Agências de Inovação / Unilasalle
1 registro(s) encontrado(s)
Agência de Inovação e Desenvolvimento - AGID
A Agência de Inovação e Desenvolvimento (AGID) refere-se a um núcleo de inteligência organizacional e competitiva, fundamentada em um modelo conceitual, cujo cerne é a articulação entre Ciência e Tecnologia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
DA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A Agência de Inovação e Desenvolvimento (AGID) refere-se a um núcleo de inteligência organizacional e competitiva, fundamentada em um modelo conceitual, cujo cerne é a articulação entre Ciência e Tecnologia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, mobilizando a academia, o setor empresarial, o Governo e a comunidade local. Congrega as iniciativas institucionais existentes, que focalizam a tríade Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), sob a égide da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), objetivando o fortalecimento destas unidades e das que se enquadrem futuramente nesta perspectiva. Busca a consolidação de uma identidade científico-tecnológica institucional por meio do redirecionamento estratégico de cada uma das instâncias existentes, à luz dos pilares de uma gestão estratégica pautada pelo carisma lassalista.
DOS OBJETIVOS
A Agência de Inovação e Desenvolvimento (AGID) possui como objetivos geral e específicos os que seguem:
Objetivo Geral:
- Fomentar processos de inovação, empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento institucionais (indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão), visando a ações conjuntas por meio de parcerias estratégicas com os setores empresariais, governamentais, não governamentais e sociedade civil organizada, tendo como finalidades a transferência e o compartilhamento do conhecimento científico e tecnológico.
Objetivos Específicos:
- Sugerir diretrizes e políticas à Reitoria que viabilizem a efetivação das políticas para o alcance das metas estabelecidas, com vistas à geração alternativa de fomento de recursos econômico-financeiros para o desenvolvimento científico-tecnológico.
- Contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico por meio do desenvolvimento de pesquisas e transferência de tecnologias, auxiliando nos processos de registro e proteção do patrimônio intelectual gerado na Instituição.
- Difundir a cultura da inovação, da pesquisa e da gestão de projetos.
- Promover programas e serviços para o desenvolvimento de inovações fomentando novas ideias, protótipos, projetos, startups e modelos de negócio, com público interno, acadêmicos e comunidade externa.
- Promover a articulação de parcerias com empresas, órgãos públicos e privados e sociedade civil organizada, com foco na inovação e no empreendedorismo, criando oportunidades de transferência de tecnologia das atividades de pesquisa, ensino e extensão.
- Propor estratégias de desenvolvimento voltadas à comunidade, pautadas pela inovação social geradas a partir de parcerias entre os setores público, privado e o terceiro setor, contribuindo com a responsabilidade social e institucional.
- Auxiliar a academia na conexão com a comunidade proporcionando oportunidades de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio da curricularização da extensão, parcerias e eventos.
CAPÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO E ATRIBUIÇÕES, DA GESTÃO E UNIDADES ESTRATÉGICAS INSTITUCIONAIS E DOS CRITÉRIOS
SEÇÃO I
DA ORGANIZAÇÃO E ATRIBUIÇÕES
A Agência de Inovação e Desenvolvimento está subordinada, em primeira instância, à Diretoria de Pós-Graduação Stricto Sensu e Extensão, em segunda instância, à Reitoria. A organização da agência prevê a figura de um Gestor Executivo e de um Comitê Gestor Deliberativo da AGID, nomeados pela Reitoria. A Agência congrega, atualmente, as seguintes Unidades Estratégicas Institucionais: Escritório de Projetos, Incubadora La Salle Tech, Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológica (NITT), TecnoSocial e Núcleo de Inteligência Artificial (Figura 1):
Figura 1 - Unidades Estratégicas Institucionais da AGID
São atribuições da Agência de Inovação e Desenvolvimento:
Gestão de produtos, serviços e espaços:
- Gestão de produtos e serviços (planejamento, comercialização e execução) incluindo serviços tecnológicos, consultorias e desenvolvimento de projetos específicos, com o objetivo de melhoria e inovação em processos, produtos e serviços.
- Gestão de espaços (planejamento, comercialização e execução) do ambiente de inovação da universidade, incluindo espaços de coworking, salas individuais de incubação, inovação corporativa e laboratórios compartilhados.
Relacionamento com o mercado:
- Dinamização do relacionamento com o mercado, realizando visitas e divulgações periódicas, buscando a comercialização de produtos e serviços da agência, e estruturação de parcerias institucionais.
Portfólio de projetos e ativos intelectuais:
- Avaliação de projetos com potencial para compor o portfólio institucional, visando o desenvolvimento de novos produtos e serviços, com atinência aos núcleos que a agência compõe.
- Realização da gestão de ativos intelectuais, sua manutenção, difusão e comercialização no mercado.
SEÇÃO II
DA GESTÃO E DAS UNIDADES ESTRATÉGICAS INSTITUCIONAIS
A gestão da Agência de Inovação e Desenvolvimento é coordenada por um Gestor Executivo, nomeado pela Reitoria. O Comitê Gestor Deliberativo da AGID consolida as unidades estratégicas institucionais.
Comitê Gestor Deliberativo da AGID
Objetivo: Ser um órgão de apoio à gestão da Agência, sendo composto por lideranças representativas e pelas unidades estratégicas institucionais da Universidade: Escritório de Projetos, Incubadora La Salle Tech, TecnoSocial, Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), Núcleo de Inteligência Artificial.
Atribuições:
- Propor diretrizes e avaliar oportunidades para o desenvolvimento e a inovação nas atividades institucionais, apresentando à Reitoria ações estratégicas capazes de consolidar um hub de soluções voltado para atender às múltiplas demandas da sociedade civil organizada.
1. Escritório de Projetos
Objetivo: Ser unidade direcionada à assessoria no gerenciamento de projetos, contribuindo para potencializar a captação de oportunidades, oriundas de órgãos de fomento e dos governos municipal, estadual e federal, visando à sustentabilidade econômico-financeira. Ainda, oferecer suporte às demais atividades da Universidade, na organização de ações subsidiadas pela metodologia de gerenciamento de projetos. As ações previstas nos objetivos do Escritório de Projetos visam à formação integral do egresso lassalista, propiciando, ao longo de sua formação, um ambiente de experimentação das reais demandas de mercado e/ou da sociedade.
Atribuições:
- Prospectar oportunidades de negócio junto aos setores empresariais, no modelo Parceria Público-privada e ou Parceria Privada;
- Auxiliar na elaboração e submissão de propostas que visam ao fomento das ações estratégicas da Universidade;
- Gerenciar ações, prazos, custos e prestação de contas dos projetos protocolados no Escritório de Projetos;
- Organizar arquivos de documentos atinentes à homologação das prestações de contas de pesquisadores, alunos e parceiros;
- Prospectar desafios (para atividades de extensão, TCCs, projetos integradores);
- Assegurar, junto à procuradoria jurídica, a segurança jurídica das relações de parceria que envolvem todas as partes interessadas (alunos, universidade e sociedade civil organizada);
- Oferecer auxílio aos professores e alunos da Universidade La Salle, no que tange aos processos de atividades de extensão;
- Auxiliar na execução de eventos que potencializam iniciativas de empreendedorismo e inovação.