Univates e Instituto MBRF firmam parceria para realizar projeto de extensão para reduzir impactos das inundações em comunidades do Vale
06.10.2025
A Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Instituto MBRF firmaram, na quinta-feira, 2, uma parceria para implantação do projeto Lócus - Ressignificando a Saúde: ações de extensão para superar os impactos da enchente. O objetivo do projeto é desenvolver atividades de apoio biopsicossocial, educação e promoção da saúde e educação e preparação para o enfrentamento de eventos climáticos voltadas às comunidades atingidas pelas inundações nos municípios de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Estrela e Arroio do Meio.
O projeto de extensão é coordenado pela professora Paula Michele Lohmann, do curso de Enfermagem da Univates, e conta com a participação de professores dos cursos de Nutrição, Farmácia e Educação Física e de estudantes bolsistas dos cursos da área da saúde. A parceria prevê a realização de ações extensionistas de educação em saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, voltadas à saúde mental, e atividades de recreação e lazer, entre outras, com duração de 12 meses.
Participaram da assinatura do contrato o presidente da Fundação Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne; o pró-reitor de Ensino e Extensão, Tiago Weizenmann; a coordenadora do Núcleo de Extensão Acadêmica da Universidade, Maria Claudete Schorr; a coordenadora do projeto Lócus, Paula Michele Lohmann; a coordenadora do Núcleo Comercial, Mabel Kniphoff Agostini; a diretora executiva do Instituto MBRF, Raquel Ogando; o gerente da unidade BRF Lajeado, Marcelo Rosseti; representantes do Instituto MBRF; e a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Itaipava Ramos, de Cruzeiro do Sul, Maria Eloisa Schossler de Freitas.
Segundo Cyrne, a parceria une diferentes atores em benefício de uma comunidade e permite que a Univates exerça parte de sua missão, que é contribuir para o desenvolvimento da região e para a qualidade de vida das pessoas.
Já Weizenmann lembrou da parceria com o Instituto MBRF para ampliar os atendimentos do Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid-19, em 2022. “Estamos muito felizes em celebrar este momento. O mais importante é o que vamos gerar a partir disso, que é tocar na vida das pessoas que foram afetadas por um episódio climático extremo. Entendemos que escolher a educação é pensar na transformação. Se ela é uma certeza, também é uma possibilidade de transformação. E é isso que tentamos fazer todos os dias também por meio das ações que têm impacto social e que envolvem nossos estudantes e professores nas comunidades”, reforça.
Sobre a iniciativa
O projeto concederá bolsas de extensão para 45 estudantes, que atuarão diretamente em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), clubes de mães, associações de moradores e outras entidades que atendem famílias impactadas pelas inundações de 2024. Por meio da extensão universitária, pretende-se fortalecer os serviços públicos e contribuir para a recuperação social dessas comunidades.
O projeto integra a 3ª fase da campanha +Juntos pelo Sul, iniciada pelo Instituto BRF imediatamente após o desastre climático. Na fase anterior, em novembro de 2024, o apoio incluiu a doação de mais de 3.200 livros, materiais e mobiliários para 10 escolas municipais do Vale do Taquari, kits de móveis e eletrodomésticos para mais de 700 famílias, além de suporte psicológico gratuito e outras iniciativas de auxílio.
Sobre o Instituto BRF
O Instituto MBRF é a entidade responsável por coordenar os investimentos e projetos sociais da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e dona das marcas Sadia, Sadia Bassi, Perdigão, Perdigão Montana e Qualy. Com o propósito de promover comunidades mais justas e sustentáveis, atua como uma aceleradora de impacto social positivo, impulsionando iniciativas nas áreas de alimentação e educação, além de gerir o Programa de Voluntários MBRF.