Porto Alegre lança pesquisa sobre a economia criativa
19.02.2025
Está em andamento a nova edição da pesquisa sobre profissionais das áreas criativas de Porto Alegre. Em parceria com PUCRS, Feevale e UniSenac, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE) busca mapear necessidades de qualificação no setor.
O estudo abrange artes, entretenimento, design, moda, tecnologia, audiovisual, arquitetura e gastronomia, orientando políticas públicas e qualificações para fortalecer o ecossistema criativo. Para o professor Cristiano Max Pinheiro (PUCRS), a pesquisa impulsiona a geração de conhecimento e fortalece a economia criativa no PIB local. A coordenadora da SMDETE, Joana Braga, destaca a importância da capacitação técnica e do uso de tecnologias para o empreendedorismo e a inserção de jovens no mercado.
Segundo o IBGE, o setor empregava 7,4 milhões de pessoas em 2023, com projeção de crescimento para 8,4 milhões até 2030. O Comitê Municipal de Economia Criativa, reestruturado em 2021, atua na promoção de políticas para impulsionar esse mercado em Porto Alegre.