Grupos de pesquisas / UPF
13 registro(s) encontrado(s)
Biomateriais e Biotecnologias
Tem o objetivo de desenvolver e testar biomateriais e novas tecnologias, in-vitro e in-vivo, utilizando conhecimentos e metodologias originárias das ciências da saúde, biológicas e engenharias.
O grupo de biomateriais e biotecnologias tem o objetivo de desenvolver e testar biomateriais e novas tecnologias, in-vitro e in-vivo, utilizando conhecimentos e metodologias originárias das ciências da saúde, biológicas e engenharias. Destacam-se os projetos nas áreas de: - caracterização de biomateriais através das propriedades fundamentais e biomecânicas; - fundamentação biológica no desenvolvimento de biotecnologias e biomateriais; - testes, in-vitro e in-vivo, de biocompatibilidade de materiais existentes e em fase de desenvolvimento; - desenvolvimento e certificação de produtos comerciais e experimentais; - análises in-vitro e in-vivo do comportamento de materiais a curto e longo prazo.
Competitividade e Marketing
Apresentações em eventos científicos - Trabalhos publicados em anais de eventos científicos - Publicações periódicos - Livros organizados - Capítulos de livros - Textos jornais/revistas - Entrevistas/programas TV , entre outros.
Tendo por referência a trajetória do grupo desde o seu surgimento em 2002, e considerando a repercussão dos trabalhos nos últimos anos, destacam-se os seguintes resultados: - Apresentações em eventos científicos - Trabalhos publicados em anais de eventos científicos - Publicações periódicos - Livros organizados - Capítulos de livros - Textos jornais/revistas - Entrevistas/programas TV - Orientações em mestrado e cursos lato sensu - Bancas de defesa de dissertações e teses
e-Statistic@ UPF
Tem como objetivo realizar pesquisas sobre o ensino da estatística e probabilidade na educação básica.
O Grupo de Pesquisa de Ensino de Estatística da UPF (e-Statistic@ UPF) tem como objetivo realizar pesquisas sobre o ensino da estatística e probabilidade na educação básica. O grupo e-Statistic@ UPF busca produzir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento educacional em estatística e probabilidade, considerando os aspectos cognitivos, sociais, políticos e éticos. Empenha-se em promover intercâmbio em rede de pesquisa com outras instituições de ensino e pesquisa localizadas no Brasil e no exterior.
Gerontecnologia
Os objetivos da linha são: a) Desenvolver pesquisas que agreguem inovação tecnológica nas áreas de educação, saúde, lazer e gerontologia; b) Incubar projetos estratégicos de gerontecnologia com a matriz produtiva regional e nacional.
O uso das tecnologias aplicadas na área da gerontologia tem sido cada vez mais recorrente como temática de estudo nos grupos de pesquisa. Entretanto, ainda há a necessidade de ampliar a geração de conhecimento sobre o uso das tecnologias com vistas aos processos de intervenção, avaliação e monitoramento, especialmente vinculados à relação entre educação, saúde, lazer e envelhecimento humano. Os objetivos da linha são: a) Desenvolver pesquisas que agreguem inovação tecnológica nas áreas de educação, saúde, lazer e gerontologia; b) Incubar projetos estratégicos de gerontecnologia com a matriz produtiva regional e nacional.
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Alfabetização
Investiga processos implicados na aprendizagem da linguagem verbal, em suas distintas modalidades, circunstanciados pelas condições de acesso à cultura escrita e pelas condições de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças, jovens e adultos que frequentam escolas de Educação Básica. Desenvolve projetos de pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, tendo em vista elaborar um diagnóstico acerca do contexto em que ocorrem os processos de alfabetização, recompor e propor metodologias de ensino que garantam àqueles sujeitos o uso autônomo e competente da linguagem verbal, elaborar e aprofundar premissas teórico-metodológicas que permitam a compreensão do e a intervenção pedagógica junto ao processo didático nas escolas de EB. Aborda, ainda, problemas relacionados à formação de professores, à organização da escola, à metodologia do ensino e à didática da língua.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS)
O grupo é responsável por uma vasta produção científico/acadêmica materializada em forma de artigos publicados em Periódicos Qualificados (A1, A2, B1 e B2), coletâneas e livros autorais reconhecidos para avaliação Quadrienal da Capes que atribuiu o conceito 5 ao PPGEDU da UPF. De 2012 até 2017 foram publicados em revistas qualificadas 30 artigos dos quais destacam-se 1 artigo (A1), 6 artigos (A2), 14 artigos (B1) e 1 artigo (B2). Destacam-se 28 capítulos de livros dos quais 50% foram publicados em coletâneas avaliadas nos extratos superiores (L4 e L3) e 6 livros organizados. Destaca-se também a relação do grupo com redes de investigadores nacionais e internacionais. O grupo está ligado a Rede de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (REPES) coordenado pela Furg e será integrante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GIEPES) coordenado pela Unicamp e do qual fazem parte investigadores de diversas IES brasileiras e pesquisadores internacionais.
Grupo de Estudos em Saúde Coletiva
Desenvolve estudos que objetivam refletir a realidade epidemiológica, subjetiva e social que possam subsidiar políticas públicas e ações de saúde.
O Grupo de Estudos em Saúde Coletiva - GESC, desenvolve estudos que objetivam refletir a realidade epidemiológica, subjetiva e social que possam subsidiar políticas públicas e ações de saúde. Busca-se também desenvolver junto à comunidade acadêmica um espírito crítico, construindo um referencial de Saúde Coletiva no contexto da ICES e da comunidade.
Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação
O grupo desenvolve estudos e pesquisas acerca da necessária ampliação teórico-conceitual do termo inclusão digital na sociedade contemporânea, concebida como um problema típico das sociedades tecnológicas contemporâneas, complexas e plurais.
O grupo desenvolve estudos e pesquisas acerca da necessária ampliação teórico-conceitual do termo inclusão digital na sociedade contemporânea, concebida como um problema típico das sociedades tecnológicas contemporâneas, complexas e plurais, dos diferentes fenômenos sócio-educacionais da cibercultura e das metodologias e tecnologias emergentes na área. Toma a informática como uma das formas contemporâneas de linguagem, investigando o significado da formação pedagógica e do trabalho pedagógico no contexto da inclusão digital e, em sentido mais amplo, da informática educativa. Dentro de suas premissas metodológicas, busca estabelecer relações com projetos de extensão que podem, em uma dinâmica de retroalimentação prático-teórica, constituir-se em oportunidade de aplicação de novos conhecimentos, de coleta de dados e de exploração de demandas científicas. A partir disto, ao tempo em que desenvolve ações junto à comunidade, faz desses espaços campo de pesquisa a partir do estabelecimento de redes de colaboração e autoria que sirvam de base para a ampliação e o aprofundamento do conhecimento na área específica.
Grupo de Pesquisa em Humanidades Digitais e Inovação Tecnológica
O projeto objetiva desenvolver ferramentas digitais para auxiliar o desenvolvimento de projetos que visem a pesquisa, o ensino e a extensão.
Considerando o crescente papel que a tecnologia desempenha nas mais diversas áreas do conhecimento, principalmente tecnologias on-line, o projeto objetiva desenvolver ferramentas digitais para auxiliar o desenvolvimento de projetos que visem a pesquisa, o ensino e a extensão. A partir de novas e diferentes concepções de fonte, novos olhares sobre objetos, múltiplas abordagens, muitas vezes, interdisciplinares, a pesquisa histórica vem sendo desenvolvida sob distintos prismas. As mudanças historiográficas ocorridas nas últimas décadas do séc. XX e nas primeiras do séc. XXI fizeram emergir temas esgotados, marginalizados ou mesmo considerados tabus. Com a aplicação de novos problemas, métodos e conceitos pautados nas demais áreas de conhecimento, as perspectivas de pesquisa levaram ao alargamento dos territórios do historiador, sendo necessária a inovação.
Grupo de Pesquisa em Patologia Animal e Toxicologia Veterinária
As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo repercutirão em benefícios à sociedade, uma vez que deverão ser diagnosticadas as diversas enfermidades que afetam os animais.
As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo repercutirão em benefícios à sociedade, uma vez que deverão ser diagnosticadas as diversas enfermidades que afetam os animais. O estudo dessas enfermidades permitirá estabelecer medidas de controle e prevenção, proporcionando maior produtividade animal e benefícios para a saúde humana. A experiência acumulada será compartilhada com outros grupos, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e a formação acadêmica.
Grupo Estudos em Alimentação e Nutrição
O grupo desenvolve pesquisas com intuito de ampliar o escopo de conhecimento da complexidade que envolve a alimentação e nutrição. Apesar dos avanços na área da saúde e tecnologias na produção de alimentos enfrentamos a epidemia de doenças crônicas não transmissíveis, insegurança alimentar e elevada prevalência de risco nutricional. Diante do exposto, o conhecimento produzido pelo grupo de pesquisa poderá contribuir para o enfrentamento da situação alimentar da população brasileira, assim como, fornecer subsídios para as políticas públicas na área de alimentação e nutrição.
Núcleo de História e Política e Instituições (NUHPI)
Objetiva potencializar estudos e pesquisas que já estão sendo desenvolvidas no âmbito acadêmico em relação à área de Concentração do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo
O Núcleo de História Política e Instituições - NUHPI - objetiva potencializar estudos e pesquisas que já estão sendo desenvolvidas no âmbito acadêmico em relação à área de Concentração do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo. No âmbito do NUHPII a História Regional será considerada através da análise conjuntural e estrutural, situando-a no contexto nacional e internacional. Pretende-se que a produção historiográfica decorrente dos projetos vinculados ao Núcleo possa repercutir tanto internamente, junto ao Programa de Pós-Graduação em História, como externamente, junto à produção historiográfica nacional e internacional. Por outro lado, o NUHPI pretende também congregar pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais que têm se dedicado ao estudo das questões regionais e internacionais, visando a interação da UPF com outras entidades acadêmicas ou não acadêmicas, articulando uma rede de pesquisadores.
Relações Jurídicas Privadas e Direitos Fundamentais
Objetiva uma releitura das relações jurídicas privadas tendo em vista as novas relações sociais que se apresentam no século XXI.
O grupo RELAÇÕES JURÍDICAS PRIVADAS E DIREITOS FUNDAMENTAIS objetiva uma releitura das relações jurídicas privadas tendo em vista as novas relações sociais que se apresentam no século XXI. O trabalho do grupo visa a produção de artigos científicos multidisciplinares, realizados por professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado, para posterior publicação em revistas jurídicas e em eventos científicos. O projeto está ativo desde 2006, constituindo uma importante interligação entre a graduação e a pós-graduação stricto sensu do PPGD da UPF, na linha Jurisdição Constitucional e Democracia.