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Campo Bom ganha espaço para aproximar crianças e jovens da ciência e da cultura

16.09.2025

A Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth, em Campo Bom (Centro de Educação Integrada - CEI - Av. dos Estados, 1080 - K, Campo Bom), acaba de ganhar um espaço voltado para ampliação dos conhecimentos de crianças e jovens do Vale do Sinos, nos âmbitos da cultura e das tecnologias. Trata-se da Praça do Saber, projeto interdisciplinar que promove o acesso à ciência, tecnologia e cultura de forma acessível, sensorial e inclusiva. É uma iniciativa conjunta entre a Universidade Feevale e a Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e que foi inaugurada nesta terça-feira, 9, com a presença de autoridades.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale, com coordenação da professora Regina Heidrich e envolvendo, ainda, professores das áreas de Design, Moda, Física, Arquitetura e Urbanismo, Letras e História, além do Museu Nacional do Calçado (MNC), do Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie) e do Centro de Design da Instituição. O objetivo é que o espaço receba crianças e jovens de escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom e de cidades da região, como São Leopoldo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Sapiranga, Gravataí, Parobé, Taquara, Igrejinha, Esteio e Sapucaia do Sul.

A Praça do Saber é um convite à experiência, composta por uma mostra interativa e multissensorial de instalações artísticas e tecnológicas, totens informativos e espaços acessíveis. Está dividida em temáticas como sistema solar, ecologia, arte digital, arte ótica e um local destinado a uma exposição do MNC, bem como uma sala de acomodação sensorial para crianças neuroatípicas. O espaço promoverá, ainda, workshops sobre computação, design, calçados criativos, diversidade e inclusão, oficinas de leitura com softwares específicos para auxiliar alfabetização de pessoas neuroatípicas, palestras sobre astronomia e meio ambiente.

Entre os recursos oferecidos, estão tecnologias assistivas como audiodescrição, comunicação alternativa para pessoas com ausência de letramento, QR Code com vídeo em Libras, material de cada estação em formato tátil e ambientes adaptados. Estas metodologias serão mediadas com equipamentos de ponta, que têm por finalidade apresentar aos alunos as novas tecnologias de interação cérebro-máquina, realidade aumentada e realidade virtual, por exemplo.

 

Espaço para valorizar a educação inclusiva

A coordenadora do projeto, Regina Heidrich, afirmou ser uma imensa alegria iniciar as visitações à Praça do Saber, por acreditar que a arte educa, a educação liberta e a tecnologia aproxima, quando usada com propósito e consciência. “Nosso desafio é fazer com que essas três linguagens conversem e construam pontes dentro de um mundo em que por muito tempo foram mantidas separadas. A educação é uma ferramenta poderosa de transformação social, e quando ela é inclusiva, reconhece e valoriza. Que este local seja um lugar de reflexões, lazer e descobertas”, disse. Regina fez, ainda, em sua fala, uma homenagem in memoriam a Simone Daise Schneider, falecida neste ano, que foi secretária de Educação de Campo Bom entre 2017 e 2024.

 Para a atual secretária de Educação e Cultura de Campo Bom, Mara Daubermann, o município dá mais um passo na promoção do conhecimento e da inclusão. “Que os alunos, professores e comunidade possam desfrutar deste espaço integrador, que une ciência, cultura e tecnologia de forma acolhedora, e promove criatividade, diálogo, diversidade e respeito às diferenças. Vida longa à Praça do Saber”, afirmou.

 Em sua fala, o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, lembrou que um dos três câmpus da Instituição se localiza em Campo Bom e agradeceu a mais uma oportunidade de parceria com a Prefeitura Municipal. “O principal desafio que temos no país é melhorar a qualidade da educação, e com o avanço das tecnologias, é ainda maior o desafio de trazer os jovens para dentro das bibliotecas. Além disso, cerca de 10% dos estudantes são de inclusão, que exigem de nós uma atenção diferenciada, e espaços como esse permitem atender a esses alunos, que cada vez mais nos procuram. Quero manifestar a minha alegria de poder estar, nesta manhã, participando de um projeto tão belo, e que outros municípios da nossa região possam também aproveitar este espaço”, ressaltou.

 Já o prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes, se mostrou otimista com a capacidade de a educação promover metodologias e experiências para aproximar as crianças e jovens de ambientes como a biblioteca. “Bom receber a Praça do Saber, bom saber que Campo Bom inicia esse projeto, bom saber que continuamos a ser considerados bons parceiros pela Feevale e continuar exatamente com essa relação respeitosa, carinhosa, de bem-aventurança, de acolhimento e, claro, de torcida para as coisas deem certo. Que seja uma experiência inesquecível para aqueles que a puderem experimentar, do ponto de vista do crescimento pessoal, que desenvolva e amplie ainda as faculdades e sentidos daqueles que aqui vão poder estar prazerosamente. Muito obrigado a todos!”, concluiu.

 

Local está pronto para receber crianças e jovens

 A equipe de monitores já foi capacitada e é formada por alunos voluntários de escolas de Campo Bom (EMEF 25 de Julho, Borges de Medeiros e CEI). A aluna do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ensino Fundamental CEI - Centro de Educação Integrada, Fernanda Cristina da Silva Port, de 15 anos, é uma das monitoras voluntárias da Praça do Saber. Ela explica que esta é uma oportunidade de aprender coisas novas, aprender outras culturas e também como lidar com problemas e pessoas diferentes. “Com esse projeto, a gente vai aprender não só sobre a diversidade, mas sobre a fala e a escuta ativa em si”, avalia.

 A Praça do Saber estará aberta para estudantes às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h e no segundo e quarto sábado por mês, pela manhã. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3597-0435 ou email bibliotecamunicipal@smec.campobom.rs.gov.br.

 

Projeto integra programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

 O projeto da Universidade Feevale foi contemplado no edital do programa Praças da ciência em museus e centros de ciência e tecnologia e espaços científicos culturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com isso, a Instituição recebeu apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para sua execução.

 O edital objetiva apoiar projetos visando à implantação de espaços lúdicos e interativos que explorarem temas de diferentes áreas do conhecimento, integrando a ciência aos brinquedos e levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, física, matemática, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania. A temática das Praças da Ciência incorpora-se nas cidades contemporâneas, visando contribuir com a inclusão, socialização, acessibilidade, mobilidade e lazer, associados ao conhecimento, à diversão e à criatividade. As Praças da Ciência são voltadas para crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência, de forma a contemplar todas as diferentes classes sociais, estando alinhadas com as políticas públicas de projetos acessíveis de baixo custo.

 Equipe do projeto: Regina de Oliveira Heidrich (coordenadora), Ana Paula Steigleder, Juan Felipe Almada, João Aguiar, Alexandre Rosa Bento, Claudia Schemes, Rosemari Lorenz Martins e Cesar Eduardo Schmitt.

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