Pet Day especial marca programação do Setembro Amarelo na UCPel
26.09.2025
Na manhã desta sexta-feira, (26), o Campus 1 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi marcado por uma atmosfera descontraída e cheia de alegria, com latidos, sorrisos e muita interação entre alunos, professores e seus animais de estimação. O tradicional Pet Day, evento que ocorre sempre na última sexta-feira de cada mês, foi ainda mais especial nesta edição, pois integrou a programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a saúde mental.
Durante a atividade, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de conviver com cães e outros animais levados pelos próprios alunos e colaboradores.
Um momento de descompressão
A Pró-Reitora Administrativa da UCPel, Magda Westermann, destacou que o Pet Day já se consolidou como um evento fixo no calendário da universidade:
“A gente vem apostando nessa iniciativa há mais de um ano. Começamos no ano passado a fazer o Pet Day mensalmente e, hoje, já está consolidado: toda última sexta-feira do mês realizamos a atividade. É a oportunidade de trazer o pet para o ambiente de trabalho." relata.
Segundo Magda, neste mês de setembro, alusivo à saúde mental, o diferencial é proporcionar esse momento de descompressão para alunos e colaboradores. "O pessoal socializa bastante entre si, os ‘cachorreiros de plantão’ adoram! É uma chance de conversar, interagir e relaxar no ambiente de trabalho." salienta.
"Sabemos dos benefícios do convívio com pets para a saúde mental, isso já está comprovado em vários estudos. Apostar nessa iniciativa é trazer um ganho real para o colaborador. Quem chega à universidade e participa desse dia se surpreende positivamente. Por isso, acreditamos que o modelo vai continuar, porque já é um sucesso.” pontua.
Bem-estar para todos
A supervisora de Gente e Cultura da UCPel, Luise Campello, também ressaltou a importância da iniciativa:
“O Pet Day é importante tanto para os colaboradores quanto para os alunos. Os animais trazem benefícios e apoio às pessoas. Então, quando a universidade promove essa causa, ela proporciona um grande ganho para toda a comunidade acadêmica. É fundamental que todos consigam enxergar cada vez mais o valor dessa ação para nós.”
Além da interação com os animais, o Pet Day especial de Setembro Amarelo contou com duas iniciativas que reforçaram a importância do cuidado com a saúde mental e do bem-estar coletivo: uma roda de conversa e uma feira de adoção de pets.
A roda de conversa teve a presença da Pró-Reitora Administrativa, Magda Westermann, das psicólogas organizacionais do setor de Gente e Cultura, Rosimeri Quincoses e Nicolly Fernandes, e da psicóloga do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), Joice Brites. O encontro promoveu um espaço de diálogo aberto sobre saúde mental, destacando especialmente a influência positiva dos animais de estimação no bem-estar emocional.
Integração com outras iniciativas
Nesta edição, o Pet Day também contou com a presença da feira "Qual é a Sua Arte?", organizada pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). A ação reuniu alunos empreendedores da universidade, que puderam expor e comercializar seus produtos.
Segundo Isabela Alves, integrante do NAE, a proposta fortalece a convivência e a geração de renda:
“A feira representa uma oportunidade para que estudantes da nossa comunidade, inclusive de comunidades carentes, possam gerar renda e expor seus talentos. É também um espaço de integração e convivência dentro da universidade. E hoje foi ainda mais especial porque aconteceu junto com o Pet Day, mostrando como diferentes iniciativas podem se conectar. Estar aqui, junto com os pets, é sempre uma alegria.” comenta.
A aluna Manuela Souza, aluna do 4º semestre do curso de Psicologia e fundadora da marca Fluamente – Velas Aromáticas, participou da feira pela primeira vez e destacou a relevância do incentivo ao empreendedorismo dentro da universidade:
“Estou começando justamente porque a UCPel ofereceu essa oportunidade de os alunos empreenderem. Eu não tenho muito perfil empreendedor, mas tive essa vontade porque a universidade cria esse espaço para a gente se desenvolver.
Meu negócio é sobre velas aromáticas, um produto que uso bastante no dia a dia. Quando estou cansada ou estressada, acendo uma vela e crio um ritual de silêncio para mim. Como tenho essa conexão com o produto, resolvi trazer para o mundo, para que outras pessoas também possam criar seus próprios rituais de bem-estar.”
Apoio permanente à saúde mental
Além de atividades como o Pet Day e a feira, a UCPel mantém programas permanentes de apoio à saúde mental por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). O setor oferece suporte psicológico, pedagógico, social e atendimento educacional especializado aos alunos da universidade. Para acessar o serviço, basta preencher o formulário disponível no site do NAE, comparecer pessoalmente ao setor ou solicitar encaminhamento de um professor. Anualmente, o núcleo realiza cerca de 2 mil atendimentos, promovendo o bem-estar da comunidade acadêmica.
Para colaboradores e a população em geral, a universidade também disponibiliza atendimento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos bairros Py Crespo, Sanga Funda, Fátima, Pestano e no Campus da Saúde Franklin Olivé Leite. Esses espaços funcionam como porta de entrada para o acolhimento psicológico, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Após o atendimento inicial, os pacientes podem ser direcionados para serviços especializados, de acordo com a necessidade.
Redação: Betânia Bierhals
Fotos: Bruno Bohm
Clique aqui para acessar os registros