Grupos de pesquisas / UNIJUI
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Alimentos e Nutrição
O grupo possui uma linha de pesquisa, sendo ela: Processamento e Qualidade de Alimentos
Sobre a linha:
1- Processamento e Qualidade de Alimentos:
Elaborar, processar e avaliar a qualidade nutricional, sensorial, físico-química e higiênico-sanitária de alimentos de origem animal e vegetal.
Biodiversidade e Ambiente (2 Projetos).
O grupo possui três linhas de pesquisa, sendo elas: Biodiversidade e Ambiente, Impactos e Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Qualidade de Vida.
Sobre as linhas de pesquisa:
1- Biodiversidade e Ambiente:
Investiga aspectos da Fauna, Flora e Microbiota relacionados à Taxonomia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia e Saúde, assim como suas aplicações, relações bióticas na constituição e manutenção dos ecossistemas e da paisagem e uso de recursos naturais e biotecnológicos para a sustentabilidade. Promove o Ensino e a Difusão da Ciência na sua área de atuação.
2- Impactos e Gestão Ambiental:
Investiga os aspectos relacionados à gestão e aos impactos ambientais decorrentes das atividades antrópicas nos meios urbano e rural. Avalia e monitora a qualidade ambiental por meio de análises integradas. Promove o Ensino e a Difusão da Ciência na sua área de atuação.
3- Sustentabilidade e Qualidade de Vida:
A linha de pesquisa busca desenvolver ciência e inovação na promoção de sistemas sustentáveis. Aborda a temática ambiental para melhoria dos processos de qualidade de vida.
Biopolítica e Direitos Humanos (5 Projetos)
Este projeto possui 5 linhas de pesquisa: Biopolítica e a crítica aos Direitos Humanos; Biopolítica, Direitos Humanos e Gênero; Biopolítica, Direitos Humanos e Tecnologias de Informação e Comunicação; Biopolítica, saúde...
Sobre as linhas de pesquisa:
1- Biopolítica e a crítica aos Direitos Humanos:
A gênese e o desenvolvimento do conceito de biopolítica na obra de Michel Foucault. A perspectiva de Hannah Arendt. A retomada do conceito de biopolítica para a crítica aos Direitos Humanos em face de fenômenos da contemporaneidade: os projetos filosóficos de Giorgio Agamben, Michael Hardt e Antonio Negri, Roberto Esposito e Peter Pál Pelbart. O estado de exceção e democracia. O paradigma do campo, migrações e sistemas punitivos. A produção da vida nua. A resistência biopolítica.
2- Biopolítica, Direitos Humanos e Gênero:
O controle de corpos e sexualidades: da perspectiva disciplinar à perspectiva biopolítica na filosofia de Michel Foucault. Patriarcalismo e biopoder a partir de Nancy Fraser, Martha Nusbaum e Judith Butler. Teorias de gênero. As teorias queer. As perspectivas teóricas feministas. Gênero e Direitos Humanos na contemporaneidade: participação política, violência, relações de trabalho. Gênero, sexualidade e resistência.
3- Biopolítica, Direitos Humanos e Tecnologias de Informação e Comunicação:
Analisar questões relacionadas à quarta revolução industrial, às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e liberdade de expressão. Investigar a temática da privacidade na Era Digital, bem como da explicabilidade e da Inteligência Artificial. Compreender o viés algorítmico e relacioná-lo à temática da discriminação. Estudar o aperfeiçoamento humano e as tecnologias invasivas, a substituição humana e Inteligência Artificial e as armas autônomas letais e controle humano significativo.
4- Biopolítica, saúde e Direitos Humanos:
Analisar a apropriação do amplo conceito de saúde pelo discurso jurídico legitimado pelo alargamento da aplicação dos direitos humanos e fundamentais e o reposicionamento da intenção do direito e do Estado na efetivação e proteção do direito - individual e coletivo, à saúde. Averiguar a (im)possibilidade de declarar a saúde como direito humano, como direito de todos e dever do Estado, a partir de uma perspectiva de investimento político da saúde pelo biopoder.
5- Biopolítica, Sistemas de justiça e direitos humanos:
A crise do Estado e a crise da Jurisdição. Acesso à justiça e acesso à jurisdição. Limites da jurisdição. Morosidade judicial. A dessacralização do processo judicial e as formas completares de soluções de conflitos. As políticas públicas no tratamento adequado de conflitos. A mediação. A conciliação. A arbitragem. A justiça restaurativa. Interlocuções dialógicas com os direitos sociais: direito laboral
Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento - GPCOM (3 Projetos)
Este grupo possui três linhas de pesquisa, são elas: Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental das Organizações; Economia, Mercados, Finanças e Controladoria Empresarial; Gestão Estratégica para o Desenvolvimento.
Sobre as linhas:
1- Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental das Organizações:
Estudos de sistematização de abordagens teóricas das denominadas teorias críticas em administração; investigações empíricas sobre a ética na gestão e na governança corporativa; modelos e metodologias de gestão socioambiental e suas vinculações com as estratégias competitivas e processos de desenvolvimento.
2- Economia, Mercados, Finanças e Controladoria Empresarial:
Estudos sobre os comportamentos dos mercados agropecuários e financeiros; bolsas de mercadorias, títulos e valores negociados; instituições financeiras e os indivíduos que atuam no segmento do mercado financeiro; comércio internacional; finanças organizacionais nacionais e internacionais; modelos de precificação, custos de produção e valor percebido na relação empresa/mercado.
3- Gestão Estratégica para o Desenvolvimento:
Estudos sobre acumulação de competências tecnológicas; agregação de valor; competitividade das cadeias produtivas; gestão de mudanças organizacionais; formação de estratégias e modelos de gestão; produtividade e otimização da performance organizacional; inovação e empreendedorismo.
Cuidado, gestão e educação em enfermagem e saúde - GPCGES (3 Projetos)
Este projeto possui duas linhas de pesquisa, são elas: Demandas de cuidado; Segurança do Paciente e Educação em Saúde.
Sobre as linhas:
1- Demandas de cuidado:
Desenvolve estudos com indivíduos e populações nos diferentes ciclos da vida, processos saúde doença, gestão do cuidado e dos serviços de saúde.
2- Segurança do Paciente e Educação em Saúde:
Desenvolver estudos relacionados a educação em saúde e segurança do paciente nos diferentes serviços de assistência à saúde na rede de atenção, direcionados a trabalhadores, pacientes, usuários, familiares e comunidade.
Direitos Humanos, Democracia e Tecnologias de Informação e Comunicação (1 Projetos)
O grupo possui duas linhas de pesquisas, sendo elas: Estado democrático de direito e uso de tecnologias de informação e comunicação; Regulação do uso da Inteligência Artificial e Direitos Humanos
Sobre as linhas:
1- Estado democrático de direito e uso de tecnologias de informação e comunicação:
Estudar as repercussões do uso das tecnologias inteligentes de comunicação e informação aos princípios constitucionais relacionados ao Estado Democrático de Direito.
2- Regulação do uso da Inteligência Artificial e Direitos Humanos:
Analisar, em específico, as interfaces entre o Direito e a Inteligência Artificial, de forma a evidenciar as necessidades da regulação do seu uso.
Direitos Humanos, Governança e Democracia (2 Projetos)
O grupo possui duas linhas de pesquisa, são elas: Democracia, Fluxos Transnacionais e Cultura da Paz; Direitos Humanos, Governança Global e Poder Local.
Sobre as linhas:
1- Democracia, Fluxos Transnacionais e Cultura da Paz:
Estado, direito e soberania. Estado de Direito, direitos e garantias processuais. Estado de Direito, pluralismo políticos e governança. Estado de Direito, memória e democracia no Brasil. Cidadania, novas tecnologias e verdade. Estado de Direito, cultura da paz e educação em direitos humanos. Estado de Direito, democracia e fluxos transnacionais.
2- Direitos Humanos, Governança Global e Poder Local:
Estado, direito e territórios nacionais. Estado de Direito, democracia e Direitos Humanos. Estado, descentralização e espaços urbanos globalizados. Novos atores internacionais, governança global e novas conformações jurídicas. Globalização, territórios urbanos e pobreza. Direitos Humanos, desenvolvimento e desigualdade.
Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade (3 Projetos)
O grupo possui três linhas de pesquisa, são elas: Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento; Direitos Humanos, Sustentabilidade, Bem Viver; Justiça Social na América Latina.
Sobre as linhas:
1- Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento:
Desenvolver pesquisas que evidenciem os limites, riscos e vulnerabilidades em Direitos Humanos, bem como, identificar as ações emancipatórias e de defesa dos direitos, instrumentos locais e globais de proteção dos DH para a justiça social e a superação das iniquidades. Pensar modelos de desenvolvimento promotores da sustentabilidade e do bem viver, bem como garantir a dignidade e o Direito aos cidadãos à cidade e a cidadania
2- Direitos Humanos, Sustentabilidade, Bem Viver:
Direito ao desenvolvimento ecologicamente equilibrado. Urbanização e consumo. O Direito à cidade sustentável. Gestão Democrática da Cidade e Educação Ambiental. Globalização, Cidadania planetária e políticas ambientais. Geopolítica ambiental Latinoamericana, Comunidades tradicionais e sociedade do conhecimento. Dignidade humana, Bioética, Ecologia política e ethos mundial. Estado, políticas públicas e direito à saúde. Direito à saúde e qualidade de vida. Novas tecnologias e implicações bioéticas
3- Justiça Social na América Latina:
ustiça Social e Sustentabilidade analisa as questões e os desafios na promoção da vida digna e no combate às desigualdades no contexto econômico, político e socioambiental na América Latina. O objetivo, identificar os problemas relativos ao desenvolvimento sustentável e as desigualdades multidimensionais presentes na realidade das cidades latino-americanas, a fim de pensar formas de promover os Direitos Humanos e garantir qualidade de vida, através da construção de sociedades sustentáveis.
Economia, Cadeias Produtivas e Desenvolvimento Regional (1 Projetos)
O grupo possui três linhas de pesquisas, sendo elas: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos; Economia do agronegócio; Economia Internacional.
Sobre as linhas:
1- Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos:
Investigar um conjunto de temas relacionados ao estudo das interações entre os processos e tendências globais e as dinâmicas locais e regionais de desenvolvimento. As características dos sistemas de produção existentes, sua dinâmica de mercado, suas relações econômicas internas e externas e sua articulação em cadeias produtivas ou arranjos produtivos locais. Potencialidade, viabilidade e sustentabilidade dos distintos Sistemas Produtivos, bem como seus impactos econômicos, sociais e ambientais.
2- Economia do agronegócio:
Analisar os impactos das políticas econômicas nacionais e internacionais sobre o crescimento e desenvolvimento do agronegócio da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Estudar os impactos dos planos econômicos aplicados nas últimas décadas sobre a tomada de decisões dos agentes econômicos presentes no agronegócio nacional e regional.
3- Economia Internacional:
Desenvolver estudos no contexto da economia internacional que possam permitir a compreensão das atuais mudanças no cenário internacional a partir da crise mundial de 2007/08.
Fundamentação Crítica dos Direitos Humanos (3 Projetos)
O grupo possui cinco linhas de pesquisa, são elas: Direitos humanos e sistemas de justiça; Diversidade Cultural, Diferença e Direitos Humanos; Fundamentação crítica dos Direitos Humanos e o pensamento descolonial; Pós-humanismo e justiça intergera...
Sobre as linhas:
1- Direitos humanos e sistemas de justiça:
Estudar os sistemas de justiça nacional e internacional de proteção aos direitos humanos.
2- Diversidade Cultural, Diferença e Direitos Humanos:
Pesquisar as relações entre a universalidade dos direitos humanos e a crescente diversidade cultural que se assenta em racionalidades e normatividades em certo sentido comunitaristas e relativistas.
3- Fundamentação crítica dos Direitos Humanos e o pensamento descolonial:
O objetivo desta linha de pesquisa é investigar o processo de luta e emancipação dos direitos humanos que não estão exclusivamente alinhados com o modelo europeu e ocidental de fundamentação dos direitos humanos.
4- Pós-humanismo e justiça intergeracional:
Pretende estudar o humanismo moderno como matriz fundamentadora dos novos sujeitos de direitos e novas demandas da sociedade do futuro.
5- Vulnerabilidade social, violência e direitos humanos:
A preocupação desta linha de pesquisa é debater a violência como um fenômeno fundador de sociabilidade e suas diversas imbricações com as formas de controle social.
GAIC - Grupo de Automação Industrial e Controle
O grupo possui duas linhas de pesquisa, são elas: Automação Industrial; Modelagem Matemática e Computacional.
Sobre as linhas:
1- Automação Industrial:
Esta linha objetiva a excelência da pesquisa, sistematizando tecnologias e princípios científicos relacionados às áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, que juntas, sustentam o moderno conceito de sistemas e processos automatizados a partir do: Desenvolvimento de Sistemas Supervisórios; Desenvolvimento de técnicas avançadas de controle para automação industrial; Desenvolvimento de metodologias e modelos de comunicação de dados para Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids).
2- Modelagem Matemática e Computacional:
Esta linha objetiva utilizar a Modelagem Matemática e Computacional no desenvolvimento de modelos que auxiliam na solução de problemas em diversas áreas. Observa-se que a Modelagem Matemática é o processo de representação de determinado objeto ou sistema real através de correlações matemáticas, para posterior implementação computacional e aplicação prática, portanto é uma área interdisciplinar por natureza que utiliza resultados e instrumentos de outras áreas áreas como ponto de partida.
GPEDT - GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E TERRITÓRIO
O grupo possui duas linhas de pesquisa, são elas: Dinâmicas socioculturais e políticas de educação e desenvolvimento social; Educação e sustentabilidade em processos associativos ou cooperativos.
Sobre as linhas:
1- Dinâmicas socioculturais e políticas de educação e desenvolvimento social:
Ainda preenchendo sobre.
2- Educação e sustentabilidade em processos associativos ou cooperativos:
Dinâmicas socioculturais e políticas de educação e desenvolvimento social.
Grupo de Estudos em Educação Matemática - GEEM (2 Projetos)
O grupo possui duas linhas de pesquisa, são elas: Desenvolvimento de Currículo de Matemática; Formação do Professor de Matemática - Inicial e continuada.
Sobre as linhas:
1- Desenvolvimento de Currículo de Matemática:
Compreender teoricamente processos educativos do ensinar e do aprender matemática, desenvolver situações metodológicas, produzindo e ressignificando propostas curriculares da Educação Básica e Superior, na perspectiva de currículo como um processo dinâmico do ato educativo.
2- Formação do Professor de Matemática - Inicial e continuada:
Problematizar e produzir compreensões em relação ao/no processo de formação/constituição/identidade do educador matemático da Educação Básica e Superior, discutindo e questionando regimes e jogos de verdade, em uma perspectiva de formação como um processo inicial e contínuo.
Grupo de Pesquisa em Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade (GPASS) (2 Projetos)
O grupo possui três linhas de pesquisas, sendo elas: Currículo e formação de professores; Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Sobre as linhas:
1- Currículo e formação de professores:
Investiga a formação de professores na educação básica e superior no que se refere aos processo e produções, considerando a interação profissional na elaboração e desenvolvimento de currículos, com explicitações e análises dos referenciais teóricos.
2- Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade:
Estruturar uma análise dos sistemas de proteção da água, a garantia de acesso a água potável, o bem-estar no meio ambiente saudável
3- Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável:
A linha de pesquisa busca apreender o processo de desenvolvimento a partir do espaço natural e do histórico de ocupação e uso. Investigar as ações humanas sobre os sistemas naturais e produtivos, com base no manejo, conservação, transformação e manutenção dos ecossistemas, bem como propor diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada - GCA (1 Projetos)
O grupo possui três linhas de pesquisa, são elas: Data Integration and Analysis; Integration Systems Modeling and Analysis; Software Engineering.
Sobre as linhas:
1- Integração e análise de dados:
Esta linha de pesquisa investiga métodos, processos, técnicas, algoritmos e ferramentas para extrair informações úteis de dados brutos disponíveis em diferentes fontes de dados. Estamos interessados em desenvolver aplicações para integração de dados, mineração de dados e análise de dados aplicadas principalmente nas áreas de saúde, educação e agricultura.
2- Modelagem e Análise de Sistemas de Integração:
Esta linha de pesquisa investiga a aplicação de blockchain e contratos inteligentes no contexto de modelagem e implementação de processos de integração. Investigamos como expressar formalmente acordos contratuais para poder detectar violações acidentais ou intencionais dos compromissos acordados, de forma programática. Tópicos de interesse específicos incluem linguagens específicas de domínio para escrever contratos inteligentes usados em sistemas de integração, análise de desempenho e otimização de mecanismos de tempo de execução.
3- Engenharia de Software:
Estuda metodologias, técnicas, linguagens de uso geral e de domínio específico para modelagem e desenvolvimento de sistemas de software de alta qualidade. Também investigamos a reutilização de software, garantia de qualidade de software, evolução de software e linguagens experimentais como Java, Python, PHP, Javascript para aplicativos web, desktop e móveis.
Grupo de Pesquisa em Estudos Epidemiológicos e Clínicos - GPEEC (1 Projetos)
O grupo possui duas linhas de pesquisa, são elas: Epidemiologia Clínica; Epidemiologia de doenças transmissíveis e não transmissíveis.
Sobre as linhas:
1- Epidemiologia Clínica:
Desenvolve, implementa, avalia a efetividade de métodos diagnósticos; e, respostas terapêuticas aos tratamentos farmacológicos e não farmacológicos e reabilitação em alterações funcionais; para subsidiar a prática clínica.
2- Epidemiologia de doenças transmissíveis e não transmissíveis:
Desenvolve estudos para diagnóstico do estado de saúde e agravos das populações para compreender o comportamento das doenças estabelecendo causas e riscos na perspectiva de contribuir no planejamento, gestão e ações de saúde, da promoção à reabilitação.
Grupo de Pesquisa em Fisiologia - GPeF (12 Projetos)
O grupo possui duas linhas de pesquisa, são elas: Ensino Integrado de anatomia e fisiologia humana; Estudo de biomarcadores em condições de saúde e doença.
Sobre as linhas:
1- Ensino Integrado de anatomia e fisiologia humana:
A linha de pesquisa Ensino Integrado de Anatomia e Fisiologia Humana busca desenvolver novas técnicas e abordagens metodológicas, oportunizar novos caminhos de aprendizagem teórico-prática em anatomia e fisiologia humana e comparada, integrando os respectivos conteúdos. São ações da linha: a produção de material didático e confecção de peças anatômicas, monitorias, atendimento a comunidade externa e interna, exposições. Visa a reflexão de conhecimentos do corpo humano e de saúde.
2- Estudo de biomarcadores em condições de saúde e doença:
Avaliar o uso das proteínas de choque térmico como biomarcador em desafios fisiológicos e em processos fisiopatológicos que envolvem o estresse oxidativo e o desequilíbrio metabólico, tais como: - exercício físico - exposição à poluição atmosférica - diabetes - sepse. - suplementação com aminoácido glutamina - uso de extratos de plantas medicinais.
Grupo de Pesquisa em Materiais e Dispositivos - GPMaD (1 Projetos)
O grupo possui três linhas de pesquisa, sendo elas: Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas; Modelagem Matemática de Dispositivos Sensores Piezoresistivos; Modelagem, Caracterização de Materiais, Desenvolvimento e Prototipagem...
Sobre as linhas:
1- Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas:
Esta linha de pesquisa objetiva a utilização da modelagem matemática, aplicada de forma interdisciplinar, nas áreas de engenharias, física, matemática, química e ciências biológicas para o desenvolvimento tecnológico e inovação nos campos da agricultura, tecnologia de pós-colheita, bioengenharia, saúde, veterinária, automação de sistemas, sensores e atuadores, bioenergia, recursos naturais e sustentabilidade.
2- Modelagem Matemática de Dispositivos Sensores Piezoresistivos:
Desenvolver modelos matemáticos e simulação computacionais de elementos sensores e atuadores fabricados com a tecnologia de filmes finos e espessos e orgânicos em substratos poliméricos. Desenvolver métodos de deposição de materiais a partir do comportamento eletromecânico e térmico, visando aperfeiçoar etapas de processos para fabricação e prototipagem de dispositivos, motivando a pesquisa e desenvolvimento tecnológico de dispositivos para aplicações nas ciências, biossistemas e engenharia.
3- Modelagem, Caracterização de Materiais, Desenvolvimento e Prototipagem de Dispositivos Eletromecânicos para a Industria, Saúde e Bioengenharias:
Desenvolver um protótipo funcional de transdutor de piezoresistivo encapsulado em substrato polimérico e/ou metálico, usando técnicas de Manufatura Asistida 3D e processo GoP ¿ Grafite sobre Papel para diferentes aplicações, envolvendo tecnologias voltadas aos conceitos da indústria 4.0.
Grupo de Pesquisa em Uso de Medicamentos e Plantas Medicinais (Plamedic) (6 Projetos)
O grupo possui três linhas de pesquisa, sendo elas: Compostos bioativos no processo saúde, cuidado e doença; Compostos bioativos: desenvolvimento tecnológico de produtos sustentáveis; Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância.
Sobre as linhas:
1- Compostos bioativos no processo saúde, cuidado e doença:
Busca desenvolver pesquisas que visam realizar pesquisas relacionadas com a área de plantas medicinais na saúde humana, animal e vegetal, com enfoque em estudos experimentais in vitro e in vivo, experimentais e observacionais. Alinhado com a linha 2 do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde.
2- Compostos bioativos: desenvolvimento tecnológico de produtos sustentáveis:
Visa realizar pesquisas na área de plantas medicinais, seus metabólitos ou fitoterápicos, agregando tecnologia na busca de desenvolver como alternativas terapêuticas alternativas ou complementares ao tratamento alopático, em busca de produtos mais sustentáveis ao ambiente e que possam melhorar a qualidade de vida animal e humana. Alinhado com a linha 2 do Programa de Pós Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí.
3- Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância:
Estuda os medicamentos sob três abordagens: 1) Estudo de utilização de medicamentos, que visa conhecer como os profissionais e a sociedade em geral utilizam os medicamentos - 2) Farmacovigilância, que aborda os efeitos não esperados e adversos do medicamento e 3) Farmacogenética que avalia os efeitos clínicos e adversos relacionados com variabilidade genética. Alinhado com a linha 1 do Programa de Pós Graduação em Atenção Integral à Saúde da Unijuí.
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC (3 Projetos)
O grupo possui duas linhas de pesquisa, são elas: Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais; Formação inicial e continuada de professores em Ciências Naturais.
Sobre as linhas:
1- Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais:
Investigar a elaboração e desenvolvimento de currículos na educação básica e nas licenciaturas da Área de Ciências Naturais.
2- Formação inicial e continuada de professores em Ciências Naturais:
Investigar a formação inicial e continuada de professores tanto na universidade quanto em sua ação profissional.
Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação...
O grupo possui sete linhas de pesquisa.
Sobre as linhas:
1- Cooperativismo, governança, economia solidária, inovação social e desenvolvimento territorial:
Estuda aspectos ambientais, sociais e de governança em cooperativas, enfatizando princípios cooperativistas, seu funcionamento e estruturação, a articulação entre sua natureza empresarial e o relacionamento com o mercado, e sua natureza social, de organização coletiva e processos educativos para associados e comunidade da qual fazem parte. Estuda empreendimentos de economia solidária, tecnologias sociais, educacionais e da informação e outras organizações coletivas sem fins lucrativos.
2- Desenvolvimento territorial sustentável, meio ambiente, economia espacial e regional:
Produção de conhecimento sobre desenvolvimento de territórios com foco na sustentabilidade, meio ambiente e mudança climática, visando mitigar problemas ambientais e buscar o uso eficiente e eficaz dos recursos disponíveis, avaliar impactos e externalidades resultantes da produção de bens ou serviços, causados pelas atividades qualquer natureza.
3- Dinâmicas socioculturais, população e desenvolvimento regional:
Tendo em vista multidimensionalidade do tema do desenvolvimento regional no que tange a seus aspectos socioculturais, esta linha, numa perspectiva interdisciplinar para uma compreensão mais ampla do fenômeno social, busca produzir conhecimento científico original e com impacto social em dois eixos temáticos: a) dimensões socioculturais em práticas de gestão de organizações públicas e privadas regionais; b) dinâmicas políticas e atuação de atores-chave no âmbito regional.
4- Esfera pública, gestão social e controle social, participação, comunicação e democracia digital:
Produção de conhecimentos sobre espaços públicos, associações, movimentos e arranjos institucionais da esfera pública e instrumentos de participação da sociedade civil nos processos de formação e gestão de políticas públicas, construção da cidadania, acesso aos direitos fundamentais, dinâmicas de controle social e formação de capital social. Temas: gestão social, políticas públicas e direitos, cidadania deliberativa, participação, esfera pública, cidadania, comunicação, TICs, democracia digital.
5- Estado, democracia, capacidades estatais e políticas públicas:
Produção de conhecimentos que analisem elementos constitutivos do Estado democrático de direito e os processos de democratização e autocratização; do aparelho estatal, suas manifestações e poderes, conflitos e capacidades estatais em seus vários níveis, dimensões e escalas, da governança e governabilidade, das relações intra e intergovernamentais, da transparência e accoutability e das maneiras praticadas pelos tomadores de decisão na organização e funcionamento das administrações públicas.
6- Integração regional, regiões fronteiriças e periféricas, cidades médias, bem-viver e controle social no planejamento e gestão de territórios:
A linha foca no desenvolvimento regional em regiões fronteiriças e territórios periféricos, para avançar na construção do conhecimento teórico sobre o desenvolvimento regional e territorial e sobre regiões de fronteira latino-americanas, em especial as de caráter periférico, como são em grande parte as regiões de fronteira do Brasil e dos países sul-americanos. Aborda o papel dos municípios/cidades médias e os pequenos municípios no seu entorno para o bem-viver nos territórios.
7- Planejamento urbano, ordenamento territorial e cidades e territórios criativos e inteligentes:
Estuda cidades e territórios criativos nas dimensões econômicas, sociais, ambientais, simbólicas, culturais, políticas, institucionais e técnicas do planejamento urbano, análise crítico-histórica e proposição de políticas de desenvolvimento e ordenamento territorial, reflexão sobre fenômenos sociais de transformação do espaço urbano e territorial em municípios pequenos e médios, espaços informais de moradia, movimentos sociais e múltiplas manifestações de conflitualidade urbana e territorial.
Mongaba: Educação, Linguagens e Tecnologia (1 Projetos)
O grupo possui três linhas de pesquisa.
Sobre as linhas:
1- Ensino Híbrido e Educação a Distância: processos colaborativos e interacionais:
Pesquisa a interação entre ensino presencial e educação a distância em perspectiva colaborativa e interacional, considerando o processo pedagógico, seja escolar, seja no âmbito da formação docente, como permeado e integrado às TDIC, presencialmente ou a distância.
2- Linguagens, mídias, tecnologias e redes sociais:
Pesquisa questões ligadas a linguagens e suas manifestações e constituições midiáticas e tecnológicas envolvendo multiletramento e multimodalidade no âmbito conceitual, epistemológico e pedagógico das TDIC com ênfase na materialidade de diversas redes sociais.
3- Processos formativos docentes, redes de cooperação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC):
Investiga aspectos ligados à formação inicial e continuada de professores em perspectiva de cooperação em rede, tendo as TDIC como princípio articulador, propiciador e potencializador do ensino e da aprendizagem.
Núcleo de Estudos de Marketing - NEM (1 Projetos)
O grupo possui duas linhas de pesquisa, são elas: Marketing de lugares e desenvolvimento regional; Marketing de Serviços.
Sobre as linhas:
1- Marketing de lugares e desenvolvimento regional:
Entender a identidade dos municípios da Região Fronteira Noroeste do Estado do RS por meio das ferramentas de Marketing das Cidades instrumentos operacionais e elementos do marketing. Analisar as Cidades tendo por base um conjunto de instrumentos operacionais conhecidos pela denominação de Composto de Marketing. Investigar o nível de atratividade das Cidades tanto para as indústrias quanto para o comércio e os prestadores de serviços. Sugerir ações para as cidades da região.
2- Marketing de Serviços:
Estudo de desempenho do processo de gestão de serviços de empresas vinculadas a esse ramo de atividade nas Regiões Noroeste Colonial e Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente nos constructos atrelados à qualidade, satisfação e relacionamento junto aos clientes.
Paidotribas - Educação, Corpo e Cultura (4 Projetos)
O projeto possui três linhas de pesquisa, sendo elas: Práticas Corporais e Educação; Práticas Corporais e Saúde; Práticas Corporais e Sociabilidades
Sobre as linhas de pesquisa:
1- Práticas Corporais e Educação:
Desenvolve pesquisas relacionadas com as temáticas da Educação Física e o ensino das práticas corporais no contexto escolar, bem como as dinâmicas de seus atores professores, alunos, equipes pedagógicas.
2- Práticas Corporais e Saúde:
O objetivo desta linha é pesquisar a interfase entre as práticas corporais e a saúde tendo como referência a perspectiva da educação e das ciências humanas e sociais.
3- Práticas Corporais e Sociabilidades:
Estuda as experiências e as vivências nas práticas culturais de movimento na sociedade brasileira contemporânea buscando compreender o entrelaçamento com as dimensões sócio-culturais mais amplas, como também analisa "artefatos culturais" de diversos tipos (imagens gráficas, revistas, programas de televisão, etc.) que interpelam os corpos a partir de uma perspectiva de gênero.
Sistemas Técnicos de Produção Agropecuária (7 Projetos)
O grupo possui três linhas de pesquisa, sendo elas: Diagnóstico e concepção de sistemas técnicos de produção vegetal e animal; Modelização do processo técnico e auxílio à decisão; Pesquisa-desenvolvimento em sistemas de produção.
Sobre as linhas:
1- Diagnóstico e concepção de sistemas técnicos de produção vegetal e animal:
Diagnosticar as causas de variação do rendimento físico das espécies de importância agronômica considerando os fatores que interferem na exploração da atividade agropecuária. Elaborar instrumentos metodológicos visando o entendimento da relação solo-planta-clima e conceber e testar sistemas forrageiros.
2- Modelização do processo técnico e auxílio à decisão:
Elaborar modelos de decisão que integrem variáveis ecofisiológicas do comportamento vegetal e animal, aliado ao uso de modelos de transporte de água, solutos e de compactação de solos. Além destes, concepção de modelos biométricos com base em ferramentas estatísticas.
3- Pesquisa-desenvolvimento em sistemas de produção:
Elaborar uma metodologia para análise e diagnóstico de problemas técnicos regionais. Modelizar a diversidade regional com vistas a definir a gama de problemas técnicos e delimitar o domínio de validade das recomendações técnicas indicadas por órgãos e instituições de pesquisa no Estado.
Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação
O grupo possui 5 linhas de pesquisa.
Sobre as linhas:
1- Aprendizagem e docência: reconfigurações sob o paradigma da filosofia da linguagem:
A pesquisa se insere numa linha de investigação crítica da educação a partir de uma linha de reflexão pautada nos conceitos fundamentais da filosofia da linguagem. O paradigma da filosofia da linguagem, ao estabelecer uma nova equação do conhecimento pautada na consideração do papel fundamental da linguagem na constituição do mundo humano, atribui autoridade epistêmica a grupos que interagem comunicativamente, como os que se constituem no âmbito das interações pedagógicas.
2- Educação e Complexidade:
Com as pesquisas sob esse título pretendemos destacar e explicitar alguns tópicos da teoria da complexidade, seus principais princípios e categorias, as potencialidades que ela representa em termos de uma nova matriz paradigmática de racionalidade e, por conseqüência, seus desdobramentos no processo educacional e nos diversas áreas das ciências humanas.
3- Educação e Política:
No essencial a pesquisa procura exercer a disposição de pensar nossas crises políticas e educacionais sob a perspectiva das complexas relações que hoje envolvem os temas da república e da educação. Isso descarta as tradicionais alternativas políticas tirânicas, fundamentalistas e totalitárias para lidar com elas.
4- Teoria Crítica e Educação:
Investiga os pressupostos teóricos da teoria crítica, evidenciando suas relações com a educação. Tematiza os pressupostos éticos, epistêmicos e políticos constitutivos da teoria crítica através dos conceitos fundamentais desta tradição, tais como: crítica; emancipação; maioridade; cidadania; autonomia e liberdade. Toma como autores clássicos de referência: Kant; Marx; Adorno; Horkheimer; Benjamin; Habermas, Castoriadis e Bauman, bem como seus comentadores.
5- Ética e educação:
Estuda as principais teorias e investigações filosóficas relativas ao campo da ética. Problematiza a relação entre ética e moral na interface com a educação. Investiga e reflete sobre as tentativas e possibilidades de fundamentação não absoluta da moral em contextos formativos. Dedica-se à reflexão de temas tais como: formação, escolarização, tolerância, reconhecimento, identidade, diferença, valores, responsabilidade, liberdade.