Atendimentos à comunidade / UCPel
6 registro(s) encontrado(s)
Assistência Jurídica (SAJ)
No Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) da UCPel a população recebe atendimento como em um grande escritório de advocacia. Voltado para o público com renda familiar inferior a dois salários mínimos, fornece orientação jurídica através dos acadêmicos do curso, assessorados por professores orientadores.
Os atendimentos são realizados diariamente, na área cível, trabalhista, previdenciária e penal. As atividades desenvolvidas aliam o conhecimento teórico ao exercício prático das atividades do advogado.
O SAJ também está integrado aos demais cursos da universidade. Em parceria com o Serviço Social, a população recebe assistência, enquanto o aluno trabalha de forma interdisciplinar as questões relacionadas ao Direito. Além disso, o SAJ participa de projetos em parceria com a Prefeitura Municipal, Justiça Estadual, Ministéio Público e Defensoria Pública. Congrega o Núcleo de Assessoria Popular – NAP – projeto de extensão através do qual são atendidas as demandas coletivas da população carente do município.
Os horários e dias de atendimentos possibilitam à população desfrutar dos serviços inclusive aos sábados pela manhã, além de permitir a atuação dos alunos que trabalham durante os dias úteis.
SERVIÇO
Agendamento de atendimento e atendimento aos assistidos que já têm processo pelo whatsApp (53) 98147-1619
Endereço: R. Félix Xavier da Cunha, 408 - esquina Três de Maio. (a partir do dia 22/08/2022)
Assistência Médica Ambulatorial
No local, são desenvolvidas as atividades de assistência à saúde dos Cursos da Universidade Católica de Pelotas.
Campus Dr. Franklin Olivé Leite
O Núcleo Ambulatorial do Hospital Universitário São Francisco de Paula localiza-se na Av. Fernando Osório, nº 1586, no bairro Três Vendas, no Campus Dr. Franklin Olivé Leite. No local, são desenvolvidas as atividades de assistência à saúde dos Cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
O Núcleo, que funciona diariamente das 07h às 17h 30 min para atendimento dos pacientes agendados, marcação de exames e agendamentos de consultas, procedimentos e retornos, possui 29 colaboradores distribuídos entre o setor administrativo e corpo de enfermagem, devidamente preparados para o acolhimento dos pacientes e familiares. Além disso, conta com assistência nas áreas de Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Especializada, Psicologia e Fisioterapia, sendo que a Clínica de Fisioterapia possui uma piscina terapêutica.
O local oferece ainda orientação do serviço de enfermagem com a aplicação de todas as vacinas que constam do calendário de vacinação do Ministério da Saúde.
Atenção básica
A Atenção Básica do Núcleo Ambulatorial compreende a Clinica Geral, Ginecologia e Obstetrícia e a Pediatria, cujo agendamento para consultas é feito no local e horários acima, enquanto houverem horários disponíveis para atendimento.
Os retornos, devem ser agendados pessoalmente das 08:30 às 11:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas, no Núcleo Ambulatorial. Já as consultas especializadas são agendadas exclusivamente pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme demanda do município, sendo que o Núcleo dispõe das seguintes especialidades:
• Cirurgia Geral;
• Cirurgia Pediátrica;
• Cirurgia Plástica;
• Cirurgia Toráxica;
• Cirurgia Vascular;
• Dermatologia
• Endocrinologia;
• Gastroenterologia;
• Cirurgia Cabeça e Pescoço
• Hematologia;
• Oftalmologia;
• Otorrinolaringologia;
• Mastologia;
• Nefrologia;
• Neurocirurgia;
• Neurologia;
• Nutrição;
• Pneumologia;
• Proctologia;
• Psicologia;
• Psiquiatria;
• Traumatologia;
• Urologia.
Telefone: (53) 2128.8500
Auditórios
Aluguéis de Espaços na UCPEL.
Aluguéis de Espaços na UCPEL
Encaminhar demandas ao Setor de Negócios da UCPel: Juliana Loureiro
Emails:
negocios@ucpel.edu.br
juliana.loureiro@ucpel.edu.br
CAPS - Apoio Psicossocial
Local de reabilitação para pessoas que apresentam quadro de transtornos graves.
Criado em 2001, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola da UCPel é um local de reabilitação para pessoas que apresentam quadro de transtornos graves, e é mantido em convênio da UCPel com a Prefeitura Municipal de Pelotas. A atuação do CAPS Escola é uma forma de preparar os alunos da Escola de Psicologia para atuar nessas instituições e no sistema público de saúde, além de representar participação ativa da universidade na reforma psicológica. Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu “território”, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica.
No CAPS Escola, há a multiprofissionalidade. O trabalho conta com médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, professor de educação física e artes. O aluno de psicologia que atua no CAPS Escola tem a oportunidade de ser treinado em atuar com trabalho integrado.
Ao atender pacientes e ensinar alunos, o CAPS Escola segue a tendência atual da psicologia de aproximação e inserção no sistema de saúde, principalmente na saúde pública.
Os CAPS são serviços de saúde abertos e comunitários do Sistema Único de Saúde (SUS). São lugares de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.
Quem pode ser atendido no CAPS
Pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico.
Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse serviço, que esteja localizado na sua área da cidade. Ou seja, participam do CAPS Escola moradores da região central. Moradores das demais regiões da cidade devem preferencialmente procurar sua própria região ou ser encaminhado através da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal.
Como é o atendimento
Cada usuário deve ter um projeto terapêutico individual, isto é, um conjunto de atendimentos que respeite sua particularidade. O CAPS Escola pode oferecer, de acordo com o caso, três modalidades de atendimento:
- Atendimento Intensivo: de segundas a sextas-feiras, em turno integral
- Atendimento Semi-intensivo: apenas um turno
- Atendimento Não-intensivo: três vezes ao mês
Objetivos do CAPS Escola UCPel
- Desenvolver serviço de saúde compatível com a política nacional de saúde mental;
- Favorecer o intercâmbio do saber-fazer entre diversas Escolas e Institutos da UCPel e Hospital Universitário São Francisco de Paula (HU), bem como outras instituições públicas ou privadas e pessoas afins;
- Oferecer atividades que respondam e respeitem a individualidade dos sujeitos;
- Estimular a pesquisa nas diversas áreas de abrangência psicossocial e de avaliação do serviço;
- Envolver familiares e amigos em todas as atividades possíveis;
- Incentivar a capacidade laboral, respeitando as características dos indivíduos;
- Organizar grupos de orientação a familiares, buscando reconhecimento, remanejo mais adequado com os seus doentes, assim como aliviar tensões;
- Propiciar aos usuários o acesso a atividades culturais, esportivas, artísticas, laborais e lúdicas.
CAPS Escola
Horário de atendimento: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 19h30min.
Nas quartas-feiras pela manhã, o expediente é interno.
Endereço: Rua Félix da Cunha, 451
Telefone: (53) 3229-2923
Clínica de Fisioterapia
Realiza acompanhamentos neurológicos, pediátricos, ortopédicos, traumatológicos, pós-operatórios, ginecológicos e oncológicos a comunidade pelotense.
Instalada no Campus da Saúde, a Clínica de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas realiza, desde 2004, acompanhamentos neurológicos, pediátricos, ortopédicos, traumatológicos, pós-operatórios, ginecológicos e oncológicos a comunidade pelotense. Todos os pacientes são encaminhados à clínica por médicos especialistas e atendidos por fisioterapeutas profissionais. Todos os meses são atendidos mais de 1,1 mil pacientes em tratamentos via Sistema Único de Saúde (SUS).
As necessidades dos pacientes são atendidas com equipamentos de última geração como o de eletroterapia, utilizado para pessoas com problemas na coluna vertebral, fototerapia e termoterapia, além de aparelhos de estética facial e corporal. Nas consultas realizadas diariamente na Clínica de Fisioterapia, estão envolvidos em torno de 100 acadêmicos, ou que realizam seu estágio obrigatório, sempre com a supervisão de fisioterapeutas, ou que fazem estágios voluntários para aprimoramento da profissão.
Coordenação
Professora Giane Braida
Contato: (53) 2128.8510
Endereço: Av. Fernando Osório, 1586
Turno de funcionamento
Manhã das 8h às 12h
Tarde das 13h às 17h
De segundas a sextas-feiras
Atividades acadêmicas
• estágios;
• aulas práticas.
Equipe de Trabalho
• 6 fisioterapeutas;
• e mais de 100 acadêmicos envolvidos entre estágios obrigatórios e voluntários.
Unidades Básicas de Saúde
A UCPel possui 6 (seis) Unidades Básicas de Saúde (UBS) sob sua responsabilidade. Desde o ano de 2014, todas as unidades foram credenciadas junto ao Ministério da Saúde como equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Desde o ano de 2014, todas as unidades foram credenciadas junto ao Ministério da Saúde como equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), tendo 11 (onze) equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Juntos, eles são responsáveis, no total, pela atenção primária à saúde de cerca de 38 mil habitantes (mais de 10% da população total de Pelotas/RS). Além destes, outros profissionais técnicos e docentes, como assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapêutas e farmacêuticos atuam junto às UBS prestando assistência à população e na formação de profissionais de saúde.
As Unidades Básicas de Saúde integram o sistema de saúde da Universidade Católica de Pelotas, junto ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e ao Ambulatório do Campus da Saúde.
Estas unidades proporcionam atendimento em saúde à população diretamente no seu local de moradia, através da territorialização e adscrição da população a cada uma delas. Este modelo de atenção permite maior integração e conhecimento da realidade local, possibilitando cuidado integral à saúde das pessoas e suas famílias.
A Atenção Primária à Saúde é capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população, realizando ações de promoção, prevenção, recuperação, paliação e reabilitação da saúde, através da atuação dos profissionais das equipes em diversas modalidades - ações educativas, vacinação, exames de rastreamento de doenças, visitas domiciliares, atividades em grupos, acompanhamento dos diferentes ciclos vitais (pré-natal e puericultura), além de consultas médicas a pessoas em qualquer faixa etária.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é oferecido também atendimento odontológico. Os Conselhos Locais de Saúde, em conjunto com as unidades, propiciam um vínculo maior com a comunidade. Alunos de diferentes cursos e dos mais variados anos trabalham na atenção à saúde da população, crescendo academicamente e ampliando o cuidado pessoal, familiar e comunitário.
ATENDIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
CAIC - Pestano
Endereço: rua Leopoldo Brod, 3.220
Horário de Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: (53) 3273-6603
Celular: (53) 98147-0482
Fátima
Endereço: rua Baldomero Trapaga, 480
Horário de Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: (53) 3222-4028
Celular: (53) 98147-1558
Areal
Endereço: Rua Apolinário de Porto Alegre, 290
Horário de Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: (53) 3278-3531
Celular: (53) 98147-1580
Py Crespo
Endereço: rua Marquês de Olinda, 291
Horário de Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h (sem intervalo), funcionando no modelo do programa do Governo Federal, chamado UBS Saúde na Hora, que permite a ampliação no horário de atendimento de unidades básicas com no mínimo três equipes de ESF, devendo funcionar por 12h ininterruptas.
Telefone: (53) 3223-0823
Celular: (53) 98147-1552
União dos Bairros
Endereço: rua 1, sem número, Jardim do Prado (zona Norte do município)
Horário de Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: (53) 3278-1089
Celular: (53) 98147-0833
UBS Sanga Funda
Endereço: Avenida Ildefonso Simões Lopes, 5.225
Horário de Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: (53) 3274-3266
Celular: (53) 98147-1436