CURSOS DE DOUTORADO NA Unilasalle
4 registro(s) encontrado(s)
Doutorado em Direito
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) iniciou sua trajetória no ano de 2013, com a aprovação do curso de Mestrado em Direito - área de concentração “direito e sociedade” - que, alcançando a nota 4, pode pleitear junto à CAPES o oferecimento do Doutorado. Em 06 de junho de 2019, a proposta do curso novo foi aprovada. Assim, consolidou-se o Programa de Pós-Graduação em Direito, tendo como fundamentais para pesquisa as seguintes questões: a) a positivação do Direito e seu cumprimento pela sociedade; b) a observação das transformações sociais e a percepção de como influenciam e modificam o Direito; c) o distanciamento entre o texto positivado e a realidade social brasileira. O programa possui duas linhas de pesquisa:
Efetividade do Direito na Sociedade (LP 1)
Está focada na questão da legitimidade do Direito perante a sociedade, ou seja, de que modo o processo de produção estatal das normas jurídicas é recebido, cumprido e observado pela sociedade. Dessa forma, é seu objetivo, também, perscrutar quais as expectativas que a sociedade possui sobre as legislações vigentes e como ela reage em relação tanto quanto ao processo de implementação do Direito quanto no que diz respeito às propostas de elaboração de novas leis. Da mesma forma, intenta pesquisar o acréscimo de expectativas geradas em relação à atuação do Poder Judiciário, seja pela falta de atuação efetiva de outros poderes, seja pela crescente produção de normas jurídicas. Por conseguinte, intenta verificar o papel das Instituições na maneira pela qual se aplica o Direito, procurando, assim, descobrir as razões do baixo índice de sua coercitividade na sociedade (brasileira). Busca-se compreender a efetividade das normas jurídicas em uma sociedade em constante processo de transformação.
Sociedade e Fragmentação do Direito (LP 2)
Parte do pressuposto de que o Direito pensado a partir da concepção de Estado-Nação assim o foi por existir correspondência com as características de uma sociedade que proporcionou as condições para seu surgimento e sua afirmação. Assim, na medida em que a sociedade global se apresenta com características de funcionamento em rede e de clara eliminação de fronteiras, o Direito, pensado – e aplicado – a partir das ideias de hierarquia e de Estados-Nação encontra-se em um momento de transformação. Sua fragmentação, portanto, deriva das forças sociais – interdisciplinares – que sobre ele atuam e produzem mudanças decisivas. Procura, com isso, abarcar o processo de juridicização das esferas sociais (reais e virtuais), da produção de um Direito Não-Estatal, da necessidade de alternativas ao processo de legitimação da produção de normas jurídicas, do enfrentamento da formação de um direito privado e público extra (e ao largo) do Estado.
O programa conta com professores pesquisadores de grande prestígio nacional e internacional promovendo ações com universidades parceiras nacionais e do exterior que permitem aos discentes possibilidades diferenciadas no âmbito de sua formação e pesquisas.
Doutorado em Educação
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade La Salle celebrou, em 2024, os 10 anos de seu Doutorado e, em 2025, comemora os 18 anos de seu Mestrado. Dessa forma, o Programa alcança a maioridade, orgulhando-se de sua atuação sinergicamente em consonância com a gênese do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e o Ideário Educativo Lassalista, intimamente ligado à formação docente e que já se perpetua há mais de três séculos.
O PPGE, a partir de suas três linhas de pesquisa - a saber, Formação de professores, teorias e práticas educativas; Gestão, Educação e Políticas Públicas; e Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação -, e uma legião de mais de trezentos mestres e doutores já egressos do Programa, contribui para com a comunidade local, regional, nacional e internacional, proporcionando um legado de pesquisas e inspirando a mais acadêmicos a se aventurarem no caminho da pesquisa. Desde as orientações de jovens do Ensino Médio que, por meio do Programa de Iniciação Científica da Unilasalle, junto a estudantes da graduação, dão os primeiros passos na pesquisa, até os orientandos mestrado, doutorado e em estágio pós- doutoral vinculados ao PPGE, seja do Brasil, seja do exterior, a curiosidade nos move à pesquisa, à reflexão e à busca por uma educação inclusiva, e de qualidade para todos e todas. Acessando a página do PPGE é possível conhecer alguns dos projetos coordenados por nossos docentes, pesquisadores e pesquisadoras de alto nível, os quais estão sempre dispostos a integrar aos seus Grupos de Pesquisa todos e todas que buscam, com a pesquisa, uma forma de contribuir para com a sociedade.
Doutorado em Memória Social e Bens Culturais
O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPG-MSBC) tem como missão, a promoção da pesquisa, da construção e da socialização de conhecimentos; a formação de recursos humanos com competências e habilidades para o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, a gestão e o desenvolvimento de produtos, de processos e de serviços, nas áreas da memória social e da cultura, visando à melhoria dos índices de desenvolvimento humano e atingindo demandas locais, regionais e do país. Sua visão importa em ser, em 2025, um Programa reconhecido pela excelência na formação de mestres e doutores, com impacto na sociedade e inserção local, regional e nacional, com vistas à internacionalização.
A organização acadêmica do Programa se estrutura por meio de uma área de concentração – Estudos em Memória Social – com os projetos de pesquisa, de extensão e interinstitucionais, bem como produção intelectual, técnica e artística dos seus docentes e discentes, distribuídas por três linhas de pesquisa: Memória, Cultura e Identidade, Memória e Linguagens Culturais e Memória, Cultura e Gestão.
Sua composição dá-se a partir de um Doutorado que enfatiza a pesquisa voltada para a esfera acadêmica. Trata-se de uma etapa de formação que leva o titulado tanto a atuar em cursos de Graduação, em Programas de Pós-Graduação no País e no exterior, em organizações, instituições, empresas, etc.
A iniciativa de criação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais resultou das experiências acadêmicas e profissionais de pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, da inserção social e cultural da Unilasalle em âmbito local, regional, nacional e internacional, como também, da determinação de sua Mantenedora e Reitoria, no sentido de expandir a pós-graduação stricto sensu, expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional. Em 2008 a Capes recomendou o Programa o qual teve seu início em março de 2009, com o Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais. O reconhecimento deu-se pela portaria No. 590, de 18 de Junho de 2009/MEC. Em 2014, em virtude da excelência acadêmica do Mestrado Profissional do PPG-MSBC autorizou a criação de um Doutorado Acadêmico, que mantém sua inspiração na ênfase do impacto social da pesquisa de docentes e discentes do Programa. Trata-se de um caso exemplar, no Brasil, de um PPG que faz a ponte entre a Universidade, Governo, Organizações e Sociedade.
O Edital do Processo de Seleção para ingresso no Programa, geralmente, é publicado a partir dos meses de maio e setembro de cada ano. Editais para a seleção de bolsistas para o PROSUC da CAPES, bolsas da FAPERGS e bolsas da própria Universidade são publicados sempre que essas bolsas são disponibilizadas.
Doutorado em Saúde e Desenvolvimento Humano
O Doutorado em Saúde e Desenvolvimento Humano se concentra na análise científica dos processos de saúde/doença e suas implicações no desenvolvimento humano, com uma matriz curricular que integra estudos biomédicos, educacionais, psicológicos e ambientais. O curso visa estudar a dinâmica das inter-relações entre sistemas biológicos e sociais, abordando fatores de risco e proteção que interferem na saúde, como os fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e comportamentais.
A linha de pesquisa “Avaliação e Promoção em Saúde” estuda processos de avaliação, intervenção e gestão da saúde em diversos contextos, buscando gerar conhecimentos teórico-práticos que contribuam para a promoção da saúde com uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial. Essa abordagem visa melhorar a qualidade de vida ao longo do ciclo vital. A linha de pesquisa “Processos Patológicos” investiga os processos das doenças em diferentes contextos socioambientais, considerando os fatores que afetam a saúde e que contribuem para o desenvolvimento humano na sua integralidade.
Os professores do curso incluem profissionais altamente qualificados, como Aline Groff Vivian, Cleber Gibbon Ratto, Fernanda Rabaioli da Silva, Lidianie Isabel Filippin, Márcio Manozzo Boniatti, Daniele Mariath Bassuino, Gustavo Fioravanti Vieira, Juliana da Silva, Liciane Fernandes Medeiros, Mauricio Pereira Almerão e Rodrigo Plentz. Estes docentes são especialistas nas áreas de saúde e desenvolvimento humano, comprometidos com a produção de conhecimento relevante e aplicável para a promoção da saúde e o entendimento das dinâmicas de doença e bem-estar no contexto socioambiental.