Docente da UCPel tem artigo publicado em revista da Fiocruz
10.09.2025
O professor Aknaton Toczek, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), publicou, na revista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estudo que investiga como discursos tecnoconservadores, negacionismo científico e pânico moral têm influenciado o debate público sobre o uso medicinal da cannabis no Brasil. A pesquisa, que conta com a colaboração de docentes de outras instituições de ensino, avaliou de que forma tais narrativas interferem na formulação de políticas públicas e no direito de pacientes ao acesso à saúde.
A partir de uma abordagem qualitativa com orientação etnográfica, foram utilizadas técnicas de cibercartografia e análise documental para mapear conteúdos publicados em plataformas digitais como YouTube, Instagram e WhatsApp entre 2019 e 2024.
Conforme o docente, essa pesquisa é importante porque contextualiza como os discursos ideológicos influenciam as políticas públicas em saúde. “Sem dúvidas, esse trabalho preenche uma lacuna analítica que até então não havia sido explorada. O artigo demonstra como a política pública é influenciada por elementos externos à ciência”, conclui.
Redação: Gabriel Motta