Uniformes descartados se transformam em necessaires em ação sustentável da UCPel e Centro da Criança
18.11.2025
Em uma iniciativa que une sustentabilidade, responsabilidade social e trabalho artesanal, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por meio do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), e o Centro da Criança São Luiz Gonzaga (CCSLG) firmaram parceria com o coletivo Otroporto para dar novo destino a uniformes que seriam descartados. O resultado foi a confecção de necessaires feitas manualmente, que agora serão presenteadas às famílias atendidas pela instituição social.
A ideia surgiu diante de um lote de uniformes que já não teria mais utilidade. Em vez de encaminhá-los para descarte, foi necessário reutilizar o material. Com trabalho manual e atenção aos detalhes, as peças foram transformadas em necessaires, reforçando práticas de economia circular e redução de resíduos têxteis. Cerca de 13 pessoas participaram do processo de confecção
A entrega dos produtos aconteceu na segunda-feira, dia 17, reunindo representantes da UCPel, do PGRS, do CCSLG e da Otroporto. Ao total, foram produzidas 80 necessaires.
A presidente do PGRS da UCPel, Rosemeri Corrêa de Souza, entende que a proposta cumpriu o seu objetivo: “Somos uma instituição sustentável, temos várias ações voltadas ao destino correto dos resíduos gerados. E o reaproveitamento dos uniformes do CCSLG é uma prova disso, foram entregues mais de 50 uniformes. As 80 necessaires serão distribuídas como presente às famílias atendidas pelo Centro da Criança, em um gesto que simboliza cuidado, acolhimento e consciência ambiental”, enfatizou.
A parceria reforça a importância de pensar novas formas de reaproveitar materiais, estimulando novas possibilidades de colaboração entre instituições e servindo de exemplo para outras ações voltadas à preservação do meio ambiente.
Redação: Lucas Pereira
Foto: Leandro Lopes