Tucum Cases, da La Salle Manaus, é a grande vencedora do Eduemprèn Brasil 2022
28.11.2022
A tarde deste sábado (26) foi de grande emoção e compartilhamento de ideias, no Salão de Atos da Universidade La Salle. A grande final do Eduemprèn reuniu sotaques do Norte ao Sul do país. Ao todo 16 equipes participaram do encerramento do projeto que já está em sua quinta edição. E os premiados foram:
- 1º lugar: Tucum Cases - La Salle Manaus
- 2º Lugar Lótus - Escola Agrícola La Salle Xanxerê
- 3º Lugar Biocast - La Salle Abel
Além da pré-incubação das ideias na Incubadora La Salle Tech, tem voucher para cursos da La Salle Business School, para cursos de Extensão da Universidade La Salle e para o 1º lugar uma viagem e participação, no ano de 2023 no evento de tecnologia e inovação mais próximo à localização residente da equipe vencedora.
A partir do EduEmprèn, os jovens exercitam a criatividade, a investigação científica, a liderança e o trabalho em equipe, propondo soluções inovadoras para diferentes problemas sociais, com ideias de negócios baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, também conhecidos como Objetivos do Milênio. E foi pensando nesses objetivos que as jovens Ana Caroline Pimentel e Sofia Gusmão desenvolveram uma capa protetora para celular a partir da palha de tucum. Segundo elas, o trabalho é desenvolvido por artesãos indígenas o que torna o produto ainda mais atrativo. “Foi uma ideia com o objetivo de destacar a Amazônia. Esta é a primeira vez que o La Salle Manaus participa e foi realmente um desafio conseguir conciliar os demais projetos e os estudos para vestibular. Foi preciso muito esforço. Nós estamos muito felizes”, disse Ana Caroline.
O Reitor, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, destacou o quanto o Eduemprèn estimula o despertar de habilidades pessoais e profissionais, a partir do desenvolvimento do produto. “Aprendem a negociar, ser criativo, prototipar, se comunicar melhor, a trabalhar em equipe que são competências importantes e que valem para todas as profissões. Em um curto espaço de tempo, eles ganharam muito”, ressalta o Reitor.
O Diretor de Missão da Província La Salle Brasil-Chile, Prof. Ir. Jorge Alexandre Bieluczyk afirmou que esta foi uma celebração e de agradecimento a todos que trabalharam para que o projeto fosse concretizado. “Que os educandos possam levar essa aprendizagem para a vida deles. E não pensar apenas em um empreendedorismo que possa gerar lucro, mas que possa ter impacto social que nos ajude a cumprir um mundo melhor. Esse é o nosso objetivo com esse projeto, pensar em alternativas, possibilidades e soluções para que ajude o mundo a ficar melhor”, enfatizou o Diretor.
O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores dos estudantes Lassalistas do Ensino Médio por meio do empreendedorismo social. Idealizado na Universidade La Salle Ramon Llull, em Barcelona, em 2022, a iniciativa chegou em sua quinta edição nas Comunidades Educativas do Brasil e foi realizada de forma híbrida, com etapas online e presencial.
Dinâmica de desafio
As equipes foram compostas por até cinco alunos e tiveram o acompanhamento integral de um professor mentor, além do apoio de professores especialistas e estudantes da Universidade La Salle. Nesta edição, as comunidades educativas foram divididas em quatro regiões para realização das semifinais (online) antes da competição nacional no evento da Grande Final (presencial). São elas: 1) Porto Alegre e Região Metropolitana; 2) Carazinho (RS), Caxias do Sul (RS), Cerro Largo (SC) e Xanxerê (SC); 3) São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná; 4) Brasília, Manaus, Mato Grosso e Maranhão.
Ao longo do projeto, as equipes participaram de reuniões online em que, além da construção da proposta, praticam ações que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências como o trabalho em equipe, a liderança, a inteligência emocional, a visão de futuro e a criatividade. Na final, eles precisaram defender suas ideias e projetos, por meio de um pitch, uma técnica utilizada para que em poucos minutos o apresentador entregue o valor do seu produto.
Foram os avaliadores na final: o diretor de unidade operacional Sesc/RS, Cleberli Fabiano Arruda, a especialista em negócios e inovação e coordenadora da Incubadora La Salle Tech, Lubianca Neves e o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Dr. Renaldo Vieira de Souza. A banca levou em conta os seguintes critérios: aplicabilidade social e de aprendizagem, criatividade do site, proposta de valor do modelo de negócio, viabilidade econômica e de mercado, inovação, contribuição para a sociedade, consistência da solução proposta e clareza e convencimento na apresentação.
Sobre o Eduemprèn
Idealizado na Universidade La Salle Ramon llull, em Barcelona, Espanha, o projeto tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo social junto aos alunos da educação básica. No Brasil, é aplicado nas escolas da Rede La Salle, desde 2018, contando com a expertise de profissionais da universidade e capacitação com representantes do La Salle Technova de Barcelona.