Projeto da Unisc conquista segundo lugar em hackathon promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública
24.03.2025
Pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ficaram em 2º lugar no Hackathon: Tecnologias disruptivas para segurança pública. O evento foi realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) nos últimos dias 18, 19 e 20 de março, em Brasília.
A proposta vencedora se chama “Policie" (Plataforma de Autoavaliação de Saúde Mental). Integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão com Foco no Sistema Prisional (Nupesisp) e foi submetida por meio do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), com apoio de professores do PPGPS e de docentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Na equipe: Daiane Kist Back, Flavio Castagna Freitas, Pauline Schwarzbold, Júlio Sérgio Frantz, Gilson Helfer, Rejane Frozza, Janine Koepp, Suzane Krug e Lia Possuelo. A ideia é permitir que os profissionais de segurança pública realizem autoavaliações periódicas da saúde mental, identificando áreas que necessitam de atenção e sugerindo ações corretivas.
Na primeira fase, que ocorreu de forma online, os proponentes enviaram os projetos a partir da escolha de um dos três desafios dispostos no site do Ministério da Justiça. Na segunda e última fase, componentes da equipe foram até Brasília para aprimoração dos protótipos apresentados e demonstração do produto à comissão avaliadora. A comissão avaliou critérios como originalidade e inovação, relevância e impacto, execução e funcionalidade, viabilidade técnica, escalabilidade e sustentabilidade, além de segurança e privacidade, com pesos diferentes para cada um.
Saiba mais
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) premiou nove soluções inovadoras que contribuirão para o enfrentamento da criminalidade, o atendimento à população e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais da área. A maratona de programação reuniu equipes de todas as regiões do País.