Professor da UCPel é eleito presidente da Associação Brasileira de Educação Médica
17.11.2022
O professor do curso de Medicina da Católica de Pelotas (UCPel), Sandro Schreiber de Oliveira, é o novo diretor-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).
Dentre alguns dos desafios listados por Oliveira à frente do cargo estão a atuação da melhoria do ensino médico no Brasil, assim como a equalização do provimento médico adequado às necessidades da saúde da população brasileira. “As escolas médicas devem ser capazes de formar, com qualidade, médicos humanos, comprometidos com a sociedade e tecnicamente conhecedores e capazes de desempenhar as melhores práticas”, explica.
A eleição de Oliveira ocorreu presencialmente, durante a realização do 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica, ocorrido entre os dias 3 e 6 de novembro. Participaram da votação 400 delegados da ABEM, oriundos de todos os estados brasileiros.
Na avaliação da diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Moema Chatkin, é um orgulho para o curso de Medicina e para a UCPel ter um docente na presidência da ABEM. “A UCPel sempre foi próxima da ABEM, mas agora estamos mais próximos ainda. A ABEM participa da discussão em nível nacional, junto aos Ministérios da Saúde e Educação, Conselhos de Medicina, e nós, enquanto universidade, nos sentimos participantes do debate devido a esse trabalho”, frisa.
Para o coordenador do curso de Medicina, professor Cayo Lopes, a eleição de Oliveira mostra o quanto o curso de Medicina está alinhado com a ABEM. “Além do alinhamento, também comprova o comprometimento da nossa universidade com a qualificação do ensino médico. Desejamos sucesso ao professor Sandro, e que a ABEM siga cada vez mais forte na qualificação das escolas médicas”, comentou.
Conheça a ABEM
A ABEM tem como objetivo a qualificação da formação médica, assim como a formação da especialização na residência médica. Da mesma forma, a associação se preocupa com a melhoria, com a qualificação das metodologias, tecnologias e as ferramentas de ensino médico.
A Associação congrega as escolas médicas do Brasil e tem sido protagonista no cenário do ensino médico brasileiro. Conforme o professor Oliveira, participou da criação das primeiras diretrizes curriculares dos cursos de medicina em 2011. Em 2021, realizou o maior Teste do Progresso do mundo, que avaliou mais de 50 mil estudantes oriundos de 130 escolas médicas do país.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101