Aula Inaugural do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da UCPel/HUSFP debate a territorialização para o cuidado
07.03.2025
O Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), vinculada ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou sua aula inaugural debatendo a importância do médico de família em diferentes territórios. A inauguração aconteceu na última quinta-feira (6).
O objetivo do encontro, com os novos residentes do primeiro ano, é mostrar os horizontes da especialidade. Segundo Natália Tissot, egressa da UCPel e organizadora do evento, a UCPel tem forte contato com o sistema de saúde. “Temos contato com Unidades Básicas de Saúde muito precocemente, com oportunidade de entender a importância e as necessidades do meio da saúde que nossa cidade e o Brasil têm”, diz.
Com o tema “O Médico de Família em Diferentes Territórios - A importância da Territorialização para o cuidado”, a egressa discute as possibilidades de atuação para o residente. “Ampliamos o olhar do aluno, refletindo na atuação como médico, gerando uma medicina mais humana e empática”, destaca.
Trabalhando em uma Unidade Básica de Saúde fluvial que atende a população ribeirinha e aldeias indígenas na Amazônia, o palestrante que também é egresso de medicina da UCPel, Pedro Costa, fala sobre sua experiência profissional. “Minha trajetória sempre focou na identificação de lugares que precisavam de cuidado e atenção, um lugar onde entendesse que as pessoas precisam da saúde como um direito e facilitar o acesso à saúde para estas comunidades é o nosso trabalho”, explica.
Para ele, identificar territórios que se possam exercer o cuidado e ter o conceito da saúde ampliado por meio da cidadania é um dos pontos chaves. “É muito bom retornar para a universidade e perceber o olhar que Pelotas está dando para a especialidade, este programa novo com muitos futuros médicos interessados na área é muito bonito”, completa.
Redação: Lucia Ippolito