Projeto Masterchef com alunos do ensino médio ocorre em Laboratório da Unilasalle
10.11.2022
O laboratório de Nutrição da Universidade La Salle recebeu na sexta-feira da semana passada um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio La Salle Niterói. Os estudantes participaram de um projeto interdisciplinar Masterchef La Salle Niterói, que tem como objetivo a criação de um menu gastronômico, visando o desenvolvimento de habilidades e competências conceituais dos componentes curriculares envolvidos no projeto, atrelado ao exercício da argumentação e criatividade.
De acordo com a Profª. Me. Claudia Quintana que coordenou a atividade o projeto não se trata apenas de cozinhar, mas de interpretar os dados fornecidos na tabela nutricional dos alimentos, analisar o equilíbrio entre quantidade e qualidade dos alimentos com base em uma alimentação saudável, realizar cálculos calóricos levando em consideração a energia envolvida em cada grama de grupo alimentar, efetuar a análise do balanço energético e relacionar os conceitos de termoquímica, como calor, energia, temperatura e caloria à alimentação. “Esta é a primeira edição em parceria com o curso de Nutrição o que fortalece e traz um modelo mais técnico para as atividades. Os alunos precisavam olhar para o alimento não só como um componente de uma receita, mas desenvolvendo diferentes habilidades e isso vem desde as palestras, a escolha, a execução e a defesa dos menus”, explica a professora.
Durante a execução do projeto os alunos participaram de palestras com os professores e acadêmicos do curso de Nutrição, tiveram aula no laboratório e na última semana retornaram para o encerramento. Eles cozinharam e apresentaram os seus cardápios para uma banca composta pelos estudantes do curso. Após, os grupos recebiam uma avaliação sobre o valor energético da comida, o equilíbrio entre quantidade e qualidade dos alimentos, sabor e aroma, propriedade e domínio ao falar, vocabulário e postura durante a apresentação, entre outros quesitos. “Nós estamos envolvidos desde o início e foram momentos de muitas trocas. É muito bom abrir as portas do laboratório e da Universidade para o pessoal mais jovem que ainda está escolhendo uma profissão. E para os acadêmicos uma oportunidade de crescimento”, ressalta a coordenadora do curso de Nutrição, Profª. Me. Carina de Araújo.
Cardápios diferenciados
Nos menus, uma das exigências é que precisam estar ligados a aspectos históricos de diferentes países e regiões. Além disso, tinha que ser pensado para pessoas que têm algum tipo de intolerância alimentar. Tinha menu tailandês, italiano, francês, brasileiro (regional). “Foi muito incrível, eu gostei muito. Testamos ingredientes e técnicas para ver se dava certo. E conseguimos deixar tudo no ponto certo. A apresentação foi tranquila e todo mundo ajudou”, afirma a estudante Julia Santos Borba.
Para a estudante Ana Gabriela Alves Graff, esta foi uma oportunidade de fazer aquilo que ela já gosta: cozinhar. Além disso, ela destaca o trabalho em grupo, as dificuldades e vantagens em ter mais pessoas envolvidas na produção de uma receita. “Eu já tenho costume de cozinhar, já levo bolos e sobremesas para o colégio. Fiquei um pouco ansiosa em cozinhar com outras pessoas. Tivemos que saber administrar o tempo e trabalhar em grupo. No final deu tudo certo e apresentamos um prato brasileiro para pessoas com restrição de lactose”, destaca a estudante.