TCC analisa impacto de fatores sociodemográficos na literacia em saúde mental
10.03.2025
Esse envolvimento a levou a integrar o grupo de pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde, onde teve a oportunidade de participar de um estudo que, posteriormente, lhe permitiu desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir de um recorte de um projeto matricial de dissertação de mestrado.
“Fiz parte do processo ainda como bolsista de iniciação científica. Gostei tanto da experiência e me identifiquei tanto com o tema que decidi basear meu TCC nos dados coletados”, conta a agora egressa do curso. Seu estudo, intitulado “Fatores sociodemográficos e seus impactos na literacia em saúde de pessoas que vivem com transtornos mentais”, foi desenvolvido sob a orientação da professora doutora Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas, utilizando um questionário sociodemográfico e o instrumento HLS-14 (14-item Health Literacy Scale), que avalia os níveis de literacia funcional, comunicativa e crítica dos pacientes em relação ao seu conhecimento sobre saúde. A literacia em saúde refere-se à capacidade de acessar, compreender e aplicar informações essenciais para a tomada de decisões adequadas em relação à própria saúde.
Para mais informações acesse: link