CEJUSC/UCPel é destaque em evento do TJRS
17.10.2025
O Centro Judiciário de Solução Alternativa de Conflitos (CEJUSC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi destaque na XII Jornada de Boas Práticas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O evento foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, na sede do TJRS, em Porto Alegre.
A escolha do CEJUSC/UCPel para essa jornada reflete o sucesso do programa, iniciado em 2015, que vem promovendo o acesso à justiça de forma inovadora, conciliando as demandas da comunidade com a formação acadêmica dos estudantes de Direito da UCPel. A iniciativa integra o Serviço De Assistência Jurídica (SAJ).
O CEJUSC/UCPel foi o primeiro do Rio Grande do Sul dentro de uma universidade, por meio de um convênio com o TJRS. Todos os alunos, de alguma forma, desde o primeiro semestre do curso, integram a iniciativa.
O programa atua no fortalecimento da cultura de paz e na busca por soluções alternativas de conflitos, com foco em mediação e conciliação, diminuindo a judicialização e promovendo uma convivência mais harmoniosa.
Na Jornada, a apresentação da prática foi feita pela coordenadora do curso, a professora Ana Claudia Lucas, pela Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (SAJ), a professora Ana Paula Dittgen, e pelo professor Marcelo Cabral.
A professora Ana Paula Dittgen entende a importância da ação: “com o SEJUSC, o profissional formado na Universidade Católica tem um olhar preparado para a tentativa de conciliar, para uma construção de uma solução de conflitos mais humanizada. Isso, certamente, também forma profissionais mais preparados para o mercado de trabalho que se apresenta atualmente”, entende.