• Plataforma ON
  • ACAFE
  • COMUNG
contato@comunitarias.org.br
Logo Logo
  • Home
    • ACAFE
    • COMUNG
  • Sobre
    • Apresentação
    • Como funciona
    • Equipe Técnica
  • Portfólio
    • Ensino
      • Graduação
      • Especialização
      • Mestrado
      • Doutorado
      • Técnico
    • Pesquisas
      • Grupos de Pesquisas
      • Linhas de Pesquisas
      • Projetos de Pesquisas
    • Extensão
      • Cursos de Extensão
      • Linhas de Extensão
      • Projetos de Extensão
    • Projetos e Inovação
      • Cultivares
      • Desenho Industrial
      • Projetos e Inovação
      • Projetos Técnicos
      • Registro de Software
      • Registros de Patentes
      • Topografia de Circuitos Integrados
    • Ambientes de Inovação
      • Agências de Inovação
      • Centros de Inovação
      • Geração de Empreendimentos
      • Institutos de Pesquisas Aplicadas
      • Núcleos de Inovação Tecnológica
      • Parques Científicos e Tecnológicos
      • Incubadas e Pré-incubadas
    • Prestação de Serviços
      • Serviços Laboratoriais
      • Atendimentos à Comunidade
      • Linhas de Consultoria
  • Instituições de Ensino
    • ACAFE
      • Sobre
      • Instituições de Ensino
      • Indicadores
      • Publicações
      • Matriz de Oportunidades
    • COMUNG
      • Sobre
      • Instituições de Ensino
      • Indicadores
      • Publicações
    • ABRUC
  • Notícias
  • Contato

Notícias

  • Home
  • COMUNG
  • ucpel
  • Notícias
Thumb

Setembro Amarelo: UCPel anuncia semana de cuidados com a saúde mental

19.09.2025

Entre os dias 22 e 26 de setembro, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizará uma semana de atividades para lembrar a importância do cuidado com a saúde mental, dentro do contexto da campanha Setembro Amarelo.

 

A programação busca estimular a empatia, o autocuidado e a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, promovendo pequenos gestos de apoio, palavras de incentivo e práticas positivas no cotidiano.

 

Fernanda Padilha, do Núcleo de Gestão de Pessoas da UCPel, destaca que é importante a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho:“o objetivo do evento é promover o bem-estar e a saúde mental, reconhecendo o papel essencial que os animais de estimação exercem na redução do estresse e na melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho”, acrescentou.

 

Programação

A programação acontecerá de segunda a sexta-feira, no Saguão do Campus I. No local, será montado um espaço dedicado à reflexão e ao cuidado com a saúde mental. Este espaço contará com atividades interativas, como dinâmicas e sugestões de práticas para promover o bem-estar emocional.


Na sexta-feira, dia 26, das 9h às 13h, será realizado o Pet Day. Durante o evento, colaboradores poderão trazer seus animais de estimação para passar o dia no ambiente de trabalho. Estudos demonstram que os pets têm o poder de transformar os ambientes, tornando-os mais descontraídos, felizes e colaborativos. Além disso, eles ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo a socialização entre os colegas de trabalho. Nas últimas sextas-feiras de cada mês, a UCPel recebe os animaizinhos para um "dia de trabalho".

 

Ainda na sexta-feira, no saguão do Campus I, será realizada uma roda de conversa sobre o tema "Bem-estar, socialização e como os pets transformam o ambiente de trabalho", com a participação da Pró-Reitora Administrativa Magda Westermann e das psicólogas da UCPel, Rosimeri Quincoses, Nicolly Fernandes e Joice Brites.

 

Trabalho contínuo

Além das ações do Setembro Amarelo, a UCPel oferece um trabalho contínuo de apoio à saúde mental por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). O Núcleo oferece apoio psicológico, pedagógico, social e atendimento educacional especializado aos estudantes da universidade. Para solicitar atendimento, o aluno pode preencher o formulário no site do NAE, comparecer diretamente ao Núcleo ou ser encaminhado por um docente. Anualmente, o NAE realiza cerca de 2.000 atendimentos.

 

Aos colaboradores da UCPel e à comunidade em geral, há à disposição suporte psicológico por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Py Crespo, Sanga Funda, Fátima, Pestano e no Campus da Saúde Franklin Olivé Leite. Essas unidades funcionam como "porta de entrada" para o atendimento, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após o acolhimento inicial, os usuários são encaminhados para serviços especializados conforme a necessidade.

Buscar

Conteúdos recentes

  • Thumb
    Cursos da Urcamp marcam presença no encontro Regional de Ovinocultura de Pinheiro Machado
    05.08.2026
  • Thumb
    UCPel recebe visitantes na AD.Conexces
    18.07.2026
  • Thumb
    Das salas de aula aos bastidores da Copa: egressos atuam na cobertura do maior evento esportivo do planeta
    22.06.2026
  • Thumb
    Estudantes da UPF realizarão intercâmbio na Europa e América Latina
    17.06.2026
  • Thumb
    Competição de pontes de palito de picolé desafia estudantes do curso de Engenharia Civil
    17.06.2026
  • Thumb
    Pesquisa da UPF estuda o potencial das microalgas como fertilizante natural
    15.06.2026
  • Thumb
    Pesquisa liderada pela UPF une Brasil e França para investigar como crianças constroem narrativas
    15.06.2026

Arquivos

  • 2026
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2000

Sobre a Plataforma

A Plataforma ON é um ambiente dedicado à inovação, integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das Universidades Comunitárias.

 

Fale conosco

Entre em contato:
plataforma@comunitarias.org.br

 

© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados à Plataforma das Instituições Comunitárias

  • Login