PPGD da Unijuí lança disciplina sobre Diversidade e Anticapacitismo em projetos do PDPG-CAPES Abdias Nascimento
14.04.2025
O desenvolvimento dessa disciplina, voltada à reflexão sobre a inclusão e os direitos humanos de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e transtorno do espectro autista (TEA), resulta dos estudos e reflexões desenvolvidos no âmbito de dois projetos de pesquisa: “Pessoas com deficiência no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: a ética da alteridade na construção de políticas públicas de inclusão” (Edital CAPES nº 37/2020) e “Pessoas com transtornos globais de desenvolvimento (TGD) no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: políticas públicas para a inclusão educacional e profissional” (Edital CAPES nº 17/2023).
A disciplina está sendo ministrada pelos pós-doutorandos vinculados aos respectivos projetos: doutores Walter Lucas Ikeda, Priscila de Freitas e Sabrina Correa da Silva, sob a supervisão dos professores doutores Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, Janaína Machado Sturza e Joice Graciele Nielsson. O objetivo é promover a reflexão e a pesquisa acadêmica sobre os temas dos projetos no contexto da pós-graduação stricto sensu no Brasil.
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