Unilasalle recebe a Coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil
28.10.2022
Secretários Municipais de Educação das cidades localizadas no Rio Grande do Sul, professores responsáveis pelos projetos das escolas pertencentes ao Programa das Escolas Associadas da UNESCO (PEA/UNESCO) e demais profissionais da educação que atuam em escolas da rede pública de ensino (municipal e estadual) estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 27/10, no Seminário Regional “Cidadania Global e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável: políticas públicas educacionais, metas e estratégias para a efetividade da Agenda 2030”.
O evento foi promovido pela Universidade La Salle, por meio do grupo de pesquisa Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade, do Programa de Pós-graduação em Educação. A iniciativa é uma ação decorrente da pesquisa intitulada “Desenvolvimento de competências científicas no currículo da rede municipal de ensino de Nova Santa Rita e seus contributos para a efetividade do direito à educação, a formação para a cidadania global e à iniciação científica”, sob a coordenação da Prof. Dr.ª Dirléia Fanfa Sarmento e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
A mesa de abertura contou com a presença da Coordenadora do Setor de Educação da Unesco No Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes, o Diretor Regional da Associação Internacional de Universidades Lassalistas (América do Sul e Central), Reitor do Centro Universitário La Salle (Rio de Janeiro), Professor do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (Rio de Janeiro) e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade La Salle, Professor Doutor Irmão Jardelino Menegat, o Presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal), Coordenador do Comitê de Educação da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Prefeito do Município de Nova Santa Rita, Senhor Rodrigo Battistella, a Coordenadora da Rede Pea-Unesco no Rio Grande do Sul, Professora Sueli Matos Da Silva, o Assessor De Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade La Salle, Professor Doutor José Alberto Antunes de Miranda, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Prof.ª Dr.ª Hildegard Susana Jung e, virtualmente, o Consultor Externo de Investigação e Desenvolvimento da Oficina Internacional Católica da Infância (BICE), com sede em paris, o Prof. Dr. Irmão Diego Muñoz.
“Estamos em um momento difícil do mundo. Aqui na Europa vivemos perto da guerra e das consequências da guerra, da imigração forçada, das políticas sociais e educativas. Sabemos que isso não é uma preocupação só deste continente, mas de todo mundo. Penso que essa será uma jornada muito interessante para que possamos aprender, refletir juntos e, sobretudo, transformar nossas vidas e a vida dos demais para que este mundo seja um mundo onde possamos viver em harmonia e em paz”, citou Irmão Diego.
O Prefeito de Nova Santa Rita falou sobre os impactos da pandemia na educação: “Nos últimos anos vivemos a pandemia e a educação pública - que já vinha com dificuldades - foi muito atingida. Isso traz uma responsabilidade muito grande para nós gestores públicos, professores e diretores, para que possamos retomar essa pauta e dar uma reviravolta para educação do nosso país”, disse Battistella.
A Agenda 2030, aprovada em setembro de 2015 pelos países-membros da Organização das Nações Unidas, definiu um conjunto de dezessete objetivos e metas globais a serem efetivadas até o ano de 2030. Neste mesmo ano, foi aprovada no Fórum Mundial de Educação a declaração de Incheon, sendo confiada à Unesco a Liderança e a Coordenação da Educação 2030 por meio de orientação e apoio técnico para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a Educação (ODS 4), que visa "assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".
Rebeca complementou a fala citando que a Agenda 2030 é uma compromisso de todos: “Cento e noventa e três países firmaram este acordo no campo da educação. A Unesco no Brasil atua em parceria com municípios, estados, comunidade, iniciativa privada e todos que queiram contribuir com a educação. Só vamos conseguir uma educação de qualidade se todos trabalharmos conjuntamente. A educação tem que ser uma política de Estado, que transcende gestões governamentais. Isso só acontecerá se nós como sociedade clamarmos por isso. E prioridade não significa colocar num plano, significa colocar dinheiro, investimento. Não existe prioridade sem recursos”, disse.
Após, ocorreu a Mesa temática “O Programa das Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO) no Brasil”, com Paulo de Camargo (Assessor executivo da Coordenação Nacional da Rede PEAUNESCO no Brasil) e Sueli Schabbach Matos da Silva (Representante da Coordenação da Rede PEAUNESCO no RS). A mediação foi realizada pelo Prof. Dr. Roberto Carlos Ramos (Universidade La Salle).
Ocorreu, ainda, a Palestra Contributos do Bureau International Catholique de l'Enfance (BICE) para a efetividade dos direitos humanos, com Prof. Dr. Diego Munoz, fsc (Bureau International Catholique de l'Enfance). A mediação foi realizada pela Profa. Dra. Hildegard Susana Jung (Universidade La Salle).
No segundo momento o Seminário Regional “Cidadania Global e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável” seguiu com a palestra “Programa Educar para Inovar” com a coordenadora Nadia May Ibias com a mediação da Profa. Dra. Patrícia Kayser. A coordenadora apresentou o programa que tem o objetivo de transformar o conhecimento a partir do engajamento dos professores como agentes indutores na formação dos alunos. Além disso, Nadia fez uma retrospectiva das ações de 2021 do programa que teve mais de 4 mil pessoas impactadas, entre eles professores, alunos e a comunidade e 85 voluntários engajados. “Vai muito além da capacitação. Nós enquanto secretaria e articuladores fazemos articulações para tentar movimentar algum tipo de ação necessária. A gente entende que essa educação que oferecemos para os multiplicadores, precisa ser oferecida para a sociedade”, afirma a coordenadora.
No encerramento do evento teve a apresentação de vídeos com os cases da escolas sobre os projetos desenvolvidos por cada instituição. O “Relatos de práticas exitosas no Estado do RS: políticas públicas educacionais, metas e estratégias para a efetividade da Agenda 2030”. Por meio de vídeos as escolas compartilharam as suas experiências e o que cada uma das instituições vem desenvolvendo. A Mediação: Prof. Dr. Jardelino Menegat (Universidade La Salle/Universidade Católica de Petrópolis-RJ).