Professora lança livro com egressos do Serviço Social da UCPel
13.11.2025
A professora Cristine Jaques Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizou na última segunda-feira (10) o lançamento do livro digital “O campo de atuação e o projeto ético-político profissional do Serviço Social”, do qual é organizadora. O evento contou com a presença dos autores e autoras que integram a obra - que são egressos do curso de Serviço Social da UCPel - e reuniu docentes e estudantes em uma roda de conversa no Campus I.
Publicado pela Editora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o e-book está disponível gratuitamente no repositório Guaiaca. A publicação reúne capítulos elaborados por profissionais e pesquisadoras do Serviço Social que discutem o projeto ético-político da profissão e a defesa dos direitos sociais e humanos nos diversos espaços sócio-ocupacionais em que a categoria atua.
Cristine relembra a importância, a origem e os fundamentos indicados no livro: “este é um momento de comemorar uma obra que vem sendo construída desde 2022, a partir da vontade de um grupo de profissionais contarem sobre os campos de atuação, problematizando a questão teórico-prática, enfatizando a formação filosófica e sociológica da profissão”, pontuou.
Assistente social e doutoranda do PPGPSH, Jéssica Ávila entende que o relato de suas vivências como assistente social aproximou-a novamente da academia. Isso fez com que ela participasse da seleção do doutorado na universidade onde graduou-se: “a escrita foi uma forma de eu querer voltar para a academia e me motivou a fazer seleção para o Doutorado. Foi muito gratificante participar dessa escrita coletiva”, indicou.
O lançamento do livro digital reforça o compromisso da UCPel com a produção e a difusão do conhecimento voltado às questões sociais e aos direitos humanos. A iniciativa evidencia a importância do diálogo entre a universidade e seus egressos, fortalecendo o vínculo acadêmico e profissional construído ao longo da trajetória do curso de Serviço Social.
Fotos: Bruno Böhm
