Bachettini é reconduzido para nova gestão na UCPel
06.11.2025
José Carlos Pereira Bachettini Júnior foi reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pelo quadriênio 2026-2029, para sua sexta gestão consecutiva. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6) pelo arcebispo Metropolitano de Pelotas e Chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann.
A cerimônia de posse do reitor e das pró-reitoras Moema Chatkin (Acadêmica) e Magda Westermann (Administrativa), que também foram confirmadas na permanência dos cargos, será realizada em dezembro, ainda sem data definida.
Próximos desafios
“O tempo passou e os resultados vieram. É uma sensação de dever cumprido e um desafio de manter a régua neste mesmo patamar”, evidenciou o reitor que destacou o trabalho coletivo que vem sendo executado desde o início de sua gestão. “O tempo ajudou na semeadura, no cuidado e na colheita de frutos. Será com muita honra que lideraremos este caminho pelos próximos quatro anos”.
Entre as prioridades da nova gestão, o reitor destaca a adequação à nova política de Educação à Distância (EAD), a excelência acadêmica no atendimento aos pacientes e a conclusão da primeira etapa das obras na Cidade do SUS (Campus Dr. Franklin Olivé Leite).
“Na próxima gestão, a UCPel seguirá, mais do que nunca, sendo a Casa da Zona Sul. É fundamental que estejamos atentos ao mercado e aos anseios da nossa comunidade”, destacou Bachettini.
Legado
Ao longo de 14 anos como reitor, estão entre os legados de José Carlos Pereira Bachettini Júnior a nota 5 obtida junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) no recredenciamento institucional e a excelência máxima, também, em outros 16 cursos de graduação da Universidade, incluíndo a Medicina entre os melhores cursos do país.
A busca pela recuperação fiscal da UCPel e o resultado do patrimônio líquido positivo, a criação de novos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado e a criação da simulação nos cursos de saúde - inicialmente com o Laboratório de Simulação (SimLab) e recentemente com a inauguração do Hospital de Simulação (HSim) - também compõem os feitos de Bachettini nesse período.
Outro destaque é o protagonismo em projetos de extensão universitária. Programas como Direito na Rua, Médicos na Rua, atendimento jurídico para imigrantes e refugiados, atendimentos psicológicos gratuitos e a regularização fundiária são destaques que evidenciam os valores comunitários e de solidariedade: marca registrada da Universidade Católica de Pelotas.
“Depois da escuta à comunidade que o Dom Jacinto fez, veio o convite para permanecermos. Isso é um grande reconhecimento não somente meu, mas, sim, deste grande time que trabalha muito para tornar a UCPel esta potência de ensino, de qualidade no atendimento ao cidadão e de referência à Zona Sul”, enalteceu Bachettini.
Quem é Bachettini?
Médico cirurgião-geral formado na UCPel, com especialização em cirurgia torácica, Bachettini atuou como chefe da UTI Geral do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e vice-presidente da Unimed Pelotas. Em 2003, assumiu a direção-geral do HUSFP e, em 2008, assumiu a vice-reitoria da UCPel.
Conduzido ao cargo de reitor em 2012, é o mais longevo da história da instituição. Com a nova gestão, completará 18 anos à frente da UCPel.
Atualmente, integra o Conselho Consultivo da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e também é membro do Comitê Técnico Disciplinar da Federação Unimed do Rio Grande do Sul.
Redação: Lucas Pereira
Fotos: Bruno Böhm
