades cotidianas, como reuniões, gestão de pessoas, avaliações de desempenho, escrita e elaboração de documentos técnicos, entre outras atribuições. Assim, poderão adquirir responsabilidades maiores além de passarem a gerenciar equipes e desenvolver atividades administrativas, incluindo contratação, demissão, orçamentos, direcionamento de trabalhos de acordo com metas de longo prazo e garantia do sucesso da organização. Embora seja necessária a formação técnica na área, conferida em seus cursos de graduação, a maioria do trabalho gerencial envolve o uso de habilidades que são adquiridos ao longo da atuação prática na área, mas que necessitam de conhecimentos mais especializados e atualizados, que os fazem ir em busca de um curso de especialização específico. Nesse sentido, torna-se imprescindível um aperfeiçoamento em áreas específicas do Laboratório e da Indústria, como também, o estudo de aspectos correlatos à Gestão e Garantia da Qualidade, uso das Ferramentas adequadas para a gerência destes negócios além de conhecimento do sistema de gestão ambiental. Mas, as relações dos seres humanos com o consumo na sociedade contemporânea levou à necessidade de repensar a relação entre homem e o meio ambiente.
Nesse contexto, a demanda pela gestão ambiental surgiu devido à crescente preocupação de ONGs e ambientalistas e com a necessidade das organizações respeitarem os acordos ambientais estabelecidos nacional e internacionalmente. Além de, no que se refere a Legislação Ambiental devem ser considerados os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, o qual pretende auxiliar uma organização a desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais, considerando-se o que se estabelece como requisitos necessários. Nesse sentido, pretende-se potencializar o debate sobre a gestão ambiental conciliando economia, meio ambiente e sociedade, e, ainda, as legislações vigentes no país e no estado do RS. Em que, se assegure a manutenção do poder econômico das empresas e, simultaneamente, a exploração racional dos recursos naturais, garantindo os bens da natureza para as gerações atuais e futuras. Assim, desenvolvendo métodos e ações, pautando-se nas noções de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Atividades de gerenciamento/gestão formam o eixo central das empresas em todo o mundo, e o sucesso ou fracasso dessas, concentra-se sob a liderança de profissionais capacitados e com formação atualizada. Cursos de MBA na área de Gestão tem sido uma especialização comumente ofertada entre as principais escolas de negócios em todo o mundo. O gerenciamento tem ampliado seu foco no planejamento, organização e supervisão nos contextos de produção, fabricação ou prestação de serviços. Como tal, perpassa questões relativas à entrega de um produto ou serviço final de qualidade, garantindo que a organização transfira com sucesso as entradas para as saídas de uma maneira eficiente.
Os insumos em si podem representar desde materiais, equipamentos e tecnologia até recursos humanos. Assim, o curso de MBA em Controle de Qualidade e Meio Ambiente: Gestão do Laboratório e da Indústria foi concebido com vistas a conferir a formação continuada de profissionais que pretender estabelecer uma interface entre as áreas da Gestão do Laboratório e da Indústria relacionando com garantia da qualidade e Meio Ambiente bem como com os aspectos técnicos de sua formação, visto que em grande parte das vezes, os cargos de gestão acabam sendo ocupados por profissionais com sólida formação na área técnica, a qual, na maioria dos casos, não considera aspectos gerenciais em seus cursos de formação superior.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/mba-em-controle-de-qualidade-e-meio-ambiente-gestao-do-laboratorio-e-da-industria-4-ed
MBA em Gerenciamento de Projetos - Conveniado com o PMI
Esta proposta é para a terceira edição do curso, desta forma, já foi realizada uma edição completa que permitiu a avaliação e melhoria do curso tanto no desempenho do processo de aprendizagem como no desempenho econômico institucional. A segunda edição teve início e está em andamento mesmo com as adversidades da situação da pandemia. A parceria com o PMI (Project Management Institute), também é um ponto forte para o sucesso das edições anteriores, sendo uma das maiores associações sem fins lucrativos do mundo para profissionais de gerenciamento de projetos, com mais de meio milhão de associados em 185 países.
Gerentes de projetos são encontrados em todos os tipos de organizações, como funcionários, gerentes, contratantes e consultores independentes. Com experiência e conhecimento, eles podem tornar-se gerentes de programas (responsáveis por múltiplos projetos relacionados) ou gerente de portfólio (responsável pela seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas com a estratégia da organização).
Concebido para o profissional que atua ou tem interesse em entrar na área de gerenciamento de projetos. O curso fundamenta-se na crescente necessidade de profissionais que tenham conhecimentos para conjugar as boas práticas de gestão de projetos. Nesse contexto, o curso de especialização oferece a oportunidade de posicioná-lo e fundamentá-lo para que tenha condições de atuar de forma efetiva no contexto das organizações.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/mba-em-gerenciamento-de-projetos-conveniado-com-o-pmi-3-ed
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas
A gestão efetiva de pessoas é um componente crítico para a competitividade de uma organização. Portanto, faz-se necessário qualificar as políticas e práticas de gestão, fortalecendo a cultura e os propósitos das lideranças e das organizações. As pessoas são parte do negócio e, portanto, sua importância e complexidade devem ser prioridade na formação dos profissionais da área. Este MBA desenvolve a capacidade de análise e intervenção estratégica por parte do(a) aluno(a), ensinando-o a lidar com diferentes situações, mudanças e decisões complexas do mundo do trabalho. Ainda, além das competências técnicas, se busca o desenvolvimento das competências comportamentais dos(as) alunos(as), ambas necessárias para a gestão de pessoas e da organização como um todo. Neste contexto, a FEAC oportuniza a vigésima primeira edição do seu MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Apesar de uma longa história, é um curso que se renova constantemente em razão das necessidades do mercado e para atender os desafios de formação continuada requeridos pelos profissionais.
Capacita os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na gestão das pessoas nas organizações públicas ou privadas, proporcionando aos profissionais das mais variadas formações desenvolverem conhecimentos relativos à gestão de pessoas, colaborando para o processo de educação continuada dos mesmos.
A 21ª. Edição do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas foi concebida com o intuito de atender a demanda de profissionais aptos a gerir as relações de trabalho cada vez mais complexas da sociedade contemporânea, buscando-se formar um indivíduo apto a diagnosticar e intervir em situações-problema em seu ambiente de trabalho, baseado em sólidos elementos técnico-científicos. Assim, o curso foi desenvolvido com o intuito de atender a demanda de profissionais responsáveis pela gestão de pessoas, melhorando a performance dos trabalhadores e resultados das organizações.
A ênfase é em formação prática e, ao mesmo tempo, abre espaço para os interessados em posterior formação stricto sensu, inclusive por meio da inserção em grupos de pesquisa e/ou projetos de extensão.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/mba-em-gestao-estrategica-de-pessoas-21-ed
MBA em Logística e Supply Chain Management
Desenvolver as competências gerenciais e operacionais efetivas dentro do atual contexto do país. Proporcionar o conteúdo teórico e prático dos principais temas de atuação nessa área. Desenvolver atividades utilizando ferramentas gerenciais logísticas.
Profissionais, empresários, gestores e consultores que atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas à logística empresarial e supply chain.
https://www.posonline.upf.br/cursos/mba-em-logistica-e-supply-chain-management
MBA em Marketing e Gestão de Negócios
Num ambiente competitivo as empresas buscam profissionais com postura dinâmica e proativa quanto às estratégias e práticas da gestão organizacional. O Marketing, enquanto filosofia de orientação ao mercado e área estratégica, assume as relações que se estabelecem entre a organização e o mercado identificando oportunidades e ameaças no ambiente, e as relações entre a organização e o cliente (business to consumer e business to business), objetivando torná-las mais competitivas, eficientes e voltadas para o alcance de resultados e de relacionamentos de longo prazo.
As organizações inseridas no mercado regional exigem e demandam que seus executivos busquem conhecimentos mercadológicos que lhes potencializam a capacidade de gestão dos negócios. A cidade de Passo Fundo é um polo industrial, de comércio e serviços, com inúmeras instituições de ensino, empresas do varejo, distribuidores de produtos e atacadistas, indústrias de diversos segmentos e prefeituras da região, por exemplo. Estas considerações trazem a oportunidade de oferta para um curso de marketing e gestão de negócios, que atinja qualquer profissional ou empresa. Portanto o eixo pedagógico abra o leque para a indústria, o comércio e os serviços, buscando atender a esta demanda que cada vez mais necessita do emprego de conhecimentos oferecidos pelo marketing e pela gestão de negócios para a profissionalização dessas atividades na busca de vantagens competitivas sustentáveis. É sob essa perspectiva, que se justifica a proposta que está estruturada em disciplinas que contemplam estratégias e táticas necessárias ao desenvolvimento da gestão de marketing, proporcionando ao gestor, um completo e profundo conhecimento sobre o assunto.
Capacita empreendedores, executivos, representantes comerciais, assessores de empresas privadas e de instituições públicas, bem como profissionais liberais, que exercem ou pretendem exercer atividades de marketing em organizações (indústria, comércio e serviços), a gerenciar e tomar decisões de marketing aprimorando a gestão do negócio.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/mba-em-marketing-e-gestao-de-negocios-5-ed
MBA em Tratamento de Efluentes: Operação, Assessoria e Projeto
As legislações estão cada dia mais restritivas ao mesmo tempo que os recursos naturais, em especial a água, se tornam cada vez mais escassos e valiosos. As crises hídricas têm se agravado e os conflitos pelo uso da água mais eminentes, mesmo em países como o Brasil onde os recursos hídricos são, via de regra, mais abundantes. O desenvolvimento econômico caminha para uma vida mais confortável e de consumo de bens, o que naturalmente leva ao maior consumo de água e consequentemente geração de efluentes. Desta forma, os profissionais da área ambiental precisam equacionar este problema e uma das formas é tratar efluentes de modo que seja possível reusa-lo. Isto só é possível se o profissional dominar as diferentes formas de tratamento, sabendo operar, projetar e assessorar nesta área. O mercado carece de profissionais com estas habilidades e competências.
A concepção pedagógica do curso é baseada em:
a) Desenvolver habilidades e competências na operação, projeto e assessoramento de sistemas de tratamento de efluentes;
b) Ser capaz de escolher a melhor solução para um sistema de tratamento para os diferentes efluentes;
c) Desenvolver senso crítico para a melhoria dos efluentes tratados sendo estes possíveis para reúso;
d) Ser capaz de usar o tripé da sustentabilidade (ambiental, econômico e social) na tomada de decisão do uso das diferentes tecnologias de tratamento e reúso de efluentes.
https://www.upf.br/Pos/Cursos/mba-tratamento-efluentes-operacao-assessoria-projeto