Alunos de Engenharia Mecânica produzem órtese mecânica
29.12.2022
O Projeto Integrador é uma disciplina dos cursos de Graduação da Unilasalle que tem como objetivo incentivar a aprendizagem para além da sala de aula, criando uma inter-relação entre a Universidade e os mais diversos setores da sociedade. Tem como objetivo, ainda, proporcionar que os acadêmicos se desenvolvam por meio de ações coletivas a resolução de problemas reais da comunidade. Um grupo de alunos do curso de Engenharia Mecânica levou a sério a proposta e entregou no mês dezembro o produto final que passou pelas fases de diagnóstico, planejamento, intervenção e avaliação. É uma Órtese Mecânica para fisioterapia de pacientes com dificuldade de mobilidade nos dedos das mãos, que foi recebida pela instituição parceira da Unilasalle, a Clínica de Fisioterapia Ciência Funcional.
“No primeiro dia de aula quando a professora nos passou o objetivo da cadeira de projeto integrador 3, identificamos a necessidade de fazer algo que ajudasse e impactasse a vida de alguém que realmente estivesse precisando. Portanto, a ideia surgiu do pensamento de melhorar um protótipo que já havia sido elaborado na cadeira de introdução à engenharia. Com a ideia definida, fomos atrás de referências no mercado para realizar nossas melhorias, até chegar no nosso objetivo: uma órtese mecânica de fácil acesso e fácil montagem para que o próprio paciente e/ou seus familiares pudesse montar”, explica a aluna Julia Mendes.
Os alunos disseram que o protótipo entregue pode ser utilizado para casos mais leves/menos críticos e poderá ser melhorado por outros profissionais no futuro.
“Por mais que tenhamos conseguido testar em um paciente, sabemos que cada caso apresenta características e exigências diferentes, portanto decidimos ficar apenas no projeto básico de um único caso. Nossa vontade é que grupos que venham depois de nós abracem essa ideia e melhorem nosso projeto entrando em casos fisioterapêuticos mais complexos”, detalha Julia.
A Prof. Me. Claudia Marilze Quintana, que orientou os alunos durante o projeto, explica que todos aprenderam ao longo do processo: “Acompanhar os projetos desenvolvidos pelos estudantes também foi um aprendizado sob o ponto de vista social, pois esses projetos têm como maior objetivo atender a necessidade de uma comunidade através dos conhecimentos trabalhados ao longo do curso de engenharia mecânica. Ver esses estudantes pensando a cerca de um problema e propor intervenções e executar um projeto que trará um ganho para aquela comunidade é muito gratificante”, celebrou.