Mais de 90 cidades, 140 escolas e cerca de 6,6 mil participantes: essa foi a Feira de Cursos Univates em 2025
06.10.2025
Estudantes de Ensino Médio, professores, familiares e demais interessados em conhecer a Universidade do Vale do Taquari - Univates puderam aproveitar as atividades realizadas pela Instituição em uma das maiores Feiras de Cursos de sua história, na quinta-feira, 2 de outubro.
O evento aconteceu nos turnos da manhã, tarde e noite. Todas as atividades foram planejadas para que os visitantes vivenciassem uma experiência universitária completa. Nesta edição, mais de 90 cidades e 140 escolas estiveram representadas, por meio de cerca de 6,6 mil participantes da Feira ao longo dos três turnos. Essa é a segunda vez que o evento atinge a marca de 6,6 mil participantes.
Mais de 60 atividades integraram a programação, conduzida por centenas de funcionários técnico-administrativos e docentes da Univates. Além das oficinas, bate-papos e demonstrações dos cursos técnicos e de graduação presenciais e a distância, a feira também contou com espaços de serviços e visitas guiadas à Share Student Living – o primeiro residencial privado “on campus” do Brasil.
Relevância institucional do evento
“A Feira de Cursos é um momento muito especial para a Univates, porque aproxima a comunidade daquilo que realizamos todos os dias aqui. É uma oportunidade para os jovens conhecerem nossos cursos, experimentarem atividades práticas e refletirem sobre o futuro profissional, mas também é um espaço para as famílias, professores e toda a comunidade se sentirem acolhidos no campus”, observa a reitora, professora Evania Schneider.
“Preparamos essa programação com muito carinho, pensando em ajudar cada estudante a descobrir seus interesses e talentos. Ficamos muito felizes em ver o entusiasmo de quem participa e em poder contribuir para que cada um dê passos importantes na construção do seu projeto de vida”, destaca.
O gerente de Marketing e Relações com o Mercado, Daniel Wallerius, diz que “a Feira de Cursos é uma das principais portas de entrada da comunidade na Univates. É um evento pensado para que os visitantes tenham experiências reais com o que cada curso oferece, desde oficinas práticas até conversas diretas com professores, estudantes e diplomados”, explica.
“Nosso objetivo é mostrar que escolher uma profissão vai além de olhar para o mercado de trabalho: envolve vivência, experimentação e identificação pessoal. Ter milhares de pessoas circulando pelo campus ao longo do dia é a prova de que a Feira cumpre sua missão de aproximar a Universidade dos futuros estudantes e de toda a região”.
Diferentes espaços
No Espaço do Vestibular, o público pôde realizar a inscrição e esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo e as oportunidades de bolsas de estudo. No Espaço do Estudante, foram apresentados os benefícios oferecidos para os alunos da Univates, como oportunidades de intercâmbio, opções de financiamento e serviços de apoio à jornada acadêmica.
No Espaço das Profissões, o público participou de uma oficina de orientação profissional para identificar com qual curso tem mais afinidade e, assim, aproveitar melhor a programação da feira. Já no Espaço Terceirão, os alunos do 3º ano do Ensino Médio encontraram uma atividade exclusiva para quem está concluindo a etapa escolar.
Uma Sala de Regulação, ambulância e equipe médica estiveram à disposição para segurança e conforto dos participantes. Os professores e equipes pedagógicas que estiveram acompanhando as turmas no evento tiveram à disposição o Espaço do Professor, um ambiente reservado para descanso e pausa para o café.
Opinião de quem participou
Pela primeira vez no evento, Mellany Isabele dos Santos Dill, 16 anos, é aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, de Santa Clara do Sul, e tem interesse no curso Técnico em Agronegócio. “A Feira é grande e achei uma estrutura bem legal. Está sendo uma ótima experiência”, afirma.
Maiquéle Schoeninger, 18 anos, estuda no 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Venâncio Aires, e participa da Feira de Cursos pela segunda vez. Em dúvida sobre cursar Jornalismo ou Administração, afirma que o evento é uma oportunidade para conhecer melhor cada um dos cursos e ampliar a visão sobre as possibilidades de cada área profissional. “O pessoal é muito prestativo e explica tudo para esclarecer nossas dúvidas. É muito legal pensar mais no nosso futuro, que tá logo aí. Em alguns meses a gente se forma. E aí os passarinhos voam, não é mesmo?”, acrescenta.
Feira de Cursos ao longo do tempo
A Feira de Cursos é realizada desde 2001 na Univates, e se configura como um importante instrumento de interação da Universidade com as escolas de diferentes regiões. Estima-se que o evento tenha superado os 70 mil participantes ao longo das diferentes edições.
2025 = 6,6 mil participantes / 140 escolas
2024 = 6,6 mil participantes / mais de 300 escolas
2023 = 6,1 mil participantes / 309 escolas
2022 = 5 mil participantes / 210 escolas
2021 = 1,4 mil participantes (edição on-line devido à pandemia) / escolas não contabilizadas
2020 = 1,5 mil participantes (edição on-line devido à pandemia) / escolas não contabilizadas
2019 = 3,5 mil participantes / 159 escolas
2018 = 3,5 mil participantes / 140 escolas
2017 = 2,1 mil participantes / 138 escolas
2016 = 5 mil participantes / 111 escolas
2015 = 3,7 mil participantes / 120 escolas
2014 = 5 mil participantes / 99 escolas
2013 = 4,2 mil participantes / 78 escolas
2012 = 3,1 mil participantes / 78 escolas
2011 = 2,7 mil participantes / 44 escolas
2010 = 2,5 mil participantes / 44 escolas
2009 = 2,9 mil participantes / 38 escolas
2008 = 2,2 mil participantes / 44 escolas
2007 = 2,1 mil participantes / 34 escolas
2006 = 2,5 mil participantes / 28 escolas
2004 = 1 mil participantes / 23 escolas
Os anos de 2001, 2002, 2003 e 2005 também tiveram Feiras de Cursos, porém o número de participantes não foi contabilizado ou não foi registrado.