Cooperativa de Reciclagem Renascer lança livro
26.12.2022
*Com informações da Prefeitura de Canoas
Após anos de pesquisa e coleta de histórias, a Cooperativa de Reciclagem Renascer lançou o livro “Memórias da Cooperativa Renascer: entre ladaias e autogestão”. A obra é a concretização de um sonho da cooperativa e fruto dos projetos do Tecnosocial e Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários Unilasalle. O lançamento foi realizado na tarde de quinta-feira, 22/12.
A equipe do Tecnosocial da Unilasalle e da Apoena Socioambiental, juntamente com a catadora Michele Ferreira dos Santos, coletaram diversas histórias de vida das cooperadas, bem como dos projetos, conquistas e articulações políticas. Todo o esforço descrito no livro fez com que a Cooperativa Renascer conseguisse estruturar o espaço que hoje a cooperativa se encontra, bem como participar da Coleta Seletiva de Canoas e atualmente, do projeto Canoas Recicla com a Gente.
Durante o lançamento, a catadora Jéssica leu as suas memórias, se emocionou muito e disse que é muito importante lembrar tudo o que o grupo passou para dar valor às condições de trabalho que eles tem hoje, com um galpão fechado, não precisando ficar na chuva e com os pés molhados como era anteriormente, “Tudo começou em uma oficina do projeto aplicado pelo Tecnosocial em 2018 quando questionamos qual seria o maior sonho do grupo da Cooperativa Renascer. As cooperadas disseram que gostariam de ver a sua história publicada em um livro e que no título teria que ter a palavra ‘ladaia’. Ladaia é como o grupo autodenomina como ocorrem as conversas e debates, sempre muito animados e unidos", conta a Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes Borges, coordenadora do Tecnosocial e da Incubadora de Empreendimentos Solidários Unilasalle e pesquisadora do PPG Memória Social e Bens Culturais.
“Estamos muito felizes com o resultado do livro. O que mais nos alegra é que uma das autoras do livro é a catadora e cooperada Michele Ferreira dos Santos. Além disso, outras autoras são egressas da Unilasalle e eram bolsistas do projeto com fomento do CNPq. Também contamos com as participantes da Apoena Socioambiental, sendo a Daiana nossa egressa do doutorado e antiga técnica do Tecnosocial”, explica a professora. Dona Sônia, que tem 36 anos de Cooperativa, diz que “o livro é muito importante para tornar a cooperativa Renascer mais conhecida pelas pessoas, porque muita gente nem sabe que a gente existe nesse mundo afora”. “Este livro é muito importante para nós porque é mais uma oportunidade das pessoas conhecerem a história da cooperativa Renascer, saber que aqui tem pessoas que trabalham e conhecer a história de cada um, porque a cooperativa são pessoas, então é importante a gente compartilhar e dividir a nossa história misturada com a cooperativa que é o nosso trabalho”, explica Michele Ferreira dos Santos.
O livro “Memórias da Cooperativa Renascer: entre ladaias e autogestão” de autoria de Maria de Lourdes Borges, Daiana Schwengber, Kellen Cristine Pasqualeto, Michele Ferreira dos Santos, Fabiana Bof Bassan, Juliana Corrêa Pacheco e Simone Rosa de Moura, que teve apoio da Fapergs e do CNPq foi publicado pela Editora Unilasalle e se encontra disponível gratuitamente no link.