UPF participa da celebração dos 150 anos da Imigração Italiana no Estado
26.08.2025
Os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul foram celebrados no dia 18 de agosto, em Caxias do Sul, com o lançamento de uma obra que conta a história e o legado de gerações. A Universidade de Passo Fundo integrou a pesquisa com atuações das equipes do Arquivo Histórico Regional e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). O encontro, realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), contou com a presença da reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, e da coordenadora do Programa, Gizele Zanotto.
Publicada em dois volumes, em português e em italiano, a obra se constitui no álbum oficial das comemorações dos 150 anos da imigração no Brasil e Itália. Produzido pela equipe da UCS, em articulação às Comissões das Comemorações do Sesquicentenário, o livro traz textos de vários autores sobre o processo imigratório, colonial e cultural dos imigrantes da península itálica no sul do Brasil.
Conforme Gizele Zanotto, entre os textos provenientes de várias regiões do estado, constam contribuições da UPF para o volume. Zanotto explica que no capítulo sobre a área da Agência Consular Honorária de Passo Fundo, ela e a agente Maristela Siviero tratam da ocupação por imigrantes e descendentes, na região de abrangência consular de Passo Fundo. Ainda, tratando sobre a colônia Guaporé, o professor João Carlos Tedesco discorre sobre sua historicidade e importância e, por fim, Bruna Zardo Becker, historiadora e funcionária do AHR, trata dos acervos propícios à pesquisa sobre o processo de ocupação e da presença italiana e de descendentes com base nos documentos disponíveis no Arquivo Histórico Regional da UPF.