Audiência Pública celebra os 65 anos da UCPel
08.10.2025
Na noite desta terça-feira, dia 7 de outubro, a Câmara de Vereadores de Pelotas foi palco de uma audiência pública especial para comemorar os 65 anos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A solenidade reuniu a comunidade acadêmica.
A cerimônia contou com a presença dos vereadores Marcos Ferreira (Marcola), proponente da homenagem, e Ivan Duarte, ambos ex-alunos da UCPel. A ocasião foi marcada por reflexões sobre o impacto da universidade na formação de profissionais e líderes, não só na área acadêmica, mas também na sociedade pelotense.
O reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, demonstrou sua emoção durante o evento ao ressaltar o papel transformador da universidade ao longo das décadas. “Além da formação educacional, a UCPel forma líderes da nossa cidade e da nossa região. O sonho de Dom Antônio Zattera, de que os alunos da cidade permaneçam em Pelotas, hoje é realidade. Oferecemos um ensino de qualidade”, afirmou o reitor.
Além dos vereadores e do reitor, estiveram presentes o chanceler da UCPel, o arcebispo metropolitano Dom Jacinto Bergmann; as pró-reitoras Magda Westermann (Administrativa) e Moema Chatkin (Acadêmica); o diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e coordenador do curso de Medicina, Cayo Moraes; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Patricia Guerreiro; a diretora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas (CCST), Ana Cláudia Lucas; Alexandre Voser, da Fundação Dom Antônio Zattera; demais professores, técnicos-administrativos em educação e alunos da UCPel.
O evento, que destacou o legado da instituição, foi também uma oportunidade para refletir sobre os desafios e os avanços da educação superior nos últimos anos. A UCPel, fundada em 1958, tem se consolidado como um dos pilares do ensino na região sul do Brasil, com contribuições significativas para a formação de profissionais em diversas áreas.
Fotos: Eduarda Damasceno/Câmara Municipal de Pelotas