CURSOS DE DOUTORADO NA UCS
11 registro(s) encontrado(s)
Doutorado em Administração
O Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS (PPGA) iniciou suas atividades em 2006, com a implantação do Mestrado em Administração, recomendado pela CAPES.
No ano de 2014, foi aprovada pela CAPES a nova área de concentração e as duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS, que ficaram assim definidas:
- Área de Concentração - Estratégia e Inovação.
- Linhas de Pesquisa - Estratégia e Operações e Inovação e Competitividade.
Em 2010, a UCS teve recomendado pela CAPES o Curso de Doutorado em Administração na modalidade de Associação Ampla de Instituições de Ensino Superior e, em dezembro de 2014, a CAPES recomendou o funcionamento do Curso de Doutorado em Administração/UCS. As atividades iniciaram em 2015, tendo como Área de Concentração Estratégia e Inovação. Na última Avaliação Quadrienal, o PPGA-UCS elevou sua Nota para 5, Conceito Muito Bom.
O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração reúne profissionais titulados em instituições de renome internacional, imprimindo ao Programa um caráter internacional, que se traduz na possibilidade de seis idiomas de pesquisa (alemão, espanhol, francês, inglês, português e russo) e na aproximação dos pós-graduandos aos conhecimentos gerados em diversas partes do mundo, dando-lhes a oportunidade de acompanhar a evolução do conhecimento e da pesquisa nas áreas do PPGA-UCS.
Objetivos
- Capacitar recursos humanos para a docência, para a pesquisa e para a extensão na área da Administração.
- Formar recursos humanos para atuar em nível gerencial e de liderança nas organizações.
Doutorado em Biotecnologia
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIO) foi implantado em 1993, com o curso de mestrado, como decorrência das pesquisas realizadas no Instituto de Biotecnologia da UCS. Em 2004, o processo natural de amadurecimento das ações realizadas na área de ensino e pesquisa no mestrado, possibilitaram a implantação do curso de doutorado.
Com duas áreas de concentração - Biotecnologia Aplicada à Agroindústria e Biotecnologia Aplicada à Saúde e ao Meio Ambiente -, o Programa já titulou 244 mestres e 76 doutores (dados de março de 2021).
Doutorado em Ciências da Saúde
A Universidade de Caxias do Sul foi pioneira na região nordeste do Rio Grande do Sul na implantação de cursos de graduação na área da Saúde, tendo já uma tradição reconhecida na área da Medicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia. Nos últimos anos, com a abertura de novos cursos de graduação, como Radiologia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária, aliados a uma oferta regular de cursos de especialização e MBA, a Universidade consolidou sua atuação na formação de profissionais para atuar na área da Saúde.
A implantação, em 2016, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com o início das atividades do Mestrado Acadêmico, aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 4, visa dar continuidade ao compromisso da UCS de:
- produzir conhecimento científico e consolidar a pesquisa, por meio da formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade;
- formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade e produzir conhecimento específico da área, de modo a atender às demandas da população e dos cursos de formação profissional da área.
Adicionalmente, o Programa prevê uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação, com o estímulo à cultura do aprendizado e à divulgação do conhecimento, com a ampliação do espectro de relações intra e interinstitucionais, em nível nacional e internacional. Pretende-se assim, desenvolver, no estudante de graduação e pós-graduação, o espírito crítico e reflexivo, e a capacidade para resolver problemas técnico-científicos.
No ano de 2018, o Programa fez sua proposta de implementação do Curso de Doutorado na área junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, recebendo aprovação de tal para vigorar a partir de então.
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
Voltada ao estudo das bases conceituais e metodológicas da pesquisa como instrumento para estudar a fisiopatologia e patogenia das doenças, bem como para investigar a exposição e a resposta molecular e celular às substâncias ativas, agressões, estímulos e biomateriais.
LINHAS DE PESQUISA
- Farmacologia e Biomarcadores.
- Engenharia e Terapia Celular.
- Biomateriais para Aplicações na Área da Saúde - DOUTORADO
CIÊNCIAS CLÍNICAS
Centrada no ensino das bases conceituais dos diferentes tipos de estudos clínicos e epidemiológicos para testar, desenvolver ou aperfeiçoar métodos diagnósticos, procedimentos, instrumentos de medida, educação, informação e sistemas tutoriais inteligentes em saúde.
LINHAS DE PESQUISA
- Investigação Clínica e Epidemiológica.
- Saúde Materno-Infantil.
- Computação Aplicada às Ciências da Saúde - DOUTORADO
Público-Alvo
Graduados em cursos superiores das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Ciências Exatas.
Perfil do Egresso
Ao estabelecer o objetivo de formar mestres qualificados para atuar como docentes e pesquisadores de alto nível, com autonomia de aprendizagem, permitindo o aprimoramento de habilidades. Esta capacitação é necessária para sistematizar, inovar e gerar conhecimentos técnico-científicos na área de pesquisa básica e clínica, para buscar repercussões positivas na qualidade de vida humana.
Ao final do curso de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde o profissional com titulação de Mestre ou Doutor, deverá ser capaz de:
- aprofundar, a partir de seus interesses, a pesquisa sobre a temática central da Saúde, tendo uma sólida base teórica de cunho interdisciplinar;
- apropriar-se do conhecimento científico, que lhe permita avaliar as diferentes situações da atuação profissional e construir estratégias que resultem em melhorias e transformações na saúde da população;
- atuar como agente de mudança social de forma eficiente, capaz de melhor se inserir em suas comunidades, unindo sólidos conhecimentos a uma capacidade de atuação profissional crítica e reflexiva;
- conceber, formular e implementar ações e políticas de saúde, bem como ser capaz de desenvolver pesquisas aplicadas à resolução de problemas concretos nesses diferentes campos, numa perspectiva integradora de conhecimentos, ações, atitudes e procedimentos;
- lidar com as constantes mudanças tecnológicas, explorando a criatividade e o raciocínio crítico no seu desempenho profissional; e
- executar projetos de pesquisa, fundamentados em princípios de ética, metodologia científica, epidemiologia e estatística.
Processo Seletivo
A abertura de processo seletivo para ingresso no Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde será anual e o número de vagas de cada processo será de 12 alunos para o Mestrado e 16 alunos para o ingresso no Doutorado, em conformidade com o edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Critérios para a Obtenção do Título de Mestre
Para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Saúde será exigido um mínimo de 24 créditos, compreendendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em disciplinas eletivas, a proficiência em língua Inglesa, a qualificação, a submissão de artigo a revista científica e a defesa da Dissertação. As disciplinas de conteúdo e carga horária similares, oferecidas neste e em outros programas de pós-graduação stricto sensu, poderão ser compartilhadas. Existe também a possibilidade de aceitar a equivalência de créditos cursados em outras universidades. A proposta de equivalência de disciplinas será avaliada por comissão designada pelo Colegiado do Programa.
Critérios para a Obtenção do Título de Doutor
Para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Saúde será exigido:
(1) um mínimo de 36 créditos, compreendendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 20 créditos em disciplinas eletivas;
(2) a proficiência em duas línguas, sendo uma delas necessariamente a língua Inglesa;
(3) submeter-se ao exame de qualificação da Tese em até 6 (seis) meses antes da defesa da mesma, por meio da apresentação dos resultados parciais de seu trabalho perante a Comissão Examinadora;
(4) apresentar comprovação da submissão de dois artigo para publicação em revista indexada de, no mínimo, na classificação QUALIS de nível A2;
(5) estar matriculado no curso por 2 anos, no mínimo, ou 4,5 anos, no máximo; e
(6) a defesa da Tese.
O artigo científico e seu comprovante de submissão deve estar incluída na Tese. A defesa de Tese será em sessão pública. Os membros da Banca Examinadora serão três professores com titulação de doutor, sendo pelo menos um de outra instituição de ensino superior, não pertencente ao corpo docente do Programa.
O aluno que tiver integralizado os créditos, sem a respectiva defesa da Tese, pode requerer certificado de Especialização, desde que atendidos os requisitos legais pertinentes.
Doutorado em Direito
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR/UCS), que reúne os cursos de Mestrado e Doutorado, tem por escopo a formação de pesquisadores mestres e doutores de alto nível, investigadores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de educação superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa, que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.
A educação, hoje, especialmente no que tange às Ciências Humanas - com peculiar interesse nas Ciências Jurídicas - tem sinalizado no sentido do rompimento com o estudo sacralizado do Direito que venera as verdades absolutas e o mito da certeza jurídica, esteios da vã tentativa de estabilizar as relações sociais. E, no Direito Ambiental, é possível vislumbrar uma importante faceta desse rompimento, pois seu surgimento e desenvolvimento resultam de um afastamento de concepções tradicionais na utilização dos bens naturais.
O Programa de Pós-Graduação em Direito é uma instância de reflexão coletiva crítica sobre as diferentes dimensões da Ciência Social do Direito, em suas múltiplas relações, com sensibilidade para as diversidades, a interdisciplinaridade e com compromisso ético.
O Curso de Mestrado, constituído em 2001, já se encontra consolidado, com sólida pesquisa, produção científica e inserção internacional.
O Curso de Doutorado, por sua vez, foi aprovado pela Capes com conceito 4 em janeiro de 2017, sendo o primeiro no País a ter sua área de concentração no Direito Ambiental.
Objetivos Gerais do Programa (Mestrado e Doutorado)
- Formar mestres e doutores e consolidar a pesquisa científica, buscando estabelecer um eixo teórico na reflexão sobre a relação meio ambiente, Direito e sociedade.
- Desenvolver, em nível de excelência, as atividades de ensino e pesquisa, científica e crítica, sobre temas e problemas relevantes em Direito Ambiental.
- Formar recursos humanos qualificados para o exercício de atividades docentes (ensino, pesquisa e extensão) e/ou intervenção na realidade social.
- Democratizar o conhecimento existente e estimular a crítica e a produção de novos conhecimentos, relevantes teórica e praxeologicamente, sobre Direito Ambiental para a região, o estado e o país.
Área de Concentração
Direito Ambiental e Sociedade.
Linhas de Pesquisa
- Direito Ambiental e Novos Direitos.
- Direito Ambiental, Políticas Públicas e Desenvolvimento Socioeconômico.
Perfil dos Recursos Humanos
O Programa qualifica profissionais capazes de investigar, analisar, avaliar criticamente, ensinar e pesquisar - nas diferentes disciplinas teóricas e dogmáticas do Direito e nos projetos de pesquisa e de extensão em que venham a atuar - o conteúdo, o alcance, as funções, as finalidades e a relevância do direito ambiental; profissionais que sejam capazes de compreender as implicações políticas, sociais e econômicas do direito ambiental e sobre elas atuar.
MESTRADO
Público-Alvo
Graduados em nível superior, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, em Direito ou áreas afins.
Aulas
As aulas concentram-se nas quintas e sextas-feiras, quinzenalmente.
Duração e ingresso
O Curso de Mestrado terá duração de até 24 meses. O ingresso se dará anualmente e as regras serão estabelecidas em edital específico que regulará a seleção.
DOUTORADO
Público-Alvo
Mestres e/ou Doutores em nível superior, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, em Direito ou áreas afins.
Aulas
As aulas concentram-se nas quintas e sextas-feiras, semanalmente.
Duração e ingresso
O Curso de Doutorado terá duração de até 48 meses. O ingresso se dará anualmente e as regras serão estabelecidas em edital específico que regulará a seleção.
Doutorado em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS), recomendado pela CAPES, oferece formação de mestres e doutores em Educação, em duas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educaçãoe Processos educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Tais linhas, ao mesmo tempo em que emergem do compromisso pedagógico e sociopolítico do Programa com as demandas socioeducacionais em nível regional, nacional e internacional, concretizam-no mediante a produção e a socialização de conhecimentos na Área.
A Educação é entendida como prática social e contempla investigações sobre, na e para a práxis educativa. Educação, em concepção ampla, pensada nos processos formativos ao longo da vida, de formação para a humanização, a socialização e a instrução. E, de modo mais específico no Programa estudam-se as dimensões filosóficas da educação, os processos histórico-políticos educacionais, em especial, da Região, potencializando a compreensão da educação na contemporaneidade. Além disso, investiga o cotidiano educacional nas dimensões da diversidade, da linguagem e da cultura digital.
O Programa objetiva à formação de pesquisadores de alto nível, investigadores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de Educação Básica e Superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.
O Curso de Mestrado acolhe candidatos graduados em nível superior em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de pesquisa estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
O Curso de Doutorado acolhe candidatos graduados em nível superior e com mestrado em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de tese estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
- História e Filosofia da Educação
- Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão
Doutorado em Engenharia de Processos e Tecnologia
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias (PGEPROTEC) está inserido na área de engenharia da CAPES (Engenharias II). Tem como área de concentração o Desenvolvimento de Processos e Produtos Industriais e estrutura-se em duas Linhas de Pesquisa:
- Processos Químicos e Físicos
- Processos Bioquímicos
[saiba mais]
Com a implantação do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias, o Programa iniciou suas atividades em novembro de 2010 e, em dezembro de 2018, a CAPES aprovou o Doutorado em Engenharia de Processos e Tecnologias, que inicia suas atividades em agosto de 2019, com a finalidade de aprimorar a formação de profissionais para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, produtos e processos menos poluentes, gerando conhecimentos em pesquisa básica e aplicada, que possam contribuir para a independência tecnológica do país.
Objetivos
- Aprimorar a formação de Profissionais capacitando-os a compreender e desenvolver tecnologias inovadoras, produtos e processos menos poluentes.
- Formar pós-graduados aptos a realizar ações interdisciplinares, primando a sustentabilidade nas áreas de conhecimento afins.
- Criar pesquisadores proativos e independentes, capazes de realizar atividades de caráter inédito e com relevância intelectual, social e econômica.
- Fomentar pesquisas nacionais de elevada qualidade que possam suprir demandas de tecnologias latentes.
Público-Alvo
Profissionais graduados em cursos de Engenharia e Tecnologia e em cursos de áreas afins.
Perfil do Egresso
O egresso do Programa de Pós-Graduação em Processos e Tecnologias deverá ter o conhecimento, as habilidades e atitudes necessárias para atuar de forma criativa, eficiente e empreendedora em atividades industriais e acadêmicas, nos setores de projeto, pesquisa, desenvolvimento, consultoria e planejamento na área de produtos e processos, sempre observando o uso de tecnologias limpas, reciclagem e reuso de materiais, a minimização do uso de matérias-primas e dos recursos naturais de água e de energia, preservando a saúde do homem e o meio ambiente.
Duração
Mestrado - Prazo máximo de 24 meses, contados a partir da matrícula inicial e incluindo a defesa de Dissertação.
Doutorado - Prazo máximo de 48 meses, contados a partir da matrícula inicial e incluindo a defesa de Tese.
Processo Seletivo
A seleção dos candidatos para o Mestrado e para o Doutorado é realizada pela Comissão de Seleção do Programa, em conformidade com as regras estabelecidas em edital específico da Universidade.
Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais
Buscando responder à crescente demanda da sociedade por conhecimento e tecnologia na área de Materiais, o Mestrado e o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPGMAT) oferecem uma formação de nível internacional aliada a um foco nas vocações da indústria nacional e a uma preocupação pelo impacto ambiental e a sustentabilidade.
A formação oferecida pelo PPGMAT da UCS permite que o mestre ou doutor supere com segurança os desafios presentes em atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação, controle de qualidade e, até mesmo, produção, sempre agregando valor a produtos e serviços.
O Programa incentiva fortemente a publicação de artigos científicos em periódicos internacionais e o depósito de pedidos de patente, ambos de autoria conjunta de seus docentes e discentes e, frequentemente, em colaboração com grupos de pesquisa de outras universidades brasileiras e do exterior, além de empresas. O PPGMAT também promove o empreendedorismo por meio da criação de empresas de base tecnológica.
Na avaliação quadrienal da CAPES (2017-2020), o PPGMAT foi citado no relatório da comissão como um dos 6 melhores programas de pós-graduação da área de Materiais da CAPES e sendo concedida a nota 6 (nota máxima: 7), que caracteriza programas com excelência internacional.
As atividades do Programa são realizadas na Cidade Universitária, na Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, Sala V.305. A secretaria do Programa atende na sala anexa ao Bloco V e a sala da coordenação na V.406.
Alguns dados
- 146 mestres formados até novembro de 2022.
- 32 doutores formados até novembro de 2022.
- Corpo discente: 17 alunos de mestrado e 28 de doutorado, além de estudantes de graduação e ensino médio realizando trabalhos de iniciação científica.
- Corpo docente permanente: 63% têm bolsa CNPq de Produtividade em Pesquisa, que distingue os pesquisadores com alta produtividade.
- Egressos: dados atualizados em novembro de 2022.
Principais prêmios recebidos por docentes e discentes
- Prêmio "Destaque Acadêmico Engenheiro do Ano" (Sociedade de engenharia do Rio Grande do Sul - Edição 2020 e 2021) à mestranda do PPGMAT Vanessa Piroli, sob a orientação do professor Carlos Alejandro Figueroa.
- Prêmio 25 mulheres na ciência na América Latina (3M-Edição 2021) à egressa do PPGMAT Silvana Pereira Rempel. O trabalho premiado foi realizado durante o mestrado da aluna, sob a orientação do professor Otávio Bianchi.
- Prêmio Pesquisador na Indústria - FAPERGS 2020 à egressa do PPGMAT Suélen Moresco. O trabalho premiado foi realizado em cooperação com a Vipal Borrachas durante o doutorado da aluna, sob a orientação da professora Janaina S. Crespo.
- Prêmio Destaque de Iniciação Científica do CNPq - 16ª Edição - 2019 ao doutorando do PPGMAT Leonardo Mathias Leidens. O trabalho premiado foi realizado durante a iniciação científica do aluno, sob a orientação do professor Carlos A. Figueroa.
- Prêmio de melhor tese de 2018 da École Doctorale Ondes et Matière - Université Paris-Sud 11/Université Paris-Saclay (França) outorgado a Felipe Cemin egresso do PPGMAT.
- Prêmio Pesquisador na Indústria - FAPERGS 2018 ao egresso do PPGMAT Daniel Teixeira. O trabalho premiado foi realizado em cooperação com a NTC Moldes e Plásticos durante o doutorado do aluno, sob a orientação da professora Janaina S. Crespo.
- Prêmio Pesquisador na Indústria - FAPERGS 2017 ao egresso do PPGMAT Juliano Roberto Ernzen. O trabalho premiado foi realizado em cooperação com a Mantova Tubos Flexíveis durante o mestrado do aluno, sob a orientação do professor Otávio Bianchi.
- Menção Honrosa no Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014 para a dissertação de mestrado de Fabiana Zarpelon, orientada pelo professor Marcelo Giovanela.
- Prêmio Petrobras de Tecnologia 2013 na categoria "Tecnologia de logística e de transporte de petróleo, gás e derivados" para o trabalho de iniciação científica de Felipe Cemin, orientado pelo professor Carlos A. Figueroa.
- Prêmio Capes de Tese 2012 na área de Materiais para a tese de doutorado do professor César Aguzzoli, orientada pelo professor Israel J. R. Baumvol no curso de Doutorado Interinstitucional UCS/UFRGS.
- Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2012 para a dissertação de mestrado de Márjore Antunes, orientada pelo professor Marcelo Giovanela.
- Prêmio Jovem Talento Empreendedor 2012 na categoria Indústria, da Prefeitura de Caxias do Sul, para Stevan Scussel Tomiello, na época mestrando do PPGMAT-UCS.
- Prêmio Pesquisador na Empresa 2011 da FAPERGS para o professor Carlos A. Figueroa.
- Ordem Nacional do Mérito Científico, grau Comendador, da Presidência da República, para o professor Israel J. R. Baumvol.
Doutorado em Filosofia
Em Caxias do Sul, as atividades de docência universitária na área da Filosofia antecederam em 7 anos a fundação da UCS, em 1967. A aspiração de que o caminho percorrido desde então ensejasse a criação de uma pós-graduação stricto sensu nessa área começou a ser realizada em 17 de junho de 2010, quando da aprovação pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS da criação do curso de Mestrado em Filosofia, cuja proposta foi homologada pela CAPES (APCN 6776), em 10 de dezembro do mesmo ano.
Mais um passo de consolidação da área da Filosofia na Universidade de Caxias do Sul foi dado quando, em outubro de 2018, o Conselho Técnico Científico da CAPES aprovou a criação do Doutorado em Filosofia, com início das atividades em março de 2019. Essa nova frente de trabalho é um desdobramento natural do curso de Mestrado, no entanto, seu escopo temático foi ampliado, pois a área de concentração do Doutorado é a da Filosofia Prática, em cujo âmbito se incluem, além da Ética, objeto do ensino e da pesquisa do curso de Mestrado, também estudos e pesquisas em Filosofia Social e Política, e em Filosofia do Direito.
O novo curso foi concebido como interdisciplinar e doutrinariamente aberto. O ensino e a pesquisa oferecidos combinam estudos de natureza histórico-conceitual e investigações centradas nas questões teóricas e práticas que, contemporânea e universalmente, são objeto de atenção dos estudos filosóficos em Filosofa Prática e nos campos disciplinares que a integram.
Área de Concentração: Filosofia Prática
Objetivo
Com área de concentração em Filosofia Prática, o Doutorado tem por objetivo formar professores e pesquisadores em Filosofia que tenham como foco de interesse temas e problemas do âmbito da Filosofia Prática. A formação oferecida se distribui em três subáreas: Ética; Filosofia Social e Política; e Filosofia do Direito. É propósito do Doutorado desenvolver pesquisas e estudos avançados nessas três linhas de pesquisa.
Público-Alvo
Portadores de diploma de Mestre, interessados em assuntos condizentes com as linhas de pesquisa do Doutorado.
Duração
48 meses
Carga Horária
44 créditos, correspondendo a cada crédito 15 horas-aula.
Aulas
Quartas e quintas-feiras (manhã, tarde e vespertino)
Doutorado em Turismo e Hospitalidade
A implantação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul - PPGTURH significa o reconhecimento de uma trajetória consolidada da UCS na formação acadêmica nessas áreas. Trajetória que se iniciou com a criação do curso de Hotelaria (1978), seguido dos cursos de Turismo em Canela (1994), Bento Gonçalves (2000) e Caxias do Sul (2012), de Eventos, em Canela (2011) e de Gastronomia, em Caxias do Sul (2012), mas nela se destacando, particularmente, o curso de Mestrado em Turismo, criado em 2001. Tendo como área de concentração Desenvolvimento Regional do Turismo, o Mestrado veio atender a necessidades no âmbito do planejamento e da gestão do turismo, como também de formação de profissionais para o ensino superior e para a pesquisa.
Até setembro de 2018, o curso formou 196 mestres, provenientes de várias regiões do país, dos quais mais de 80% atuam no ensino superior, na docência ou em coordenações de cursos. Outros se encontram no setor público diretamente no Executivo ou em órgãos consultivos, como Fundos de Turismo ou equivalentes. Vários deles são consultores ou atuam diretamente no trade turístico. Doze mestres são docentes da Universidade de Caxias do Sul, entre os quais estão coordenadores dos cursos de graduação em Turismo, Hotelaria e Eventos. Entre os mestres, encontra-se também a vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo e a presidente da Associação de Turismólogos e Profissionais do Rio Grande do Sul.
A contribuição de aportes de diferente natureza, vinculados ao Mestrado em Turismo, está presente nesses resultados, dentre os quais: relações interinstitucionais nacionais e estrangeiras (em pesquisa, ensino e intercâmbios docente e discente), possibilitando um contexto acadêmico afinado com o entendimento da UCS de que a melhor forma de promover o desenvolvimento regional é ter os pés na região e os olhos no mundo; sua forte inserção social na região; a efetiva participação de professores e alunos em renomados eventos científicos; a crescente publicação de trabalhos em veículos qualificados; a Revista Rosa dos Ventos: Turismo e Hospitalidade, reunindo pesquisadores de todo o país e do exterior; entre outros.
Esse impacto de âmbito regional e nacional redimensiona-se ainda a maior a considerar o efeito multiplicador da compreensão que o Programa sempre buscou ensejar a seus egressos acerca da imprescindibilidade da pesquisa científica na sustentação do desenvolvimento qualificado do Turismo e da Hospitalidade, quer nos domínios público e privado, quer no desenvolvimento do próprio conhecimento científico nessas áreas, ou mesmo na atuação em salas de aula.
No ano de 2014, foi apresentada à CAPES proposta de que o Programa de Pós-Graduação em Turismo da UCS passasse a ser nomeado Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - PPGTURH.
Os argumentos que fundamentaram a solicitação levaram em conta, entre outros aspectos, os novos contextos acadêmico, científico e social no âmbito do turismo e da hospitalidade; o fato de o Programa situar-se, na UCS, dentro do Programa de Hospitalidade; o perfil do alunado atual e potencial, advindo, historicamente e, de modo particular, dessas diferentes áreas; novas proposições teórico-metodológicas que vêm aportando outras perspectivas e formas de estudá-las e compreendê-las, tendo, na hospitalidade, importante meio para articulá-las. Não se tratava, pois, de uma mera mudança de nome, mas o intento de que isso viesse refletir maior consistência interna da proposta do Programa e, igualmente, melhor consonância dessa com os novos cenários e respectivas demandas.
Mediante OF. CAA 125-27/2014/CAA II/CGAA/DAV, de 9 de julho de 2014, emitido pela Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da CAPES, foi comunicado o acolhimento à solicitação encaminhada. Todo esse percurso de amadurecimento em pesquisa e ensino nessas áreas constituiu-se em solo fértil para a implantação de um Doutorado em Turismo e Hospitalidade. Projeto que recebeu parecer positivo da CAPES em todos os seus itens avaliados (linhas de pesquisa, objetivos, proposta curricular, produtividade docente e infraestrutura), ratificando assim o grande potencial de constituição de um espaço de excelência promotor do desenvolvimento do conhecimento científico em Turismo e Hospitalidade.
Doutorado Profissional em História
A Pós-Graduação stricto sensu em História, da UCS, oferece os cursos de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional.
Os Programas de pós-graduação stricto sensu Profissionais são mais próximos do mercado de trabalho na área específica. Têm uma maior preocupação com pesquisas aplicadas, sem perder rigor conceitual e analítico. Permite estar preparado tanto para a atuação profissional quanto para a docência em todos os níveis.
O objetivo do Programa é a preparação de recursos humanos de alto nível, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, para atuar em áreas ligadas ao patrimônio histórico, serviços de pesquisa e documentação, organização de informações históricas, consultorias, pareceres históricos, produção de material didático.
O Curso de Mestrado fundado em 2012, tem a recomendação da CAPES. Acolhe candidatos graduados em nível superior em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de pesquisa estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
O Curso de Doutorado aprovado em 2020, acolhe candidatos graduados em nível superior e com mestrado em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de tese estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
Público-Alvo
Profissionais que atuam no ensino de História. Pesquisadores ligados a acervos, museus e a educação patrimonial. Docentes pesquisadores que se voltam à produção de material de divulgação do conhecimento histórico em variadas linguagens.
Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - Mestrado Profissional teve seu funcionamento autorizado pela CAPES no 1º semestre de 2011.
Como objetivo principal deste Mestrado, destaca-se "a capacitação de recursos humanos para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método e fundamento científico, tendo como foco a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos".
Com área de concentração em Projeto e Fabricação, o Mestrado está estruturado em três linhas de pesquisa:
- Projeto de Componentes e Sistemas Mecânicos
- Processos de Fabricação e Produção de Componentes, Ferramentas e Matrizes
- Desempenho e Controle de Sistemas Energéticos
[saiba mais]
O Mestrado Profissional é concebido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu para estimular a formação de mestres habilitados no desenvolvimento de atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse essencialmente tecnológico. O Mestrado Profissional, perante as normas da CAPES, confere ao egresso o grau de Mestre em Engenharia, garantindo os mesmos direitos que o Mestrado Acadêmico.
Público-Alvo
O mestrado conta com uma grande área de formação moderna, aplicada e abrangente e com linhas de pesquisa gerais de modo a suportar a entrada de uma gama bastante diversificada de profissionais egressos de diferentes cursos de Engenharia e Tecnologia e de cursos de áreas afins.
Perfil do Egresso
O mestre profissional em Engenharia Mecânica deverá desenvolver competências e habilidades para atender às demandas regionais, nacionais e mesmo internacionais em pesquisa aplicada que envolva a identificação dos requisitos de desempenho e/ou problemas associados a sistemas de engenharia; podendo abordar conceitos técnicos, experimentação, modelagem matemática, ferramentas estatísticas e de inteligência artificial para a proposição de soluções científicas e tecnológicas.
Duração
O aluno deverá cursar 24 créditos de disciplinas contados a partir da matrícula inicial, sendo 12 créditos de disciplinas obrigatórias e 12 créditos de disciplinas eletivas. Além disso, o aluno deverá realizar prova de proficiência em língua estrangeira e proceder à defesa da dissertação (6 créditos). O prazo para a conclusão do curso (disciplinas + defesa da dissertação) será de 24 meses. O aluno deverá dispor de três dias da semana para cursar as disciplinas, que serão oferecidas nos turnos do vespertino e da noite.
Processo Seletivo
O provimento de 20 vagas anuais para o Mestrado se dará por meio de processo seletivo regulamentado por edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
Bolsas de Estudos
O Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica trabalha no sentido de buscar parcerias Universidade-Empresa para criação de bolsas de estudo.